Um dos sistemas de retenção para dispositivos móveis que se fixam nas grelhas de ventilação interior de veículos mais elaborados e eficazes que conhecemos é o da Vidi, compatível com equipamentos como telefones inteligentes ou "tablets" com écrans entre as 4.0 e as 6.8 polegadas, sendo obviamente de verificar antecipadamente a compatibilidade com cada modelo incluído nesta gama.
O complexo sistema de molas do Divi prende-o solidamente às grelhas dos veículos, sendo, obviamente, de verificar se o posicionamento destas permitem um ângulo adequado para a visão do écran, bastando para tal encontrar a posição ideal para o encaixe, num processo muito simples e reversível que dispensa qualquer tipo de ferramentas e não implica qualquer tipo de danos ou modificações no veículo.
Este suporte, construído em metal e silicone de cor ouro e preto, foi concebito para ser operado com uma única mão, suportar rotação e múltiplos ângulos e efectuar o bloqueio do equipamento por gravidade, ou seja, quando atinge o limite inferior do suporte, é travado pelos braços laterais, ficando fixo e imóvel.
O suporte da Vidi tem um preço que ronda os 8 a 9 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, revelando-se francamente mais sólido e funcional que a maioria dos seus rivais, sendo uma das opções a ter em conta para esta gama de preços, com o Bakeey, de concepção algo semelhante, mas qualidade inferior, a custar perto de 5 Euros, sendo igualmente uma alternativa válida.
sábado, setembro 28, 2019
sexta-feira, setembro 27, 2019
Apresentado o novo Land Rover Defender - 5ª parte
Uma das situações mais criticadas tem a ver com a fiscalidade em Portugal, dado que um dos novos Defender 110 200 diesel, sem nenhum extra, tem um preço base de 46.373,37€ sendo depois vendido por 92.898,73€ devido à carga fiscal e a 510.00€ de transporte e 11.47€ de ecovalor.
Com um ISV de 28.632,58€ e o IVA, que incide sobre o preço base e ISV a atingir os 17.371,31€, a representarem, em números redondos, metade do valor pago, naturalmente que a insatisfação pelo facto de este modelo ser inacessível à esmagadora maioria dos adeptos da marca, devido ao que consideramos como um verdadeiro assalto fiscal, absurdamente elevado, fez-se sentir com particular veemência.
Não nos compete discutir a fiscalidade automóvel existente em Portugal, sendo certo de que nenhum governo teve a coragem de lhe introduzir alterações significativas, capazes de promover a renovação de um parque cada vez mais envelhecido, num país onde, depois de uma evolução positiva, se verifica um substancial aumento de vítimas de acidentes rodoviários, algo que, não sendo apenas consequência do tipo e idade dos veículos que circulam entre nós, não deixa de estar relacionado com estes factores.
Assim, e não obstante a recepção positiva, muitas vezes entusiástica, que o novo Defender mereceu, as intenções de compra por parte dos adeptos da marca são virtualmente inexistentes, sendo certo que a maioria dos proprietários de veículos Land Rover não tem qualquer possibilidade de vir a adquirir um destes novos veículos nos próximos tempos, pelo menos enquanto exemplares em segunda mão, a mais preços acessíveis, não começarem a surgir.
quinta-feira, setembro 26, 2019
Secretário de Estado da Protecção Civil constituido arguido - 3ª parte
O envolvimento do filho de Artur Neves, mesmo que o pai o desconhecesse, obviamente viola a legislação existente, que não faz depender do conhecimento os efeitos previstos, pelo que o parecer da PGR não poderá ir noutro sentido que não o da demissão do envolvido, caso tal não tivesse ainda sucedido, observando assim uma lei que, podendo ser contestada por demasiado punitiva, não deixa de estar em vigor.
Mesmo que o parecer da PGR não seja homologado pelo Primeiro Ministro, um direito que lhe assiste, o seu conteúdo não deixará de ter peso político, alargado a outros casos conhecidos, já que, do ponto de vista prático e no caso concreto do anterior secretário de Estado da Protecção Civil, o seu efeito será nulo por este já não exercer o cargo.
Este é um caso que, infelizmente, ilustra bem o descrédito que afecta a classe política portuguesa, onde um conjunto de ligações perigosas e negócios poucos claros, aliados a uma péssima gestão política e à decisão de manter um governante que, depois do que foi revelado, deixava de ter capacidade para intervir, facto patente no seu virtual desaparecimento, passando para instãncias judiciais o que devia ter sido politicamente antecipado, nem que fosse numa mera opção de controle de danos.
Sabendo-se que existem mais arguidos neste processo, alguns dos quais, como o adjunto do secretário de Estado, responsáveis pela empresa que vendeu as golas e responsáveis da Protecção Civil, serão provavelmente incluídos, caso surja entretanto o parecer da PGR quanto aos negócios de familiares de titulares de cargos públicos com entidades do próprio Estado, podemos estar diante de uma sucessão de eventos que, em época eleitoral, ganham um especial relevo.
Mesmo que o parecer da PGR não seja homologado pelo Primeiro Ministro, um direito que lhe assiste, o seu conteúdo não deixará de ter peso político, alargado a outros casos conhecidos, já que, do ponto de vista prático e no caso concreto do anterior secretário de Estado da Protecção Civil, o seu efeito será nulo por este já não exercer o cargo.
Este é um caso que, infelizmente, ilustra bem o descrédito que afecta a classe política portuguesa, onde um conjunto de ligações perigosas e negócios poucos claros, aliados a uma péssima gestão política e à decisão de manter um governante que, depois do que foi revelado, deixava de ter capacidade para intervir, facto patente no seu virtual desaparecimento, passando para instãncias judiciais o que devia ter sido politicamente antecipado, nem que fosse numa mera opção de controle de danos.
Sabendo-se que existem mais arguidos neste processo, alguns dos quais, como o adjunto do secretário de Estado, responsáveis pela empresa que vendeu as golas e responsáveis da Protecção Civil, serão provavelmente incluídos, caso surja entretanto o parecer da PGR quanto aos negócios de familiares de titulares de cargos públicos com entidades do próprio Estado, podemos estar diante de uma sucessão de eventos que, em época eleitoral, ganham um especial relevo.
quarta-feira, setembro 25, 2019
Promoção de artigos para veículos no Lidl
Periodicamente, surge uma promoção de artigos para veículos nas lojas da cadeia Lidl e, não obstante a maioria, se não a totalidade das propostas não serem inéditas, o facto de existir a necessidade de substituição periódica de alguns equipamentos, como extintores, ou a possibilidade de novas adições, justifica aqui mencionar alguns dos produtos disponíveis a partir da próxima quinta-feira, dia 26 de Setembro.
Para além de uma gama de produtos destinados a limpeza interior e exterior e a cuidados diversos, que se tendem a consumir, está disponível, por um preço de 9.99 Euros, um extintor de 1 quilo, um equipamento cujo prazo de validade é limitado e deve ser periodicamente recarregado ou substituído, pelo que será de verificar se existe algum extintor a precisar de substituição.
Está igualmente disponível, por 19.99 Euros, o excelente carregador de baterias vendido nestas lojas, que tem avaliações muito positivas, bem como o macaco hidráulico e os tripés, também de boa qualidade, que são adequados a trabalhos numa oficina, tal como o é o aparafusador de impacto com bateria, este mais dispendioso, com um preço que atinge os 69.99 Euros.
Está disponível um mini-compressor, que consideramos algo fraco, um conjunto de lâmpadas, compatível com muitos modelos de veículos, um termómetro e relógio digital, um carregador rápido USB para tomada de isqueiro e uma lanterna, para além de um conjunto de pequenos acessórios que podem igualmente revelar-se úteis para muitas situações.
Para além de uma gama de produtos destinados a limpeza interior e exterior e a cuidados diversos, que se tendem a consumir, está disponível, por um preço de 9.99 Euros, um extintor de 1 quilo, um equipamento cujo prazo de validade é limitado e deve ser periodicamente recarregado ou substituído, pelo que será de verificar se existe algum extintor a precisar de substituição.
Está igualmente disponível, por 19.99 Euros, o excelente carregador de baterias vendido nestas lojas, que tem avaliações muito positivas, bem como o macaco hidráulico e os tripés, também de boa qualidade, que são adequados a trabalhos numa oficina, tal como o é o aparafusador de impacto com bateria, este mais dispendioso, com um preço que atinge os 69.99 Euros.
Está disponível um mini-compressor, que consideramos algo fraco, um conjunto de lâmpadas, compatível com muitos modelos de veículos, um termómetro e relógio digital, um carregador rápido USB para tomada de isqueiro e uma lanterna, para além de um conjunto de pequenos acessórios que podem igualmente revelar-se úteis para muitas situações.
terça-feira, setembro 24, 2019
Secretário de Estado da Protecção Civil constituido arguido - 2ª parte
O lamentável episódio das golas anti-fumo, que foi amplamente explanado e discutido, mais do que a vertente operacional, consequência do material com o qual foram construídas e que pode resultar na sua reversão para mero instrumento de marketing, como divulgação de um programa, designado por "Aldeia Segura, Pessoas Seguras", que tem óbvios méritos.
No entanto, este acaba por ser apenas um episódio do chamado "Familly Gate" a extensa teia de relações familiares e dos negócios entre estes e diversas entidades públicas, com um multiplicar de casos que, por ser prática corrente, estamos certos que continuam na sua maioria desconhecidos do público, que apenas conhece a ínfima parte que vai sendo revelada pelas denúncias ou pela comunicação social.
O embaraço do Governo, do próprio Primeiro Ministro, que assegurava que nada de irregular acontecera e manteve confiança no secretário de Estado, mesmo diante de evidências de que o seu comportamento iria, quase inevitavelmente, levar à sua constituição como arguido, é agora manifesto, esperando-se que seja emitida uma declaração acerca do assunto.
Fica por esclarecer o que se passa com o inquérito interno, ordenado contra vontade pelo ministro da Administração Interna, depois de o minimizar, que pode vir a trazer para a ribalta um aspecto muito lamentável do comportamento da classe política, nomeadamente em termos de relações pessoais e de favorecimentos pessoais.
No entanto, este acaba por ser apenas um episódio do chamado "Familly Gate" a extensa teia de relações familiares e dos negócios entre estes e diversas entidades públicas, com um multiplicar de casos que, por ser prática corrente, estamos certos que continuam na sua maioria desconhecidos do público, que apenas conhece a ínfima parte que vai sendo revelada pelas denúncias ou pela comunicação social.
O embaraço do Governo, do próprio Primeiro Ministro, que assegurava que nada de irregular acontecera e manteve confiança no secretário de Estado, mesmo diante de evidências de que o seu comportamento iria, quase inevitavelmente, levar à sua constituição como arguido, é agora manifesto, esperando-se que seja emitida uma declaração acerca do assunto.
Fica por esclarecer o que se passa com o inquérito interno, ordenado contra vontade pelo ministro da Administração Interna, depois de o minimizar, que pode vir a trazer para a ribalta um aspecto muito lamentável do comportamento da classe política, nomeadamente em termos de relações pessoais e de favorecimentos pessoais.
segunda-feira, setembro 23, 2019
Quase metade das novas ambulâncias do INEM avariadas - 2ª parte
Espera-se que haja um inquérito rigoroso, porque, mesmo reconhecendo complexidade no processo de conversão de um veículo comercial para ambulância, um tão elevado número de problemas, de que resulta a imobilização, é inaceitável, tendo que se encontrar uma explicação para o sucedido, que pode ter numerosas causas, incluindo desde uma má execução até ao recurso a acessórios defeituosos, cujos problemas podem ser alheios ao instalador.
O facto objectivo é que o número de ambulâncias inoperacionais, sem meios de substituição à altura, tem impacto no socorro das populações, sendo certo de que o processo concursal deve igualmente ser avaliado, averiguando se este foi correctamente lançado e a adjudicação efectuada de acordo com as melhores práticas, observando indicadores de qualidade e não apenas o preço das propostas.
Sabendo-se que, em muitos casos, o essencial é o preço, e que tal acaba por ser o factor decisivo em muitas adjudicações, podemos estar diante de uma situação criada pelo próprio INEM, que, por razões orçamentais e pelos prazos impostos, impõe constrangimentos que os fornecedores apenas podem suportar selecionando acessórios ou equipamentos de qualidade inferior ou recorrendo a mão de obra menos especializada.
O problema com este conjunto de ambulâncias não pode ser visto separadamente do que sucede em muitos sectores, nomeadamente no da Saúde, onde as falhas nos abastecimentos de medicamentos, o adiamento ou cancelamento sucessivo de consultas e cirurgias, os encerramentos temporários de serviços por falta de pessoal, para mencionar apenas algumas das situações mais conhecidas e com maior impacto, revelando apenas uma outra vertende de um sector que se tem vindo a degradar, vivendo hoje num estado calamitoso.
O facto objectivo é que o número de ambulâncias inoperacionais, sem meios de substituição à altura, tem impacto no socorro das populações, sendo certo de que o processo concursal deve igualmente ser avaliado, averiguando se este foi correctamente lançado e a adjudicação efectuada de acordo com as melhores práticas, observando indicadores de qualidade e não apenas o preço das propostas.
Sabendo-se que, em muitos casos, o essencial é o preço, e que tal acaba por ser o factor decisivo em muitas adjudicações, podemos estar diante de uma situação criada pelo próprio INEM, que, por razões orçamentais e pelos prazos impostos, impõe constrangimentos que os fornecedores apenas podem suportar selecionando acessórios ou equipamentos de qualidade inferior ou recorrendo a mão de obra menos especializada.
O problema com este conjunto de ambulâncias não pode ser visto separadamente do que sucede em muitos sectores, nomeadamente no da Saúde, onde as falhas nos abastecimentos de medicamentos, o adiamento ou cancelamento sucessivo de consultas e cirurgias, os encerramentos temporários de serviços por falta de pessoal, para mencionar apenas algumas das situações mais conhecidas e com maior impacto, revelando apenas uma outra vertende de um sector que se tem vindo a degradar, vivendo hoje num estado calamitoso.
domingo, setembro 22, 2019
Land Rover Owners de Outubro de 2019 já nas bancas
Já está presente nos locais de venda habituais a edição de Outubro de 2019 da Land Rover Owners International, com o destaque a recair sobre um artigo onde é celebrada a própria Land Rover através de 10 dos seus modelos mais significativos, que ajudam a traçar a história da marca desde os anos quarenta.
Estão presentes desde o Serie 1 ao Range Rover SVA, passando pelos Defender e por um conjunto de modelos célebres, num artigo algo nostálgico que antecipava a chegada do novo Defender que, sem dúvida, irá encher muitas páginas nos próximos números, mas encontram-se outros motivos de interesse, entre os quais o restauro de um Defender 110 utilizado no "Camel Trophy" ou antigo Serie 1 preparado para expedições.
Um curioso Discovery 1, extensamente transformado e que deu origem a uma "pick up", provavelmente impossível de homolgar em Portugal, algumas expedições, em Inglaterra e África, bem como um conjunto de artigos técnicos, entre estes um que aborda os turbos dos modelos Tdi, são igualmente destacados, mas onde diversos problemas comuns são igualmente analizados, sendo sugeridas formas de os ultrapassar.
Completam este número os artigos sobre as actividade de diversos clubes ligados à marca, localizados em diferentes países, as habituais secções, onde a participação dos leitores, com cartas, dúvidas ou perguntas e fotografias têm especial destaque, para além de notícias, da extensa publicidade temática e dos classificados, vocacionados para o mercado britânico, mas onde é possível encontrar inspiração e ideias aplicáveis em todos os países, num número que, prevemos, antecede o que deverá ser essencialmente dedicado ao novo Defender.
Estão presentes desde o Serie 1 ao Range Rover SVA, passando pelos Defender e por um conjunto de modelos célebres, num artigo algo nostálgico que antecipava a chegada do novo Defender que, sem dúvida, irá encher muitas páginas nos próximos números, mas encontram-se outros motivos de interesse, entre os quais o restauro de um Defender 110 utilizado no "Camel Trophy" ou antigo Serie 1 preparado para expedições.
Um curioso Discovery 1, extensamente transformado e que deu origem a uma "pick up", provavelmente impossível de homolgar em Portugal, algumas expedições, em Inglaterra e África, bem como um conjunto de artigos técnicos, entre estes um que aborda os turbos dos modelos Tdi, são igualmente destacados, mas onde diversos problemas comuns são igualmente analizados, sendo sugeridas formas de os ultrapassar.
Completam este número os artigos sobre as actividade de diversos clubes ligados à marca, localizados em diferentes países, as habituais secções, onde a participação dos leitores, com cartas, dúvidas ou perguntas e fotografias têm especial destaque, para além de notícias, da extensa publicidade temática e dos classificados, vocacionados para o mercado britânico, mas onde é possível encontrar inspiração e ideias aplicáveis em todos os países, num número que, prevemos, antecede o que deverá ser essencialmente dedicado ao novo Defender.
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