sexta-feira, setembro 27, 2019

Apresentado o novo Land Rover Defender - 5ª parte



Uma das situações mais criticadas tem a ver com a fiscalidade em Portugal, dado que um dos novos Defender 110 200 diesel, sem nenhum extra, tem um preço base de 46.373,37€ sendo depois vendido por 92.898,73€ devido à carga fiscal e a 510.00€ de transporte e 11.47€ de ecovalor.

Com um ISV de 28.632,58€ e o IVA, que incide sobre o preço base e ISV a atingir os 17.371,31€, a representarem, em números redondos, metade do valor pago, naturalmente que a insatisfação pelo facto de este modelo ser inacessível à esmagadora maioria dos adeptos da marca, devido ao que consideramos como um verdadeiro assalto fiscal, absurdamente elevado, fez-se sentir com particular veemência.

Não nos compete discutir a fiscalidade automóvel existente em Portugal, sendo certo de que nenhum governo teve a coragem de lhe introduzir alterações significativas, capazes de promover a renovação de um parque cada vez mais envelhecido, num país onde, depois de uma evolução positiva, se verifica um substancial aumento de vítimas de acidentes rodoviários, algo que, não sendo apenas consequência do tipo e idade dos veículos que circulam entre nós, não deixa de estar relacionado com estes factores.

Assim, e não obstante a recepção positiva, muitas vezes entusiástica, que o novo Defender mereceu, as intenções de compra por parte dos adeptos da marca são virtualmente inexistentes, sendo certo que a maioria dos proprietários de veículos Land Rover não tem qualquer possibilidade de vir a adquirir um destes novos veículos nos próximos tempos, pelo menos enquanto exemplares em segunda mão, a mais preços acessíveis, não começarem a surgir.

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