Uma pequena lâmina, semelhante à dos bisturis, incorporada numa ferramenta de usos múltiplos pode revelar-se útil em diversas situações, sobretudo em locais mais remotos, pelo que este utensílio em aço inoxidável, disponível na cor do metal natural ou em negro, será uma opção a ter em conta.
A lâmina, em aço inoxidável de elevada resistência, é retráctil, podendo ficar completamente recolhida ou em duas posições distintas de corte, tendo parafusos de montagem que evitam movimentos imprevistos, e um sistema de segurança que mantém a lâmina fixa na posição pretendida.
Para além da função de corte, a configuração da ferramente permite o seu uso para remover cápsulas de garrafas ou como chave de parafusos, com um corte que, para além de reduzir o peso, e eventualmente o custo, facilita o seu transporte num mosquetão ou num outros sistema de suspensão.
A extensão total varia entre os 11 e os 15 centímetros e o peso é apenas de 45 gramas, e a sua configuração esguia facilita o seu transporte num bolso, tendo este utensílio um preço que fica um pouco acima dos 3 Euros, incluindo portes a partir da Ásia.
sábado, dezembro 29, 2018
sexta-feira, dezembro 28, 2018
O socorro na queda do helicóptero do INEM - 6ª parte
Por outro lado, não podemos deixar de lamentar que tenham sido removidos indevidamente por populares diversas peças ou partes da aeronave, num dos casos colocando destroços à venda, o que, obviamente, constitui um crime, nem o facto de não existir um cordão de segurança que protegesse os vários vestígios, evitando furtos e preservando o local do acidente tão intacto quanto possível para futuras investigações.
Também é de lamentar que este acidente tenha sido conotado com o conflito existente entre a LBP e o ministério da Administração Interna, envolvendo aqui a ANPC, pelo que várias das alegações feitas, ou mesmo erros ou falhas reportados, podem resultar do actual clima de confronto, sendo necessário analizá-las com a prudência e reserva que o bom senso impõe.
Os relatórios preliminares da ANPC apontam para falhas de comunicação e nos procedimentos, assumindo agora que houve falhas da parte da NAV, que demorou 20 minutos a efectuar os contactos necessários, a falta de contacto imediato com a Força Aérea, os CDOS que não atendem chamadas, o envio de meios inadequados, neste caso a GNR, que tratou o caso como um falso alarme, o facto de o 112 não ter dado o seguimento adequado às chamadas recebidas, numa sequência de erros absolutamente lamentáveis.
Como se os erros não bastassem, a "fita do tempo", com dados pessoais dos envolvidos no acidente, incluindo os dos tripulantes, testemunhas, investigadores chegou a estar disponível na Internet, algo absolutamente inaceitável que viola princípios básicos de privacidade pessoal e da reserva inerente a uma investigação em curso.
Também é de lamentar que este acidente tenha sido conotado com o conflito existente entre a LBP e o ministério da Administração Interna, envolvendo aqui a ANPC, pelo que várias das alegações feitas, ou mesmo erros ou falhas reportados, podem resultar do actual clima de confronto, sendo necessário analizá-las com a prudência e reserva que o bom senso impõe.
Os relatórios preliminares da ANPC apontam para falhas de comunicação e nos procedimentos, assumindo agora que houve falhas da parte da NAV, que demorou 20 minutos a efectuar os contactos necessários, a falta de contacto imediato com a Força Aérea, os CDOS que não atendem chamadas, o envio de meios inadequados, neste caso a GNR, que tratou o caso como um falso alarme, o facto de o 112 não ter dado o seguimento adequado às chamadas recebidas, numa sequência de erros absolutamente lamentáveis.
Como se os erros não bastassem, a "fita do tempo", com dados pessoais dos envolvidos no acidente, incluindo os dos tripulantes, testemunhas, investigadores chegou a estar disponível na Internet, algo absolutamente inaceitável que viola princípios básicos de privacidade pessoal e da reserva inerente a uma investigação em curso.
quinta-feira, dezembro 27, 2018
Gorro com iluminação "led"
Destinados, sobretudo, a corredores ou ciclistas, os gorros com iluminação "led" são uma solução alternativa para os sistemas de iluminação para a cabeça, tendo um preço muito competitivo, entre os 3 e os 4 Euros, incluindo portes, e a mais valia de oferecer alguma protecção contra o frio.
Para algumas intervenções mecânicas, o pequeno volume destes gorros, que amortecem pequenos impactos, representa uma mais valia, oferecendo um perfíl muito baixo, praticamente insignificante, enquanto os 5 "leds" proporcionam uma iluminação intensa de luz branca, que se revela muito eficaz a curtas distâncias.
Um par de baterias, do tipo CR 2032, alojadas no interior, num compartimento onde se encontra o pequeno botão para ligar e desligar, proporciona 12 horas de uso contínuo, após o que a intensidade da luz vai diminuindo, extinguindo-se após 24 horas de utilização, numa opção que, para situações de emergência, pode ser mais adequado ao de uma bateria interna recarregável, dado que a substituição das pilhas demora escassos segundos.
Este tipo de gorro, confortável, quente e de baixo preço, serve se suporte a diversos tipos de dispositivo, que incluem luzes, sistemas de mãos livres, ou uma combinação dos dois, numa solução cujo preço ronda a dezena de Euros, com o sistema de "leds" a revelar-se de melhor qualidade, e que, natualmente, oferece possibilidades diferentes, podendo revelar-se um investimento a ter em conta.
Para algumas intervenções mecânicas, o pequeno volume destes gorros, que amortecem pequenos impactos, representa uma mais valia, oferecendo um perfíl muito baixo, praticamente insignificante, enquanto os 5 "leds" proporcionam uma iluminação intensa de luz branca, que se revela muito eficaz a curtas distâncias.
Um par de baterias, do tipo CR 2032, alojadas no interior, num compartimento onde se encontra o pequeno botão para ligar e desligar, proporciona 12 horas de uso contínuo, após o que a intensidade da luz vai diminuindo, extinguindo-se após 24 horas de utilização, numa opção que, para situações de emergência, pode ser mais adequado ao de uma bateria interna recarregável, dado que a substituição das pilhas demora escassos segundos.
Este tipo de gorro, confortável, quente e de baixo preço, serve se suporte a diversos tipos de dispositivo, que incluem luzes, sistemas de mãos livres, ou uma combinação dos dois, numa solução cujo preço ronda a dezena de Euros, com o sistema de "leds" a revelar-se de melhor qualidade, e que, natualmente, oferece possibilidades diferentes, podendo revelar-se um investimento a ter em conta.
quarta-feira, dezembro 26, 2018
O socorro na queda do helicóptero do INEM - 5ª parte
Acresce o facto de, como consequência da violência do impacto, que se presume ter sido numa torre de comunicações sem iluminação, os destroços ficaram espalhados por uma faixa com perto de 700 metros, pelo que a localização de um vestígio pode não apontar para o local onde os destroços de maiores dimensões e os corpos dos ocupantes se encontravam.
Esta demora na localização, tendo em conta o local e as condições climatéricas, não nos espanta, sendo que, na ausência de um sinal que facilite a localização, existem locais mais propensos a acidentes, nomeadamente linhas eléctricas ou torres de comunicações situadas em locais elevados, onde a possibilidade de colisões são maiores, e que devem ser verificados numa primeira fase.
Assim, enquanto o tempo necessário a comunicações e ao processamento das informações necessárias para activar os meios de soccorro adequados, e que está estimado em perto de duas horas, é manifestamente exagerado, no limite inadmissível, o espaço de tempo em que decorreram as operações no terreno, tendo em conta os condicionalismos existentes, parece perfeitamente justificável, sem atrasos ou demoras difíceis de entender.
Aliás, o esforço no terreno, que envolveu diversas entidades ligadas ao socorro e à segurança, bem como a preciosa colaboração de residentes na zona, alguns dos quais dispunham de veículos todo o terreno, é de louvar, não se poupando a esforços e sacrifícios numa operação que, à partida, era difícil e com um desfecho, infelizmente, quase certo.
Esta demora na localização, tendo em conta o local e as condições climatéricas, não nos espanta, sendo que, na ausência de um sinal que facilite a localização, existem locais mais propensos a acidentes, nomeadamente linhas eléctricas ou torres de comunicações situadas em locais elevados, onde a possibilidade de colisões são maiores, e que devem ser verificados numa primeira fase.
Assim, enquanto o tempo necessário a comunicações e ao processamento das informações necessárias para activar os meios de soccorro adequados, e que está estimado em perto de duas horas, é manifestamente exagerado, no limite inadmissível, o espaço de tempo em que decorreram as operações no terreno, tendo em conta os condicionalismos existentes, parece perfeitamente justificável, sem atrasos ou demoras difíceis de entender.
Aliás, o esforço no terreno, que envolveu diversas entidades ligadas ao socorro e à segurança, bem como a preciosa colaboração de residentes na zona, alguns dos quais dispunham de veículos todo o terreno, é de louvar, não se poupando a esforços e sacrifícios numa operação que, à partida, era difícil e com um desfecho, infelizmente, quase certo.
terça-feira, dezembro 25, 2018
Feliz Natal de 2018
Numa tradição que mantemos desde que iniciamos este "blog", vimos desejar a todos os nossos amigos e leitores, bem como às respectivas famílias um Natal muito feliz, agradencendo a vossa presença e incentivo ao longo dos já dos anos, e já são alguns, durante os quais temos vindo a manter este "blog".
Nesta época, que se pretende de paz e esperança, não podemos deixar de lembrar todos aqueles que mais precisam de apoio, mesmo que este seja apenas uma palavra amiga, que contribua ultrapassar um período onde os sentimentos, seja de alegria, seja de tristeza, são sentidos com maior intensidade, e para os quais vai a nossa solidariedade.
Também não esquecemos aqueles que, pelas mais diversas razões, não podem passar esta época com aqueles que lhes são mais queridos, muitos dos quais o fazem por razões profissionais, sendo certo de que, sem o seu sacrifício, todos teriamos um Natal menos calmo e seguro.
Para todos, os mais sinceros votos de umas Festas muito felizes.
Nesta época, que se pretende de paz e esperança, não podemos deixar de lembrar todos aqueles que mais precisam de apoio, mesmo que este seja apenas uma palavra amiga, que contribua ultrapassar um período onde os sentimentos, seja de alegria, seja de tristeza, são sentidos com maior intensidade, e para os quais vai a nossa solidariedade.
Também não esquecemos aqueles que, pelas mais diversas razões, não podem passar esta época com aqueles que lhes são mais queridos, muitos dos quais o fazem por razões profissionais, sendo certo de que, sem o seu sacrifício, todos teriamos um Natal menos calmo e seguro.
Para todos, os mais sinceros votos de umas Festas muito felizes.
segunda-feira, dezembro 24, 2018
O socorro na queda do helicóptero do INEM - 4ª parte
Desconhecemos se a PSP, que se deslocou a local, deu conhecimento da ocorrência a outras instâncias, e nesse caso a que hora efectuou a comunicação, ou se foi considerado como um falso alarme, sem que tenha havido algum seguimento, ficando assim sem efeito e sem consequências os avisos dados pelas populações da zona.
Sabe-se apenas que a Protecção Civil apenas pelas 20:30 terá sido devidamente informada e accionado os meios adequados para acorrer a uma ocorrência deste tipo, ou seja, perto de duas horas após o acidente, algo que, caso houvesses sobreviventes, poderia ter consequências particularmente graves, com feridos numa zona montanhosa e expostos a condições extremas e a possibilidade de perderem a vida devido ao atraso no socorro.
Tal como acontece na maior parte deste tipo de ocorrências, foram os bombeiros os primeiros a acorrer, reforçados pelos meios de voluntários locais, sobretudo pelos que possuem veículos com capacidade para circular fora de estrada, e que bateram o local, acabando por, já nas primeiras horas de domingo, encontrar os restos da aeronave e os corpos dos ocupantes.
Sem ter sido accionado um sistema de localização de emergência, mudando o sinal do "transponder", o que se entende assumindo que o acidente resultou de uma colisão, com queda imediata, a localização do helicóptero foi morosa, sendo manifesto que a georeferenciação via equipamentos de comunicações oferece uma muito menor precisão em locais remotos, com menos antenas de comunicações e sinais fracos, do que na malha urbana, onde a densidade de redes e equipamentos de comunicações favorece uma localização precisa.
Sabe-se apenas que a Protecção Civil apenas pelas 20:30 terá sido devidamente informada e accionado os meios adequados para acorrer a uma ocorrência deste tipo, ou seja, perto de duas horas após o acidente, algo que, caso houvesses sobreviventes, poderia ter consequências particularmente graves, com feridos numa zona montanhosa e expostos a condições extremas e a possibilidade de perderem a vida devido ao atraso no socorro.
Tal como acontece na maior parte deste tipo de ocorrências, foram os bombeiros os primeiros a acorrer, reforçados pelos meios de voluntários locais, sobretudo pelos que possuem veículos com capacidade para circular fora de estrada, e que bateram o local, acabando por, já nas primeiras horas de domingo, encontrar os restos da aeronave e os corpos dos ocupantes.
Sem ter sido accionado um sistema de localização de emergência, mudando o sinal do "transponder", o que se entende assumindo que o acidente resultou de uma colisão, com queda imediata, a localização do helicóptero foi morosa, sendo manifesto que a georeferenciação via equipamentos de comunicações oferece uma muito menor precisão em locais remotos, com menos antenas de comunicações e sinais fracos, do que na malha urbana, onde a densidade de redes e equipamentos de comunicações favorece uma localização precisa.
domingo, dezembro 23, 2018
Localizadores de baixo custo
Não sendo novidades, os preços dos pequenos sistemas de seguimento e localização baseados na rede GSM, e que não incluem um receptor de sinal de GPS, têm vindo a descer consecutivamente, pelo que nos dias de hoje é possível adquirir um dos modelos mais baratos por entre 5 e 6 Euros.
Alguns modelos possuem sistema de audição, que transmite o som ambiente, e suportam cartões de memória, onde ficam armazenados os dados recolhidos, sendo comum o carregamento via cabo USB e as dimensões poderem ser tão pequenas como 35 x 20 x 14 milímetros, o que permite ser colocado na coleira de um animal doméstico de pequenas dimensões.
O princípio básico de funcionamento é comum, com um cartão SIM destinado a assegurar as comunicações, que pode ser aquele que, contratualmente, inclua o maior pacote de SMS pelo menor preço, e que será o maior encargo deste tipo de solução que, em zonas urbanas, se revela suficientement eficaz para responder positivamente a muitas situações.
Em contrapartida, em zonas mais remotas, onde o sinal de rede é mais fraco e degradado e a distância entre torres de comunicações é francamente superior, estes localizadores perdem eficácia, justificando-se o acréscimo para um modelo que possua um receptor de GPS e, caso o uso seja intensivo, sugerimos um que suporte comunicação via GPRS, para envio de dados.
Alguns modelos possuem sistema de audição, que transmite o som ambiente, e suportam cartões de memória, onde ficam armazenados os dados recolhidos, sendo comum o carregamento via cabo USB e as dimensões poderem ser tão pequenas como 35 x 20 x 14 milímetros, o que permite ser colocado na coleira de um animal doméstico de pequenas dimensões.
O princípio básico de funcionamento é comum, com um cartão SIM destinado a assegurar as comunicações, que pode ser aquele que, contratualmente, inclua o maior pacote de SMS pelo menor preço, e que será o maior encargo deste tipo de solução que, em zonas urbanas, se revela suficientement eficaz para responder positivamente a muitas situações.
Em contrapartida, em zonas mais remotas, onde o sinal de rede é mais fraco e degradado e a distância entre torres de comunicações é francamente superior, estes localizadores perdem eficácia, justificando-se o acréscimo para um modelo que possua um receptor de GPS e, caso o uso seja intensivo, sugerimos um que suporte comunicação via GPRS, para envio de dados.
Subscrever:
Mensagens (Atom)