sábado, maio 10, 2014

"Drones", o futuro no presente - 5ª parte



Dependente do tipo de missão, para além da autonomia, o tecto de operação é determinante, sendo óbvio que em zonas montanhosas, sobretudo de maior altura e volumetria, a capacidade de voo requerida, bem como o alcance do próprio sistema de controle, ganha um especial relevo.

A modularidade do sistema de suporte de carga é, naturalmente, essencial, caso se prentenda utilizar o "drone" para mais do que uma finalidade, o que implica a existência de adaptadores capazes de compatibilizar as conexões do "drone" com as de diversos equipamentos, o que pode implicar ligações a nível de transmissão de dados e de alimentação eléctrica.

Chamamos a atenção para o facto de, caso esta versatilidade não esteja presente, o número de opções tende a restringir-se às que são fornecidas pelo fabricante do "drone" ou por empresas especializadas, muitas vezes licenciadas ou certificadas em termos de compatibilidade, mas cujos equipamentos tendem a apresentar custos bastante elevados.

A opção por um sistema mais aberto, que obedeça a padrões e normas estabelecidas, recorrendo a conexões e protocolos não proprietários e adoptados por diversos fabricantes, deve ser tida em conta sempre que possível, evitando-se assim uma dependência excessiva, bem como as limitações e custos inerentes a um sistema fechado por um dado fabricante.

sexta-feira, maio 09, 2014

Mochilas "molle" para três dias - 1ª parte

Image Hosted by Google Uma mochila "molle" para três dias

Quando se aproxima a época de férias, e de actividades ao ar livre, é habitual verificar o equipamento disponível e proceder à renovação ou actualização de alguns equipamentos mais desgastados ou cuja funcionalidade se afasta cada vez mais dos padrões actuais.

As mochilas têm evoluido de forma muito substancial ao longo dos últimos anos, com modelos cada vez mais modulares e polivalentes, incorporando inovações e melhoramentos muitas vezes inspiradas nos modelos militares, de onde provêm algumas das características do modelo que hoje apresentamos.

O modelo que propomos destina-se a actividades com aproximadamente três dias de duração, segundo os padrões militares que associam o volume e capacidade à duração da autonomia que proporciona, e está disponível em diversas cores, que incluem o negro, verde, amarelo escuro e diversos padrões de camuflagem.

O tipo de construção lembra muito o da pequena mochila "molle" que descrevemos no passado, recorrendo a fechos éclair de grandes dimensões, o que permite uma abertura fácil, sendo estes reforçados com correias ajustáveis de acordo com o volume transportado e fixas por fechos de abertura rápida, com divisórias internas e um compartimento central de muito grande capacidade.

quinta-feira, maio 08, 2014

"Drones", o futuro no presente - 4ª parte

Image Hosted by Google Um dos comandos disponíveis para o DJI Phantom 2

Recentemente, as forças armadas nacionais começaram igualmente a utilizar aviões não tripulados, sendo conhecido o Tekever AR4 "Light Ray" da Marinha, cuja estreia, infelizmente, não foi muito auspiciosa, um modelo capaz de vigiar perto de uma vintena de quilómetros ao longo de 2 a 3 horas, mas que pode igualmente transportar 2 kg de carga útil.

Obviamente estes são exemplos de modelos dispendiosos, servindo para demonstrar que uma substancial diferença a nível de concepção ou de dimensões é perfeitamente aceitável e justificável, desde que adaptados às missões a que se propõe, optando-se sempre por uma relação qualidade/preço favorável, desde que obedecendo aos requisitos exigidos.

A adequação do "drone" às condições em que irá actuar é essencial, sendo óbvio que é inútil investir num modelo que não cumpra os requisitos das missões que irá desempenhar, numa tentativa vã de realizar alguma poupança a qual se irá traduzir não apenas na inutilidade da aquisição e desperdício de verbas, como na ideia de que existem meios que, efectivamente, não têm utilidade prática.

São características essenciais a capacidade de operar sob condições meteorológicas adversas, embora sabendo que, tal como sucede com qualquer aeronave, estas podem condicionar, limitar ou mesmo impedir a sua utilização, bem como a capacidade para operar sobre terrenos difíceis, nomeadamente aqueles que, pela sua configuração, potencia factores meteorológicos, como chuva intensa, ventos fortes ou cruzados ou correntes de ar ascendentes ou descendentes.

quarta-feira, maio 07, 2014

Já começou a campanha do Pirilampo Mágico de 2014

Image Hosted by ImageShack O Pirilampo Mágico de 2014 sobre o Defender

A campanha do Pirilampo Mágico de 2014 da Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENARCI) teve início este domingo, decorrendo até dia 25 do corrente mês de Maio, com a venda do popular boneco em numerosos postos espalhados por todo o País, os quais incluem lojas diversas, farmácias, mercearias e tantas outras para além dos pontos de venda oficiais.

Nesta época de crise prolongada, onde se sente de forma flagrante a diminuição de contribuições públicas e privadas, as dificuldades de muitas instituições aumenta, tal como o número de solicitações, muitas vezes provenientes de famílias a quem foram retirados apoios.

Image Hosted by ImageShack O cartaz da campanha do Pirilampo Mágico de 2014

Os próprios apoios estatais a crianças com necessidades especiais, que necessitam de um acompanhamento diferente, tem sido reduzido, nomeadamente em diversas escolas, tendo esta lacuna grave vindo a ser compensada, na medida do possível, por instituições particulares.

Esa campanha, que decorre com sucesso há quase três décadas, representa uma forma de ajuda da maior importância para diversas instituições, pelo que sugerimos aos nossos leitores a aquisição deste simpático Pirilampo, certos de que cada contributo, mesmo que pequeno, será da maior importância para todos quantos necessitam desta ajuda.

terça-feira, maio 06, 2014

"Drones", o futuro no presente - 3ª parte

Image Hosted by Google Um "drone" DJI Phantom 2 sobre uma cidade

Excluidos, estão, naturalmente, modelos de muito curto alcance, que dependem inteiramente de um comando externo e controle visual, os quais não dispõe, por exemplo, de sistemas electrónicos de orientação ou de retorno automático ao ponto de partida e que se destinam a fins recreativos.

A dimensão, tal como a autonomia e mesmo algumas características de voo devem primordialmente adequar-se às missões, pelo que o facto de serem mais reduzidas não implica, só por sí, a exclusão de um dado modelo, sobretudo porque a contrapartida é um menor preço, um mais fácil transporte e acomodação e, inclusivé nalguns casos, uma maior facilidade de operação, nomeadamente em espaços confinados.

Exemplo de um "drone" de pequenas dimensões, destinado ao reconhecimento de uma área delimitada, é o modelo EMT "Aladin" usado pelas forças alemãs no Afeganistão e distribuido às unidades de reconhecimento, conferindo-lhes uma muito maior capacidade de observação do terreno, com visualização em tempo real de uma perspectiva superior, sem os riscos inerentes a uma missão em terra num terreno desconhecido e hostil.

Acresce a possibilidade do uso como controle aéreo avançado, assinalando alvos com precisão e orientando na sua direcção aeronaves capazes de os neutralizar, mantendo-os sobre observação constante durante o desenrolar da missão e reportando os resultados desta, mesmo após os meios utilizados no ataque se terem afastado para uma zona ou altitude segura.

segunda-feira, maio 05, 2014

Compra conjunta de barras de faróis para tejadilho

Image Hosted by Google Uma barra de faróis para Defender

Estamos a pensar encomendar uma barra de luzes da "T-rex Fabrications" dado que, sem faróis, o preço parece bastante mais acessível do que aqueles que temos encontrado entre nós, existindo ainda diversos modelos, contemplando vários fabricantes de veículos todo o terreno.

Surge, naturalmente a questão dos portes, pelo que pretendemos saber se existem mais interessados, preferencialmente na região de Lisboa ou para os quais não haja questões de envios, dado que tal, inevitavelmente encarece um produto que, na origem, custa perto de uma trintena de Euros, no caso concreto do modelo para Defender com tecto rígido e que não necessita de furação.

Assim, caso existam interessados entre os nossos leitores, e podem ser modelos diferentes daquele que pretendemos, agradecemos que nos contactem, de forma a cumprir os mínimos propostos pelo fabricante, os quais constam da mensagem que nos foi enviada e que estabelece como mínimo para isenção de portes, o valor de 150 Libras, correspondente a 6 barras do modelo que pretendemos adquirir.

Postage to Portugal for 1 bar is £25, for free postage to Portugal the minimum would have to be £150 so i can cover the cost, or £75 for half price postage.

If you can do a group / club buy i may be able to offer a discount of the bars as well.

domingo, maio 04, 2014

"Drones", o futuro no presente - 2ª parte

Image Hosted by Google Um "drone" DJI Phantom 2 Vision

Com este proliferar de modelos e redução de preços, torna-se cada vez mais complexo defenir o que realmente é um "drone" e o que não passa de um brinquedo, que, independente-mente do seu grau de sofisticação, tem uma vertente essencialmente lúdica, ligado ao uso pessoal e ao entretenimento.

Desta forma, consideramos como "drones" os modelos que, para além das suas características e do seu grau de sofisticação, se destinem e permitam uma utilização profissional, independente-mente da área em que sejam utilizados e do tipo de missões que possam desempenhar.

Exemplo de um "drone" pode ser, portanto, o modelo que a Amazon pretende utilizar para distribuição de encomendas, substituindo um meio mais convencional, como os correios ou uma transportadora, e que tem capacidade de transporte, orientação, observação, para além de características de voo que lhe permitem operar em zonas urbanas de forma eficaz e segura.

Também incluimos nesta classe os modelos que permitem a formação de operadores, que a partir de modelos menos dispendiosos mas que incluem as características essenciais dos "drones" mais sofisticados e destinados a uso profissional, ou que podem ser utilizados em testes de voo ou nas diversas acções necessárias à qualificação de operadores para este tipo de equipamento.
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