sábado, outubro 05, 2024

Google apresenta "Ukraine is here" - 2ª parte

Também merece uma especial atenção as digitalizações tridimensionais extraordinariamente promenorizadas, que permitem visualizar detalhes e texturas, de diversos monumentos, bem como de colecções de objectos, alguns provenientes de civilizações do Leste da Europa, há muito extintas, e que justificam bem o respectivo estudo e análise histórica.

Estão presentes secções sobre música, pintura, cozinha, moda, dança, tradições e costumes, beleza natural e ambiente, mas também sobre a arte como resistência contra o invasor ou a necessidade de proteger e preservar o património e de o divulgar, para que todo o Mundo esteja consciente da enorme perda patrimonial que se vem adicionar à trágica perda de vidas humanas.

No "site" do Google designado por "Ukraine is here", é possível aceder a todos estes conteúdos, que vão aumentando diariamente, e navegar entre as várias secções, com ligações para diversas temáticas que visam incluir a cultura ucraniana ao longo da História, preservando-a dos ataques e da destruição que resultam da invasão russa.

Sugerimos aos nossos leitores que visitem o "site", onde encontrarão um manancial de informações muito detalhadas e bem organizadas numa excelente plataforma, particularmente interessantes para todos quantos se interessam pela cultura ucraniana, ou pela cultura em geral, justificando-se bem o tempo empregue na descoberta de uma cultura europeia pouco conhecida entre nós.

sexta-feira, outubro 04, 2024

"Hoodie" com aquecimento eléctrico - 1ª parte

Com o aproximar do tempo frio, alguns tipos de vestuário ganham especial interesse, entre estes aqueles que permitem manter a temperatura corporal a níveis de conforto, que variam de acordo com as condições meteorológicas e a actividade, bem como das características específicas de quem o enverga, enquanto permite liberdade de movimentos.

Com o corte de um "hoodie" clássico, mangas compridas e capuz, este blusão tem como particularidade dispor de 5 áreas de aquecimento, reguláveis, podendo ser escolhidas três gamas de temperaturas, concretamente entre os 25º e os 35º, entre os 35º e os 45º e entre os 45º e os 55º, selecionados por um simples botão que indica o nível térmico através da mudança de cor, que será, respectivamente, azul, branco e vermelho.

Tal como acontece com vestuários semelhantes, o botão permite ligar e desligar, bem como circular entre as várias temperaturas, sendo necessário ligar o blusão a um banco de energia, via cabo USB, e que necessita de ser devidamente acondicionado num bolso ou bolsa, numa posição onde a passagem do cabo não tolha os movimentos ou exista a possibilidade de ser desconectado.

Com alimentação a apenas 5V, protecções de várias camadas contra sobre-aquecimento, acumulação de humidade e condensação, retardamento de chamas e um desenho que evita entrada e acumulação de água, este blusão é seguro de envergar, proporcionando níveis de aquecimento bastante elevados, o que dispensa outras peças de vestuário destinadas ao mesmo fim.

quinta-feira, outubro 03, 2024

Alerta de incidentes disponível no Google Auto

Uma funcionalidade do Google Auto, que previamente anunciamos está a chegar a Portugal, podendo os utilizadores poder reportar incidentes em tempo real, replicando uma possibilidade já disponível no Google Maps e no Waze e que se justificava transpor, uniformizando este tipo de recurso que consideramos da maior utilidade.

Nas novas versões, surge um novo sinal de alerta, em formato triangular, sob a bússola, bastanto tocar nesse ícon para aceder a um menú no qual estão presentes diversas possibilidades, como a de reportar um acidente ou veículo avariado na via, com ou sem interrupção ou condicionamento da circulação, bem como obras, faixas bloqueadas ou engarrafamentos de trânsito.

Estes alertas serão processados em tempo real, o que permite aos utilizadores receberem alertas e poderem reprogramar o itinerário, tal como actualizar ou corrigir a informação recebida, num processo dinâmico e muito fácil de utilizar, inerente a uma plataforma colaborativa deste tipo.

A disponibilização é efectuada de forma faseada, começando pelas versões de teste, pelo que nem todos os utilizadores terão acesso a esta funcionalidade ao mesmo tempo, sendo de proceder à actualização da aplicação de modo a descarregar uma versão que disponibilize a possibilidade de reportar incidentes.

quarta-feira, outubro 02, 2024

Google apresenta "Ukraine is here" - 1ª parte

O Google, em conjunto com o Ministério da Cultura da Ucrânia e diversas entidades e instituições, tem vindo a desenvolver um projecto que visa registar, com o detalhe possível, um vasto conjunto de património histórico e cultural ameaçado pela invasão russa e que corre o risco de se perder.

Esta é uma iniciativa a longo prazo, anunciada no seguimento da invasão russa, que tem permitido digitalizar monumentos e distintos bens culturais, como obras de arte, bem como as galerias e museus onde se encontram, permitindo serem apreciadas em todo o Mundo e contribuindo assim para a divulgação da cultura ucraniana, que alguns pretendem fazer desaparecer.

O Museu Nacional de Artes Decorativas, o Museu de História Hopchytsya, os Museus de História de de Antiguidade de Lviv e diversos outros museus, institutos e monumentos, encontram-se entre aqueles cujo património, incluindo a própria edificação, foram digitalizados,

No projecto encontram-se também os trabalhos de escritores, artistas e inventores ucranianos, incluindo objectos históricos e informações conexas, merecendo destaque o "ballet" moderno, com apresentação de conteúdos, que se vem adicionar às galerias que permitem uma visualização interactiva próxima de uma visita virtual.

terça-feira, outubro 01, 2024

CTT vs outros - 2ª parte

É absurdo que, após a saída da Alfândega, portanto ficando apenas a faltar a fase final do trajecto, que inclui a passagem por um centro operacional e entrega, os CTT demorem mais de uma semana, concretamente 10 dias, para proceder à entrega de um pequeno objecto numa zona central de Lisboa, o que demonstra bem a qualidade do serviço prestado aos seus clientes, muitos dos quais, como nós, nunca optariam pelos serviços de uma empresa conhecida pelos atrasos constantes.

Também é grave o facto de uma encomenda registada, seguida nos vários passos do trajecto, nunca tenha registo nos CTT, seja de entrada, seja de saída, sabendo-se apenas que a entrega é da responsabilidade dos CTT, o que permite aos menos escrupulosos reclamar por uma suposta não entrega, não havendo no sistema de seguimento qualquer informação que não seja a confirmação da empresa responsável pela entrega ao destinatário, tal como o confirma o registo de uma encomenda após entrega, que nunca foi sequer registada no sistema.

Reclamar junto dos CTT é, naturalmente, uma completa inutilidade, chegando ao rídiculo de tratar uma reclamação como uma sugestão, pelo que qualquer tipo de diálogo neste âmbito deve ser efectuado recorrendo ao Livro de Reclamações, existente em formato electrónico, o que evita perdas de tempo num posto de atendimento, ou enviando uma mensagem directamente à ANACOM, autoridade que supervisiona o sector das comunicações.

Desde há muito que consideramos os CTT como exemplo do que de pior existe em termos de serviço, penalizando a economia nacional de forma particularmente onerosa, sendo injustificável que continue a ser concessionária, sem abertura de concurso, do serviço postal universal, o que demonstra que o Estado não tem em conta o interesse público, sacrificando-o em prol de estratégias que não são passíveis de explicação ou justificação pública.

segunda-feira, setembro 30, 2024

Buy Me a Coffee


Buy Me a Coffee at ko-fi.com

Blusão táctico em flanela - 2ª parte

A principal desvantagem deste blusão é não ser impermeável, acabando por ser vulnerável à chuva, mesmo que oferecendo protecção durante algum tempo, mas também a falta do sistema de ajuste dos pulsos, presente no TAD, será uma limitação que o orifício para o polegar, destinado a manter a manga esticada e na posição adequada, não compensa completamente.

A principal desvantagem deste blusão é não ser impermeável, acabando por ser vulnerável à chuva, mesmo que oferecendo protecção durante algum tempo, mas também a falta do sistema de ajuste dos pulsos, presente no TAD, será uma limitação que o orifício para o polegar, destinado a manter a manga esticada e na posição adequada, não compensa completamente.

Não estão presentes os extensores dos fechos éclair, que tornam o seu manuseio mais fácil, sobretudo com luvas, e o grande bolso que os TAD originais têm nas costas, sensivelmente ao nível dos bolsos, e que permite acondicionar objectos de dimensões razoáveis, mas que poucos usam, dado que o transporte de volumes mais rígidos pode tornar-se incómodo.

Por outro lado, o tecido é muito confortável, seca muito rapidamente, quando exposto à chuva, é macio ao toque e facilita a evaporação, sendo respirável e tolerando bem a transpiração, revelando-se resistente e protegendo contra pequenos impactos, o que torna este blusão interessante para os adeptos de actividades ao ar livre em períodos durante os quais não chova.

domingo, setembro 29, 2024

CTT vs outros - 1ª parte

Uma simples comparação entre o seguimento de duas encomendas, provenientes do mesmo fornecedor, uma das quais foi atribuida a uma transportadora pouco conhecida e a outra aos CTT, são exemplificativas do péssimo serviço oferecido pela empresa a quem, sem concurso, e sem explicação, continua a ser atribuída a concessão do serviço postal universal.

Nas imagens que ilustram o seguimento, a primeira de uma transportadora pouco conhecida num serviço não urgente, e a segunda dos CTT, colocamos apenas a parte correspondente ao final do trajecto, após a saída da Alfândega, o que corresponde à altura em que, cumpridas as formalidades aduaneiras, cabe ao operador responsável pela entrega recolher os objectos e proceder à distribuição, que termina com a entrega ao destinatário final e que. no caso concreto, ocorreu a 20 de Setembro, sem ter passado pelo registo dos CTT.

Estes são apenas exemplos de vários casos com os quais nos tempos deparado, ou seja, não são casos únicos ou excepcionais, correspondendo ao modo de funcionamento padrão das empresas envolvidas, sendo múltiplos os casos em que, com pequenas variações, este tipo de situação ocorre.

É de notar que não se trata, em nenhum caso, de correio expresso, nem de objectos dispendiosos e cujo custo de transporte possa ser diluído no valor pago, tratando-se de encomendas cujo valor total fica, em ambos os casos, abaixo dos 10 Euros, incluindo IVA e portes, e que não se encontram ao abrigo de nenhum regime especial ou cujo transporte tenha implicações menos comuns.