sábado, dezembro 28, 2013

Para onde vão os dinheiros públicos... - 1ª parte

Image Hosted by Google A Av. Magalhães Lima antes das obras

Já nos debruçamos sobre obras públicas, cujos custos são suportados por todos, que, para além de não alcançarem os objectivos anunciados, se revelam como no sentido contrário ao proposto, aumentando o perigo nas vias intervencionadas e dificultando a circulação nas mesmas, podendo ainda, como efeito colateral, resultar em problemas graves nas zonas e vias circundantes.

Esta situação é tanto mais incompreensível quando é fácil de aperceber que as obras, já de sí de utilidade mais que duvidosa, foram iniciadas segundo um projecto, cujos contornos em termos genéricos foram publicitados, sendo depois alteradas, durante a fase de execução, num sentido que consideramos tão catastrófico quanto incompreensível.

Na foto que hoje expomos, retirada do Google Maps, onde toda a área circundante pode ser devidamente avaliada, é visível uma pequena avenida, onde o tráfego sempre foi reduzido e os acidentes quase inexistentes, antes de uma intervenção que pretendia tornar esta via, que desemboca numa escola secundária, mais segura para os peões.

Chamamos a atenção para o facto de haver uma ilha central, empedrada, passeios largos e arborizados, passagens de peões nas extremidades, locais de parqueamento devidamente assinalados, e toda a sinalética adequada a uma circulação segura, sendo o único ponto negativo a manifesta falta de manutenção da via, algo que podia ser efectuado com facilidade e sem custos excessivos.

sexta-feira, dezembro 27, 2013

O "GPS Tracker Car TK SMS" - 3ª parte

Image Hosted by Google Écran do "GPS Tracker Car TK SMS"

O facto de a aplicação estar ligada a mapas facilita em muito a localização do equipamento, dado que esta deixa se ser apenas apresentada sob a forma de coordenadas geográficas, passando a ser visualizada de forma gráfica num mapa, onde a velocidade instantânea também é mencionada.

É interessante a função de delimitação geográfica, que permite indicar directamente num mapa os limites onde o localizador se pode encontrar sem que um alarme seja enviado, tal como o controle de combustível, baseado nas distâncias percorridas conforme assinalado pelo GPS.

Este programa é compatível com os seguintes equipamentos, derivados dos Xexun, os quais mantêm uma nomenclatura muito semelhante à do fabricante original, na sua maioria mantendo o TK, mas, quando o mesmo não se enconta presente, os números tendem a ser semelhantes e indiciadores.

- Xexun TK 103-2, TK 103, TK 102-2, TK 102, TK 101, TK 201-2, TK 201, TK 202, TK 203, TK 206, XT 008, XT 009, XT 107
- SmarTrack KX300, KX301, KX302, KX402
- ZY International TK 102B, TK 103, TK 103B, TK 104, TK 106, TK 106B, TK 008
- Coban GPS 103-B, GPS 103-A, GPS 102-B, GPS 102, GPS 107, GPS 106-B, GPS 106-A, GPS 104
- Zclelec GPS TK 203, GPS TK 201
- ELRO GPS1
- Meitrack/Meiligao VT300, VT310, VT400, GT30i, GT60
- Technaxx GPS Tracker 1
- Timson TK 104, TK 103-2, TK 102-2, TK 103, TK 102
- Orange TK 103, TK 102
- GPS Vision TK 102 V6, TK 102 V3
- China TK 106

quinta-feira, dezembro 26, 2013

Anunciado o fim da Empresa de Meios Aéreos - 2ª parte

Image Hosted by Google Helicóptero Kamov Ka-32 no combate a um incêndio florestal

Várias questões que aqui abordamos resultaram em polémicas, como a perda de um dos Eurocopter, as avarias e problemas de manutenção dos Kamov, o aumento de despesas resultante da diminuição dos intervalos de manutenção, os serviços contratados com o Estado por ajuste directo, a impossibilidade de concorrência no mercado, contribuiram para uma vida atribulada, demonstrando que esta foi uma opção errada em termos conceptuais.

Com apenas 3 dos 6 helicópteros pesados Kamov disponíveis, dado que 2 estão em manutenção e outro sofreu um acidente, complementados pelos 3 AS-350B, dado que uma destas aeronaves foi perdida, morrendo o piloto, a EMA tem-se deparado com falta de meios operacionais, que culminaram na paragem dos Ka-32 durante o Verão passado, em plena época de fogos.

Não obstante estes problemas, mantemos a nossa opinião de que o Estado deve dispor de um conjunto de meios aéreos, sobretudo no âmbito da protecção civil, capaz de prestar o conjunto e volume de serviços que decorrem das ocorrências que se verificam em termos médios, suplementados pelo aluguer quando estes não sejam disponíveis.

Finalmente, é da mais inteira justiça manifestar o nosso agradecimento a todos quantos, integrados na EMA, prestaram serviço nas inúmeras missões de socorro, combate aos fogos, manutenção da ordem pública, entre outras, e cujo esforço e sacrifício nem sempre foi reconhecido pela tutela, mais preocupada com os problemas da empresa do que com quantos nela serviram.

quarta-feira, dezembro 25, 2013

Um Feliz Natal de 2013

Image Hosted by Google Feliz Natal

Desejamos a todos os nossos amigos e leitores um Feliz Natal, agradecendo a vossa presença ao longo deste ano, agora prestes a terminar, esperando que os textos que aqui partilhamos tenham sido úteis e do vosso agrado e que venhamos a continuar a contar com todos durante o ano de 2014 que aproxima.

O ano de 2013 foi particularmente difícil para muitos dos nossos amigos e conhecidos, pelo que nesta época sentimos a obrigação de nos lembrar de todos quantos enfrentam dificuldades, sentem tristeza ou desespero, desistem de lutar por um amanhã no qual já não acreditam.

Também não queremos deixar de agradecer a todos quantos ao longo deste ano deixaram uma marca ou um sinal positivo, contribuindo para que a esperança, a paz e a solidariedade, das quais tanto se necessita nos dias de hoje, estejam mais presentes neste Mundo.

Para todos, os mais sinceros votos de umas Festas muito felizes.

terça-feira, dezembro 24, 2013

O "GPS Tracker Car TK SMS" - 2ª parte

Image Hosted by Google Écran do "GPS Tracker Car TK SMS"

Após defenir qual o modelo de localizador, sendo necessário adicionar o número de telefone do cartão SIM e a "password", tem-se acesso aos quatro écrans principais, onde se podem efectuar as diversas operações, consultar registos de passagem ou de eventos, ou controlar diversos alertas.

Todas as configurações e comandos passam depois a ser enviados pela aplicação através de menus intuitivos, dispensando assim o envio de instruções complexas e onde um simples erro pode resultar numa falha ou num resultado diferente do pretendido, sem que o utilizador disso se aperceba quando não tenha bons conhecimentos do equipamento que usa.

As configurações possíveis incluem desde a simples mudança de "password" ao modo de funcionamento do GPS, mas também dadas instruções directas, como o corte do motor, quando o localizador o permita ou escutar o som do interior do veículo.

Podem ser configurados alarmes, como, por exemplo, caso o veículo se mova, se o alarme do veículo foi accionado, no caso dos localizadores que implementem esta funcionalidade, o limite de velocidade programado excedido, ou se o botão de SOS foi premido.

segunda-feira, dezembro 23, 2013

O "GPS Tracker Car TK SMS" - 1ª parte

Image Hosted by Google Écran do "GPS Tracker Car TK SMS"

O "GPS Tracker Car TK SMS" para "Android" na sua versão não paga ou "free", destina-se a configurar e gerir localizadores da famílias TK, originalmente produzidos pela Xexun, incluindo um conjunto básico e funcional do extenso conjunto de possibilidades disponibilizado na versão paga.

Esta aplicação, também conhecida como "Austral GPS Tracker", tem obtido diversos prémios, sendo a versão paga aquela que tem um maior número de utilizadores neste segmento, dado que permite mesmo aos menos experientes usar localizadores de muito baixo custo com uma grande facilidade.

Sobre os localizadores da Xexun e suas cópias pronunciamo-nos previamente, pelo que não serão aqui abordados, mas queremos salientar que existem modelos compatíveis a partir da trintena de Euros, valor bastante baixo para aquilo que podem oferecer quando devidamente explorados.

O programa da Austral gere o localizador através de SMS, portanto não recorre ao fluxo de dados via GPRS, dispensando assim essa vertente da configuração, que consideramos mais complexa, mas também mais eficaz em diversas situações, sendo complementado pela própria diversidade de produtos para "Android", que facilitam a utilização de mapas digitais.

domingo, dezembro 22, 2013

Óculos de neve de baixo custo

Image Hosted by Google Óculos de neve de baixo custo

Apesar de Portugal não ser um país onde os nevões são habituais, existem zonas onde tal acontece durante o Inverno, sendo aconselhável, para além de vestuário e calçado quente e impermeável, proteger a cabeça e os olhos, recorrendo a uns óculos que, sem prejudicar a visibilidade e a respiração da pele, evitem temperaturas demasiadamente baixas.

O modelo de menor custo que encontramos tem a estrutura em plástico de alta resistente, cercado por uma esponja que ajuda ao isolamento e ao conforto, com lentes em policarbonato, estando disponíveis em diversas variantes, que se podem destinar a escurecer ou a auxiliar em termos de visão com baixa visibilidade.

Este conjunto é resistente, sendo difícil partí-los com projecções, danificá-los com líquidos, mesmo abrasivos, por possuirem uma camada ou filme de protecção, são bastante leves, suficientemente ajustáveis para faces com distintas dimensões e formatos, sendo compatíveis com outros equipamentos de visão.

Outra vantagem deste modelo, que custa pouco mais de 3 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, é a boa ventilação, que, para além de beneficiar o conforto, diminui a possibilidade de embaciamento, mesmo em áreas com poeiras, ventos fortes e frios e mantém um nível de visibilidade aceitável, representando uma boa combinação entre a qualidade e o preço.