Surgiu na aplicação da Play Store para Android uma funcionalidade que há muito era necessária, que sempre lamentamos não estar presente, e que permite lidar com aplicações que falham, seja na altura do arranque, seja durante a sua execução, permitindo resolver o problema de forma mais simples.
Até agora, quando uma aplicação falhava, cabia ao utilizador actualizá-la, caso possível ou, na impossibilidade de o fazer, de encontrar uma versão diferente, eventualmente fora dos canais oficiais, e proceder à desinstalação da versão em uso e instalação manual de outra versão.
Este processo, para além de moroso, não está ao alcance de todos os utilizadores, pelo que muitos se limitavam a esperar que fosse libertada uma versão nova, sem falhas, perdendo, durante este espaço de tempo, a possibilidade de utilizar a aplicação em causa, com todos os inconvenientes que daí podem advir.
Com a implementação desta nova funcionalidade, é o próprio sistema a, após detectar a falha, conduzir o processo, o que melhora a segurança, evitando instalação manual de aplicações de proveniência duvidosa, o que mantém a integridade do sistema, soluciona mais rapidamente o problema e permite ao próprio Google um seguimento mais fácil da solução.
sábado, abril 29, 2023
sexta-feira, abril 28, 2023
"Opera One" já disponível - 2ª parte
Páginas complexas, com múltiplas animações, operações múltiplas e distintos pedidos, são agora geridas e visualizadas de forma muito mais eficiente, permitindo ao utilizador uma navegação mais interactiva, fluída e segura, algo que, mesmo na versão inicial de que dispomos, é bem evidente, com um comportamento muito interessante e que permite antever um excelente produto final.
Para além das características que já tornavam o Opera único, outras surgem agora, como o agrupamento, ou "ilhas" com "tabs", com outras funcionalidades a serem melhoradas, incluindo-se aqui a integração com as plataformas de mensagens instantâneas ou os sistemas sofisticados que permitem uma melhor visualização de vídeos e imagens estáticas.
O "Opera One" pode ser descarregado, numa versão ainda de teste, algo que sugerimos a todos quantos se interessem por tecnologia, sabendo que, por não ser uma versão defenitiva e incorporar um vasto conjunto de novidades, pode não ter a configuração ideal para efeitos de um trabalho continuo.
Vamos acompanhar o desenvolvimento deste novo navegador, que já instalamos e estamos a utilizar regularmente, seja por ser um produto relacionado com aquele que temos vindo a utilizar, seja porque aponta muitos dos caminhos para o futuro nesta área tecnológica, com caracteristicas e funcionalidades que, certamente, irão ser adoptadas pela concorrência num curto espaço de tempo.
Para além das características que já tornavam o Opera único, outras surgem agora, como o agrupamento, ou "ilhas" com "tabs", com outras funcionalidades a serem melhoradas, incluindo-se aqui a integração com as plataformas de mensagens instantâneas ou os sistemas sofisticados que permitem uma melhor visualização de vídeos e imagens estáticas.
O "Opera One" pode ser descarregado, numa versão ainda de teste, algo que sugerimos a todos quantos se interessem por tecnologia, sabendo que, por não ser uma versão defenitiva e incorporar um vasto conjunto de novidades, pode não ter a configuração ideal para efeitos de um trabalho continuo.
Vamos acompanhar o desenvolvimento deste novo navegador, que já instalamos e estamos a utilizar regularmente, seja por ser um produto relacionado com aquele que temos vindo a utilizar, seja porque aponta muitos dos caminhos para o futuro nesta área tecnológica, com caracteristicas e funcionalidades que, certamente, irão ser adoptadas pela concorrência num curto espaço de tempo.
quinta-feira, abril 27, 2023
Problemas com silicone da Feroca - 2ª parte
Foram colocadas as mais diversas questões, às quais respondemos, por muito estranhas que fossem, dado colocar em causa o conteúdo da mensagem inicial, onde estava bem explicitado que os materiais, procedimentos, condições ambientais e outras variáveis se mantiveram, com excepção do catalisador, que responsabilizamos pelo sucedido, mas que, para a Feroca, mesmo face à evidência, parece não estar na origem de um problema que, aparentemente, será inédito.
Enquanto testamos o catalisador que nos foi enviado, para resolver um problema que, pelos testes efectuados terá origem neste produto, o que implica algum tempo para verificar os resultados e a consistência dos mesmos, o que passa por utilizar o molde resultante, única forma de testar a sua funcionalidade, sugerimos aos nossos leitores prudência e que efectuem testes que não compromentam peças que, uma vez dentro de silicone que não seca, necessitam de ser limpas de forma algo exaustiva.
Consequentemente, voltamos a encomendar o mais dispendioso "Blu-Stuff", que tem um preço final que fica perto do dobro do produto da Feroca, mas com o qual nunca tivemos qualquer problema,o que permite dispor de uma alternativa, destinada, sobretudo, a situações onde o tempo de secagem seja relevante, já que pode ficar pronto para ser utilizado num par de horas, contra o perto de um dia que o silicone da Feroca necessita para ficar completamente seco e poder ser utilizado sem riscos, isto assumindo que o catalisador funciona adequadamente.
Sugerimos aos nossos leitores que se interessem por esta temática que avaliem várias possibilidades, no respeitante aos moldes de silicone, sendo certo que o produto da "Blu-Stuff" tem tido resultados sempre positivos enquanto o da Feroca, que sempre se revelou funcional, teve este problema que, naturalmente, nos deixa algo desconfiados, obrigando a testes antes de utilizar cada nova garrafa de catalizador, o que implica tempo e dispêndio de material, mas é a única forma de sentir segurança no seu uso.
Enquanto testamos o catalisador que nos foi enviado, para resolver um problema que, pelos testes efectuados terá origem neste produto, o que implica algum tempo para verificar os resultados e a consistência dos mesmos, o que passa por utilizar o molde resultante, única forma de testar a sua funcionalidade, sugerimos aos nossos leitores prudência e que efectuem testes que não compromentam peças que, uma vez dentro de silicone que não seca, necessitam de ser limpas de forma algo exaustiva.
Consequentemente, voltamos a encomendar o mais dispendioso "Blu-Stuff", que tem um preço final que fica perto do dobro do produto da Feroca, mas com o qual nunca tivemos qualquer problema,o que permite dispor de uma alternativa, destinada, sobretudo, a situações onde o tempo de secagem seja relevante, já que pode ficar pronto para ser utilizado num par de horas, contra o perto de um dia que o silicone da Feroca necessita para ficar completamente seco e poder ser utilizado sem riscos, isto assumindo que o catalisador funciona adequadamente.
Sugerimos aos nossos leitores que se interessem por esta temática que avaliem várias possibilidades, no respeitante aos moldes de silicone, sendo certo que o produto da "Blu-Stuff" tem tido resultados sempre positivos enquanto o da Feroca, que sempre se revelou funcional, teve este problema que, naturalmente, nos deixa algo desconfiados, obrigando a testes antes de utilizar cada nova garrafa de catalizador, o que implica tempo e dispêndio de material, mas é a única forma de sentir segurança no seu uso.
quarta-feira, abril 26, 2023
"Opera One" já disponível - 1ª parte
O Opera apresentou o seu novo navegador, designado por "Opera One", baseado num desenho modular e destinado aos principais sistemas operativos, incluindo plataformas Windows, iOS e, posteriormente, Linux, podendo, os mais interessados, testar a versão inicial, ainda em modo de desenvolvimento, de forma a poder acompanhar a evolução desta nova plataforma.
É de salientar que o "Opera One" não é uma evolução de um produto existente, apesar de reportar a versão 99.0.4780.0, tendo sido desenhado de raiz, de modo a apresentar novas funcionalidades e ter uma estrutura completamente distinta, com um desenho que já pressupõe a adição de novos recursos na medida em que estes forem sendo desenvolvidos, algo que, numa altura de progresso extremamente rápido, mais do que se justifica.
Com uma nova fluidez, uma apresentação gráfica inovador, suportando múltiplos processos e recorrendo a inteligência artificial, que estará integrada no navegador, o One promete uma experiência completamente diferente ao utilizador, mais interactiva e completa, revelando-se rápido e funcional.
Ao adoptar um desenho modular, espera-se que o "Opera One" se adapte melhor a cada utilizador, mas também que permita um desenvolvimento simplificado, permitindo uma evolução mais rápida, mas também uma melhor integração com outras plataformas, o que vai resultar num acréscimo de funcionalidades, incluindo-se as que são propiciadas por outros fornecedores de serviços.
É de salientar que o "Opera One" não é uma evolução de um produto existente, apesar de reportar a versão 99.0.4780.0, tendo sido desenhado de raiz, de modo a apresentar novas funcionalidades e ter uma estrutura completamente distinta, com um desenho que já pressupõe a adição de novos recursos na medida em que estes forem sendo desenvolvidos, algo que, numa altura de progresso extremamente rápido, mais do que se justifica.
Com uma nova fluidez, uma apresentação gráfica inovador, suportando múltiplos processos e recorrendo a inteligência artificial, que estará integrada no navegador, o One promete uma experiência completamente diferente ao utilizador, mais interactiva e completa, revelando-se rápido e funcional.
Ao adoptar um desenho modular, espera-se que o "Opera One" se adapte melhor a cada utilizador, mas também que permita um desenvolvimento simplificado, permitindo uma evolução mais rápida, mas também uma melhor integração com outras plataformas, o que vai resultar num acréscimo de funcionalidades, incluindo-se as que são propiciadas por outros fornecedores de serviços.
terça-feira, abril 25, 2023
Câmara ADAS com Wi-Fi - 2ª parte
No entanto, aquilo que a torna diferente é que pode ser conectada por cabo USB ou WiFi a um dispositivo Android, de versão 4.0 ou superior, onde é necessário instalar uma aplicação como a "Roadcam" que permite a visualização das imagens, em tempo real, bem como a sobreposição da informação do sistema de assistência à condução.
Assim, uma vez instalada fisicamente a câmara, através de um adesivo de dupla face, incluído, e efectuada a ligação a um dispositivo Android, recorrendo a um dos três tipos de conexão mencionados, desde que este tenha a aplicação instalada, basta ligar o veículo para que todo o sistema fique activo, dando início à gravação e transmissão de imagens.
Este é um modelo de boa qualidade, com o corpo em alumínio, de solidez bastante aceitável capaz de operar à noite, mesmo que com as limitações inerentes a uma baixa visibilidade, que inclui sensor de aceleração, o que bloqueia a gravação obtida na altura em que o sensor é activado, produzindo imagens de boa qualidade, graças a uma lente com uma boa abertura e que filma num ângulo que cobre um sector de 140º.
A utilização é, portanto, extremamente simples, sendo de selecionar a aplicação mais adequada, sobretudo caso se pretenda utilizar a funcionalidade ADAS, e mantê-la actualizada, colocando o dispositivo receptor numa posição ideal, que permita uma boa visualização dos alertas, sem com isso prejudicar a visão para a via, obtendo o compromisso que mais contribua para uma condução segura.
Assim, uma vez instalada fisicamente a câmara, através de um adesivo de dupla face, incluído, e efectuada a ligação a um dispositivo Android, recorrendo a um dos três tipos de conexão mencionados, desde que este tenha a aplicação instalada, basta ligar o veículo para que todo o sistema fique activo, dando início à gravação e transmissão de imagens.
Este é um modelo de boa qualidade, com o corpo em alumínio, de solidez bastante aceitável capaz de operar à noite, mesmo que com as limitações inerentes a uma baixa visibilidade, que inclui sensor de aceleração, o que bloqueia a gravação obtida na altura em que o sensor é activado, produzindo imagens de boa qualidade, graças a uma lente com uma boa abertura e que filma num ângulo que cobre um sector de 140º.
A utilização é, portanto, extremamente simples, sendo de selecionar a aplicação mais adequada, sobretudo caso se pretenda utilizar a funcionalidade ADAS, e mantê-la actualizada, colocando o dispositivo receptor numa posição ideal, que permita uma boa visualização dos alertas, sem com isso prejudicar a visão para a via, obtendo o compromisso que mais contribua para uma condução segura.
segunda-feira, abril 24, 2023
Disponível a versão estável do Opera 98
Já se encontra disponível a versão 98 estável do Opera, um navegador baseado no "Chromium", agora na versão 112.0.5615.87, devendo, aós a actualização, que pode ser automática, esperando que o processo seja activado, ou a pedido do utilizador, reportar a compilação 98.0.4759.6.
Esta é a primeira versão que inclui, desde o seu lançamento, um conjunto de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial, que podem ser activadas pelo utilizador, e permitem dispor de um conjunto de funcionalidades interessantes e que se justifica testar, dada a utilidade de que se podem revestir no futuro, sobretudo numa altura em que estas tecnologias têm uma expansão quase explosiva.
Esta implementação, que permite com grande facilidade, como marcando um texto, obter um resumo, reescrever recorrendo a sinónimos, pedir mais informações, ou criar simples piadas ou, basicamente, interpretações alternativas, merece o maior destaque, sobrepondo-se a um conjunto de funcionalidades que o Opera destacava em versões enteriores.
No "changelog" desta versão incluem-se numerosas modificações e correcções, a maior parte das quais imperceptível para a esmagadora maioria dos utilizadores, mas a simples observação permite verificar que algumas podem ter impacto na utilização e outras na segurança na navegação pelo que, naturalmente, se aconselha a proceder à actualização assim que tal for oportuno.
Esta é a primeira versão que inclui, desde o seu lançamento, um conjunto de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial, que podem ser activadas pelo utilizador, e permitem dispor de um conjunto de funcionalidades interessantes e que se justifica testar, dada a utilidade de que se podem revestir no futuro, sobretudo numa altura em que estas tecnologias têm uma expansão quase explosiva.
Esta implementação, que permite com grande facilidade, como marcando um texto, obter um resumo, reescrever recorrendo a sinónimos, pedir mais informações, ou criar simples piadas ou, basicamente, interpretações alternativas, merece o maior destaque, sobrepondo-se a um conjunto de funcionalidades que o Opera destacava em versões enteriores.
No "changelog" desta versão incluem-se numerosas modificações e correcções, a maior parte das quais imperceptível para a esmagadora maioria dos utilizadores, mas a simples observação permite verificar que algumas podem ter impacto na utilização e outras na segurança na navegação pelo que, naturalmente, se aconselha a proceder à actualização assim que tal for oportuno.
domingo, abril 23, 2023
Câmara ADAS com Wi-Fi - 1ª parte
Os sistemas de assistência à condução são cada vez mais comuns, incluídos na fábrica em modelos modernos, mas podendo ser facilmente adaptados a veículos mais antigos, com óbvios benefícios para a segurança dos ocupantes da viatura e da via, bastando para tal um investimento de muito pequena monta.
Uma câmara Advanced Driver Assistance Systems (ADAS), com um conjunto de funcionalidades cuja informação recolhida e processada pode ser visualizada num dispositivo Android, seja um modelo dedicado ao uso em veículos, seja um comum telemóvel ou "tablet", é fácil de adicionar a um veículo, podendo emitir um conjunto de alertas relevantes para a segurança do mesmo e dos respectivos ocupantes, bem como de outros utentes da via.
São inúmeros os modelos de câmara com este tipo de funcionalidades, pelo que nos vamos centrar num modelo que consideramos interessante pelas características, bastante flexíveis, pelo preço baixo e porque neste pode estar incluído um cartão de memória, em pouco ultrapassando os 25 Euros, já com portes e IVA, sendo compatível com um largo número de dispositivos ou operando de forma independente.
O modelo que usamos como exemplo tem capacidade para fimar em resolução 1080P, a 30 imagens por segundo, num ângulo de 140º, gravando em modo "loop" num cartão de memória, que pode ter 16 ou 32 Gb em formato .mov, podendo operar desta forma, sem qualquer tipo de suporte ou ligação que não o fornecimento de energia, como um vulgar gravador de vídeo, registando um trajecto.
Uma câmara Advanced Driver Assistance Systems (ADAS), com um conjunto de funcionalidades cuja informação recolhida e processada pode ser visualizada num dispositivo Android, seja um modelo dedicado ao uso em veículos, seja um comum telemóvel ou "tablet", é fácil de adicionar a um veículo, podendo emitir um conjunto de alertas relevantes para a segurança do mesmo e dos respectivos ocupantes, bem como de outros utentes da via.
São inúmeros os modelos de câmara com este tipo de funcionalidades, pelo que nos vamos centrar num modelo que consideramos interessante pelas características, bastante flexíveis, pelo preço baixo e porque neste pode estar incluído um cartão de memória, em pouco ultrapassando os 25 Euros, já com portes e IVA, sendo compatível com um largo número de dispositivos ou operando de forma independente.
O modelo que usamos como exemplo tem capacidade para fimar em resolução 1080P, a 30 imagens por segundo, num ângulo de 140º, gravando em modo "loop" num cartão de memória, que pode ter 16 ou 32 Gb em formato .mov, podendo operar desta forma, sem qualquer tipo de suporte ou ligação que não o fornecimento de energia, como um vulgar gravador de vídeo, registando um trajecto.
Subscrever:
Mensagens (Atom)