sábado, março 13, 2021

Anel de iluminação - 2ª parte

O tripé, de pernas rebatíveis, possui no topo uma simples cabeça orientável com a furação que o compatibiliza com diversos equipamentos, inclusivé fotográficos, pelo que tem uma utilização que excede em muito a original, permitindo, por exemplo, instalar nele uma câmara ou telemóvel, desde que com o respectivo adaptador.

Mesmo numa primeira utilização, ainda sem conhecer a fundo este sistema de iluminação, foi imediatamente possível fotografar pequenos modelos, com elevado número de detalhes, com um simples telemóvel, no interior de uma residência, obtendo resultados que, sem este equipamento, apenas poderiamos aspirar em dias com boa luminosidade, algo que escasseia durante o Inverno.

Aproveitando uma promoção, foi possível adquirir uma unidade por perto de uma dezena de Euros, incluindo portes a partir da Ásia, sendo de prever entre 12 a 15 Euros para o mesmo modelo, com os valores a variar, por vezes de forma substancial, de acordo com o vendedor, o que justifica uma pesquisa atenta de modo a obter o melhor negócio possível.

Para quem, como nós, fotografe modelos de pequenas dimensões e necessite de uma fonte de iluminação adequada, esta será, sem dúvida, uma opção a ter em conta, podendo ainda utilizar o tripé, com roscagem universal, para outros fins, pelo que este deverá ser um investimento a ter em conta.

sexta-feira, março 12, 2021

A Autotool - 1ª parte

A Autotool é um fabricante, de origem asiática, que disponibiliza um conjunto interessante de equipamentos para veículos, entre os quais sistemas de informação que complementam a que é proporcionada pelos sistemas nativos do veículo, com modelos destinados a diversos fins ou propósitos.

Uma evolução dos inclinómetros convencionais, o Autotool x95 implementa, para além das funcionalidades inerentes a este tipo de equipamento, alguns extras, que resultam da presença de electrónica para além dos componentes físicos, que actuam por acção da gravidade.

Para além de fornecer, de forma muito precisa e visualmente atractiva, as inclinações lateriais e longitudinais, com limite nos 40º, com alarme audível aos 30º, o x95 inclui um sistema de recepção do sinal de GPS, com uma boa precisão e resposta rápida.

O sistema regista, e informa, qual a posição exacta, inclusivé a altituda, fornecendo coordenadas, a direcção do movimento, velocidade momentanea, hora e a potência do sinal recebido de cada satélite, bem como o número de satélites dos quais provém a informação recebida.

quinta-feira, março 11, 2021

Anel de iluminação - 1ª parte

Adquirimos recentemente, sobretudo para fotografar objectos de pequenas dimensões, um aro luminoso, muitas vezes utilizados por quem produz vídeos, mas que tem inúmeras aplicações, nomeadamente por emitir um tipo de luz suave mas intenso e ser regulável.

Optamos por um modelo com 16 centímetros de diâmetro, alimentação via USB, que pode ser uma porta de um equipamento ou um transformador, e que inclui um sistema de regulação da intensidade bastante prático e eficaz e um tripé suficientemente largo para proporcionar uma boa estabilidade.

O modelo que escolhemos tem um total de 72 "leds", com uma potência de 8W e regulação que vai desde o 1 aos 100%, proporcionando 3600LM, permitindo regular a temperatura da cor, de um branco mais frio a um mais quente, o que o torna especialmente flexível, capacitando-o para múltiplos usos.

O controle via um conjunto de botões é muito simples e eficaz, com botão de ligar e desligar, um botão de modo, que alterna entre intensidade e tipo de luz, mais quente ou mais fria, que são reguladas por um botão para aumentar e outro para diminuir, estando incorporado no cabo de ligação USB, que possui dois metros de comprimento.

quarta-feira, março 10, 2021

Planeia-se um novo desconfinamento - 2ª parte

O recurso a critérios e a imposição de métricas é complexo, não apenas no seu estabelecimento, mas também na interacção entre os vários parâmetros, sendo óbvio que alguns dependem ou afectam outros e, por sua vez, desda relação causa efeito podem resultar alterações do tipo ciclico, consequência de sucessivas iterações.

Por outro lado, critérios e métricas não podem ser usados como forma de minorar as responsabilidades do decisor político a quem cabe, em última instância, a decisão final, seja esta de acordo com a proposta científica, seja contrariando-a, desde que fundamentando adequadamente a opção assumida.

Todos recordamos a absurda exigência de um acordo entre cientístas, quando é precisamente do confronto de ideias que a ciência evolui, sendo esta unanimidade ainda menos possível quando, face aos diversos ramos da ciência, a visão, e os próprios interesse, variam de forma substancial, pelo que de perspectivas muitas vezes antagónicas, nunca nascerá uma visão única.

Embora o plano ainda seja desconhecido, e se pretenda que este siga critérios científicos, não podemos deixar de intuir que esta opção se destina, em primeiro lugar, a proteger os decisores políticos, escudando-as atrás dos cientístas, que, desta forma serão responsabilizados por quaisquer falhanços, enquanto os governantes recolherão eventuais louros, caso o processo de desconfinamento se revele o mais adequado.

terça-feira, março 09, 2021

O "software" de edição Nikon NX Studio 1.0

Já existem numerosas soluções gratuitas para edição de imagem, algumas delas bastante conhecidas e que concorrem com produtos dispendiosos, pelo que foi com alguma surpresa que vimos a Nikon, um dos mais conceituados fabricantes de máquinas fotográficas, a disponibilizar o seu próprio "software" de edição com capacidades avançadas.

O novo NX Studio, actualmente na versão 1.0, intergra as funcionalidades algo básicas do ViewNX-i e do Capture NX-D, mas vai muito mais longe a nível da edição de imagens e de vídeo, incluindo funcionalidades como controle de imagens, balanço de brancos ou correcção de exposição para imagens RAW.

Estão presentes pontos de controle para cor, o que permite ajustar cores em zonas específicas, um sistema de retoque para correcções mais complexas e um processo mais dinâmico, que facilita o fluxo de trabalho, permitindo um acesso muito mais rápido às diversas funções.

Este novo "software" é compatível com os que a Nikon disponibilizou previamente, bem como com o sistema de armazenamento da "cloud" deste fabricante, suportando os sistemas operativos mais recentes e comuns, pelo que estamos diante de uma opção a ter em conta que, certamente, será popular entre os utilizadores dos equipamentos da marca.

segunda-feira, março 08, 2021

Planeia-se um novo desconfinamento - 1ª parte

Apesar de ainda desconhecido, o plano de desconfinamento em preparação deverá depender mais de um conjunto de critérios e de métricas e não de um calendário fixo, tal como sucedeu anteriormente, com os resultados desastrosos que todos conhecemos e alguns tardaram a entender e admitir.

Há muito que insistimos que quaisquer medidas, sejam mais restritivas, seja de descompressão, deverão depender de métricas, sendo accionadas por decisão política, nunca de forma automática, quando estes critérios se verifiquem, o que implica dispor de dados muito rigorosos e actualizados, algo que, infelizmente, não se verifica.

Existe a consciência de que existem flagrantes lacunas na recolha de dados e, consequentemente, na elaboração da informação necessárias ao estabelecimento de critérios, sendo patente que não existem recursos para efectuar o seguimento de cadeias de contágio, tal como nunca houve quando foi proposta a inútil e ineficaz aplicação "StayAway Covid", o que implica um sério risco de graves imprecisões, que nalguns casos contrariam a percepção que todos temos da realidade vivida.

Sem um conjunto de dados, a fundamentação dos próprios critérios de apoio à decisão serão falíveis, eventualmente errados, baseando-se em pressupostos que, por não corresponderem à realidade, irão induzir em erro aqueles que elaboram os algoritmos que servirão de base ao estabelecimento dos parâmetros nos quais as decisões irão basear-se.

domingo, março 07, 2021

O foco UV K-338 - 2ª parte

Este é o tipo de foco que se pode manusear com muita facilidade, apontando-o directamente para os locais pretendidos, preferencialmente a distâncias muito curtas, podendo, caso, se pretenda, recorrer ao sistema de fixação, incluído, para o fixar numa haste ou tripé, preferencialmente orientável e extensível.

Quando usado com as colas UV mais comuns, o tempo de secagem destas é de escassos segundos, demorando um pouco mais no caso de peças impressas em resina e que necessitam algum tipo de finalização ou secagem por luz, excluindo-se aqui, naturalmente, as resinas de dois componentes que endurecem como resultado de uma reacção química.

Naturalmente, este tipo de foco não se destina a secar objectos de maiores dimensões ou que sejam espessos, para o que existem equipamentos com outro tipo de característica, mas para pequenos modelos e colagens, incluindo-se aqui reparações a nível de electrónica, os resultados revelam-se muito positivos, dependendo, obviamente, do tipo e qualidade de resina UV utilizada.

Muito pequena, com apenas 55 X 42 X 42 milímetros, dispondo de um aro de fixação, este pequeno candeeiro UV pode ser adquirido por um preço inferior a uma dezena de Euros, incluindo portes a partir da Ásia, revelando-se muito fácil de utilizar e eficaz na secagem de pequenas quantidades de resina.