sábado, abril 23, 2011

Conectores eléctricos Tamiya

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Um par de conectores Tamiya


O interesse nos conectores eléctricos por vezes designados por tipo Tamiya, muito populares no radiomodelismo e outros "hobbies" deriva da sua grande facilidade de utilização, fiabilidade e preço acessível, permitindo ligar facilmente equipamentos eléctricos como rádios, de forma não permanente.

Os conectores metálicos não são sugeitos a corrosão, oferecem uma boa condutividade e não necessitam de soldadura, sendo apertados com um alicate sobre um cabo eléctrico descarnado na sua extremidade.

É possível construir cabos com diversos formatos, como em "Y", bifurcando uma cablagem existente, de modo a criar uma derivação, prolongar uma ligação ou reposicionar equipamentos com facilidade, mesmo para quem não é especialista ou não dispõe de ferramentas para além de um simples canivete para descarnar os cabos eléctricos.

O preço, já com portes, ronda o Euro por conjunto macho/fêmea, e podem ser usados para instalações modulares ou provisórias, onde seja necessário introduzir ou retirar equipamentos ou componentes sem que para isso seja necessário mais do que ligar e desligar fichas.

sexta-feira, abril 22, 2011

Um alarme por 5 Euros

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O alarme e respectivo comando

Destinando-se a motociclos, mas com possibilidade de ser utilizado noutros veículos ou mesmo a nível doméstico, este pequeno alarme com comando remoto tem um preço inferior aos 5 Euros, incluindo portes a partir da Ásia e uma bateria de 9 V.

O alarme não precisa de instalação, bastando colocar a pilha no interior, posicioná-lo no local desejado, ficando preso pelo íman que se encontra na parte inferior, após o que se liga no botão lateral.

Seguidamente, pode ser activado através do botão vermelho do comando, que igualmente bloqueia o botão de ligar e desligar, reagindo caso sinta uma vibração, situação em que acciona a sirene interna de 120 dB.

Para desligar, basta igualmente premir um botão do comando, após o que o alarme pode ser desligado e transitar para outro veículo ou objecto, constituindo assim uma solução simples e de muito baixo custo que sempre oferece um pouco de segurança adicional.

quinta-feira, abril 21, 2011

Blusões do Exército Inglês no EBay - 2ª parte

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Um blusão do Exército Inglês

De igual forma, um sistema permite o ajuste do bordo inferior, melhorando em muito o isolamento do interior, através de um cordão com travões, e outro acondiciona o capuz na rectaguarda do blusão, ficando aí enrolado.

O blusão, muitas vezes associado ao Special Air Service ou SAS, fecha com um fecho éclair bastante resistente, tal como todo o conjunto, e possui um "slide" para a colocação de insígnias de posto.

Existem faixas se velcro para ajustar os punhos, bem como para adicionar insígnias ou o nome do utilizador, sendo possível que alguns blusões, mesmo novos, incluam as bandeiras inglesas, em tons de baixa visibilidade, emblemas de unidade ou símbolos tácticos, os quais podem ser removidos com facilidade.

O padrão "disruptive pattern material", popularmente conhecido por DPM, não obstante destinar-se a usos militares, não tem um aspecto especialmente agressivo, sobretudo na versão para o deserto, pelo que pode ser usado em actividades de ar livre sem limitações.

Coletes de arrefecimento - 1ª parte

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Um colete de arrefecimento ainda embalado

Com o aproximar do tempo quente, e mesmo durante todo o ano em situações excepcionais, um sistema de arrefecimento que possa baixar de forma controlada a temperatura do corpo, transmitindo uma sensação de bem estar pode revelar-se de grande importância.

Existem vários sistemas que permitem arrefecer um colete, ou peça de vestuário similar, sendo o mais comum a inclusão de sacos com material a baixa temperatura, acomodados em bolsos desenhados para o efeito.

Esta opção permite completa autonomia, mas tem custos elevados e resulta enquanto o material utilizado mantiver a sua baixa temperatuda, começando a perder eficácia a partir do momento em que a sua utilização começa e deixa de ser eficaz passado poucas horas, após o que se transforma num peso a transportar.

Outra opção, utilizável dentro de veículos ou aeronaves, são coletes que incluem um conjunto de tubagens, cosidas ao sobre o tecido e devidamente revestidos, nos quais pode circular ar ou mesmo líquido na temperatura pretendida e devidamente regulado exteriormente.

quarta-feira, abril 20, 2011

Blusões do Exército Inglês no EBay - 1ª parte

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Um blusão do Exército Inglês

Um dos modelos de blusão que oferece uma boa relação qualidade/preço é o adoptado em 2005 pelo Exército Inglês, disponível em padrões camuflados apropriados para a floresta europeia ou para o deserto, em verde ou preto, e em diversos tamanhos, o qual pode ser adquirido novo por perto de 25 Euros, incluindo portes.
Este modelo, feito numa mistura de polyester e algodão, à prova de vento, tem sido distribuido aos militares em zonas de combate, substituindo o modelo datado do ano 2000, actualmente em fase de substituição.

Estão disponíveis quatro bolsos de grande dimensão, fechados por botões de largas dimensões que podem ser manejados mesmo com luvas, bem como bolsos internos acessíveis através de fechos éclair, que contêm compartimentos para objectos mais pequenos e outro na manga esquerda para emergências.

O capuz de largas dimensões pode ser usado mesmo com um gorro, sendo ajustado por cordão com sistema de retenção, possuindo um arame na parte frontal que permite configurar o formato de acordo com as necessidades do utilizador.

INEM reduz operadores no CODU do Norte - 3ª parte

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Um Centro de Orientação de Doentes Urgentes

Este é o tipo de notícia que pode levar a um clima de insegurança, falta de confiança no sistema de socorro e mesmo algum alarme social, pelo que deve ser transmitida não apenas após consulta de ambas as partes, como a de uma entidade que possa arbitrar este conflito e aferir da veracidade ou não das declarações de ambas as partes.

Por outro lado, sabendo-se que existe um clima de conflitualidade, e neste caso pouco interessa saber quem terá responsabilidade ou se esta será dividida, a gravidade das denúncias não podem de forma alguma ser uma consequência desta luta, nem usadas como forma de pressão perante uma situação laboral complicada, por muito injusta que esta possa ser.

É manifesto que a crise financeira que atravessamos e os cortes orçamentais que se fazem sentir são, em termos globais, necessários para equilibrar as finanças públicas, mas governar implica não efectuar cortes cegos e reconhecer que as reduções de verbas não são possíveis nem em todos os serviços, nem com o imediatismo desejado, obrigando a seguir critérios que salvaguardem os valores mais importantes.

terça-feira, abril 19, 2011

NNN instalada no Defender - 2ª parte

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Écran de um Nanocom a programar uma centralina

Segue-se a parte da programação, tipicamente usando um Nanocom, que recorre a um conjunto de mapas com 117 Kb, existindo equipamentos que reescrevem a memória da NNN com um ficheiro de 256 Kb de extensão.

Possuindo o conteúdo a gravar, o processo é relativamente rápido e essencialmente automatizado, dado que o verdadeiro "know how" reside na elaboração ou modificação da parametrização, para o que é necessário conhecimentos do funcionamento do motor e da forma como este é gerido, bem como o empenho para dispender o tempo necessário para optimizar soluções que variam para cada viatura específica.

Aconselhamos a quem trocar uma MSB em bom estado por uma NNN a manter a centralina original, dado que o valor de venda é baixo e pode, em caso de necessidade, substituir a nova unidade, evitando assim ter que comprar precipitadamente uma nova NNN ou adquirí-la na Land Rover, onde custa muitas centenas de Euros.

Em contrapartida, uma NNN tem um valor relativamente elevado, com os preços no EBay, em termos médios, a oscilar, já com portes, entre os 300 e os 500 Euros, caso venha reprogramada, ou seja, perto de metade de uma nova, poupança essa que se pode conseguir, sem ter o veículo imobilizado, caso se tenha uma MSB para uso temporário em sua substituição.

INEM reduz operadores no CODU do Norte - 2ª parte

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Socorro do INEM

Segundo o INEM, o acréscimo de trabalho de cada operador é apenas de mais 0.4 chamadas por hora, e que todas as alterações apenas visam melhorar o socorro, mesmo que estas resultem num conflito com os sindicatos, podendo-se concluir da resposta que há uma real redução de efectivos no atendimento das chamadas.

Existe, pois, uma manifesta contadição entre a posição do INEM, que refere melhorias no serviço ao longo dos últimos meses, e a do Sinapem, para quem a situação é catastrófica e as condições de trabalho no CODU são insutentáveis, fruto das alterações de escalas recentemente introduzidas e consequente redução do número de operadores.

Tratando-se de uma acusação extremamente grave, naturalmente que a mesma necessita de ser rapidamente investigada, dado estar em causa a segurança das populações, responsabilizando seja a administração do INEM, caso se prove verdadeira, seja quem fez a denuncia, se for verificado que esta não tem fundamento.

Em todo o caso, este é um problema que, mesmo antes de transitar para o público, que tem direito a ser informado, deve ser prontamente abordado nos orgãos próprios, podendo, caso se considere que existem vidas humanas em perigo e uma falha no cumprimento de deveres por parte do decisor, transitar para o âmbito judicial, que passa a ter a incumbência de investigar a situação.

segunda-feira, abril 18, 2011

O micro alarme Bulldog Security 802

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O micro alarme Bulldog 802

Com o número de furtos de veículos ou de objectos no seu interior, justifica-se cada vez mais possuir um sistema de alarme, podendo-se, para situações transitórias, adoptar um modelo que não implique outra instalação para além de uma ligação à bateria.

Entre as características base do Bulldog 802, encontra-se uma sirene de 127 db, sensores de impacto e de corrente ajustáveis, sistema de localização e comando com botão de pânico e alcance superior a uma centena de metros em circunstâncias ideais.

As dimensões são apenas de, aproximadamente, 10.5 x 7.5 x 3.2 cm, pelo que é fácil de caber no compartimento da bateria, bastando para o instalar conectar os cabos aos bornes da bateria, ou a uma cablagem com alimentação directa e permanente, e fixá-lo, recorrendo ao sistema de adesivo que vem incluido.

Seguidamente, caso necessário, poder-se-à configurar a sensibilidade dos sensores, ficando este alarme, que custa perto de uma trintena de Euros com portes a partir dos Estados Unidos, pronto para ser utilizado, oferecendo uma protecção básica ao veículo.

INEM reduz operadores no CODU do Norte - 1ª parte

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Uma viatura médica do INEM

O Sindicato Nacional dos Profissionais de Emergência Médica (Sinapem) alertou para a falta de técnicos operadores de telecomunicações no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Norte, os quais se estarão a recusar a efectuar horas extraordinários por se sentirem discriminados relaticamente aos colegas de outros centros.

Esta recusa, que se verificará desde o início do mês, traduz-se na redução do número de operadores por turno e, segundo o Sinapem, pode comprometer a eficácia da emergência médica no Norte, aumentando o tempo de espera dos utentes e havendo um número crescente de chamadas não atendidas.

Ainda segundo o sindicato, a redução de pessoal do turno da noite em dois operadores, para além de aumentar o tempo de espera para além dos 13 segundos recomendados pelo Tribunal de Contas, aumenta o número de chamadas atendidas por cada operador e tem vindo a agravar as condições de trabalho no CODU.

Esta situação é desmentida pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para quem não só o socorro não está comprometido, mas também não se verifica nenhum tipo de recusa de trabalho extra, estando a ser realizada uma gestão eficaz de recursos a vários níveis.

domingo, abril 17, 2011

Período crítico de incêndios entre 01 de Julho e 30 de Setembro - 2ª parte

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Bombeiro no combate a um incêndio florestal

Tal como em anos anteriores, sugerimos a todos quantos pretendam circular em áreas restritas, que contactem as corporações de bombeiros locais, no sentido de colaborar com estas, efectuando percursos estabelecidos conjuntamente e enquadrados num plano de cooperação na prevenção dos fogos.

Desta forma, para além da possibilidade de usufruir do previlégio de circular nestes espaços, estarão a prestar um serviço à comunidade, evitando que as corporações comprometam em missões de vigilância meios que assim ficam disponíveis para o combate directo aos fogos.

Num ano em que as dificuldades são acrescidas, agravadas por múltiplos factores climatéricos e pela redução de meios, fica o apelo a todos quantos puderem colaborar, mesmo que pontualmente, não deixem de o fazer, contribuindo assim para a protecção da floresta, bem como de pessoas e bens que sejam ameaçados pelos fogos.