sábado, abril 30, 2016

Promoção de artigos para automóveis no Lidl

A partir da próxima segunda-feira, dia 02 de Maio, e durante três dias, decorre, nas lojas da cadeia Lidl, mais uma promoção de artigos para veículos, onde se podem encontrar um conjunto de artigos úteis e a preço acessível, embora na sua maioria sejam conhecidos por terem estado presentes em campanhas anteriores.

Entre os artigos disponíveis, destacamos o estojo de primeiros socorros, que tem uma excelente relação entre o preço e a qualidade e deveria estar presente em todas as viaturas e lares, sendo de equacionar a respectiva substituição periodicamente, como forma de manter todo o conteúdo devidamente utilizável.

Outros artigos, como "trolleys", bolsas adicionais, para o porta bagagens ou para o interior, sacos térmicos ou coberturas e esteiras para assentos, costinas para janelas ou assentos para crianças, destinam-se mais às viagens que, normalmente, com o bom tempo, se realizam com maior frequência.

Uma última vertente vai para os artigos tecnológicos, incluindo-se aqui o "kit" de mãos livres, o carregador para equipamentos electrónicos, via tomada de isqueiro, e a lanterna recarregável com "leds" que, sendo de baixo preço, não podem concorrer, como alguns outros, com aqueles que são provenientes do EBay, tendo a vantagem de uma aquisição e disponibilidade imediata.

sexta-feira, abril 29, 2016

"E se fosse consigo" o falso alarme - 3ª parte


Independentemente de avisos prévios, não é possível ao operador da linha de emergência determinar que uma cena, sobretudo que envolva violência, visualizada por uma testemunha que, prudentemente não se aproxima em demasia, é encenada, nem tal é detectável por quem efectua a filtragem, pelo que a activação de meios acaba por ser inevitável, podendo incluir viaturas policiais e de socorro.

Podiamo-nos alongar quanto às implicações deste formato, que explora a reacção de uma assistência involuntária, assume-se como uma provocação ilegítima, o qual deve ser devidamente analisada pelas entidades competentes, dado poder, eventualmente, assumir contornos perigosos e que podem ser contraproducentes relativamente aos objectivos que pretende alcançar.

Independentemente da nobreza das causas, nem todos os meios são legítimos para as defender ou promover, sob pena de incorrer não apenas em contradições ou crimes, como na possibilidade de prejudicar quem se pretende defender, como resultado de ocorrências ou reações que, sendo imprevisíveis, são expectáveis face às encenações criadas.

O formato adoptado no "E se fosse contigo" é, na nossa opinião, inaceitável, ao encenar situações perante um público real, que não pediu para participar, em locais públicos, onde a imprevisibilidade é o factor dominante, numa manipulação que, para além de ilegítima, pode resultar em sérios danos, facilmente intuíveis, mas que parece não preocuparem nem autores, nem as próprias autoridades e entidades reguladoras do sector da comunicação social.

quinta-feira, abril 28, 2016

Novos produtos "Bolt Equipment" para Discovery 1

Não apenas por ser um fabricante português, mas pela qualidade e crescente diversidade dos produtos que tem desenvolvido, a "Bolt Equipment" é uma empresa que merece ser divulgada sobretudo quando apresenta novidades, neste caso concreto destinadas aos Discovery 1.

Sendo um dos modelos de Land Rover mais populares, sem dúvida como consequência do preço a que são comercializados e face ao número de unidades em circulação, continuam a ser a escolha de muitos adeptos do todo o terreno, que aliam um conforto aceitável às capacidades fora de estrada, pelo que os acessórios que lhe são destinados se encontram entre os que terão um maior interesse.

O conjunto de produtos agora apresentados destinam-se aos adeptos do todo o terreno que pretendam melhorar o desempenho, nomeadamente modificando componentes no âmbito da suspensão, ou proteger o veículo, sobretudo nas zonas mais expostas, como a direcção, diferenciais e parte inferior da carroçaria, partes onde se verificam mais impactos, e subsquentes danos, na prática do todo o terreno.

Estes produtos podem ser adquiridos através das "Peças Land Rover", recorrendo aos contactos habituais, tendo o fabricante presença no Facebook, onde se podem encontrar detalhes e esclarecer questões ou obter informações diversas, como a forma da sua instalação no veículo a que se destinam.

quarta-feira, abril 27, 2016

A guerra dos "snorkels" - 7ª parte

Queremos acrescentar que, em caso de multa, existem diversas opções, sendo a mais comum o pagamento imediato, que apenas deve ser adoptado no caso de não se pretender contestar, preferindo-se dar o caso como encerrado, algo que não vai suceder quando houver apreensão de documentos.

Caso se pretenda contestar, e pode haver diversos motivos, sendo que no limite se pode contar com o arrastar do processo e consequente prescrição, em vez do pagamento deve-se proceder ao depósito da quantia em causa, expondo a situação ao IMTT através de uma carta registada, com aviso de recepção, a qual deve ser enviada no prazo de 15 dia úteis.

Os detalhes respeitante a este tipo de questões legais encontram-se no "site" do IMTT, mas o aconselhamento com um advogado fará todo o sentido, não apenas para uma melhor abordagem a nível processual, mas também quanto à exequibilidade de uma contestação, a qual se deve basear em factos objectivos e não no pressuposto de que irá levar a uma eventual prescrição, o que implica sempre a devolução do depósito.

Independentemente das razões que podem assistir às várias partes, o bom senso deve imperar, evitando acessórios ou extras manifestamente ilegais, sobretudo se envolverem algum tipo de perigo em termos de segurança, dialogando com as autoridades e adoptando uma postura de compreensão face à missão que estas desempenham, sempre na perspectiva de que existem diferentes interpretações de uma mesma legislação e que a tolerância depende em muito da forma como toda a interacção se desenrola.

terça-feira, abril 26, 2016

"E se fosse consigo" o falso alarme - 2ª parte

Caso alguém, supondo que existe perigo real, intervenha de forma que, numa situação efectiva, possa ser considerado de forma proporcionada e usando os meios adequados, causando apenas os danos necessários para impedir o que supõe ser um crime em curso, fica sujeito a procedimento criminal, do qual, mesmo que com todas as atenuantes, podem resultar condenações.

Acresce, naturalmente, as consequências para quem representa o papel de agressor, que passando a agredido numa situação fora de controle, acaba por se transformar em vítima, não apenas nas mãos de transeuntes indignados, que em conjunto podem revelar-se de uma agressividade elevada, como de elementos de forças de segurança surpreendidos com a situação.

Este tipo de programa pode, ainda, desmotivar ou condicionar a reacção de todos aqueles, sabendo da sua existência, assumam que estão diante de uma encenação, adoptando uma atitude prejudicial para vítimas de casos reais ou, assumindo ser uma encenação, ignorando-a.

Pode, inclusivé, haver um impacto negativo nos meios de socorro ou de segurança, activados para acorrer a uma situação inventada, que assim serão distraídos da sua verdadeira função, podendo atrasar ou comprometer acções onde a sua presença é vital para a segurança dos cidadãos e perservação da vida humana.

segunda-feira, abril 25, 2016

Lisboa, cidade fechada - 4ª parte

Estas obras iniciaram-se em meados de Setembro de 2015, na altura em que se iniciou o ano lectivo, ou seja, quando existe um maior movimento no bairro, em cujo centro se encontra o Agrupamento Escolar D. Filipa de Lencastre, tendo sido completamente desaproveitado o período correspondente às férias de Verão, altura em que o bairro fica bastante mais deserto.

Também a escolha de um período onde chove mais e os dias são mais curtos, para além de uma organização discutível e ritmo particularmente lento, tem vindo a arrastar as obras, sendo que, passado mais de meio ano após o início, nem a metade do bairro onde decorrem as obras se encontra concluída, pelo que, mantendo-se o presente ritmo, se pode calcular que estas demorarão uns absurdos dois anos.

Para uma autarquia que pretende atrair habitantes, todo o desenrolar destas obras, que, para além dos inconvenientes, em nada beneficiam os residentes, prejudicando-os gravemente em muitos aspectos, todo este processo demonstra uma incompatibilidade entre as intenções anunciadas e a triste realidade, a qual objectivamente, fala muito mais alto do que qualquer discurso, por muito bem elaborado que esteja.

Já por diversas vezes lamentamos a execução de obras, algumas particularmente dispendiosas, que, na sua conclusão, não só não alcançam os objectivos propostos, como, em diversas vertentes, resultam em graves prejuizos para aqueles que, supostamente, seriam beneficiados, pelo que, no final, todos pagamos para ficar pior numa cidade cada vez menos habitável, de onde os habitantes se limitam a sair.

domingo, abril 24, 2016

Renovar equipamentos informáticos - 1ª parte

Enquanto em Portugal existe uma franca tentação de prolongar a vida de muitos equipamentos informáticos para além do razoável, considerando-se para tal o momento em que o desempenho tem um efeito negativo notório na produtividade do utilizador ou quando a falta de fiabilidade resulta não só na perda de dados, como na de confiança, em diversos países do Norte da Europa o processo de substituição é mais precoce.

Estamos conscientes de que, para muitos utilizadores, a fiabilidade será o factor prioritário, com o desempenho, desde que não resulte num atraso, a ser secundário, com muitos equipamentos a serem substituídos quando deixam de suportar novas versões de "software", essenciais para manter a compatibilidade com plataformas comuns, do que resulta, muitas vezes um custo substancial resultante da aquisição de modelos novos que serão subaproveitados.

Recorrer a equipamentos recondicionados por uma empresa certificada é, neste caso, uma opção a ter em conta, permitindo renovar um parque informático com um custo mínimo, desde que se escolham equipamentos com características que, face à evolução previsiível do "software", possam suportar as novas versões durante um prazo mínimo de 3 anos.

Como exemplo prático, a aquisição de um par de écrans TFT de 19" custou 49 Euros, correspondendo perto de 35 aos portes, com os restantes 14 a serem o valor efectivamente pago pelos equipamentos que, assim ficaram individualmente por pouco menos de 25 Euros, um preço que consideramos perfeitamente aceitável para este tipo de écran que corresponde às especificações para o trabalho que com eles se pretende realizar.