sábado, agosto 06, 2011

31 das 42 VMER estiveram inoperacionais - 2ª parte

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Uma VMER e ambulância do INEM

Assim, temos que nos interrogar quanto ao investimento em formação feito pelo INEM, com um número de formandos capaz de guarnecer mais do triplo das VMER disponíveis, bem como quanto ao número exíguo destes meios de socorro, sobretudo no Interior do País, onde numerosos serviços de atendimento permanente e urgências foram encerradas.

Mesmo com base no efectivo total, pondo de parte a questão da inoperacionalidade de diversas VMER, e infelizmente tal afectou a maioria destas, o número de unidades surge como insuficiente, tal como acontece com as SIV, e a sua distribuição geográfica parece, no mínimo, contestável, dado que acompanha a escassez de população e não a distância para os locais de atendimento.

Na mesma audição foi revelado que uma deputada efectuou uma chamada para testar a prontidão da resposta, tendo cronometrado o tempo em 14 segundos, demora superior ao indicado pelo Tribunal de Contas, facto que foi, obviamente, criticado.

Qualquer chamada efectuada sem corresponder a um pedido de socorro real, independentemente do objectivo, é inaceitável, sendo um ilícito criminal, e, embora tal seja difícil de apurar, pode ter consequências a nível de demoras, pelo que este teste, para além de não ser conclusivo, algo que implica repetições, deve ser condenado.

sexta-feira, agosto 05, 2011

Chamadas via Google disponíveis em Portugal

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Um écran do Gmail

O Google passou a disponibilizar o seu serviço de chamadas via Gmail a 38 línguas, estando Portugal incluido nos países onde se pode, dependendo da altura da transição da conta, ser possível telefonar através das contas de correio electrónico do Google.

Este serviço permite efectuar chamadas para números fixos, pelo preço de 2 cêntimos por minuto, enquanto para redes móveis atingem os 11, acrescendo IVA à taxa legal em vigor, assumindo contornos muito semelhantes aos do SkypeOut.

Este serviço está activo nos Estados Unidos desde o ano passado e para ser utilizado, para além da disponibilidade do mesmo, implica a instalação de um módulo ou "plug in" específico que irá funcionar em conjunto com o Gmail.

Ainda faltam detalhes quanto a uma data exacta do fim da migração, sendo que esta funcionalidade já está disponível em algumas contas, mas esta é uma opção interessante e com tarifário aliciante, idêntico para todas as redes, pelo que será uma opção a ter em conta para quem necessite de efectuar chamadas para diversos operadores.

31 das 42 VMER estiveram inoperacionais - 1ª parte

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Uma VMER do INEM

Perante a comissão de Saúde do Parlamento, o presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) admitiu que 31 das 42 Viaturas Médicas de Emergência Rápida (VMER) disponíveis para todo o país sofreram um periodo de inoperacionalidade durante o primeiro semestre deste ano.

Destas VMER nove estiveram paradas entre 2% e 10% do tempo, sete entre 10% e 20% e quatro durante mais de 20% deste período, situação imputada aos hospitais onde estão sedeadas, responsáveis pelas escalas dos médicos.

Para o INEM, os 755 médicos que formou são mais do que suficientes para as VMER existentes, mas a sua integração nas escalas hospitalares, tal como acontece com os enfermeiros adstritos às ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV), tem vindo a reduzir a disponibilidade dos membros das tripulações.

Naturalmente, no Interior do País, onde tanto pessoal médico como de enfermagem, tal como as VMER e SIV são mais escassos, o impacto é maior, com possibilidade de não haver um único destes meios operacional num dado distrito, facto que compromete a qualidade do socorro.

quinta-feira, agosto 04, 2011

Avisador de velocidade com GPS - 2ª parte

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O sistema avisador em utilização

Outra característica interessante é a de este sistema poder ser utilizado como receptor de GPS associado a um equipamento que pode ser um computador, um telefone inteligente ou outro, capaz de receber informação via "bluetooth".

A operação é feita como com qualquer outro receptor de GPS que usa este tipo de comunicação, bastando proceder ao emparelhamento e configuração da porta, após o que a informação posicional pode ser recebida e interpretada por um programa adequado.

Para além do equipamento, o conjunto inclui um filme reflector para o parabrisas, adaptador para tomada de isqueiro, velcro de fixação, uma tapete anti-deslizamento e o manual de operações.

O preço deste equipamento ultrapassa a centena de Euros, podendo rondar a centena e meia com portes, o que pode ser justificável pelo aumento de segurança e por substituir um receptor de GPS dedicado, mas sempre sendo equacionada face a outros modelos alternativos.

Chuva de Verão trava fogos - 2ª parte

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Um fogo florestal em Portugal

Naturalmente, do mau tempo resulta inevitavelmente alguma actividade a nível do socorro, mas esta é substancialmente inferior à resultante do combate aos fogos e obedece a uma distribuição geográfica distinta, pelo que permite algum descanso e a possibilidade de recuperar material de forma a que o nível de prontidão melhore.

Será, no entanto, essencial que existam recursos adequados em termos financeiros, disponibilidade de pessoal, capacidade técnica e o planeamento adequado, rentabilizando o período de acalmia de forma a enfrentar um possível agravamento da situação na segunda quinzena de Agosto.

Também deve ser analizado o efeito desta alteração do estado do tempo e tido em devida conta quando se contabilizarem ocorrências e área ardida, evitando estatísticas que, por omissão de alguns dados, resultam enganadoras e permitem tirar conclusões erradas, sobre as quais se efectuam exercícios intelectuais perigosos.

Mesmo sendo de curta duração, esta alteração das condições atmosféricas irá projectar-se nas próximas semanas, sendo de prever que se mantenha uma acalmia a nível de fogos, podendo indiciar um mês de Agosto, normalmente o mais temível, menos crítico do que o de Julho.

quarta-feira, agosto 03, 2011

Avisador de velocidade com GPS - 1ª parte

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O sistema avisador em utilização

Existem diversos sistemas capazes de projectar a velocidade de um veículo no parabrisas, mas a maioria implicam alguma forma de instalação, pelo que optamos por apresentar um modelo autónomo, baseado em GPS.

Com o objectivo principal de informar o condutor quanto à velocidade do veículo, incluindo sistemas de alerta, podendo ser configurado para emitir um alerta visual ou auditivo quando uma determinada velocidade é ultrapassada.

A projecção no parabrisas é ajustável de forma automática, de forma a adequar a luminosidade às condições específicas e características do veículo, podendo o equipamento operar através da bateria interna recarregável, em alguns modelos específicos, ou da ligação à tomada de isqueiro do veículo.

Chuva de Verão trava fogos - 1ª parte

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Um fogo florestal em Portugal

As trovoadas e aguaceiros fortes que se verificaram desde segunda feira levaram o Instituto de Meteorologia a colocar 12 distritos do interior Norte, Centro e Sul sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro.

Este aviso incide sobre os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro, onde cairam chuvas, nalguns casos com intensidade, tendo soprado vento temporariamente forte.

Esta alteração do estado do tempo, que contribuiu para alguns acidentes de viação e um trânsito caótico no que seriam os primeiros dias de férias de muitos portugueses, teve um efeito benéfico na contenção dos fogos florestais, diminuindo drasticamente o número de ocorrência e permitindo ao dispositivo algum repouso após dias bastante intensos.

Começava a ser francamente preocupante a situação do combate aos fogos, agravada pela diminuição de meios, notando-se que o dispositivo estava em esforço, do que resulta não apenas uma menor eficácia, mas a possibilidade de um maior número de acidentes.

terça-feira, agosto 02, 2011

Roubo de matrículas para fraude nas portagens

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Uma matrícula portuguesa

O roubo de matrículas de automóveis, que posteriormente serão utilizadas na passagem de portagens, de forma a que o custo seja imputado ao proprietário, tem-se tornado cada vez mais frequente, pelo que este alerta se justifica.

Os concessionários das vias já reconheceram esta prática, havendo situações de matrículas furtadas e outras em que são pura e simplesmente falsificadas, caso em que pode coincidir com a de outro veículo em circulação, mas quase certamente correspondendo a um modelo de viatura diferente.

Caso se verifique o furto de uma matrícula, aconselha-se a apresentar queixa imediatamente, algo que, pelo baixo valor de substituição raramente ocorre, de modo a evitar consequências desagradáveis, dado que a responsabilização inicial recai sempre sobre o proprietário da viatura.

Acidente com Defender dos bombeiros - 3ª parte

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O Defender após o acidente

Deve também ser lembrado que, independentemente da sua obrigatoriedade, o uso de cinto de segurança deve ser a norma, e talvez pudesse ter reduzido a gravidade dos ferimentos do ferido mais grave, o qual ficou sob a viatura, indiciando que terá sido projectado.

Neste mesmo dia, registaram-se ferimentos em dois bombeiros e um sapador no combate aos fogos, três bombeiros ficaram feridos no capotamento de uma ambulância, e dois outros tiveram reacções alérgicas a picadas de abelha durante o combate a um incêndio florestal, elevando para doze o número de bombeiros a necessitar de assistência hospitalar.

Infelizmente, após a publicação do texto inicial, soubemos que o bombeiro Sérgio Ferreira não resistiu ao ferimentos e faleceu na 6ª feira nos Hospitais Universitários de Coimbra, enlutando mais uma vez os Bombeiros Portugueses em particular e o País em geral.

segunda-feira, agosto 01, 2011

Nova norma WiFi permite alcance de 100 km

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Um adaptador USB 802.22

O Institute of Electric and Electronic Engineers aprovou um novo "standard" para redes de comunicações "Wi-Fi", o 802.22m destinado a obter mais alcance.

A nova norma aponta para velocidades de 22 Mbps, equivalente ao dobro da antiga norma 802.11b, mas muito abaixo das normas n e g, mas tem um alcance que se estima em 100 km, permitindo assim alargar este sistema de comunicações a áreas rurais.

Esta norma usa o princípio ponto-multiponto, com a estação base a decidir a cada momento qual a estação secundária com quem é estabelecida a comunicação, e usa o espectro que ficará disponível após a transição do sinal analógico de televisão para digital.

Apesar de ainda numa fase inicial, já começam a surgir os primeiros equipamentos que obedecem a esta norma, que vai oferecer novas possibilidades, sobretudo em zonas rurais, como alternativa aos sistemas baseados em GSM, os quais possuem evidentes limitações.

Acidente com Defender dos bombeiros - 2ª parte

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"Roll bar" para o Defender 130

Uma das questões que se levanta imediatamente é a da manutenção e desgaste do material, tanto maior quanto sabemos que estes veículos circulam pesadamente carregados, em terrenos difíceis e muitas vezes a velocidades elevadas, suportando temperaturas elevadas, do que resulta um desgaste prematuro de muitos componentes.

Neste caso concreto, o possível rebentamento de um pneu, que poderá estar na origem do acidente, merece uma especial atenção, dado que existem situações em que o desgaste real excede em muito o que é aparente, sendo possível que pneus ainda com bom piso estejam fragilizados pelo esforço aliado a altas temperaturas.

Outra situação que merece ser analizada é a falta de uma estrutura de segurança, vulgarmente designada por "roll bar", capaz de proteger a parte superior da carroçaria, que nos Defender é particularmente frágil e constitui uma protecção quase inexistente para os ocupantes.

Também a suspensão deste tipo de viatura, muito pesadamente carregadas e com centro de gravidade mais alto que o normal, deve ser revista e devidamente adequado à sua nova configuração, dando-se uma especial atenção ao desgaste que molas e amortecedores sofrem devido ao maior esforço a que são submetidos.

domingo, julho 31, 2011

A antena Sirio Triflex CB/FM/GSM

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A antena Sirio Triflex CB/FM/GSM

Quando se utilizam no mesmo veículo diversos meios de comunicação, como rádios de diversas frequências, entre os quais os populares CB e o comum rádio do carro, e telemóveis, pode ser compensador instalar uma antena que suporte os vários equipamentos, como a Triflex Sirio.

As frequências de operação desta antena de 500 mm e 300 gramas de peso são 26.8 - 27.6 MHz, 890-960 MHz e 88-108 MHz, a empedância é de 50 Ohm para AM-FM e 150 Ohm nas restantes frequências, possuindo cabos e conectores para rádio de música, CB e telemóvel.

A potência a nível de CB de 27 MHz é de 10 W e para GSM 900 MHz é de 20 W, proporcionando alcances na ordem dos 4 a 5 km, embora, como com qualquer antena, os alcances reais dependam de múltiplos factores.

O preço deste modelo de antena, incluindo portes, ronda os 70 Euros, e pode substituir três antenas diferentes, facilitando bastante a instalação e a estética, pelo que pode ser uma alternativa interessante para quem pretenda utilizar multiplos sistemas de comunicações.