quarta-feira, agosto 03, 2011

Chuva de Verão trava fogos - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um fogo florestal em Portugal

As trovoadas e aguaceiros fortes que se verificaram desde segunda feira levaram o Instituto de Meteorologia a colocar 12 distritos do interior Norte, Centro e Sul sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro.

Este aviso incide sobre os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro, onde cairam chuvas, nalguns casos com intensidade, tendo soprado vento temporariamente forte.

Esta alteração do estado do tempo, que contribuiu para alguns acidentes de viação e um trânsito caótico no que seriam os primeiros dias de férias de muitos portugueses, teve um efeito benéfico na contenção dos fogos florestais, diminuindo drasticamente o número de ocorrência e permitindo ao dispositivo algum repouso após dias bastante intensos.

Começava a ser francamente preocupante a situação do combate aos fogos, agravada pela diminuição de meios, notando-se que o dispositivo estava em esforço, do que resulta não apenas uma menor eficácia, mas a possibilidade de um maior número de acidentes.

Sem comentários: