segunda-feira, agosto 01, 2011

Acidente com Defender dos bombeiros - 2ª parte

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"Roll bar" para o Defender 130

Uma das questões que se levanta imediatamente é a da manutenção e desgaste do material, tanto maior quanto sabemos que estes veículos circulam pesadamente carregados, em terrenos difíceis e muitas vezes a velocidades elevadas, suportando temperaturas elevadas, do que resulta um desgaste prematuro de muitos componentes.

Neste caso concreto, o possível rebentamento de um pneu, que poderá estar na origem do acidente, merece uma especial atenção, dado que existem situações em que o desgaste real excede em muito o que é aparente, sendo possível que pneus ainda com bom piso estejam fragilizados pelo esforço aliado a altas temperaturas.

Outra situação que merece ser analizada é a falta de uma estrutura de segurança, vulgarmente designada por "roll bar", capaz de proteger a parte superior da carroçaria, que nos Defender é particularmente frágil e constitui uma protecção quase inexistente para os ocupantes.

Também a suspensão deste tipo de viatura, muito pesadamente carregadas e com centro de gravidade mais alto que o normal, deve ser revista e devidamente adequado à sua nova configuração, dando-se uma especial atenção ao desgaste que molas e amortecedores sofrem devido ao maior esforço a que são submetidos.

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