sábado, maio 31, 2008

MAI homologou propostas do grupo de trabalho contra o carjacking - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Uma situação de "car jacking" com arma branca

Foram homologadas pelo Ministério da Administração Interna (MAI) o conjunto de propostas contra o "carjacking" entregues pelo grupo encarregue de efectuar um estudo nesta matéria.

Relativamente às propostas deste grupo, já nos pronunciamos em textos publicados, tendo dado conhecimento ao MAI da apreciação que fizemos, quer em termos de concordância, quer de discordância, faltando apenas acrescentar aquela que se refere aos alertas para as populações.

Resumidamente, concordamos com as campanhas de prevenção e sensibilização dos automobilistas, com a implementação de sistemas de alarme via SMS e geo-referenciação por GPS, com a colaboração com as seguradoras, medidas estas que propusemos e constam das mensagens enviadas ao MAI, discordando da implementação do sistema de identificação automático de matrículas, que apenas resultará na sua troca imediata.

O MAI não adoptou a solução, também por nós enviada, de recorrer aos sistemas de "transponder", como o que já existe na Via Verde, os quais são difíceis de neutralizar e se baseiam numa estrutura existente, que seria assim rentabilizada noutro tipo de funções, nem se pronunciou sobre a possibilidade de recorrer a alertas via SMS ou paineis informativos de modo a contar com a colaboração da sociedade civil.

A não adopção destas duas ideias, concretamente aquelas que correspondem a sistemas que implicam menores custos e serão mais fáceis de implementar e difíceis de contrariar, poderão, naturalmente, desvirtuar todo o projecto, com implicações sérias na segurança dos próprios automobilistas.

sexta-feira, maio 30, 2008

Anulada a reconstituição do dia do desaparecimento de Maddie


Image Hosted by ImageShack
Maddie McCann, desaparecida há mais de um ano

Devido à ausência de alguns dos presentes, foi anulada a reconstituição dos eventos ocorridos no dia do desaparecimento de Madeline Beth McCann, marcada para esta semana.

Quatro dos amigos dos McCann não estariam presentes, pelo que a Procuradoria-Geral da República optou por cancelar uma diligência que consideramos ser de pouca utilidade passado mais de um ano sobre os acontecimentos que visava reconstituir, quando a memória já não está tão fresca como de início e, em casos em que tal seja necessário, houve o tempo necessário para combinar as várias versões.

Esta diligência, que se duvida tivesse resultados práticos, poderia, essencialmente, enviar uma mensagem de que a investigação ainda decorre e a Polícia Judiciária continua a investir na resolução deste caso, mas pouco teria contribuido para o apuramento do que efectivamente ocorreu na noite do desaparecimento de Maddie.

Com o aproximar da data limite para que o inquérito permaneça sob segredo de Justiça, este é um processo que parece encaminhar-se para um lamentável fim em que a acusação de negligência dirigida contra os pais da criança desaparecida, por falha no dever de vigilância, não serve nem de consolação, nem de castigo, nem sequer pode aliviar a consciência de quem esteve envolvido no processo.

Caso esta seja a conclusão do mais mediático caso da Justiça portuguesa, estaremos diante de um objecto de estudo que bem pode exemplificar o quanto a "lei de Murphy" é real, pois tudo o que podia correr mal, na verdade, ainda correu pior do que as previsões mais pessimistas podiam fazer antever.

V Encontro Ibérico Land Rover em Gouveia


Image Hosted by ImageShack
Cartaz do V Encontro Ibérico Land Rover

Vai-se realizar em Gouveia, junto da Serra da Estrela, entre os dias 12 e 14 de Setembro o V Encontro Ibérico Land Rover, estando já abertas as inscrições.

O local da concentração será no parque Senhora dos Verdes, onde recentemente se realizou um encontro de estudantes do ensino secundário, que está devidamente equipado com as infraestruturas necessárias para este tipo de eventos, incluindo áreas multiuso, instalações sanitárias, estacionamentos e posto de socorros, entre outras.

O parque também inclui restaurante, piscina, uma pista para actividades radicais, zonas de recreio para crianças, a que se adicionam os recursos existentes na cidade de Gouveia e concelhos circundantes.


Image Hosted by ImageShack
Mapa do parque Senhora dos Verdes

Igualmente em Gouveia, estão os amigos da corporação de Bombeiros Voluntários local e o recentemente inaugurado Museu da Miniatura Automóvel.

Este é um evento impar para a comunidade de quantos apreciam os Land Rover e uma oportunidade de convívio e de aventura a que convém não faltar.

quinta-feira, maio 29, 2008

VMER de Beja continua sem equipa médica completa


Image Hosted by ImageShack
Uma ambulância dos bombeiros

A falta de médicos continua a manter imobilizada a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) baseada no Hospital de Beja, não obstante as sucessivas promessas de solução para este problema.

Dois idosos morreram em Ferreira do Alentejo, após se sentirem mal, havendo suspeitas de problemas cardiorespiratórios num deles, sem que a VMER tivesse podido intervir, tendo o socorro sido efectuado pelos bombeiros locais, que transportaram as vítimas até ao hospital onde viriam a falecer.

Também o socorro a um ferido próximo de Beja, igualmente ontem, não pode ser efectuado através da VMER tendo o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), encaminhado o pedido para os bombeiros.

Enquanto a Administração do Hospital de Beja, se recusa a comentar a indisponibilidade da VMER, o socorro na área coberta por este meio continua a apresentar sérios condicionalismos por não poder contar em permanência com o seu meio mais sofisticado e o único adequado a várias eventualidades.

A remodelação da rede de urgências baseou-se na permissa de um socorro mais eficaz, tendo sido alocados meios como as VMER e as ambulâncias Suporte Imediato de Vida como forma de obviar a maior distância entre o local de intervenção e o centro hospitalar mais próximo, mas estes meios nem sempre estão disponíveis devido à falta de pessoal.

Sempre contestamos a ideia de que é possível substituir urgências ou serviços de atendimento permanentes por meios de socorro, por muito eficazes que sejam, dado que resulta em dificuldades operacionais e numa sensação de insegurança que apenas contribui para a desertificação do Interior do País, enviando uma mensagem errada quanto ao ordenamento que se pretende para o País.

É impossível saber se o desfecho, que põe mais uma vez em causa a qualidade do socorro no Interior do País, poderia ou não ter sido outro caso a VMER estivesse disponível, mas a repetição deste tipo de incidentes transfere o ónus da prova para quem decidiu num sentido que consideramos errado e que deve ser responsabilizado pelas consequências.

Alarme de incidente via SMS


Image Hosted by ImageShack
Um exemplo conhecido, o Amber Alert

Já mencionamos, num texto que publicamos e que aconselhamos reler, a possível utilização de SMS, placas ou sinais avisadores e outros meios para avisar as populações de calamidades naturais, mas, na situação actual, queremos estender o âmbito a outras eventualidades.

Os sistemas de alerta das populações são há muito utilizados em diversos países, nomeadamente no combate a vários tipos de criminalidade em que é necessária uma resposta imediata, pelo que a cooperação de todos é uma imposição.

O exemplo mais conhecido será o "Amber Alert", usado em caso de rapto de menores nos Estados Unidos e Canadá, podendo o exemplo e o modo de funcionamento ser extensível a uma multiplicidade de situações em que um alerta rápido seja essencial para proteger a vida humana.

O alerta via SMS com base geográfica, ou seja emitido apenas pelas antenas proximas da ocorrência, de modo a que seja enviado selectivamente apenas a quem dele necessite ou possa ter alguma intervenção, aliado aos paineis informativos existentes, será uma opção a ter em conta também no combate à criminalidade, concretamente em situações de "carjacking", colocando sob imediata pressão quem tenha acabado de roubar uma viatura com recurso a este método.

Lembramos, que quanto mais eficazes são os meios de prevenção e combate e maior a pressão exercida, maiores os riscos de haver uma escalada em termos de violência, algo em que temos vindo a insistir e que certamente voltaremos a abordar, mas no caso dos alertas propostos, estes, na maioria dos casos, serão dados apenas quando as vítimas denunciarem o sucedido e, consequentemente, se encontrarem em segurança.

A colaboração e cooperação da sociedade civil, algo que tende a ser ignorado e por vezes minimizado pelo Estado, é essencial na persecução de objectivos comuns, devendo ser utilizado, tanto quanto possível, as estruturas já instaladas, controlando assim as despesas de modo a que as verbas existentes sejam canalizadas para onde não exista uma alternativa baseada em meios existentes.

quarta-feira, maio 28, 2008

Disponível a versão defenitiva do Nokia Maps 2.0


Image Hosted by ImageShack
Écran do Nokia Maps 2.0 com sinal de GPS

Já está disponível para descarga a versão defenitiva do programa de navegação Nokia Maps 2.0, que assim evolui da versão beta que foi descarregada mais de 240.000 vezes.

Este "upgrade", destinado a um conjunto de equipamentos produzidos por este fabricante finlandês, inclui um conjunto de novas funcionalidades que englobam guias multimédia, navegação pedestre, mais imagens de satélite, uma bússola de orientação integrada, entre outras, agora com um "interface" redesenhado.

Esta nova versão inclui mapas vectoriais de mais de 200 países, suporta navegação com GPS em 70, permite pesquisar conteúdos locais sobre mapas digitais e pode ser obtida através do "site" "Nokia Map Loader".

É aconselhável, sobretudo a quem usar o Nokia Maps para navegação, efectuar esta actualização com a brevidade possível, eliminando no processo alguns erros residuais da versão beta.

ExpoEvasão de 6 a 8 de Junho no Montijo


Image Hosted by ImageShack
Cartaz da ExpoEvasão a realizar em Junho

Realiza-se entre os dias 6 a 8 de Junho, no parque de exposições do Montijo, na margem Sul do Tejo, perto de Lisboa,a edição de 2008 da ExpoEvasão.

Para além das actividades tradicionalmente associadas ao todo o terreno e à aventura, muitas outras estão incluidas no programa, incluindo uma importante e muito actual vertente ecológica, com a presença de veículos movidos a combustíveis alternativos, como os óleos vegetais ou o biodiesel.


Image Hosted by ImageShack
Mapa de acessos da ExpoEvasão

Vão estar presentes clubes representativos de diversas marcas de veículos, apresentando modelos raros entre nós, mas também da Lego, talvez o mais popular sistema modular de construções do Mundo, bem diversos espaços temáticos relacionados com a aventura, os desportos e o lazer.

Também muitas empresas da especialidade, fornecedores de equipamentos destinados ao todo o terreno, sistemas de orientação, organização de eventos e clubes vão estar presentes no certame.

Este evento realiza-se perto de Lisboa, numa área com boas acessibilidades, pelo que sugerimos uma visita à ExpoEvasão a todos aqueles que se interessam pelo todo o terreno e pelos desportos de aventura.

terça-feira, maio 27, 2008

MySpace já tem versão para Portugal


Image Hosted by ImageShack
Écran de aplicações do MySpace

Após meses de teste, o MySpace tem uma versão específica para Portugal, onde conta com mais de 30.000 membros registados no "site" português, uma pequena parte dos perto de um milhão de portugueses que usam este serviço.

A versão portuguesa será praticamente idêntica à de outros países, pelo menos no início, mas espera-se que com o contributo dos membros e através de parcerias venha a ganhar uma idividualidade e especificidades próprias.

O MySpace Portugal não entrou em funcionamento às 00:00, devido à diferença horária relativamente aos Estados Unidos, mas ficou operacional durante a madrugada, podendo, desde já ser usado pelos internautas portugueses.

Sendo uma rede social, o MySpace oferece um conjunto de funcionalidades semelhantes à de outros serviços, implementando um conjunto de aplicações que visam facilitar o contacto e o relacionamento entre os membros, aliado a passatempos e jogos interactivos.

Tal como com outros "sites" equivalentes, o MySpace tanto pode ser um local de convívio e de diversão, como de perigo, pelo que deve ser utilizado com a prudência, o bom senso e, no caso dos mais novos, o acompanhamento necessário para que seja uma experiência agradável.

Bombeiros de Coimbra vão criar uma empresa de transporte de doentes - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Uma ambulância dos bombeiros

A operação das ambulâncias levanta cada vez mais problemas às corporações, com o preço de quarenta cêntimos por quilómetro pago pelo Estado a manter-se inalterado há mais de um ano, não obstante mais de uma vintena de aumentos no preço do gasóleo que acabam por ser suportados pelas próprias associações humanitárias.

Estes problemas são agravados pelo aumento de distâncias a percorrer, resultantes do encerramento de múltiplas unidades de saúde, pelo que a entrada no mercado do transporte de doentes será uma das opções para ajudar a equilibrar as contas das corporações.

Uma das vantagens desta empresa relativamente à concorrência reside no facto de contar com um custo operacional menor, dado o número de voluntários envolvidos, podendo assim rentabilizar os meios disponíveis e equilibrar melhor as contas das corporações que, obviamente, mantêm os anteriores compromissos em termos de socorro e transporte de doentes.

Uma experiência positiva em Coimbra apresenta ainda a vantagem deo modelo poder ser alargado a outros distritos ou servir como base a estruturas regionais ou de nível nacional, algo que a própria Liga dos Bombeiros Portugueses em tempos chegou a propor, mas que ainda não passou à prática.

Esta solução, tal como qualquer outra que rentabilize os meios existente, é obviamente benvinda, mas sem o apoio do Estado através da revisão dos valores pagos pelos vários serviços, poderá não ser o suficiente para que o transporte de doentes deixe de constituir uma actividade ruinosa para diversas corporações.

segunda-feira, maio 26, 2008

GPS autónomos a partir de 99 euros na Pixmania


Image Hosted by ImageShack
Um modelo de GPS por 99 euros

Os GPS autónomos, ou seja, aqueles que podem funcionar sem ligação a outro equipamento, estão em promoção na Pixmania, com preços que começam nos 99 euros.

O modelo mais acessível, o MAG GP-110, tem um écran de 4.3", um processador a 300 MHz, 1 Gb de memória interna e inclui cartografia Teleatlas da Europa e ligação USB.

Estes modelos de baixo custo, com antena integrada, écran táctil de 400 x 272 pixels incluem carregador de isqueiro, suporte de automóvel, cabo de ligação USB, bolsa e transformador para carga de corrente a 220V, constituindo assim uma solução completa e adequada a quem use o equipamento dentro das zonas mapeadas, o que exclui aventuras fora de estrada.

Recordamos os textos que publicamos relativamente aos critérios de selecção de GPS e, caso este ou outro dos modelos em promoção se enquadrem nas necessidades, esta será uma ocasião a aproveitar.

Bombeiros de Coimbra vão criar uma empresa de transporte de doentes - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Ambulâncias de transporte de doentes

A Federação de Bombeiros do distrito de Coimbra (FBDC), dirigida por Jaime Soares, vai criar em breve uma empresa privada de transporte de doentes, de modo a reduzir os custos e melhorar a coordenação de meios.

Uma central telefónica, instalada na sede da FBDC, estará em funcionamento permanente e irá receber os pedidos de transporte de doentes, que serão passados para as corporações de bombeiros com base na disponibilidade e na distância.

Espera-se que as 21 associações de bombeiros voluntários do distrito, bem como as três corporações profissionais sedeadas na Lousã, na Figueira da Foz e os Sapadores de Coimbra venham a integrar este projecto que passará pela criação de uma empresa privada ou de uma cooperativa.

Este projecto destina-se a melhorar o transporte hospitalar e inter-hospitalar de doentes, com recurso ambulâncias de bombeiros, pelo que não interfere com o socorro de emergência que se manterá na esfera do Instituto Nacional de Emergência Médica.

Uma das causas na origem deste projecto deve-se aos valores pagos actualmente pelos ministérios da Saúde e da Administração Interna, insuficientes para cobrir os custos e entregues muitas vezes com substancial atraso, o que obriga as corporações a adiantar os montantes necessários, por vezes com necessidade de recorrer a onerosos créditos bancários.

domingo, maio 25, 2008

Dissuadir o suicídio - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Socorro numa tentativa de suicídio

Em contrapartida, é vital tentar saber os motivos, sendo este o caminho a seguir, pois permite explorar soluções concretas para os problemas com que o possível suicida se debate e ajuda a evitar cometer erros, como o de mencionar para desencorajar deste acto qualquer dos factores que contribuiram para a actual situação.

Essencial é manter um diálogo e ser positivo, explorando novas possibilidades e ganhando o máximo de tempo possível, de modo a que se possa contactar quem possa exercer alguma influência positiva, obter auxílio de especialistas ou mesmo permitir preparar uma solução de resgate que detenha qualquer acto desesperado.

Neste processo, não se deve, obviamente, efectuar promessas ou assumir compromissos que não possam ser cumpridos, pois estas supostas concessões minam a confiança e expoem o potencial suicida a uma nova desilusão, aumentando a sua determinação de por termo à vida.

Na maior parte das situações, ganhar tempo permite estabelecer maiores laços e relações de confiança, criar empatia e diminuir a tensão, reunir informação e obter a presença de quem tenha influência, de modo a que se possa avançar no sentido de dissuadir qualquer acto desesperado, pelo que o prolongar do diálogo, mesmo quando parece que se avança pouco ou nada, tende a representar um progresso.

No entanto, este prolongar do diálogo deve ter metas e objectivos concretos, como de forma a tentar neutralizar meios ou possibilidades de suicídio, como afastando o potencial suicida de locais perigosos, tentando remover instrumentos ou utensílios que este possa utilizar e criando condições adicionais de segurança, como, por exemplo, instalando barreiras de protecção ou sistemas que permitam amparar uma queda em altura.