quinta-feira, maio 01, 2008

Apresentadas recomendações para combater o "car jacking" - 2ª parte


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Portagem numa auto-estrada com Via Verde

Segundo o Relatório Anual de Segurança Interna, o "car jacking" foi o tipo de crime que aumentou mais, com uma diferença de 33% em relação ao ano anterior e afecta sobretudo os modelos de topo de gama que são, muitas vezes, utilizados noutras actividades criminosas, como assaltos.

O problema do recurso a tecnologias para combater este tipo de crime já foi abordado por diversas vezes, tecendo diversas considerações que foram enviadas ao MAI antes de este dar início a este processo que replica as ideias enviadas.

Relativamente ao sistema de câmaras, consideramos mais adequada a implementação de "transponders" nos veículos e a colocação de sistemas de leitura em locais estratégicos, eventualmente associadas a uma das várias câmaras de detecção de velocidade, de passagem quase obrigatória, que alertarão as autoridades para uma dada viatura.

Para explicar melhor a ideia de "transponder", podemos usar como exemplo o conhecido equipamento da "Via Verde", onde um equipamento electrónico, durante uma passagem próxima, responde a outro com um sinal codificado, identificando-se perante uma base de dados.

De igual forma, um sistema semelhante instalado num veículo, que poderia ser duplicado ou triplicado caso se pretenda uma maior segurança resultante da dificuldade de detecção e remoção, permitiria uma identificação através de equipamentos instalados em locais estratégicos, como pontes, túneis, acessos a cidades ou portagens de auto-estradas, para mencionar apenas alguns.

Equipamentos com funções semelhantes poderiam também equipar viaturas policiais, de modo a efectuar verificações móveis, sobretudo em zonas mais periféricas ou consideradas como mais problemáticas, complementando assim a já existente infraestrutura fixa da "Via Verde" que poderia também ser utilizada para este fim.

A privacidade seria mantida dado que a associação entre o código do "transponder" e a matrícula apenas seria efectuada através de um registo temporário aberto na altura da ocorrência de um incidente e apagado após a sua conclusão, de forma a evitar que houvesse um seguimento sem causa adequada de uma dada viatura.

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