sábado, outubro 09, 2021

O Windows 11 e o TPM 1.2 - 1ª parte

Quem possuir um equipamento cujo processador não é suportado, mas tem o desempenho adequado, e tem apenas o TPM na versão 1.2, e não na 2.0, pode, mesmo assim fazer a actualização para o Windows 11, recorrendo a um pequeno ajuste no resgisto do equipamento, no seguimento de instruções que constam do "site" da própria Microsoft.

Em primeiro lugar, é necessário pressionar as teclas "Win" e "R" para activar o tpm.msc onde é possível verificar se o TPM 1.2 está presente, o que sabemos é insuficiente para o equipamento estar certificado para o Windows 11, mas é o mínimo para que este sistema operativo seja instalado.

Também recorrendo ao mesmo conjunto de teclas, "Win" e "R", se pode aceder ao "regedit", o editor do registo do equipamento, onde se deve pesquisar o registo "HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup\MoSetup" através da função de pesquisa nele incluido.

Clicando com o botão direito do rato, seleciona-se a criação de uma nova entrada, com o formato DWORD e um valor de 32 bits, dando-lhe o nome de "AllowUpgradesWithUnsupportedTPMOrCPU" e atribuindo-lhe o valor de 1, após o que se pode sair do "regedit".

sexta-feira, outubro 08, 2021

Os erros nas sondagens - 6ª parte

E o vencedor é... - 1ª parte
E o vencedor é... - 2ª parte
E o vencedor é... - 3ª parte
E o vencedor é... - 4ª parte

Apesar de termos escrito este conjunto de textos há vários anos, com os primeiros a datarem de 2009, seguido-se 2011 e 2015, pouco ou nada se tem alterado em termos de sondagens, continuando-se a verificar os mesmos erros de sempre, podendo-se ter melhorado alguns métodos, sem, efectivamente, abordar a questão essencial, nem tirar elações das clamorosas falhas que continuam a verificar-se.

Enquanto as razões da descrepância entre sondagens e resultados não for efectivamente analizada, e adoptadas medidas correctivas, não apenas na mecânica, mas, sobretudo nas interpretações, este problema irá subsistir e as aparentes surpresas quando tal acontece apenas demonstra a incapacidade, ou falta de vontade, para resolver este problema.

quinta-feira, outubro 07, 2021

Opera 80 final disponibilizado

No dia em que o Windows 11 foi disponibilizado para todos os equipamentos certificados, surge igualmente a versão final do Opera 80, ficando este navegador na compilação 80.0.4170.16 após ser actualizado de acordo com o procedimento habitual, que se realiza de forma automática e bastante rápida.

Sem novas funcionalidades que o distingam de versões anteriores, com o enfâse nos recentes melhoramentos, que incluem os "pinboards", as chamadas vídeo em "pop-up", que se mantêm em primeiro plano em permanência, os "player" na barra lateral e a sincronização com a versão para disponíveis móveis via código QR, os mesmos que encontramos na ainda recente versão 79.

As modificações essenciais são, efectivamente, a nível interno, recorrendo ao "Chromium" versão 94.0.4603.0, tendo sido corrigidos diversos erros, a maioria dos quais, por ocorrerem em situações muito específicas, nunca foram detectados pela maioria dos utilizadores, bem como melhoramentos de desempenho, sendo óbvio que existem objectivos de marketing e compatibilidade com a nova versão do Windows.

Lembramos que é sempre possível testar versões mais recentes do Opera, estando disponível a versão de desenvolvimento da versão 81, que pode ser útil sempre que surgem erros na versão presente e a opção para voltar à anterior não é aplicável, sendo esta uma solução que deve ser equacionada com precaução, dado ser uma versão ainda experimental.

terça-feira, outubro 05, 2021

Meio milhão de objectos retidos pelos CTT - 2ª parte

É de notar que mesmo objectos postais encomendados com direitos pré-pagos, ou seja, dispensando formalidades alfandegárias, acompanhados da respectiva documentação emitida por entidades reconhecidas, aguardam vários dias, podendo entrar nas semanas, antes de serem entregues, ocupando espaço e, inevitavelmente, acabando por contribuir para a calamitosa situação que se vive.

É impossível contabilizar os prejuízos causados pelo inaceitável desempenho dos CTT na economia nacional, tendo os destinatários, caso possível, por optar em aceitar as crescentes demoras, ou, caso a opção esteja disponível, pagar um valor acrescido pelo envio, recorrendo a outra empresa, do que resulta, objectivamente, o aumento dos custos totais de mercadorias e perda de valor e competitividade na economia nacional.

Pode-se sempre objectar que a maioria deste meio milhão de objectos serão de baixo valor ou que se destinam a uma utilização privada, algo que não está confirmado, mas, mesmo que o valor médio seja de uma vintena de Euros e metade seja para uso privado, o valor dos objectos retidos destinados a uma utilização profissional ronda os 5.000.000 de Euros, podendo ser parte de projectos imobilizados pela falta de componentes, pelo que o valor total imobilizado pode representar, para a economia nacional, dezenas de milhões de Euros.

Manifestamente, os CTT não respondem adequadamente ao exigível nos dias de hoje, facto reconhecido por qualquer analista objectivo, e o facto de continuarem a ter a concessão do Serviço Postal Universal representa um prejuízo incalculável para a economia nacional, sendo apenas um dos inúmeros factores que leva ao empobrecimento de um país sem competitividade.

segunda-feira, outubro 04, 2021

Os erros nas sondagens - 4ª parte

Este impacto é assimétrico, porque os níveis e tipos de dependência são distintos face às várias tendências políticas, sendo óbvio que terá um maior impacto nos partidos que mais nomeiam para o aparelho do Estado ou que mais se relacionam com classes sociais e profissionais que dependem de acordos ou contratos, mesmo que indirectos, com o sector público e que, naturalmente, não querem desagradar a quem tem poder decisório capaz de os impactar.

Será, portanto, expectável, que as sondagens favoreçam partidos ligados ao poder, mesmo que indirectamente, e que tenham tendências mais estatizantes, e que, consequentemente, terão as suas expectativas frustradas no dia das eleições, quando os resultados, inevitavelmente, se afastam do previsto.

Acresce o que podemos considerar como socialmente aceite, nas mais diversas áreas, o que pode reduzir os números de partidos ou movimentos que defendam posições social ou culturalmente menos comuns, eventualmente associadas com tendências mais extremistas, com as quais os seus adeptos podem não querer identificar-se publicamente.

É de notar que, podendo não responder, essa será uma opção mais espectável do que proporcionar respostas que não correspodem às reais opções, pelo que teremos uma amostragem que, tecnicamente correcta em termos da amostra, com uma distribuição correcta nos seus vários parâmetros, não traduz a realidade do pensamento geral, facto que é virtualmente indetectável pelos técnicos, mas que merece ser apreciada por cientistas sociais.

domingo, outubro 03, 2021

Meio milhão de objectos retidos pelos CTT - 1ª parte

Os atrasos nas entregas de objectos a serem processados via CTT provenientes de fora da União Europeia têm vindo a aumentar regularmente, seja devido a circunstâncias antecipáveis, como o Brexit, seja como consequência de factores imponderáveis, como o Covid, do que resultou um aumento de encomendas online.

Vários orgãos de comunicação social noticiaram que mais de 500.000 objectos estão retidos, à espera de processamento e entrega, tendo os CTT alugado um novo armazém, onde se acumulam encomendas, num investimento mais que dúbio, já que o encargo daí resultante podia ter sido direccionado para o aumento de recursos a nível de processamento.

Faria mais sentido que, face à perspectiva e, posteriormente, concretização do aumento de encomendas entregues por via postal, tivesse sido feito o correspondente investimento, que seria rentabilizado pela alteração das circunstâncias, indo de encontro a um cenário mais do que previsível e que implicava uma preparação adequada.

Ao invés, em vez de investir, os CTT optaram pelo gasto, pagando a renda de um novo armazém, bem como encargos associados, que, para além de serem efectivamente e somente uma despesa adicional, em nada contribui para resolver o problema que cada vez mais destinatários enfrentam, independentemente de os objectos a receber serem para fins particulares ou profissionais.