Quando o Natal se aproxima, tendemos a procurar algumas pequenas recordações que, sem obrigar a dispêndios consideráveis, sejam originais e cuja utilidade os mantenha em uso, o que mantém presente quem fez a oferta.
Uma sugestão é a de uma pequena lanterna, no formato de cartão de crédito, com 85 x 53 x 3 milímetros, permitindo ser transportada na carteira e que, alimentada por uma bateria de 3V CR1216, incluida, proporciona uma pequena fonte de luz, capaz de iluminar suavemente uma mesa de refeição.
Construida em plástico ABS, incorporando um pequeno "led", esta lanterna é extremamente simples de utilizar, bastando rodar a peça em forma de lâmpada onde se encontra a fonte de luz, para que esta acenda, com a peça de maiores dimensões, em formato rectangular, onde é possível escrever uma pequena dedicatória, a servir de base.
Tal como com imensos outros produtos vendidos no EBay, o preço varia enormemente, sendo que o mais favorável que encontramos é de pouco menos de uma libra, convertida em perto de 1.30 Euros, por duas unidades, incluindo os portes para Portugal, um valor inferior ao da bateria incluida, caso comprada entre nós e mesmo ao de um vulgar postal de Natal, sem dúvida menos útil e original.
sábado, novembro 15, 2014
sexta-feira, novembro 14, 2014
Modificação de bombas injectoras Bosch - 3ª parte
Naturalmente que, tal como com qualquer modificação a nível do desempenho do motor, o esforço mecânico resultante aumenta, tal como a temperatura, a qual deve ser devidamente monitorizada, sobretudo se estão previstos períodos de esforços prolongados, através de um sensor, eventualmente montado no local da EGR, ou na placa que o tapa, caso tenha sido removido, e de um mostrador que permita visualizar o nível de aquecimento interno do motor.
Para quem pretenda apenas o pino, por 56 Libras, o equivalente a perto de 65 Euros, a que acrescem portes, incluindo lubrificante e instruções, a solução da "Timber Trail 4x4" é uma das soluções mais em conta para melhorar o desempenho dos motores com bombas de injecção Bosch, competindo de forma muito favorável com outras propostas presentes no mercado, sendo uma boa opção para quem saiba proceder à instalação e ajustes.
Numa troca de mensagens com este fornecedor, fomos informados que uma nova versão, com um perfil diferente, sobretudo destinada a competição, está em fase de desenvolvimento, disponibilizando uma maior potência e binário, sobretudo a baixos regimes, não havendo ainda previsão de conclusão para este projecto.
Esta é, reconhecidamente, uma consequência da falta de ajuste destes pinos, obrigando a diferentes perfis, mais aguçados e compridos no caso dos que oferecem melhor desempenho, o que, no fundo, acaba por ser muito semelhante ao sucedido com os diversos modelos de árvores de cames, onde ao perfil corresponde uma dada performance.
Para quem pretenda apenas o pino, por 56 Libras, o equivalente a perto de 65 Euros, a que acrescem portes, incluindo lubrificante e instruções, a solução da "Timber Trail 4x4" é uma das soluções mais em conta para melhorar o desempenho dos motores com bombas de injecção Bosch, competindo de forma muito favorável com outras propostas presentes no mercado, sendo uma boa opção para quem saiba proceder à instalação e ajustes.
Numa troca de mensagens com este fornecedor, fomos informados que uma nova versão, com um perfil diferente, sobretudo destinada a competição, está em fase de desenvolvimento, disponibilizando uma maior potência e binário, sobretudo a baixos regimes, não havendo ainda previsão de conclusão para este projecto.
Esta é, reconhecidamente, uma consequência da falta de ajuste destes pinos, obrigando a diferentes perfis, mais aguçados e compridos no caso dos que oferecem melhor desempenho, o que, no fundo, acaba por ser muito semelhante ao sucedido com os diversos modelos de árvores de cames, onde ao perfil corresponde uma dada performance.
quinta-feira, novembro 13, 2014
Alterações nas reclamações no EBay - 3ª parte
Também desaconselhamos entrar em qualquer tipo de acordo, como um reenvio, que, de alguma forma possa ultrapassar o prazo limite para escalar o caso, dada a possibilidade de, mais uma vez, não haver entrega e serem ultrapassados os prazos para que o EBay tome uma atitude.
O EBay, prudentemente, evita alterações aos prazos prescritos, apesar de abrir algumas excepções, como quando o vendedor admite que o item não foi enviado ou, por qualquer razão, voltou para o local de origem e se torna óbvio que a espera por parte do cliente é inútil, sendo que, neste caso, a pedido do comprador pode abrir o caso administrativamente, decorrendo os restantes prazos a partir dessa acção e cabendo as iniciativas seguintes a ambas as partes.
Outra situação excepcional, esta difícil de gerir, é a resultante dos atrasos nas alfândegas, pois sabendo-se que o item foi enviado, não existe a certeza quanto à conformidade com o descrito e ao estado do mesmo, resultando na escolha ingrata em abrir e mesmo escalar um caso e esperar que tudo corra pelo melhor, sem a possibilidade de uma reclamação via EBay à posteriori, pelo que tudo ficará nas mãos do vendedor.
Assim, e mesmo correndo o risco de algumas injustiças, o nosso conselho vai no sentido de recorrer aos mecanismos de protecção do EBay dentro dos prazos, no limite inferior quando haja motivo para suspeitas, no superior sempre que tudo indique que o atraso se deve a motivos legítimos, mas sem nunca os deixar ultrapassar, independentemente da argumentação dos vendedores e mesmo do "feedback" que tenham, pois mesmo quando este é positivo, podem, por razões imprevistas, surgir motivos que resultem num não cumprimento o qual também deve ser exposto na altura de dar o "feedback" ao vendedor.
O EBay, prudentemente, evita alterações aos prazos prescritos, apesar de abrir algumas excepções, como quando o vendedor admite que o item não foi enviado ou, por qualquer razão, voltou para o local de origem e se torna óbvio que a espera por parte do cliente é inútil, sendo que, neste caso, a pedido do comprador pode abrir o caso administrativamente, decorrendo os restantes prazos a partir dessa acção e cabendo as iniciativas seguintes a ambas as partes.
Outra situação excepcional, esta difícil de gerir, é a resultante dos atrasos nas alfândegas, pois sabendo-se que o item foi enviado, não existe a certeza quanto à conformidade com o descrito e ao estado do mesmo, resultando na escolha ingrata em abrir e mesmo escalar um caso e esperar que tudo corra pelo melhor, sem a possibilidade de uma reclamação via EBay à posteriori, pelo que tudo ficará nas mãos do vendedor.
Assim, e mesmo correndo o risco de algumas injustiças, o nosso conselho vai no sentido de recorrer aos mecanismos de protecção do EBay dentro dos prazos, no limite inferior quando haja motivo para suspeitas, no superior sempre que tudo indique que o atraso se deve a motivos legítimos, mas sem nunca os deixar ultrapassar, independentemente da argumentação dos vendedores e mesmo do "feedback" que tenham, pois mesmo quando este é positivo, podem, por razões imprevistas, surgir motivos que resultem num não cumprimento o qual também deve ser exposto na altura de dar o "feedback" ao vendedor.
quarta-feira, novembro 12, 2014
Modificação de bombas injectoras Bosch - 2ª parte
No vídeo da "Timber Trail 4x4" pode-se ver o processo, que começa pela remoção dos parafusos que dão acesso ao interior, após o que é possível remover o pino, juntamente com o diafragma e o espaçador, bem como a mola, podendo-se, nesta altura, afinar a bomba e subsituir o pino original, bem como a mola e o diafragma, caso incluidos no "kit", pelo novo, devendo-se, depois de colocar as peças no local, testar o curso, após o que se pode fechar, recolocando a tampa e aparafusando-a novamente.
É de notar que este modelo, essencialmente cilíndrico e com um entalhe que terá como orientação a traseira do veículo, não tem ajuste, ao contrário daqueles que possuem um corpo de aspecto parecido com um cone ligeiramente descentrado, os quais podem ser rodados para obter uma dada afinação.
No caso do modelo do vídeo, os ajustes possíveis são apenas aqueles que dizem respeito aos possíveis na bomba injectora, em termos de avanço ou atraso, ou, eventualmente, recorrendo a um espaçador, como aquele que se pode ver a ser retirado, mas a posição de instalação correcta é apenas uma.
Esta situação é, de alguma forma, obviada pela existência de vários modelos com esta configuração, mas com perfis diferentes, no entanto, após selecionado o modelo correspondente ao pretendido, uma alteração passa sempre pela substituição da peça, tendo, como principal vantagem, a facilidade de instalação, o que permite ser feita por alguém com menores conhecimentos técnicos.
É de notar que este modelo, essencialmente cilíndrico e com um entalhe que terá como orientação a traseira do veículo, não tem ajuste, ao contrário daqueles que possuem um corpo de aspecto parecido com um cone ligeiramente descentrado, os quais podem ser rodados para obter uma dada afinação.
No caso do modelo do vídeo, os ajustes possíveis são apenas aqueles que dizem respeito aos possíveis na bomba injectora, em termos de avanço ou atraso, ou, eventualmente, recorrendo a um espaçador, como aquele que se pode ver a ser retirado, mas a posição de instalação correcta é apenas uma.
Esta situação é, de alguma forma, obviada pela existência de vários modelos com esta configuração, mas com perfis diferentes, no entanto, após selecionado o modelo correspondente ao pretendido, uma alteração passa sempre pela substituição da peça, tendo, como principal vantagem, a facilidade de instalação, o que permite ser feita por alguém com menores conhecimentos técnicos.
terça-feira, novembro 11, 2014
Deco negoceia desconto nos combustíveis
De forma análoga à do concurso para fornecimento de energia, a Deco-Proteste promove uma acção similar na área dos combustíveis, estando em curso o processo de inscrição de interessados que podem ou não ser associados desta associação de defesa de consumidores, pelo que não existem restrições de adesão a esse nível.
A ideia é negociar em nome dos interessados um preço mais favorável na aquisição de combustíveis, obtendo um desconto superior aos actuais, que poderá ser usufruido exibindo um cartão de desconto, a ser enviado a partir do final do mês de Novembro, data em que termina o processo de inscrição, para todos quantos tenham aderido.
O processo de adesão é feito "online" e extremamente simples, bastando indicar os dados pessoais, número de sócio da Deco, para os associados, e o fornecedor de combustível, bem como o desconto habitual, que pode resultar de um ou vários factores, como cartões de fidelidade ou descontos, campanhas, etc, após o que será recebido no endereço de correio electrónico introduzido, uma mensagem de confirmação.
Independentemente do resultado final, e porque não existem nem custos envolvidos, nem compromissos de nenhuma ordem, sugerimos aos nossos leitores que adiram, juntando-se aos mais de 440.000 que já o fizeram, reforçando assim a posição negocial da Deco, de forma a obter as melhores condições possíveis antes da anunciada subida de preços dos combustíveis que resultará da chamada "fiscalidade verde", a qual entrará em vigor em 2015.
A ideia é negociar em nome dos interessados um preço mais favorável na aquisição de combustíveis, obtendo um desconto superior aos actuais, que poderá ser usufruido exibindo um cartão de desconto, a ser enviado a partir do final do mês de Novembro, data em que termina o processo de inscrição, para todos quantos tenham aderido.
O processo de adesão é feito "online" e extremamente simples, bastando indicar os dados pessoais, número de sócio da Deco, para os associados, e o fornecedor de combustível, bem como o desconto habitual, que pode resultar de um ou vários factores, como cartões de fidelidade ou descontos, campanhas, etc, após o que será recebido no endereço de correio electrónico introduzido, uma mensagem de confirmação.
Independentemente do resultado final, e porque não existem nem custos envolvidos, nem compromissos de nenhuma ordem, sugerimos aos nossos leitores que adiram, juntando-se aos mais de 440.000 que já o fizeram, reforçando assim a posição negocial da Deco, de forma a obter as melhores condições possíveis antes da anunciada subida de preços dos combustíveis que resultará da chamada "fiscalidade verde", a qual entrará em vigor em 2015.
segunda-feira, novembro 10, 2014
Plataforma interior para Serie 88 e Defender 90 - 2ª parte
Após este primeiro passo, temos a plataforma elevada, a um nível tangente à divisória, desdobrando o segmento preso por uma dobradiça para diante, o qual vai passar sobre os assentos e ocupar o espaço que vai até ao tablier, onde terão que ser instalados pontos de sustentação ou de apoio.
Seguidamente, gira-se a parte que se encontra sobre a placa principal, de modo a ocupar o espaço que fica sobre a cava da roda direita, para o qual tem, obviamente, que existir um conjunto de apoios que podem ser, simplesmente, uma caixa feita à medida e que, noutras circunstâncias, sirva para arrumação.
Na parte dianteira da plataforma, que foi rebatida, existirá uma calha de deslizamento, que permita deslizar o conjunto para a direita até ficar devidamente alinhado com a plataforma posterior, depois de extendida a área lateral, após o que se gira a extensão da zona dianteira para a esquerda, ficando assim a plataforma completamente montada e ocupando a toda área interior a partir da extremidade esquerda da caixa de carga e limite interior direito.
Optamos por este sistema de dobragem que implica deslizar o conjunto dianteiro sobre uma calhar de modo a que as peças encaixem no mínimo volume, mas, caso se opte por um sistema em que existam extensões do lado direito e esquerdo, o que implica corte na zona do volante, as calhas e sistema de deslizamento são dispensáveis, sendo que, naturalmente, o volume total aumenta.
Seguidamente, gira-se a parte que se encontra sobre a placa principal, de modo a ocupar o espaço que fica sobre a cava da roda direita, para o qual tem, obviamente, que existir um conjunto de apoios que podem ser, simplesmente, uma caixa feita à medida e que, noutras circunstâncias, sirva para arrumação.
Na parte dianteira da plataforma, que foi rebatida, existirá uma calha de deslizamento, que permita deslizar o conjunto para a direita até ficar devidamente alinhado com a plataforma posterior, depois de extendida a área lateral, após o que se gira a extensão da zona dianteira para a esquerda, ficando assim a plataforma completamente montada e ocupando a toda área interior a partir da extremidade esquerda da caixa de carga e limite interior direito.
Optamos por este sistema de dobragem que implica deslizar o conjunto dianteiro sobre uma calhar de modo a que as peças encaixem no mínimo volume, mas, caso se opte por um sistema em que existam extensões do lado direito e esquerdo, o que implica corte na zona do volante, as calhas e sistema de deslizamento são dispensáveis, sendo que, naturalmente, o volume total aumenta.
domingo, novembro 09, 2014
Modificação de bombas injectoras Bosch - 1ª parte
Sem uma unidade de gestão electrónica, a melhoria do desempenho dos Discovery 1 passa por alterações a nível da mecânica, com especial incidência para o circuito de alimentação, que inclui a bomba injectora, a qual, através de modificações, como a substituição do pino interno, e de ajustes e afinações, permite dar mais alma ao motor.
Vários fornecedores disponibilizam peças e "kits", tendo em comum um pino para a bomba injectora, que pode ter diferentes configurações, com um aspecto mais cónico ou cilíndrico com um entalhe lateral e diferentes molas ou embolos, resultando em preço que vão desde os perto de 70 Euros, sem instalação, para um pino modificado aos 300 para um "kit" mais completo e instalado por especialistas.
O pino substitui o que vem de origem nas bombas injectoras Bosch, e que tem um aspecto quase cilíndrico, aumentando a extensão do movimento interno do que resulta um maior débito de combustível, resultando num melhore desempenho, que pode ser complementado com outras operações simples, como o ajuste do turbo, um novo filtro de ar, escape mais directo ou remoção da EGR.
Esta é uma operação simples em termos básicos, bastando seguir as instruções que, no caso de alguns "kits" são fornecidas conjuntamente, mas a verdadeira arte reside nos ajustes e na afinação, onde o "know how" e a experiência fazem toda a diferença e podem evitar erros de consequências graves para o motor.
Vários fornecedores disponibilizam peças e "kits", tendo em comum um pino para a bomba injectora, que pode ter diferentes configurações, com um aspecto mais cónico ou cilíndrico com um entalhe lateral e diferentes molas ou embolos, resultando em preço que vão desde os perto de 70 Euros, sem instalação, para um pino modificado aos 300 para um "kit" mais completo e instalado por especialistas.
O pino substitui o que vem de origem nas bombas injectoras Bosch, e que tem um aspecto quase cilíndrico, aumentando a extensão do movimento interno do que resulta um maior débito de combustível, resultando num melhore desempenho, que pode ser complementado com outras operações simples, como o ajuste do turbo, um novo filtro de ar, escape mais directo ou remoção da EGR.
Esta é uma operação simples em termos básicos, bastando seguir as instruções que, no caso de alguns "kits" são fornecidas conjuntamente, mas a verdadeira arte reside nos ajustes e na afinação, onde o "know how" e a experiência fazem toda a diferença e podem evitar erros de consequências graves para o motor.
Subscrever:
Mensagens (Atom)