sábado, junho 14, 2014

Arrumação de pequenos objectos em veículos

Image Hosted by Google Uma bolsa para telemóvel

Arrumar objectos de pequena e média dimensão em veículos, que vão desde mapas a canetas, passando por garrafas ou latas de bebida, telemóveis ou outros, mantendo-os localizáveis e ao alcance da mão, pode implicar um pequeno investimento nalguns acessórios, normalmente de muito baixo custo face às vantagens que oferecem.

Construida em plástico e com uma rede em nylon, esta bolsa para telemóveis ou pequenos objectos mede 15 x 8 x 1.1 centímetros, sendo extremamente simples de instalar, bastando para tal remover o papel protector das 3 tiras autocolantes com 3 milímetros de largura e pressionar no local pretendido que deve ser rígido, plano, não texturado e estar devidamente limpo.

Image Hosted by Google Organizador para assento de automóvel

Com perto de 58 x 23 centímetros, o organizador em nylon preto para a parte traseira do banco possui bolsas em rede para objectos de pequena e média dimensão e para uma garrafa, outra para uma lata de 33 centilitros, uma bolsa fechada com velcro, e uma última de maiores dimensões, aberta, bem como uma série de pequenas alças para canetas ou outros objectos, sendo fixo através de um sistema de elásticos.

Os preços unitários rondam o Euro e meio no primeiro caso e pero de três no segundo, ambos incluindo portes a partir da Ásia, sendo uma forma simples de aumentar, quando necessário, os locais de arrumação dentro de um veículo, sobretudo os destinados a pequenos objectos que tendem a ser difíceis de acomodar ao alcance da mão.

sexta-feira, junho 13, 2014

Nova suspensão no Discovery - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack Novos casquilhos para substituir os antigos

Conjuntamente com a substituição do conjunto de molas e amortecedores, decidimos substituir igualmente os casquilhos directamente relacionados com estas peças, igualmente muito desgastados, e que, durante esta operação, ficam bastante mais acessíveis, evitando-se duplicar parte do trabalho caso se tivesse optado por uma troca posterior.

O preço deste conjunto, seja em Portugal, seja em Inglaterra, acaba por andar pelos 270 Euros, incluindo IVA, sendo que o custo mais baixo num dos maiores fornecedores ingleses acaba por ser fortemente penalizado pelos portes, que acabam por rondar os 50 a 60 Euros, aproximando-os muito ou equiparando-os aos preços praticados pelas empresas nacionais, nomeadamente os da Motormáquina.

Acresce, naturalmente, e para quem não o possa efectuar, o preço da mão de obra para esta substituição de peças, que, mais do que uma capacidade ou conhecimentos técnicos profundos, implica algumas ferramentas e equipamentos, que podem incluir prensas para remover e colocar os casquilhos. e, sobretudo, um local adequado para efectuar esta operação que, pela experiência que temos, ocupa duas pessoas durante um dia inteiro.

O Discovery, para além da suspensão, necessita de outros trabalhos, a nível de revisões, pequenas reparações e, sobretudo de pneus em melhor estado, mas das alterações agora introduzidas pretendemos fazer uma pequena avaliação em breve, ficando uma análise mais prolongada para quando tivermos concretizado a totalidade destas acções.

quinta-feira, junho 12, 2014

Restrições à circulação no período crítico de incêndios florestais

Image Hosted by Google Uma estrada florestal

Foi publicada no Diário da República a portaria 110/14 que estabelece como período crítico de incêndios florestais, o período entre os dias 01 de Julho e 30 de Setembro, remetendo para o normativo anteriormente estabelecido, e que temos mencionado nos anos anteriores.

Decorrem tal como anteriormente, um conjunto de restrições à circulação em zonas florestais que irão vigorar durante este período de 3 meses, com implicações para quem circule fora de estrada, como estradões ou corta-fogos, incorrendo quem infringir o disposto na lei em conta-ordenações que podem ser bastante pesadas.

São mantidas as excepções habituais para quem tenha actividade económica local e possa justificar a sua presença no local, bem como para os veículos que possuam meios de extinção de fogos, como extintores, e estejam equipados com tapa-chamas nas saidas de escape.

Sobre a questão das restrições, pronunciamo-nos em anos anteriores, mantendo que as mesmas em nada beneficiam o combate aos fogos, nem contribuem para a sua prevenção, sendo francamente contraproducentes, resultando numa maior dificuldade de detecção dos fogos, e contribuindo para uma cada vez maior dificuldade em manter abertas as estradas florestais.

quarta-feira, junho 11, 2014

Cartões de pontos - 3ª parte

Image Hosted by Google Um dos prémios por pontos, um "kit de campismo"

Aproveitando as promoções, onde alguns produtos selecionados podem custar metade dos pontos inicialmente estabelecido, torna-se possível efectuar algumas compras por um preço real bastante baixo, sendo exemplo a possibilidade de adquirir um medidor electrónico de tensão arterial em troca dos pontos obtidos através da compra de pouco mais de 20 cadernetas de café em promoção.

Alguns artigos que podem incluir desde mochilas a telemóveis, passando por equipamentos electrónicos ou mapas, por vezes encontram-se nos catálogos de promoções sazonais, com descontos muito substanciais, os quais podem chegar aos 50%, razão pela qual será de esperar que aquilo que realmente tenha interesse seja colocado numa lista de descontos.

Também é normal que estes cartões permitam algum tipo de associação entre sí, sendo exemplo aquele que se verifica entre o "Fastgalp" e os cartões de crédito da Caixa Geral de Depósitos, do que resulta que pagamentos feitos com estes VISA acumulam pontos no cartão associado da Galp e que os pontos deste permitem pagar a anuidade do cartão da CGD associado.

Este é apenas um exemplo de um cartão de pontos, existindo inúmeros das mais diversas empresas e destinados a múltiplos fins, os quais, sendo bastante diferentes dos cartões de desconto, acabam por permitir, tal como estes últimos, efectuar aquisições em condições particularmente favoráveis, com descontos que podem, devidamente acumulados, representar quedas de preço entre os 25 e os 50%, algo a não desperdiçar nos tempos que correm.

terça-feira, junho 10, 2014

Um milhão de visitas

Image Hosted by Google Um milhão de visitas...

Apesar de ser virtualmente impossível de o afirmar com certeza, dada a falibilidade dos contadores, verificável através de testes, o facto de o sistema de contagem mais antigo que usamos, e que foi implementado escassos meses após termos dado início a este "blog" atingir o milhão de visitas, não deixa de ser motivo de comemoração.

Naturalmente que muitos destes visitantes são repetidos, provenientes dos nossos leitores regulares, a quem agradecemos a companhia ao longo destes anos, e que nos motivaram a continuar, enriquecendo o "blog" com os seus comentários e mensagens, mas muitos outros são anónimos, encaminhados pelos motores de busca e que esperamos aqui terem encontrado as informações que procuravam.

O "blog", não obstante ter-se mantido fiel à linha que presidiu a sua criação, tem evoluído, tal como o Mundo em que todos nos inserimos, abordando novos temas e tecnologias, sempre na perspectiva da sua utilidade face aos objectivos de sempre, aceitando-se sempre comentários e sugestões que permitam ir mais de encontro ao pretendido pelos nossos leitores.

A todos quantos nos têm visitado ao longo destes anos e de mais de 5.000 "posts", o nosso muito obrigado pela vossa presença e votos dos maiores sucessos a nível pessoal e profissional, esperando que nos continuem a acompanhar no futuro.

segunda-feira, junho 09, 2014

Nova suspensão no Discovery - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack O "kit" DA4286 da Britpart

Com quase 300.000 quilómetros, era óbvio que a resposta da suspensão do nosso Discovery 300 Tdi deixava muito a desejar, manifestando um comportamento irregular e inseguro, sobretudo em travagem, altura em que a falta de resposta dos amortecedores resultava, caso se travasse violentamente, no atravessamento do veículo.

Como a utilização do Discovery nada tem a ver com a do Defender, o investimento numa nova suspensão foi francamente inferior, tendo-se optado pelo "kit" da Britpart DA4286MD que eleva a carroçaria em perto de 4 centímetros, e que inclui amortecedores Supergaz e as conhecidas molas em cor amarela deste fabricante, com rigidez média.

Face ao Defender, no qual instalamos amortecedores Terrafirma e molas Bearmach HD, esta solução surge como mais adaptada a uma utilização mista num veículo cujo desempenho, seja pela potência do motor, seja pelo peso, é francamente inferior em muitos níveis, mas que possui uma velocidade mais elevada em estrada.

Optamos por um "Medium Duty" como forma de precaver um aumento do peso resultante da adição de opcionais, sem que a suspensão fique demasiado rígida, resultando num menor nível de conforto, algo que pretendemos evitar num veículo que se pretende polivalente, com capacidade fora de estrada sem comprometer o transporte de passageiros.

domingo, junho 08, 2014

Localizadores para todos os gostos por menos de 50 Euros - 2ª parte

Para quem necessite de bateria, caso necessite de comunicações permanentes via GPRS, o TK-102-2 continua a estar entre os modelos mais comuns, possuindo um tempo de "stand by" de até 80 horas e numerosos acessórios disponíveis, entre os quais os que permitem uma instalação permanente ou semi-permanente, ligando a uma alimentação externa.

Com funcionalidades semelhantes, mas destinado a veículos, o modelo 303-B é de muito pequenas dimensões, sendo extremamente fácil de esconder, mas requer uma instalação que pode ser apenas a ligação eléctrica, mas pode ser bem mais complexas caso se pretenda explorar todas as potencialidades, que incluem interacção com o alarme, comando centralizado ou sistemas de imobilização, tendo um preço que ronda a trintena de Euros.

Logicamente que os modelos fixos para veículos, como os conhecidos TK-103B, serão sempre uma opção a ter em conta quando se trate de implementar mais funcionalidades, incluindo a imobilização remota ou aviso de vibração, tendo os preços vindo a baixar até abaixo da meia centena de Euros, mas implicando o preço de uma instalação, caso o proprietário não seja especialista na matéria.

Lembramos que um cartão SIM pode ser obtido por um valor insignificante, ou mesmo de forma gratuita, e que mesmo que com um saldo muito escasso, na ordem os dois Euros e meio, permite, em caso de necessidade e até um novo carregamento, enviar SMS ou mensagens via GPRS durante o período necessário à respectiva localização.