sábado, julho 10, 2021

"Phishing" via SMS com aviso de chegada de encomenda - 1ª parte

O Brexit e o termo do limite de 22 Euros para o pagamento de IVA nas importações tiveram diversos efeitos colaterais, um dos quais é o de favorecer as tentativas de fraude, através de técnicas de "phishing", simulando a chegada de uma encomenda cuja entrega depende de uma acção do destinatário.

É de esperar que, existindo um número de contacto numa encomenda retida, o procedimento normal seja o envio de um SMS, do qual devem constar dados concretos, sendo proveniente de um número verificável, algo que, tipicamente, não acontece numa tentativa de "phishing", como é disso exemplo uma que recebemos recentemente.

Tipicamente, a aplicação de Mensagens do Android reconhece este tipo de mensagem como sendo "spam", devendo a mesma ser reportada como tal e o cartão do equipamento emissor bloqueado, o que vai contribuir para que outros utilizadores sejam alertados e as mensagens tenham um impacto diminuto.

Também é possível que num dos "sites" onde é possível reportar números associados a "spam", o número que consta do SMS já esteja listado, com descrição do sucedido, justificando-se reforçar o alerta preenchendo o pequeno formulário que permite informar os restantes utilizadores da plataforma para os riscos inerentes a esse número.

sexta-feira, julho 09, 2021

Leitor de cartões da Rocketek

Com a introdução de um crescente número de cartões com "chip", que podem ir desde os comuns cartões bancários aos de fidelidade, os leitores, com suporte para múltiplos formatos, pode ser uma opção a ter em conta, permitindo efectuar operações que impliquem uma validação por dispositivo físico, encontrando-se entre estas algumas das que recorrem ao Cartão de Cidadão.

O modelo CR318 da Rocketek liga-se a um equipamento com Windows XP ou superior e Mac OS através de uma porta USB2.0 e é compatível com um largo número de cartões, entre estes os emitidos por diversos governos e os que obedecem às normas AKO, OWA, DKO, JKO, DCO ou CAC.

Este leitor, baseado no "chip" AU9580, é facilmente transportável, de pequenas dimensões, medindo apenas 58 x 22 x 13 milímetros, compatível com a maioria dos equipamentos informáticos em uso, revelando-se rápido de muito fácil de utilizar, lendo a maioria dos cartões actualmente em uso.

O preço, com portes a partir da Ásia e direitos alfandegários pré-pagos, algo que aconselhamos sempre que se efectuem aquisições fora do espaço comunitário, ronda os 16 Euros, e, tal como outros leitores similares, pode pagar-se na primeira utilização, caso o preço da operação "online" tenha um desconto substancial face ao atendimento presencial, algo que acontece com frequência em "sites" oficiais.

quinta-feira, julho 08, 2021

Desalfandegamento via "site" dos CTT - 2ª parte

Uma imagem da página onde foi feita a compra, ou um resumo desta quando fornecida pelo "site" onde esta foi efectuada, que por vezes tem uma versão adequada a este fim, e outra do pagamento, que pode ser o resumo da transação via Paypal, que será o mais comum, ou de outro processador de pagamentos, que pode ser o próprio banco, para o que deve haver um documento emitido pela entidade bancária que o processou.

O próprio portal estabelece o valor a pagar, que deve ser pago na altura, dentro do próprio sistema, após o que o destinatário pode estabelecer que pretende ser informado da evolução do processo, sendo notificado via SMS sempre que exista uma alteração de estado da encomenda.

Naturalmente, face aos custos, o destinatário pode recusar a encomenda, que será retornada ao destinatário, podendo daqui resultar algum custo extra a nível de portes, sendo que desta decisão não existe recurso, tornando-se imediatmente defenitiva, pelo que deve ser tomada após uma reflexão ponderada e não no calor do momento, quando confrontado com a necessidade de pagar um valor inesperado.

Em termos básicos, uma encomenda de baixo valor irá pagar, no mínimo, um par de Euros extra, para o serviço, e queremos lembrar que muitas pequenas encomendas encomendadas na Ásia custam apenas um Euro, incluindo portes, a que acrescem 23% de IVA, o que, se nalguns casos, torna irracional a compra, noutros pode continuar a fazer sentido, tal a diferença de preços praticados na origem e entre nós.

quarta-feira, julho 07, 2021

Gatochy, uma presença que permanece

Não obstante ter partido há 13 anos, pelas 01:15, razão pela qual esta é a única publicação anual que não é publicada às 00:00, a presença de Gatochy no coração de quem com ela conviveu permanece, tal a personalidade única desta gatinha tão especial, com características muito peculiares e um feitio algo delicado.

Gatochy ainda era muito pequena quando foi adoptada, e era impossível deixar de o fazer, dado que uma gatinha tão jovem, e faminta, dificilmente iria sobreviver na rua, tendo permanecido na sua nova casa, e no seu novo bairro, durante toda a sua vida, cheia de aventuras, nem sempre com resultados positivos, mas, de forma alguma monótona ou aborrecida.

Nenhum dos gatos que aqui residirem tinha uma personalidade tão irascível quanto a de Gatochy, capaz de se sentir ofendida e considerar como um ataque pessoal qualquer pequeno inconveniente, que nunca era esquecido até que a sua resposta, ou vingança, se materializasse, algo que podia ocorrer muito para além de qualquer prazo razoável e, sem dúvida, para além da memória da vítima.

E se por um lado Gatochy não perdoava, por outro era uma doçura, particularmente afectuosa com quem dela cuidava, e foi preciso cuidar muito desta pequena gatinha de saúde frágil, mas com um enorme coração e uma coragem e determinação que a tornam inesquecível.

terça-feira, julho 06, 2021

O Windows 11 e o TPM 2.0 - 5ª parte

Podemos supor que alguns requisitos para instalação do Windows 11, mais do que bem acolhidos pelos fabricantes de computadores, poderão ter tido influência destes, que aqui vêm uma possibilidade de expansão na actividade, enquanto para a Microsoft as vantagens são uma melhor experiência para o utilizador, do que resulta uma maior satisfação face aos seus produtos, mas sem que do lançamento do novo sistema operativo, que é actualizado gratuitamente para quem tenha uma versão anterior licenciada, tenha o mesmo impacto que terá para quem fornece o "hardware".

Manifestamente, face às reacções de muitos utilizadores, a Microsoft está a rever as especificações para um equipamento receber o Windows 11, facto que ficou mais claro quando o "software" de teste, que nem sequer especificava quais as incompatibilidades ou insuficiências, foi removido, com a promessa de ser substituido por uma versão mais recente.

Espera-se que, conjuntamente com um novo programa de testes, alguns requisitos mudem, sendo óbvio que haverá novidades a nível dos processadores suportados, incluindo modelos que, apesar de terem alguns anos, continuam com um excelente desempenho, mas estando ainda em aberto a questão do TPM 2.0, sem dúvida a que tem levantado maior número de objecções.

Não obstante a promessa de manter actualizado o Windows 10 durante os próximos anos, e a experiência diz-nos que esse prazo tende a ser extendido, tal opção é limitativa e em nada contribui para a maior segurança e fiabilidade que a Microsoft pretende com o Windows 11 ao impedir que a maioria dos computadores actualmente em uso possam aceder à sua nova plataforma e, inerentemente, às funcionalidades e produtos que dele dependam, do que resulta o prejuízo, não apenas para os potenciais utilizadores, mas para a própria Microsoft, que assim tende a afastar que se sinta prejudicado por este conjunto de restrições.

segunda-feira, julho 05, 2021

Restrições de movimento ao abrigo da Lei de Bases da Protecção Civil - 6ª parte

A medida é, portanto, ineficaz, enviando uma mensagem de forma incómoda, que pode resultar mais em revolta do que na pretendida mudança de atitudes e, menos ainda, no controle da pandemia nas zonas actualmente mais afectadas, pelo que faz todo o sentido que constituicionalistas e juristas tenham considerado este tipo de restrições como inconstitucional, tendo um partido político tendo remetido o caso para o tribunal administrativo da comarca de Lisboa.

Pior ainda, este tipo de determinações resultam mais em revolta do que na pretendida mudança de atitudes e, menos ainda, no controle da pandemia nas zonas actualmente mais afectadas, pelo que faz todo o sentido que constituicionalistas e juristas tenham considerado este tipo de restrições como inconstitucional, tendo um partido político tendo remetido o caso para o tribunal administrativo da comarca de Lisboa.

Desta indefenição jurídica, e não apenas constitucional, inevitavelmente resulta um desgaste para o poder político, do que resulta um acréscimo na perda de autoridade do Estado, e um menor respeito pela Constituição, surgindo a justificada dúvida quanto à sua real valia quando as garantias dela constantes são postas em causa, sem que exita um esclarecimento cabal quanto à legitimidade das mesmas.

Estas restrições, fora do âmbito do Estado de Emergência, parecem-nos abusivas, sem sustentação legal, ineficazes e desproporcionais, podendo ter consequências negativas a vários níveis, incluindo do ponto de vista indemnizatório, já que, todos aqueles que puderem provar terem sido prejudicados, caso o tribunal confirme a ilegalidade desde decisão, terão o direito de ser ressarcidos, caindo o custo sobre o Estado.

domingo, julho 04, 2021

Desalfandegamento via "site" dos CTT - 1ª parte

Com o termo da isenção do limite de 22 Euros, todas as encomendas provenientes de países exteriores à Comunidade Europeia passam a pagar IVA, tendo que ser desalfandegados, do que decorre o pagamento deste serviço, podendo ainda incorrer noutros pagamentos casos excedam os 150 Euros.

Os CTT, responsáveis pela maioria das encomendas de baixo valor que chegam a Portugal, possuem uma plataforma que permite aos compradores ou destinatários de uma encomenda, e queremos lembrar que os presentes não estão isentos de pagamento de direitos alfandegários, forneçam os dados que permitem um desalfandegamento rápido e com um mínimo de custos.

O processo inicia-se com a recepção do aviso, que informa o destinatário da chegada de um volume postal que carece de ser desalfandegado, devendo aceder ao "site" dos CTT, para o que é necessário proceder a um registo simples, no qual são fornecidos os dados essenciais, incluindo a nível fiscal, a partir do qual é possível aceder às funcionalidades deste portal.

O primeiro passo é introduzir as referências enviadas pelos CTT, que pode ser via postal ou por SMS, caso disponham do número de telefone do destinatário, após o que se deve carregar as versões digitais dos documentos que são pedidos e que, tipicamente, serão factura e comprovativo de pagamento.