sábado, setembro 05, 2009

Projecções e datums em linguagem comum - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Parte de um planisfério

De uma forma simples e esquecendo qualquer termo técnico, uma projecção pode ser descrita da seguinte forma.

Partindo de uma parte de uma bola, onde está desenhado um mapa pretende-se convertê-lo num mapa plano, com um mínimo de erros e reproduzindo tão fielmente quanto possível o original, mantendo as distância aproximadas.

Não se consegue uma superfície regular, nem um efeito previsível se nos limitar-mos a esmagar a bola, pelo que se opta por escolher um ponto, mais ou menos a meio ou numa zona que consideres importante e começar a fazer cortes que partem daí para as extremidades.

A escolha do local inicial, a partir do qual se procedem aos cortes, é relevante, pois quanto mais longe deste ponto, maior será a distorção e, consequentemente, os erros a nível de distâncias dada a existência de linhas divergentes.

Assim, faz todo o sentido que o local de origem varie conforma a zona que irá abranger o sistema cartográfico em questão, dando origem aos vários "datums" existentes, os quais acabam por estar intimamente relacionados com o efeito de distorção que é potenciado pela planificação de uma superfície curva.

sexta-feira, setembro 04, 2009

"Jerry cans" no EBay alemão - 3ª parte


Image Hosted by ImageShack
Alguns "jerry cans" adquiridos no EBay

Outra opção, para quem queira um aspecto quase novo, é a de recorrer a um "spray" de verde fosco e dar duas ou três camadas sobre a existente, sendo conveniente limpar cuidadosamente os "jerry cans", sobretudo no respeitande a gorduras, antes de proceder à pintura.

Para proceder à pintura, após a limpeza, sugerimos pendurar os "jerry cans" numa corda que passe pelas pegas e pintar toda a superfície de uma só vez, de modo a que exista um efeito de selagem tão bom quanto possível.

Desta forma, por um valor módico e sem a necessidade de encomendar grandes quantidades, será possível obter "jerry cans" com especificações militares, de qualidade muito superior aos que se costuma encontrar no mercado e, após pintados, com um aspecto quase novo, pronto a serem postos ao serviço numa qualquer expedição.

Numa fase posterior, dado que os suportes para os "jerry cans" tendem a ser dispendiosos, seja pelo preço, seja pelos portes inerentes ao seu peso e volume, iremos proceder à sua construção, numa versão capaz de conter três unidades, a qual será colocada no local de um dos bancos laterais do Serie, do lado oposto ao deposito de combustível original, de modo a equilibrar um pouco o peso transportado.

Canadair italianos em Portugal - 3ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um Canadair no combate a um fogo florestal

De entre as opções erradas, seja objectivamente, seja subjectivamente dada a mensagem que enviam, é de salientar o encerramento de serviços e valências que para as populações locais significa uma intenção de abandono por parte do poder central e se traduz no cada vez maior abandono dessas regiões.

A decisão de usar meios temporários ou optar por soluções defenitivas corresponde, logicamente, a instâncias diferentes, mas não podemos esquecer que no primeiro caso, estamos a falar de controle de danos, dos quais, independentemente do sucesso obtido, resulta sempre um prejuizo objectivo, que pode ser minimizado, mas que não deixa de ter um significativo impacto social.

Procurar soluções defenitivas, menos imediatistas e que se sentem a longo prazo, tem, por seu lado, custos óbvios, a suportar na actualidade, e apenas proveitos num futuro de médio ou longo prazo, algo que surge demasiado longínquo para enquadrar num calendário eleitoral onde alterações estruturais deem algum fruto, razão pela qual não vemos interessados em planear e perspectivar algo de defenitivo.

Enquanto o planeamento for sacrificado em prol do curto prazo e de algum controle de danos e contenção noticiosa, pouco mais podemos esperar do que o eternizar de uma desertificação e a falta de sustentabilidade de uma larga parte do território nacional, cada vez mais despovoado e empobrecido.

quinta-feira, setembro 03, 2009

Câmara de vigilância para veículos - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Esquema da câmara de vigilância

Juntamente com a câmara é igualmente fornecido um sistema de fixação orientável, fácil de instalar no parabrisas através de uma ventosa com sucção, sendo a direcção da gravação aferida através de um "laser" incorporado, o qual se destina apenas a esta função.

Para efeitos de visualizar ou descarregar o vídeo, são incluidos cabos AV, para ligação a uma televisão convencional, e um cabo USB para ligação a um computador, para onde se pode transferir a informação alojada na câmara.

Com dimensões de apenas 78 x 62 x 29 mm, sem incluir o sistema de fixação, esta é uma câmara de dimensões muito reduzidas, fácil de utilizar recorrendo apenas a alguns botões e que pode ser útil em múltiplas circunstâncias, seja a nível profissional, seja para efeitos pessoais sempre que seja necessário gravar um trajecto ou mesmo realizar um pequeno filme de uma actividade radical.

Este é apenas um de vários modelos existentes, que usamos como exemplo, com preços que rondam a meia centena de euros, a que se podem adicionar despesas alfandegárias, e podem servir de testemunhas em situações de alguma complexidade ou mesmo de litígio.

Canadair italianos em Portugal - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um Canadair no combate a um fogo florestal

A resposta tem sido, manifestamente, o recurso ao aumento do número de meios aéreos, os quais não dependem de efectivos em terra, nem de acessibilidades, nem vêm a acção comprometida pela falta de infraestruturas locais, mas que oneram pesadamente o Estado e não são uma solução defenitiva.

Por outro lado, dado que os meios aéreos não operam durante a noite, a evolução favorável das condições climáticas que resultam da diminuição da temperatura e do aumento de humidade é contrariada pela perda dos meios que asseguravam o sucesso no combate.

Assim, as vantagens climáticas são fortemente atenuadas por uma muito substancial redução na eficácia do combate, onde a preponderância dos meios aéreos tende a aumentar, resultando numa quase situação de empate técnico que se salda muitas vezes por um prolongar dos fogos até nova intervenção aérea.

O recurso temporário, absolutamente necessário em situações específicas, acaba, portanto, por se confundir com a solução, a qual passa por modificações substanciais, que implicam alterações políticas e favoreçam o repovoamente e reodenamento do Interior do País, algo que várias das recentes opções governativas acaba por desfavorecer.

quarta-feira, setembro 02, 2009

Câmara de vigilância para veículos - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
A câmara de vigilância

Este sistema de gravação de vídeos em formato digital foi concebido essencialmente para gravar trajectos em veículos, registando imagens e som de uma viagem de modo a poder posteriormente ser consultado num computador pessoal

Em termos de funcionamento, trata-se de um sistema baseado num sensor CMOS de 1/4" com capacidade para gravar até 30 imagens por minuto numa resolução de 640x480 pixeis, podendo ser usada de noite, com algumas limitações, devido a um sistema de focos do tipo "led" incorporados.

O vídeo, em formato AVI é gravado num cartão SD ou MMC de capacidade entre os 128 Mb e os 32 Gb, sendo a gravação do tipo circular, ou seja, quando chega ao fim começa a gravar no início da memória, susbtituindo a informação aí contida.

A alimentação é efectuada através de uma bateria interna recarregável de iões de lítio, mas a câmara também pode ser ligada a uma tomada de isqueiro através de um cabo adaptador fornecido conjuntamente.

Canadair italianos em Portugal - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um Canadair no combate a um fogo florestal

Com o agravar da situação dos incêndios florestais nos últimos dias, a Comissão Europeia decidiu enviar para Portugal dois aviões pesados Canadair, reforçando assim o já significativo conjunto de meios aéreos disponíveis para o combate aos fogos.

O aumento relativamente a 2008 resulta, em parte, do agravar das condições atmosféricas ocorrido este ano, desmentindo assim as afirmações governamentais que, em alturas mais favoráveis, minimizavam a importância de factores decisivos.

Também é de notar que existe uma cada vez maior necessidade de recurso a meios aéreos, o que denota a insuficiência de meios terrestres em zonas demasiado despovoadas, onde as corporações já não dispoem de uma base de recrutamento adequada, e onde a falta de aproveitamento e de limpeza das terras permitem um avanço fácil das chamas.

Nota-se igualmente que existem dificuldades consideráveis em termos de acessibilidades, igualmente fruto de falta de ocupação das terras, mas igualmente de um conjunto de restrições à circulação fora de estrada, impedindo que actividades que mantinham circuláveis caminhos florestais deixem de ser transitáveis.

terça-feira, setembro 01, 2009

Substitutos de placas de desatascamento no EBay alemão - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Substitutos de placas de desatascamento

Assim, com um único conjunto de 16 peças podem-se obter 4 unidades para cada roda, as quais podem ser fixas entre sí através de pequenas correntes, correias ou tirantes, de modo a que se mantenham unidas entre sí mesmo em situações de esforço, atingindo uma extensão total que se aproxima dos 2 metros.

A perto de uma trintena de centímetros de largura será, em princípio, suficiente, mas também é possível prender as placas de modo a que a largura aumente à custa do comprimento, solução a ter em conta em situações onde haja a possibilidade de desvios laterais mais significativos.

O facto de serem de pequenas dimensões, apesar das limitações inerentes, também facilita a sua arrumação no interior de uma viatura, sendo que este conjunto completo acaba por ficar contido numa caixa com perto de 50 x 30 x 16 cm, provavelmente mais fácil de acondicionar do que as pranchas com mais de um metro de comprimento feitas especificamente para efeitos de desatascamento.

Não pretendemos comparar um conjunto que custa perto de uma trintena de euros com um que pode custar, incluindo portes, umas cinco vezes mais, mas tão somente propor alternativas para quem, por razões económicas ou mesmo por funcionalidades, tenha que optar por uma solução diferente.

Um triste mês de Agosto - 2 ª parte


Image Hosted by Imageshack
Bombeiros no combate a um incêndio florestal

Apesar do aumento de incidências relativamente ao ano anterior, não obstante os valores continuarem abaixo da média, é de realçar que o tratamento a nível de comunicação social tem sido francamente mais discreto, destacando apenas os fogos que decorrem perto de zonas populacionais de relevo, como sucedeu com o recente fogo no concelho de Sintra enquanto as restantes ocorrências tendem a ser noticiadas em edições menos vistas.

Verifica-se que as situações mais complexas, onde se verificou uma maior área ardida e se empenharam mais meios de combate foram relativamente negligenciadas, com a importância a decair na proporção inversa da distância entre o local da ocorrência e as cidades de Lisboa e Porto.

Manifestamente, após anos em que os fogos eram notícia de abertura, facto que se justificava parcialmente devido à extensa área ardida e ao número de vítimas, passou-se para o extremo oposto, com uma quase permanente omissão que, podendo ter alguns efeitos benéficos colaterais, acaba por minimizar um problema que continua bem real.

Se bem que o impacto dos incêndios tenha diminuido em termos absolutos ao longo dos últimos anos, não é menos verdade que continuam a atingir severamente a cada vez mais diminuta área florestal nacional, pelo que agravidade da perda de um hectar hoje ultrapassa em muito, a nível de consequência directas e indirectas, as que resultavam da devastação de uma área idêntica na década passada.

segunda-feira, agosto 31, 2009

Vírus para Skype grava conteúdo das chamadas


Image Hosted by ImageShack
Um écran do Skype

A Symantec, empresa especializada em segurança informática, identificou um vírus que ataca o popular sistema de conversação e mensagens instantâneas Skype, gravando as conversas dos utilizadores.

Após infectar este popular programa VoIP, este vírus do tipo Trojan grava as conversas em ficheiros MP3 através do próprio sistema de gravação do Skype, os quais são enviados para um servidor onde ficarão alojados e disponíveis para serem ouvidos.

Apesar de o risco ser baixo, o Trojan.Peskyspy não deixa de ser uma ameaça por apontar numa direcção que pode vir a ser seguida por vírus mais agressivos ou, alternativamente, com a capacidade de enviar a conversação em tempo real, resultando num autêntico sistema de espionagem.

Outros vírus da mesma família podiam enviar "streams" de vídeo em tempo real, mas raramente surgiam situações em que a informação fique armazenada para posterior envio numa altura menos suspeita, em que não se verificasse utilização do computador e a conexão com a Internet estivesse disponível mas sem uso.

Um triste mês de Agosto -1 ª parte


Image Hosted by Imageshack
Bombeiros no combate a um incêndio florestal

Ao fim da tarde, estavam activos perto de uma quinzena de incêndios e outros dois encontravam-se em fase de rescaldo, no culminar de uma semana em que os fogos destruiram perto de 1/6 do total de área ardida no ano passado.

Sem entrar em detalhes relativamente a este conjunto de ocorrências que envolvem mais de meio milhar de efectivos, mais de uma centena de viaturas e uma dezena de meios aéreos, só no conjunto de situações mais críticas, convém analisar brevemente um mês de Agosto que inverteu algumas tendências de anos anteirores.

Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), desde o passado domingo, 23 de Agosto, foram contabilizados em Portugal continental um total de 1.511 fogos florestais, para os quais foram mobilizados 21.984 bombeiros apoiados por 5.541 viaturas.

O dia mais crítico foi sábado, com um total de 350 fogos florestais, combatidos por 5.212 homens e 1.344 viaturas, faltando ainda dados destes últimos dias, alguns complicados, para se obter o total do mês de Agosto.

domingo, agosto 30, 2009

"Jerry cans" no EBay alemão - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Alguns "jerry cans" adquiridos no EBay

Assim, adquirimos um "jerry can" para água e quatro outros para combustível, com valores que variam entre os 4.99 e os 7.50 euros, a que acrescem outros 32.00 de portes para Portugal, tendo pago por Paypal devido à maior rapidez e segurança que este método oferece relativamente a meios mais convencionais.

Estes são "jerry cans" em 2ª mão, pelo que apresentam marcas de uso, mas a excelente qualidade de fabrico e a sua resistência, aliada a um preço unitário que pode, caso tivessemos pedido mais uma unidade que ainda cabia no mesmo pacote e dentro do mesmo escalão de transporte, ficaria pelos 12 euros, levaram-nos a optar por esta solução.

Aconselhamos, obviamente, a adquirir estes "jerry cans" em conjuntos de seis, mesmo que para isso seja necessário fazer algumas parcerias o que, tendo em conta a quantidade, acabará certamente por ser relativamente fácil.

Mesmo que fossem novos, antes de proceder ao seu enchimento completo, sugerimos que cada unidade seja testada com um pouco do liquido que irá conter, deixando-se nas várias posições de um dia para o outro, de modo a verificar se estão completamente estanques.
Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin