quarta-feira, setembro 02, 2009

Canadair italianos em Portugal - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um Canadair no combate a um fogo florestal

Com o agravar da situação dos incêndios florestais nos últimos dias, a Comissão Europeia decidiu enviar para Portugal dois aviões pesados Canadair, reforçando assim o já significativo conjunto de meios aéreos disponíveis para o combate aos fogos.

O aumento relativamente a 2008 resulta, em parte, do agravar das condições atmosféricas ocorrido este ano, desmentindo assim as afirmações governamentais que, em alturas mais favoráveis, minimizavam a importância de factores decisivos.

Também é de notar que existe uma cada vez maior necessidade de recurso a meios aéreos, o que denota a insuficiência de meios terrestres em zonas demasiado despovoadas, onde as corporações já não dispoem de uma base de recrutamento adequada, e onde a falta de aproveitamento e de limpeza das terras permitem um avanço fácil das chamas.

Nota-se igualmente que existem dificuldades consideráveis em termos de acessibilidades, igualmente fruto de falta de ocupação das terras, mas igualmente de um conjunto de restrições à circulação fora de estrada, impedindo que actividades que mantinham circuláveis caminhos florestais deixem de ser transitáveis.

Sem comentários: