segunda-feira, agosto 31, 2009

Vírus para Skype grava conteúdo das chamadas


Image Hosted by ImageShack
Um écran do Skype

A Symantec, empresa especializada em segurança informática, identificou um vírus que ataca o popular sistema de conversação e mensagens instantâneas Skype, gravando as conversas dos utilizadores.

Após infectar este popular programa VoIP, este vírus do tipo Trojan grava as conversas em ficheiros MP3 através do próprio sistema de gravação do Skype, os quais são enviados para um servidor onde ficarão alojados e disponíveis para serem ouvidos.

Apesar de o risco ser baixo, o Trojan.Peskyspy não deixa de ser uma ameaça por apontar numa direcção que pode vir a ser seguida por vírus mais agressivos ou, alternativamente, com a capacidade de enviar a conversação em tempo real, resultando num autêntico sistema de espionagem.

Outros vírus da mesma família podiam enviar "streams" de vídeo em tempo real, mas raramente surgiam situações em que a informação fique armazenada para posterior envio numa altura menos suspeita, em que não se verificasse utilização do computador e a conexão com a Internet estivesse disponível mas sem uso.

Sem comentários: