sábado, abril 16, 2022

Sistema de conexão e leitura de armazenamento Budi - 2ª parte

Estão disponíveis um par de "slots" para nano SIM, com um pino para ejecção, o que permite que estes sejam acessíveis a partir do telemóvel, bem como ranhuras para até um total de 7 cartões de memória do tipo TF, que podem ter outros formatos, desde que recorrendo ao adaptador adequado, suportando ainda ligação USB standard ou do tipo C.

Para além de permitir este tipo de acesso a informação, existe ainda a possibilidade de utilizar este pequeno sistema como suporte do telemóvel, mantendo-o em angulo em vez de deitado sobre uma superfície, a conectividade permite que faça a ligação a uma fonte de alimentação, suportando carregamento rápido, caso o dispositivo seja compatível com este tipo de carga.

Inerente às pequenas dimensões, surgem, eventualmente, algumas dificuldades de manipulação, sobretudo para remover os SIM e para, na altura de fechar a tampa de correr, ter todos os componentes no interior devidamente acomodados nos respectivos lugares, o que pode ser um pouco trabalhoso e requer atenção, sob pena de ser impossível fechar o "stick" com todos os componentes no interior.

Disponível em negro e vermelho, com dimensões de apenas 132 x 29 x 16 milímetros e pesando só 70 gramas, incluindo o cabo acoplado de 17 centímetros, este pequeno complemento, de boa qualidade e com excelentes acabamentos e funcionalidades, tem um preço que supera um pouco a dezena de Euros, incluindo IVA e portes, sendo particularmente útil para quem viaja e necessita deste tipo de conectividade.

sexta-feira, abril 15, 2022

Iluminação doméstica com barras de "leds" - 1ª parte

Com o preço da energia a subir, um das possibilidades de reduzir os consumos, e os custos interentes, é recorrer, sempre que possível, a equipamentos que aliem um desempenho adequado a um baixo consumo, estando cada vez mais acessíveis aqueles que recorrem a luz proveniente de "leds" e alimentados a 5V, via conexão USB.

Este tipo de barra, que aqui usamos como exemplo, éconstruida em plástico e metal, estamdo disponível em diversos modelos, com 250, 400 e 550 milímetros de comprimento, com 24, 40 e 60 "leds" respectivamente, mas todas com o mesmo tipo de funcionalidades e de alimentação, neste caso 5V a 1A, o mesmo utilizado pelas portas USB comuns.

Podem ser usadas tomadas nas quais seja colocado um adaptador USB, a porta de um equipamento compatível, ou mesmo uma bateria, ou "power bank", o que autonomiza completamente este tipo de iluminação, que deixa de depender da corrente eléctrica fornecida exteriormente por uma empresa, estando incluido um cabo USB com 175 centímetros para o efeito.

É possível ajustar a luz em intensidade e na tonalidade, que pode ir desde o branco frio ao quente, passando por um mais natural, recorrendo a um comando incorporado no cabo de alimentação, bem como orientar o ângulo da régua, que proporciona iluminação em 120º, resultanto num bom nível de iluminação que se revela bastante repousante para a vista.

quinta-feira, abril 14, 2022

Unidade de conexão de discos externos - 2ª parte

Assim, basta proceder à instalação física, que consiste na ligação da unidade ao computador via cabo USB e da fonte de alimentação externa, após o que se podem conectar os discos ou unidades de leitura nos três conectores disponíveis, e ligar a unidade através do botão de alimentação, passando as diversas unidades nela conectadas, desde que um sistema de ficheiros compatível, a serem reconhecidas pelo sistema operativo.

Desta forma, o recurso a uma unidade deste tipo dispensa conhecimentos aprofundados na área, bastando ao utilizador ser capaz de reconhecer quais os tipos de discos compatíveis, o que acaba por ser determinado pelo tipo de conectores existentes, e proceder à instalação física, com o cuidado necessário para não danificar conectores nem permitir que haja maus contactos, como resultado de uma inserção deficiente.

Como limitações, esta unidade requer que os discos, que podem ser de 2.5" ou 3.5", sejam adicionados quando esteja desligada, ou seja não deve ser utilizada "a quente", adicionando e removendo discos durante o funcionamento, e não inclui nenhum conector USB, o que facilitaria o uso das cada vez mais habituais "pens", que, para muitos, têm vindo a concorrer directamente com os discos rígidos.

O preço desta unidade, incluindo uma fonte de alimentação externa, um cabo de alimentação para discos IDE e um cabo USB 3.0 para conexão, ultrapassa um pouco a vintena de Euros, incluindo IVA e portes a partir da Ásia, podendo ser uma forma de reaproveitar discos antigos, fora de uso, para efeitos de salvaguarda de informação, conferindo-lhes assim uma nova utilidade.

quarta-feira, abril 13, 2022

Ataque informático ao grupo Sonae - 7ª parte

Infelizmente, o comprometimento dos dados dos clientes, que constam de uma gigantesca base de dados com informações extensas, bem como a ligação a outras plataformas, internas, como a do Cartão Continente, e externas, como empresas parceiras, parece fazer cada vez mais sentido, e o silêncio do Continente apenas pode agravar a situação, caso tal tenha efectivamente acontecido e não tenha emitido os alertas necessários para que os clientes se protejam.

Se tal for verdade, consideramos que o não avisar os cliente entra no domínio criminal, ou seja, os responsáveis do Continente, ao falharem no dever de proteger os dados dos clientes e não avisarem imediatamente todos quantos possam ter os dados pessoais acedidos, mesmo que o aviso seja para uma possibilidade e não o conhecimento concreto que os dados de um utilizador concreto foram acedidos, estamos diante de um crime, ao expor clientes a diversos tipos de perigos.

Ao optar pelo silêncio, caso os dados dos clientes tenham sido comprometidos, o Continente será, sem dúvida processado, a nível civil e mesmo criminal, e reponsabilizado por todos os prejuízos que possam advir desta situação, sendo perfeitamente possível que a autoridade judicial condene a Sonae ao pagamento de montantes muito avultados, incluindo-se aqui pagamentos individuais aos clientes que o requererem e que podem ser da ordem dos milhões.

Para além do impacto reputacional que decorre da estratégia de comunicação, e esse será difícil de reparar, independentemente das consequências do ataque, podendo nunca recupear inteiramente deste incidente, podem surgir consequências financeiras gravíssimas, que vão muito para além dos prejuizos directos resultantes da inoperacionalidade das plataformas, e que podem, no limite, ditar o colapso da marca face aos montantes a dispender e a uma diminuição crítica no volume de negócios.

terça-feira, abril 12, 2022

Sistema de conexão e leitura de armazenamento Budi - 1ª parte

Um dos complementos mais interessantes com que nos deparamos é um sistema multi funcional que permite efectuar a ligação física de cabos a um telemóvel, proporcionando diversas funcionalidades, como a leitura de cartões SIM ou de memória e facilitando o carregamento rápido da bateria.

Designado por "BUDI Multi-function Cable Stick", construído em plástico resistente e com excelentes acabamentos, sendo manifestamente bem construído e com boa qualidade, será a flexibilidade de utilização e a forma inteligente como foi concebido que imediatamente chama a atenção, aparentando ser um equipamento de gama alta, obviamente muito acima do preço que realmente custa.

Alojado num "stick", devidamente acondicionados e acessíveis, podemos encontrar um conjunto de adaptadores, que incluem USB A para USB C, um adaptador tipo B, adaptador USB C B para Micro USB Adapter e adaptador ,USB C B para iPhone, a que se adiciona um cabo comum USB C.

É de notar que, com os vários adaptadores e cabo se podem obter diversas combinações, o que aumenta a flexibilidade das conexões, o que permite à grande maioria dos dispositivos móveis aceder às unidades de armazenamento que possem ser utilizadas neste sistema, no interior do qual se encontra um conjunto de ranhuras para diversos tipos de suporte.

segunda-feira, abril 11, 2022

Ataque informático ao grupo Sonae - 6ª parte

Pelo que temos vindo a apurar, será exactamente este o problemas, não excluindo outras possibilidades, pelo que, com toda a probabilidade, as bases de dados terão sido encriptadas e pedido um pagamento para que a chave de desencriptação seja facultada, o que, em teoria, permitiria repor a situação anterior ao ataque.

Naturalmente, surgem questões conexas, sendo a primeira se, após pagamento a chave seria enviada e os dados desencriptados, a segunda se os dados, sobretudo os referentes aos clientes, terão sido acedidos e, independentemente do pagamento, seriam vendidos na Internet, do que resultaria um duplo pagamento a quem efectuou o ataque, e, finalmente, não havendo pagamento se, tendo os dados sido copiados, estes seriam vendidos, rentabilizando assim o ataque.

Algo parece-nos certo, os dados estiveram, ou estão, à mercê de quem efectuou o ataque, e o destino dos mesmos, sendo incerto, parece-nos cada vez mais provável que tenham sido comprometidos, incluindo-se aqui os dados dos clientes, que constam de uma gigantesca base de dados com informações extensas, bem como a ligação a outras plataformas, internas, como a do Cartão Continente, e externas, como empresas parceiras.

Esta possibilidade, parece fazer cada vez mais sentido, e o silêncio do Continente apenas, sempre vago e evasivo, tem agravado as dúvidas, sendo que, caso tal tenha efectivamente acontecido e não tenha emitido os alertas necessários para que os clientes se protejam, mesmo que existam dúvidas quanto à possibilidade de os dados serem divulgados, não foram adoptados os princípios de agir preventivamente com a prudência para enfrentar o pior dos cenários.

domingo, abril 10, 2022

Unidade de conexão de discos externos - 1ª parte

Um sistema de expansão para discos externos de fácil instalação, dispensando a instalação de "software" e que possa ser conectado na maioria dos computadores pessoais, desde que com porta USB, faz cada vez mais sentido, podendo revelar-se essencial para protecção de dados, seja em caso de avaria, seja em caso de um ataque, esta uma realidade cada vez mais frequente.

A unidade que usamos como exemplo suporta todos os tipos de disco SATA e IDE, independentemente do tipo de funcionamento, sendo compatível com modelos convencionais e SSD, suportando ainda as comuns unidades de leitura e escrita de CD's e DVD's, desde que recorram ao mesmo tipo de conector dos discos.

São suportadas velocidades de transferência de dados até aos 5 Gbps, com a velocidade real a depender de diversos factores, como o tipo de disco, a fragmentação de ficheiros e a conexão, que sendo compatível com as anteriores ligações USB 1.1 e 2.0, sofre, neste caso, uma degradação substancial de desempenho face a uma conexão via USB 3.0.

Este sistema dispensa a instalação de controladores ou "software", sendo reconhecido pelo sistema em termos físicos e lógicos e compatítvel com sistemas operativos Windows, Mac OS, Linux e Chrome OS, podendo aceder em simultâneo a três unidades de armazenamento, que são vistas como discos adicionais, dispensando configurações por parte do utilizador.