sábado, março 06, 2021

Internet via satélite no segundo semestre de 2021

A Starlink, o serviço de Internet da SpaceX, começou a contactar todos quantos manifestaram interesse no seu serviço de Internet por satélite da disponibilidade do mesmo, prevendo-se que chegue a Portugal no segundo semestre deste ano.

Durante o período de instalação e estes do serviço, espera-se que a velocidade seja de 150 Mbs, duplicando quando o serviço atingir o seu estado final, sempre com uma latência estimada entre os 20ms e os 40ms, tornando esta solução particularmente atractiva para quem necessite de um acesso com tempos de resposta rápidos e resida onde as maiores operadores não ofereçam soluções adequadas.

O "kit" de instalação inclui tudo o que é necessário para por o sistema em funcionamento, incluindo o conjunto de recepção por satélite, com tripé para montagem ou instalação numa superfície, o "router", com respectiva fonte de alimentação, bem como os cabos necessários para esta solução, tendo um preço de 499 Euros.

Para além deste custo, também se deve contar com outros 61 Euros para entrega e uma mensalidade de 99 Euros, um preço bastante mais alto do que o proposto por uma operadora convencional mas que, para quem reside num local remoto, sem obstáculos que obstruam a linha para os satélites, pode ser a solução para dispor de Internet de alto desempenho e sem as interrupções que se verificam em muitos dos actuais serviços.

sexta-feira, março 05, 2021

O foco UV K-338 - 1ª parte

O uso de resinas activadas por luz tem-se vindo a popularizar, seja como material de moldagem, e neste caso o exemplo típico é o das impressoras 3D que usam este tipo de material, ou mesmo para colas transparentes, muito eficazes em superfícies vidradas ou transparentes.

O candeeiro ou foco K-338 é uma opção a ter em conta para quem necessita de uma luz ultra-violeta capaz de solidificar pequenos objectos de resina ou colas, proporcionando uma luz púrpura, resultando do aquecimento de óleo verde, encontrando-se entre os modelos de menores dimensões e mais baixo preço do mercado.

Com um corpo em liga de alumínio e uma luz tipo "led" com duração estimada de 100.000 horas, protegida por um vidro temperado anti-reflexo, e três tipos de regulação, que pode ser fraca, forte ou intermitente, selecionado por um botão na parte posterior do foco.

A energia é proporcionada via porta USB, podendo ser um equipamento ou uma bateria que suporte esta ligação de 5V, de preferência a 2.1V sendo o candeeiro ligado através de um cabo com 110 centímetros de comprimento, dispensando qualquer tipo de configuração ou instalação de "software".

quinta-feira, março 04, 2021

Máscaras FFP3 por dois Euros - 2ª parte

Naturalmente, o ar filtrado terá, inevitavelmente, que sair, pelo que ou sai de forma concentrada e direcional através de uma válvula, que dirige o fluxo para o chão, ou de forma dispersa, na zona de contacto entre a máscara e a face, de forma algo imprevisível em termos de direcção, mas, presumivelmente, com menor alcance a nível de projecções.

Em Portugal, este tipo de limitação não existe, nem sequer uma regulamentação quanto ao tipo de máscara a utilizar em cada situação, contrariando o determinado nalguns países, onde uma certificação FFP2 ou equivalente é requerida para acesso a alguns espaços ou nos transportes públicos, pelo que este tipo de máscara se encontra entre as mais eficientes e confortáveis que se encontram a preços aceitáveis.

Apesar de o preço das máscaras ter vindo a diminuir, com as FFP2 a ganhar especial interesse por parte de boa parte da população e ser distribuída por diversas entidades patronais aos respectivos funcionários, dificilmente se encontram FFP3 entre nós, sendo estas direccionadas para uso profissional, pelo que, quem as pretenda, em vez de exaurir as disponíveis a nível nacional, deverá adquirí-las no exterior, onde facilmente se encontram a preços similares aqueles que são praticados por modelos inferiores quando adquiridos em Portugal.

Numa altura em que o programa de vacinação sofre os atrasos inerentes às faltas de entregas por parte dos laboratórios e com a chegada e possível disseminação de novas estirpes, mais agressivas, o recurso a máscaras de melhor qualidade, capazes de oferecer um nível de protecção superior, parece-no ser o caminho a seguir no sentido de reduzir contágios e manter a segurança de todos.

quarta-feira, março 03, 2021

Próxima actualização da Microsoft é em função do trabalho remoto - 2ª parte

Outros melhoramentos destinam-se sobretudo a facilitar a gestão de equipamentos por parte dos administradores das redes, quando estes dispositivos operem remotamente, facilitando operação como modificações de configuração, activação de recursos ou utilização do anti-vírus, que surgem como mais transparentes e maior rapidez mesmo quando em modo remoto.

Esta vai ser uma actualização com uma instalação relativamente rápida, já que muito do código vai sendo descarregado durante as actualizações periódicas, sendo activado na altura em que o sistema é actualizado para a versão 21H1, pelo que apenas que suspende as actualizações pode contar com um processo mais moroso.

Embora ainda não haja uma data final para a disponibilização da versão final do 21H1, esperando-se que ocorra durante o primeiro semestre do ano, versões iniciais já podem ser descarregadas através dos vários programas que permitem instalar uma versão ainda em desenvolvimento e que, naturalmente, deverá sofrer alterações antes de disponibilizada de forma geral, corrigindo erros que se detectem durante estes testes alargados e que podem ser prejudiciais para quem necessite do equipamento para funções críticas.

A opção da Microsoft em investir em funcionalidades relacionadas com o trabalho remoto, e aqui incluímos as aulas, faz todo o sentido, vindo contribuir para resolver um conjunto de problemas e limitações existentes, optimizando os dados sobre as conexões e reduzindo os problemas de segurança ao permitir uma gestão mais eficaz das redes, pelo que quem opera neste tipo de ambiente, deve, quando possível, proceder à instalação desta actualização.

terça-feira, março 02, 2021

Máscaras FFP3 por dois Euros - 1ª parte

Começam a aparecer máscara do tipo FFP3, com um nível de filtragem que se aproxima dos 99%, e com certificação CE por preços que, dependendo das quantidades encomendadas, podem ter um valor final que fica perto dos dois Euros, incluindo portes a partir da Ásia.

Este tipo de máscaras, de elevado desempenho, podem ser adquiridas, tipicamente, em grupos de 1, 5, 10 e 20 unidades e possuem validade de dois anos, fazendo-se acompanhar de um certificado emitido por um laboratório espanhol, que assegura a respectiva conformidade com as normas europeias 149:2001+A1:2009.

O modelo que usamos como exemplo, designado por YXP311, produzido pela Laianzhi e certificado pelo centro de tecnologia LGAI de Barcelona, revelou-se confortável de usar, pela textura do material e pelo sistema de válvula incorporado, com ajuste muito fácil, vedando muito bem em todo o perímetro, pelo que parece ser uma das escolhas a ter em conta.

O sistema de válvula frontal parece-nos particularmente eficaz, com o fluxo dirigido para baixo, como forma de evitar projecções e reduzir possibilidades de contágio, mas este tipo de solução não é aceite universalmente, sendo que alguns quadros legislativos vedam o uso de máscaras com válvulas por considerarem que estas podem constituir um risco para quem esteja próximo.

segunda-feira, março 01, 2021

Taxa de imunidade efectiva - 4ª parte

Também é necessário ter em conta que as diversas vacinas não imunizam de forma igualmente eficaz todas as faixas ectárias, nem protegem de igual forma contra infecções de menor ou maior gravidade, pelo que, mesmo que optimizando a distribuição em função da idade, e tal, presumimos, será feito, pouco haverá a fazer quanto à protecção em função da gravidade da infecção, podendo, apenas, estabelecer alguns critérios que protejam os mais vulneráveis, vacinando estes, sempre que possível, com as vacinas mais eficazes.

Estes são cálculos complexos, não pelas fórmulas a utilizar, mas pela dificuldade em dispor de dados com a precisão adequada, e cuja experiência prática pode alterar, mas que não podem deixar de ser efectuados em permanência, sendo, na nossa opinião, muito mais decisivos do que o número bruto de vacinas já administradas, número esse que traduz a realidade de forma enganadoramente optimista.

É necessário que os decisores políticos, e quem os escrutina, coloque as questões da forma correcta, sem omitir dados, nem efectuar cálculos irrealistas, que apenas podem resultar em novas crises que, podendo não ter a gravidade daquela que vivemos no início do ano, poderão ter consequências graves, não apenas a nível de saúde, mas numa economia que, após a vacinação, se espera que se encontre em recuperação.

Ainda é impossível perspectivar o impacto desta pandemia e o resultado de um programa de vacinação na população mundial, sendo certo de que, da convivência com o vírus e dos avanços da medicina e da ciência, devemos esperar francos progressos no controle do Covid-19, mas sem um acompanhamento muito rigoroso e uma política de verdade, certamente não alcançaremos uma nova normalidade tão brevemente quanto seria possível.

domingo, fevereiro 28, 2021

Routers 5G já disponíveis - 2ª parte

Para a rede interna, dependendo da versão, estão disponíveis ligações sem fios 802.11ax, para a versão mais evoluída, 802.11ac 802.11a 802.11g e 802.11n, com múltiplos canais, 2 x 2 ou 4x4, e MIMO, bem como ligaão física Gigabit Ethernet, o que permite ligar um "switch" caso se pretenda dispor de diversos acessos físicos.

A velocidade de transmissão agregada, dependendo dos modelos, pode alcançar os 5100 Mbps, suportando as duas bandas, de 2.4GHz e 5GHz, com selecção automática, dispondo de até seis amplificadores de sinal, no modelo de topo, podendo servir de ponto de acesso para até 64 equipamentos, o que, naturalmente, implicará um menor velocidade individual.

Estas soluções são propostas para empresas ou particulares, com um equipamento mais potente no primeiro caso, e outro com menor desempenho, mas com suporte para telefone, destinado ao mercado doméstico, diferindo em diversos detalhes, de modo a ficarem mais de acordo com os fins a que se destinam e integrarem-se melhor nas soluções propostas pelo operador.

Enquanto noutros países surgem soluções interessantes, que recorrem a uma tecnologia, que, sendo controversa, apresenta indiscutíveis vantagens, Portugal atrasa-se, afastando-se da Europa em termos tecnológicos, o que compromete a competitividade das empresas portuguesas numa altura em que esta beneficiariam de uma estrutura de comunicações mais eficiente.