sábado, fevereiro 24, 2024

Entramos no 3º ano de guerra na Ucrânia - 1ª parte

Quando as forças russas invadiram a Ucrânia, faz hoje precisamente dois anos, poucos previam que esta guerra tivesse esta duração, com muitos, incluindo os responsáveis pelos planos de invasão, a acreditarem que as forças ucranianas colapsariam rapidamente, permitinto à Rússia estabelecer o seu poder sobre um país independente e soberano, numa clara violação da lei internacional.

Para muitos, talvez a maioria, uma guerra desta magnitude em plena Europa seria impensável, mas tal corresponde a uma análise errada da actual situação na Rússia e nos perigos que representa para o regime de Putin uma Ucrânia economicamente próspera, integrada na União Europeia, e que ira demonstrar aos cidadãos russos a falência do sistema em que vivem, levando-os a desejar uma mudança.

Países como a Rússia, com poder militar que inclui armamento nuclear, não são destruidos por um inimigo externo, mudam de regime através de sucessivas convulsões internas que, no limite, podem levar à sua desagregação e à eliminação da classe dirigente, sendo esta uma possibilidade real que as elites russas temem e, naturalmente, teriam, a todo o custo, que evitar.

Nunca for a adesão da Ucrânia à NATO, ou outra questão geoestratégica que poria em perigo o regime russo, sendo que uma integração na aliança atlântica teria que ser evitada apenas na medida em que uma agressão, motivada pelas razões previamente expostas, implicaria o alargar do conflito, resultando numa guerra de proporções e consequências imprevisíveis.

sexta-feira, fevereiro 23, 2024

O rádio ABBREE modelo AR-2520 - 3ª parte

Este é um equipamento pequeno, com apenas 126 x 100 x 40 milímetros e tem um peso de 910 gramas, podendo operar com temperaturas entre os -20º e os 60º e necessitando de ser alimentado a 13.8 VDC, comum à maioria dos veículos automóveis que usam baterias de 12V.

A instalação é simples, bastando colocar o suporte no local pretendido, recorrendo aos parafusos fornecidos, efectuar a ligação eléctrica, que pode ou não estar activa com o veículo desligado, e ligar a antena, terminando com a ligação do microfone, na respectiva ficha, aconselhando-se a colocar um suporte onde este fique pendurado de forma segura e acessível.

O conjunto inclui o rádio ABBREE AR-2520, com o respectivo microfone, cabo de alimentação, 4 parafusos e suporte de fixação e manual, tendo um preço de aproximadamente 80 Euros para a versão sem GPS e 90 para a que tem GPS, incluindo-se portes e IVA, mas sendo necessário dispor de uma antena compatível, o que implica um dispêndio acrescido.

Este é um modelo interessante para quem necessita de usar banda aeronáutica, mas tem algumas limitações, seja em termos de conectividade, faltando ligações "bluetooth" ou outras, o que impede ser usado em conexão com outros dispositivos ou equipamentos, pelo que o recurso a um sistema de mãos livres é impossível, pelo que será destinado a quem tenha necessidades muito específicas, mas não será o adequado a uma utilização mais geral.

quinta-feira, fevereiro 22, 2024

BlueSky chega ao público - 1ª parte

Após a aquisição do antigo Twitter, hoje designado por "X", por Elon Musk, na sequência da agitação resultante e das alterações introduzidas, essencialmente para pior, do que resultou a perda de utilizadores, surgiram alternativas que visam recuperar o crescente número de insatisfeitos, agregando-os em novas plataformas cujo funcionamento é, em muito, similar ao existente no Twitter.

A primeira dessas alternativas é o Threads, anteriormente descrito em textos que publicamos, e que está integrado no grupo Meta, conhecido por deter o Facebook, o Instagram e o Whatsapp, e que, só recentmente foi disponibilizado na União Europeia, resultando num crescimento substancial de utilizadores, mas que ainda fica muito longe do sucessor do Twitter, sendo difícil de prever uma aproximação em termos do número de utilizadores salvo por colapso da rede rival.

Uma segunda alternativa, a BlueSky, começou por estar acessível apenas por convite, mas, actualmente, a inscrição é livre, o que permite a adesão de todos os interessados a uma plataforma que, em termos conceptuais e de funcionamento, tem diferenças relevantes e inovadoras, podendo ou não tal representar uma via para o sucesso.

Fundada pelo anterior CEO do Twitter, Jack Dorsey, que começou a desenvolver a plataforma em 2019, o Bluesky é uma alternativa ao actual "X" desenvolvida e implementada de forma descentralizada, construída sobre um sistema de "blockchain", funcionando como uma rede social baseada em texto ou uma plataforma para micro-blogs.

quarta-feira, fevereiro 21, 2024

O rádio ABBREE modelo AR-2520 - 2ª parte

Uma das versões deste rádio tem receptor do sinal de GPS, que pode ser activado via butão, e permite visualizar no écran as coordenadas do equipamento, o que pode ser interessante, mas também pode ser redundante, com o inconveniente de a falta de conectividade não facilitar o uso da informação recebida.

O estado do equipamento, incluindo a monitorização das comunicações, são visíveis num écran LCD colorido com 1.77", o que também facilita a navegação pelos menús de configuração, na sua maiora fáceis de entender e seguir, mas que pode ser mais simples de efectuar caso o procedimento via computador pessoal, como acontece com outros rádios, para o que é necessário adquirir um cabo específico para o efeito.

Estão disponíveis relatórios meteorológicos da NOAA, com os 11 canais meteorológicos integrados neste sistema que fornecem acesso a previsões meteorológicas de qualidade facilmente acessíveis, o que, mais uma vez, vem confirmar a vocação aeronáutica deste modelo de rádio.

A nível da função VOX, encontra-se suportada a operação por comandos de voz, dispensando a necessidade de pressionar o botão, transmitindo automaticamente quando se fala, sem que algum afastamento do microfone comprometa o nível e clareza de transmissão, mas o acesso ao microfone continua a ser preciso para um conjunto de funções, pelo que esta liberdade é parcial.

terça-feira, fevereiro 20, 2024

Fabricantes continuam a apostar nos antigos Defender

É sempre interessante, e compensador, verificar que diversos fabricantes continuam a disponibilizar novos produtos para os Defender da série anterior, actualmente fora de produção, apostando num modelo que, tudo leva a crer, irá assumir um estatuto de clássico e será um dos favoritos dos adeptos da marca e dos praticantes de todo o terreno.

A MUD, um fabricante inglês conhecido pelas peças e acessórios que produz, disponibilizou recentemente um conjunto de peças para forrar o interior dos Defender 90 e 110, o que permite conferir a um veículo algo rústico um acabamento interior compatível com o de modelos mais recentes, deixando de ter a chapa da carroçaria visível a partir do interior.

Construidos em polipropileno termoformado, com um revestimento exterior suave e flexível de qualidade e fornecidos com todos os acessórios necessários à sua instalação, como parafusos, porcas, rebites, suportes e isolamentos, o que vai facilitar um trabalho de instalação correcto e um aspecto final que se aproxima da perfeição, estes conjuntos não são baratos, sendo óbvio a aposta da MUD na elevada qualidade.

Um "kit" completo, dependendo de ser um modelo 90 ou 110, pode ter um preço que fica perto dos 700 a 800 Euros, a que acrescem portes, com acessórios e outros melhoramentos a fazer este valor ultrapassar facilmente o milhar de Euros, justificando-se para que utiliza a zona de carga para transporte de passageiros e pretende oferecer-lhes um maior conforto que passa, igualmente, por uma muito melhor insonorização.

segunda-feira, fevereiro 19, 2024

O rádio ABBREE modelo AR-2520 - 1ª parte

Existe um cada vez maior número de rádios para serem instalados em veículos, com distintas características e funcionalidades, destinados a fins específicos, sendo manifesto que a qualidade tem vindo a aumentar, enquanto os preços vão diminuindo, pelo que, actualmente, este é o tipo de equipamento ao alcance da maioria, podendo ser uma alternativa a ter em conta onde haja uma menor cobertura da rede móvel.

O ABBREE modelo AR-2520 tem uma potência de 25W e opera nas bandas RX de 64 a 108 MHz e 108 e 136 MHz, para FM e frequências aeronáuticas, e TX entre os 144 e os 148 MHz e entre os 430 e os 480 MHz, tendo possibilidade de armazenar até 999 canais.

O espaçamento de canal (W/M) é de 25kHz/20K/12.5kHz, com operação simplex na mesma frequência e simplex em frequência diferente e estabilidade de frequência de + ou - 2.5 ppm, sendo manifesto que a operação é estável e com poucas interferências.

O rádio tem uma potência elevada, nominalmente 25W, mas que, em testes, parece ficar um pouco abaixo dos 20W, com um sinal que permite comunicações eficientes e um som claro, mesmo em ambientes difíceis, com a ampla faixa de frequências disponíveis a permitir uma boa flexibilidade e a selecção da frequência mais adequada a cada comunicação.

domingo, fevereiro 18, 2024

LandLousã, começa mais um ano de actividades

Periodicamente, nesta altura do ano, mês em que se pagam as quotas da LandLousã, não podemos deixar de relembrar que este clube, vocacionado para a prática do todo o terreno, oferece aos seus sócios numerosas vantagens, contra o pagamento anual de 12 Euros, um valor que se mantém constante desde há muito.

Para além da possibilidade de participar nas actividades do clube, particularmente interessantes, variadas e bem organizadas, com reconhecimento do terreno rigoroso, ser sócio permite o acesso à sede, localizada na Lousã, onde é possível pernoitar e cozinhar, e receber a informação do clube, onde se incluem mapas para diversos tipos de dispositivo e que podem ser utilizados nas mais diversas situações.

Também é possível contar com os extensos conhecimentos de diversos sócios e responsáveis do clube, com largos anos de experiência nas várias vertentes do todo o terreno, incluindo-se aqui a área técnica dos veículos a nível de manutenção, preparação e melhoramentos, obviamente com especial ênfase nos Land Rover, que continuam a predominar a nível do clube.

Para quem aprecia o todo o terreno, mas também para quem se interessa pela topografia e orientação, bem como pelas tecnologias que têm sido implementadas neste campo nos últimos anos, a adesão à LandLousã faz todo o sentido, sendo os valor anual da quota insignificante face às vantagens oferecidas.