sábado, janeiro 17, 2015

Frio real vs frio sentido - 4ª parte

A própria qualidade do vestuário é determinante, com peças particularmente pesadas, com boa capacidade de isolamento, quando colocadas directamente sobre o corpo, a manter as gotículas provenientes da transpiração e contribuir não apenas para um mal estar, como para o aumento da possibilidade de doenças, acabando por não transmitir uma sensação de calor tal como era suposto acontecer.

Por esta razão, são aconselhadas diversas camadas de roupa, mais leves, capazes de absorver transpiração ao mesmo tempo que mantêm entre sí camadas de ar aquecidas pelo próprio corpo, sendo alternativa o recurso a materiais mais sofisticados os quais, mantendo uma leveza que se aproxima do vestuário para estações mais amenas, isolam adequadamente do frio enquanto protegem do vento, da humidade exterior e da própria chuva.

Comparativamente e a título de exemplo, um blusão do tipo TAD V4.0, basicamente um "soft shell", sendo muito mais leve e menos volumoso, protege de forma semelhante a um blusão ou "anorak" curto do tipo Sneg M5 ou equivalente, usado pela polícia na Rússia, perdendo para os pesados modelos Delta e M4, da Splav, mesmo na sua configuração mais leve, o que permite aferir da evolução dos tecidos nestes últimos anos.

No entanto, o tecido com que são feitos este tipo de vestuário "soft shell", mesmo parecendo apenas uma camada, são feitos ligando uma sucessão de camadas, normalmente três, com construção diferenciada e com fins específicos, as quais, em conjunto, equivalem a múltiplas camadas de vestuário.

sexta-feira, janeiro 16, 2015

Disparador remoto para dispositivos móveis

A moda das "selfies" implica, em muitos casos, algumas poses algo bizarras, resultando da necessidade de segurar o telemóvel enquanto se fotografa, ou o recurso a algum tipo de acessório, que pode ser um braço extensível ou tripé e ao uso da funcionalidade de disparo temporizado do equipamento.

Bastante mais simples de utilizar, para quem disponha de um sistema de apoio, como um tripé, é o comando remoto por "bluetooth" destinado aos dispositivos "Android", com suporte nativo na sua versão 4.2.2 ou superior, ou IOS 6.0 ou mais recente, e que, uma vez emparelhado, permite tirar fotos com o simples pressionar de um botão a uma distância de até 10 metros do equipamento, possuindo ainda um botão "on/off" que evita gastar bateria quando não está em uso.

Com apenas 50 x 33 x 10.5 milímetros e um peso de 9 gramas, este disparador remoto é alimentado por uma bateria CR2032, a mesma usada em numerosos comandos de alarme, o que permite até 6 meses de utilização efectuando uma dúzia de disparos diários, estando disponível em diversas cores, como o negro, branco ou vermelho.

Por um preço inferior a um par de Euros, incluindo portes, uma volume semelhante ao de um simples comando de alarme, sendo compatível com um grande número de equipamentos, aqueles que suportam "bluetooth" V3.0 e permitem instalar "software" gratuito como, por exemplo, o "Camera 360", esta é uma solução interessante para quem possua um dispositivo compatível e um presente de baixo custo e útil para quem goste de fotografia.

quinta-feira, janeiro 15, 2015

Land Rover Owners de Fevereiro de 2015 já nas bancas

Já se encontra à venda nos locais habituais a edição de Fevereiro de 2015 da Land Rover Owners International, com o destaque de capa a ir para os 25 anos de história que permitiram ao Defender, agora com o fim de produção anunciado, a torna-se um ícon da marca e, provavelmente, o seu maior símbolo.

Para além da história e de alguns momentos essenciais vividos por este modelo, para o qual se continua a desconhecer o sucessor, as modificações e participação dos Defender em expedições, é motivo de interesse, tal como os primeiros testes ao Discovery 1 cuja preparação foi descrita ao longo de alguns números desta publicação.

O primeiro grande teste do novo Discovery Sport, enfrentando as baixas temperaturas e a neve da Islândia, a preparação de um Defender 90 equipado com o motor TDCi, que passa dos 122 para os 190 Cv, e a utilização de Defenders em missões de salvamento em alta montanha, encontram-se entre os artigos a destacar.

Também os vários artigos técnicos, incluindo a reconstrução do motor de um Serie, a instalação de um toldo e suportes para placas de desatascanço num Defender, como parte de um projecto mais alargado, bem como a habitual apresentação de alguns novos produtos, incluindo um rádio CB de muito baixo preço, complementada pela publicidade temática, justificam uma leitura atenta deste número da LRO.

quarta-feira, janeiro 14, 2015

Frio real vs frio sentido - 3ª parte

Exemplo clássico do efeito da combinação de factores pode ser a devastação e mortandade durante a retirada dos exército de Napoleão da Rússia ou nos primeiros Invernos que aí passaram os Alemães, durante a 2ª Guerra Mundial, com o número de baixas a não depender directamente da temperatura, mas da forma como esta atinge o corpo humano, potenciada por diversos factores naturais a que, nestes casos concretos, acrescia a má alimentação, falta de abrigo, doença e cansaço, algo que, conjuntamente, podemos encontrar em muitos sem abrigo.

Recorremos a estes exemplos, bem como a outros, mais recentes, porque se tratam de casos estudados e que, por abrangerem um universo significativo, devidamente identificado, objecto de diversos estudos, permite extrair conclusões mais precisas do que aquelas que provêm de um número indetermindado de indivíduos anónimos, cuja observação surge como exporádica e pouco consistente, incorrendo facilmente em erros de análise.

Para além de óbvios problemas logísticos e no próprio planeamento, alguns problemas graves são imediatamente detectáveis, nomeadamente a nível do vestuário, pouco isolante, não impermeável e vulnerável ao vento, aliando falta de qualidade ao peso e desconforto, uma alimentação inadequada, com menos refeições quentes, e aqui incluimos a falta de bebidas aquecidas, muitas vezes compensado por rações de qualidade duvidosa e álcool, bem como a falta de abrigos capazes de oferecer um mínimo de conforto e segurança.

A opção, simplista, por fornecer pouco mais de um sobretudo, luvas e uma protecção para a cabeça, um procedimento que se manteve ao longo de séculos no meio militar, revelou-se desastrosa, não obstante a qualidade individual de cada um dos equipamentos fornecidos, nomeadamente do sobretudo, de muito boa confecção, em tecido espesso, de excelente qualidade, com corte e dimensões correctas, mas que, efectivamente, não cumpria a sua função, empapando como uma esponja, permitindo a entrada de vento e tolhendo os movimentos, tornando-se cansativo de usar, pouco prático e, no limite, perigoso, sempre que a agilidade e rapidez eram essenciais.

terça-feira, janeiro 13, 2015

Manuais de Land Rover "on line"

Não obstante estarem disponíveis na Internet, embora algo dispersos, decidimos partilhar alguns manuais de Land Rover, para os modelos Defender e Discovery 1, os quais podem ser descarregados, em formato PDF, portanto acessível via Acrobat Reader, a partir do Google Drive.

Os manuais por nós partilhados e actualmente disponíveis para consulta "on line", recorrendo ao visualizador do sistema de armazenamento ou do navegador utilizado, ou para serem transferidos para um armazenamento local, onde podem ser gravados e posteriormente consultados, são:

Land Rover Defender Workshop Manual 1999-2002
Land Rover Defender Owners Manual Tdi, Td5 e V8
Land Rover Defender Parts 1984-2006
Land Rover Discovery 1 Workshop Manual
Land Rover Discovery 1 Owners Manual

Sendo comum a diversos modelos da Land Rover, disponibilizamos também um manual para as bombas de injecção dos Tdi, que permite entender melhor o seu funcionamento e, embora tal deva ser reservado a especialistas, modificar o seu desempenho sem recorrer a peças externas.

Tdi Injection Pump Tuning

A todos os nossos leitores, fazemos votos de boas leituras, solicitando que nos avisem caso alguma ligação não funcione, e informaremos caso disponibilizemos mais manuais ou documentos que consideremos de interesse e cuja partilha se justifique.

segunda-feira, janeiro 12, 2015

Anunciada série especial comemorativa do termo da produção do Defender - 2ª parte

O "Autobiography" será um modelo 90, também "Station Wagon", como os anteriores, e, para além do motor a debitar a mesma potência e binário do "Adventure", terá uma pintura em duas cores, com a parte inferior a contrastar com a superior, sempre em "Santorini Black", acabamentos e insígnias em metal e um interior forrado a couro.

Serão construidos para o Reino Unido e incluindo as diversas variantes, um total de 400 exemplares "Heritage", que custarão 27.800 libras, 600 "Adventure", que podem ser adquiridos por 27.800 libras e apenas 80 "Autobiography", cujo preço ascende às 61.845 libras.

Ainda fará parte da celebração o desenho de um Defender gigante nas areias de Red Wharf Bay em Anglesey, mesmo antes do Natal, no local onde foi projectado o primeiro Land Rover, da autoria dos irmãos Maurice e Spencer Wilkins, estando por anunciar outros eventos e, o que mais interessa aos apreciadores do modelo, qual o seu sucessor.

Também é esta, mais do que séries especiais ou comemorações, o que mais importa, sendo de prever seja uma valorização dos exemplares existentes, sobretudo os Td5, quer a importação de variantes produzidas sob outras designações, como o modelo turco ou mesmo a variante iraniana, que, sendo diferente do Defender original, o interpreta melhor do que os restantes candidatos oficiais a sucessor deste ícone da Land Rover.

domingo, janeiro 11, 2015

Nova semana auto no Lidl

Periodicamente, e com artigos na sua maioria conhecidos, as promoções de artigos para automóveis surgem nas lojas da cadeia Lidl, oferecendo uma relação preço qualidade muito favorável, alguns dos quais esgotaram na campanha anterior, pelo que se justifica voltar a mencionar estes produtos.

Entre alguns artigos que esgotaram em muitas lojas na promoção anterior, relativamente recente, encontram-se as escovas para os limpa para-brisas, vendidas por 5.99 Euros o par, o extintor de 1 Kg, com suporte incluido, que custa 9.99 Euros, ou o conjunto de lâmpadas H4 ou H7, vendidas por 5.99 Euros e que podem ser um "upgrade" a ter em conta para alguns veículos.

Os carregadores para USB, com ligação ao conector de isqueiro, para o qual existe uma tomada tripla, com extensão em espiral com 3 metros de comprimento, suporte para telemóvel, ou "kit" de mãos livres com ligação para alimentar dispositivos, são alguns dos acessórios tecnológicos disponíveis e que se encontram cada vez mais presente nos veículos actualmente em circulação.

Outros equipamentos mais destinados a oficinas estão igualmente disponíveis, como o carregador e testador de bateria, tripés de suporte, chave para filtro de óleo ou uma lanterna para inspecção, com múltiplos modos de funcionamento, recarregavel através de tomada de isqueiro, numa variedade que pode justificar uma visita, preferencialmente nas primeiras horas de promoção, antes que alguns dos produtos esgotem, como em situações anteriores.