Foi publicada no Diário da República n.º 119/2017, Série I de 2017-06-22, a Portaria n.º 195/2017 do Ministério da
Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, que estabelece que, no ano de 2017, o período crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios, vigora de 22 de Junho a 30 de Setembro.
Este decreto, cuja publicação se esperava, mesmo entre as entidades ou instituições cuja actuação é regulada por este decreto, foi apenas publicado após os incêndios que vitimaram pelo menos 64 pessoas na zona de Pedrogão Grande, numa tentativa de mobilizar meios que, de outra forma, apenas estariam disponíveis a partir de 01 de Julho, data habitual para o início deste período.
É de notar que há câmaras municipais que, no âmbito das suas competências, implementaram medidas restritivas a partir de 01 de Junho, proibindo um conjunto de actividades e a possibilidade de circular em zonas florestais, pelo que, antes de praticar acções em zonas florestais, devem ser consultadas as autoridades locais, para além das forças de segurança.
Para além destas questões legais, será sempre de estar vigilante e atento, ser prudente, evitando riscos, e contactanto as autoridades sempre que surjam dúvidas ou questões que possam colocar em risco o próprio ou terceiros, procurando obter informações e orientações que facilitem uma decisão acertada em caso de perigo.
sábado, junho 24, 2017
sexta-feira, junho 23, 2017
Uma tragédia previsível - 3ª parte
Caso a implementação destas faixas seja inviável, pelo menos terão que existir zonas seguras, concretamente locais onde exista algum tipo de protecção, que podem ser pontos em redor dos quais não exista vegetação próxima e com abastecimento de água, com ou sem algum tipo de abrigo simplificado, onde os utentes da via se possam abrigar, com a segurança possível, em caso de fogos.
Em caso de fogo, seria possível obter algum tipo de segurança, bem como concentrar os utentes da via, que seguiriam um conjunto de sinais orientadores, semelhantes aos que avisam da existência de postos de combustíveis, para um local onde, pela sua amplitude, seria mais fácil proceder à sua evacuação.
A sinalização, incluindo a possibilidade de instalar sistemas com accionamento remoto, destinados a avisar os utentes das vias de perigos e, inclusivé, interditar a circulação, embora envolvendo alguma complexidade e um custo elevado, deve igualmente ser considerada, mesmo que de forma transitória e deslocando os equipamentos para os locais mais críticos, nomeadamente aqueles em que não existam faixas de segurança.
Também não podemos deixar de referir que, apesar da prioridade de investimentos ser na área do combate e não na prevenção, o facto é que neste tipo de cenário nunca existirão meios suficientes, sobretudo fora da chamada "época crítica", quando o dispositivo ainda não se encontra na sua máxima força, mas durante o qual podem ocorrer fogos de grandes dimensões, como o de Castanheira de Pera
Em caso de fogo, seria possível obter algum tipo de segurança, bem como concentrar os utentes da via, que seguiriam um conjunto de sinais orientadores, semelhantes aos que avisam da existência de postos de combustíveis, para um local onde, pela sua amplitude, seria mais fácil proceder à sua evacuação.
A sinalização, incluindo a possibilidade de instalar sistemas com accionamento remoto, destinados a avisar os utentes das vias de perigos e, inclusivé, interditar a circulação, embora envolvendo alguma complexidade e um custo elevado, deve igualmente ser considerada, mesmo que de forma transitória e deslocando os equipamentos para os locais mais críticos, nomeadamente aqueles em que não existam faixas de segurança.
Também não podemos deixar de referir que, apesar da prioridade de investimentos ser na área do combate e não na prevenção, o facto é que neste tipo de cenário nunca existirão meios suficientes, sobretudo fora da chamada "época crítica", quando o dispositivo ainda não se encontra na sua máxima força, mas durante o qual podem ocorrer fogos de grandes dimensões, como o de Castanheira de Pera
quinta-feira, junho 22, 2017
Land Rover Owners de Julho de 2017 já nas bancas
Comemorando o trigésimo aniversário da publicação, já se encontra nos locais de venda habituais a edição de Julho de 2017 da Land Rover Owners International, com o destaque de capa a ir, naturalmente, para tudo o que mudou ao longo destes 30 anos no universo da Land Rover e na forma como o público e os adeptos da marca foram vivendo essa evolução.
Este número tem um forte componente comemorativo, com o reviver de modelos, percursos, técnicas e truques, assinalando alguns dos marcos principais da marca e a forma como foram relatados pela revista, estando presentes alguns dos modelos mais icónicos ou originais da marca, assinalando cada ano de publicação da revista.
O Range Rover do nosso compatriota Luís Lobo, um autêntico "monstro", um conjunto de dicas ou pistas acerca do campismo, alguns veículos convertidos ou personalizados, a preparação dos veículos para o período de férias e grandes viagens que agora se aproxima ou testes de novos modelos são igualmente de ler com atenção.
Estão, ainda, presentes diversos artigos técnicos, entre estes a troca de uma embraiagem num Discovery 2, diversas expedições, em Inglaterra e no estrangeiro, bem como a apresentação de numerosos novos produtos, complementados pela extensa publicidade temática, resultando numa edição particularmente interessante, sobretudo para aqueles que acompanham a marca há um maior número de anos, e que poderão relembrar alguns dos seus marcos mais relevantes.
Este número tem um forte componente comemorativo, com o reviver de modelos, percursos, técnicas e truques, assinalando alguns dos marcos principais da marca e a forma como foram relatados pela revista, estando presentes alguns dos modelos mais icónicos ou originais da marca, assinalando cada ano de publicação da revista.
O Range Rover do nosso compatriota Luís Lobo, um autêntico "monstro", um conjunto de dicas ou pistas acerca do campismo, alguns veículos convertidos ou personalizados, a preparação dos veículos para o período de férias e grandes viagens que agora se aproxima ou testes de novos modelos são igualmente de ler com atenção.
Estão, ainda, presentes diversos artigos técnicos, entre estes a troca de uma embraiagem num Discovery 2, diversas expedições, em Inglaterra e no estrangeiro, bem como a apresentação de numerosos novos produtos, complementados pela extensa publicidade temática, resultando numa edição particularmente interessante, sobretudo para aqueles que acompanham a marca há um maior número de anos, e que poderão relembrar alguns dos seus marcos mais relevantes.
quarta-feira, junho 21, 2017
Uma tragédia previsível - 2ª parte
Muitas estradas, como a Nacional 236, perto do IP8, encontram-se cercado de árvores, entre estas eucaliptos e pinheiros, que chegam junto da via, por vezes com as copas a unirem-se, sem faixas de segurança, onde o mato e outros combustíveis que jazem no solo permitem uma propagação rápida das chamas e a impossibilidade de fugir quando a escassa visibilidade, o pânico e a falta de discernimento impedem que seja feita uma análise mais correcta da situação.
Num dia particularmente quente, com trovoadas secas e ventos cruzados, numa zona onde a vegetação obstroi a visibilidade, quando coberta de fumos é quase inevitável que surja a impossibilidade de circular, tornando-se muito rapidamente impossível de respirar, sendo quase inevitável que a tendência será imobilizar-se e, quase certamente, não ter a possibilidade de alcançar um local seguro.
Neste cenário, a possibilidade de uma tragédia suceder é elevada, caso ocorram as condições que o propiciem, tal como sucedeu no dia 17, e, ocorrendo, que as consequências sejam as que se verificaram neste caso, sendo certo que de o mesmo pode suceder em inúmeros locais espalhados pelo País, onde esta situação pode ser facilmente replicada.
A inexistência de faixas de segurança ao longo das vias, que, naturalmente tem um efeito negativo no conforto, mas que torna muito mais segura a circulação, é essencial, tal como o é em redor de habitações, onde a lei impõe zonas de protecção e estabelece sanções, sendo necessário proceder à sua implementação urgente.
Num dia particularmente quente, com trovoadas secas e ventos cruzados, numa zona onde a vegetação obstroi a visibilidade, quando coberta de fumos é quase inevitável que surja a impossibilidade de circular, tornando-se muito rapidamente impossível de respirar, sendo quase inevitável que a tendência será imobilizar-se e, quase certamente, não ter a possibilidade de alcançar um local seguro.
Neste cenário, a possibilidade de uma tragédia suceder é elevada, caso ocorram as condições que o propiciem, tal como sucedeu no dia 17, e, ocorrendo, que as consequências sejam as que se verificaram neste caso, sendo certo que de o mesmo pode suceder em inúmeros locais espalhados pelo País, onde esta situação pode ser facilmente replicada.
A inexistência de faixas de segurança ao longo das vias, que, naturalmente tem um efeito negativo no conforto, mas que torna muito mais segura a circulação, é essencial, tal como o é em redor de habitações, onde a lei impõe zonas de protecção e estabelece sanções, sendo necessário proceder à sua implementação urgente.
terça-feira, junho 20, 2017
Incêndio no túnel do Marão - 3ª parte
No caso desta ocorrência, diversos equipamentos foram destruídos, pelo que a monitorização remota ficou inoperacional na zona atingida, e a falta de presença de operadores no local impossibilita a obtenção de informações que permitam gerir de forma adequada uma situação de emergência que, num local confinado, pode ter consequência particularmente graves.
Por outro lado, as portas que permitem passar de uma galeria para a outra tem que ser accionada manualmente, em coordenação com a gestão de tráfego e, supostamente, com quem está envolvido no socorro, o que implica uma deslocação rápida ao local onde se encontram os locais de passagem entre os túneis, bem como o aviso sonoro que informe quem está no interior dos procedimentos a adoptar.
Naturalmente, quem se deslocar ao interior de um túnel numa situação de incêndio, ou acidente, terá que estar preparado e equipado, não sendo incumbência de um operador de sistemas, mas a presença no local de uma equipa multidisciplinar, com múltiplas valências, com elementos com múltiplas funções atribuídas, tem inegáveis vantagens.
Sem este tipo de acompanhamento, a possibilidade de pânico é real e as acções impensadas, que podem ter consequências graves, são prováveis, adicionando um factor de imprevisibilidade e de perigo, podendo-se imaginar desde inversões de marcha até deslocações a pé em vias enfumaradas, nas quais a visibilidade é diminuta e a desorientação tende a aumentar.
Por outro lado, as portas que permitem passar de uma galeria para a outra tem que ser accionada manualmente, em coordenação com a gestão de tráfego e, supostamente, com quem está envolvido no socorro, o que implica uma deslocação rápida ao local onde se encontram os locais de passagem entre os túneis, bem como o aviso sonoro que informe quem está no interior dos procedimentos a adoptar.
Naturalmente, quem se deslocar ao interior de um túnel numa situação de incêndio, ou acidente, terá que estar preparado e equipado, não sendo incumbência de um operador de sistemas, mas a presença no local de uma equipa multidisciplinar, com múltiplas valências, com elementos com múltiplas funções atribuídas, tem inegáveis vantagens.
Sem este tipo de acompanhamento, a possibilidade de pânico é real e as acções impensadas, que podem ter consequências graves, são prováveis, adicionando um factor de imprevisibilidade e de perigo, podendo-se imaginar desde inversões de marcha até deslocações a pé em vias enfumaradas, nas quais a visibilidade é diminuta e a desorientação tende a aumentar.
segunda-feira, junho 19, 2017
Uma tragédia previsível - 1ª parte
A tragédia agora associada a Pedrogão Grande, com 62 vítimas mortais, muitas das quais apanhados dentro de viaturas presas numa via de circulação, constitui o mais elevado número de mortes num único dia como consequência dos incêndios florestais dos últimos anos, e, sem dúvida, deixará marcas no País.
A estas vítimas mortais, acrescem dezenas de feridos, alguns destes em estado grave e com prognóstico reservado, para além de um extenso conjunto de perdas a nível de bens materiais, incluindo um precioso património natural que demorará anos a ser reposto, caso haja vontade para o fazer, aumentando assim a dimensão da tragédia.
As primeiras palavras são, inevitavelmente, para lamentar o sucedido e enviar os pêsames a todos quantos perderam entes queridos, mas também a todos quantos foram afectados, sendo certo de que o efeito para quem participou nas operações e se apercebeu deste conjunto de vítimas, estará igualmente em sofrimento e necessita de acompanhamento.
O inquérito determinará o que efectivamente sucedeu, se as opções foram as correctas ou se os meios eram os adequados, mas a forma como dezenas de vítimas perderam a vida dentro de veículos, a que acrescem 3 intoxicadas, numa estrada nacional, justica ser analisada separadamente, por esta via se ter constituido numa armadilha mortal.
A estas vítimas mortais, acrescem dezenas de feridos, alguns destes em estado grave e com prognóstico reservado, para além de um extenso conjunto de perdas a nível de bens materiais, incluindo um precioso património natural que demorará anos a ser reposto, caso haja vontade para o fazer, aumentando assim a dimensão da tragédia.
As primeiras palavras são, inevitavelmente, para lamentar o sucedido e enviar os pêsames a todos quantos perderam entes queridos, mas também a todos quantos foram afectados, sendo certo de que o efeito para quem participou nas operações e se apercebeu deste conjunto de vítimas, estará igualmente em sofrimento e necessita de acompanhamento.
O inquérito determinará o que efectivamente sucedeu, se as opções foram as correctas ou se os meios eram os adequados, mas a forma como dezenas de vítimas perderam a vida dentro de veículos, a que acrescem 3 intoxicadas, numa estrada nacional, justica ser analisada separadamente, por esta via se ter constituido numa armadilha mortal.
domingo, junho 18, 2017
Tomadas de isqueiro em residências - 2ª parte
Passando de um valor de 5 para quase 10 Euros, pode-se adquirir um modelo mais sofisticado, muito semelhante ao sistema de alimentação de um computador portátil, mas que fornece 5A a 12V e pode alimentar um largo conjunto de equipamentos, com consumos semelhantes aos de computadores portáteis, mas que fica aquém dos 10A da maioria das tomadas de isqueiros instaladas em veículos.
Existem alguns modelos de 5A bastante compactos, fáceis de colocar numa tomada de parede, sem cabos exteriores, o que pode reduzir um pouco o preço, mas, pela falta de cabos, também pode tornar a utilização um pouco menos cómoda e flexível, constituindo uma opção que tem, como principal vantagem, a facilidade de transporte.
Para quem pretenda utilizar um compressor, por exemplo, são requeridos 10A, sendo que os modelos compatíveis, igualmente muito semelhantes, exteriormente, ao transformador de um portátil, já são um pouco mais raros, podendo ser encontrados no EBay por valores que variam entre os 12 e os 15 Euros, incluindo portes.
Existem numerosas opções, incluindo modelos intermédios de 7.5 e 8A, sendo que muitas vezes a melhor opção tem tomada que não é do formato europeu, obrigando a adquirir um conversor, o que, encarecendo a ligeiramente a solução, pode continuar a justificar a sua aquisição, dada a diferença de preços existente no mercado e que ultrapassa em muito o valor insignificante da peça para converter o formato do conector.
Existem alguns modelos de 5A bastante compactos, fáceis de colocar numa tomada de parede, sem cabos exteriores, o que pode reduzir um pouco o preço, mas, pela falta de cabos, também pode tornar a utilização um pouco menos cómoda e flexível, constituindo uma opção que tem, como principal vantagem, a facilidade de transporte.
Para quem pretenda utilizar um compressor, por exemplo, são requeridos 10A, sendo que os modelos compatíveis, igualmente muito semelhantes, exteriormente, ao transformador de um portátil, já são um pouco mais raros, podendo ser encontrados no EBay por valores que variam entre os 12 e os 15 Euros, incluindo portes.
Existem numerosas opções, incluindo modelos intermédios de 7.5 e 8A, sendo que muitas vezes a melhor opção tem tomada que não é do formato europeu, obrigando a adquirir um conversor, o que, encarecendo a ligeiramente a solução, pode continuar a justificar a sua aquisição, dada a diferença de preços existente no mercado e que ultrapassa em muito o valor insignificante da peça para converter o formato do conector.
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