sábado, janeiro 05, 2019

Saco para bagagem de tejadilho

Acomodar volumes ou bagagens no exterior de um veículo permite recuperar espaço no interior, sendo o tejadilho, ou uma caixa de carga, numa "pick up", por exemplo, sendo um saco construído para o efeito uma alternativa que oferece uma boa relação entre a qualidade e o preço.

Este modelo tem dimensões aproximadas de 80 x 78 x 28 centímetros, sendo construido em materiais de elevada resistência, que suportam e resistem bem à chuva, sendo impermeável, bem como ao pó, projecções de detritos, ou mesmo raios solares, e é fechado com fechos eclair duplos.

Este modelo é compatível com a maioria dos veículos com barras ou grades de tejadilho, sendo de muito fácil instalação, recorrendo às oito correias, duas de cada lado, com sistema de aperto rápido e fechos de elevada resistência, e o facto de não ter armação interna facilita ajuda tanto a montagem como o transporte e arrumação.

O preço fica perto dos 40 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, possuindo um ano de garantia, difícil de utilizar face o custo dos portes envolvidos, mas este valor representa um grande volume para acomodação de bagagens, preferencialmente leves, de modo a não comprometer a segurança como resultado de um centro de gravidade mais elevado e uma muito menos eficaz configuração aerodinamica.

sexta-feira, janeiro 04, 2019

Estojos de primeiros socorros em viaturas - 2ª parte

Estão disponíveis estojos, com o respectivo conteúdo, por preços extremamente acessíveis, começando no par de Euros, mas que incluem apenas os conteúdos mais básicos, como compressas, desinfectante, adesivo, pensos e tesoura, complementados com uns poucos acessórios que em pouco expandem as suas possibilidade de utilização, condicionada a ferimentos muito ligeiros, não apenas pela variedade, mas também pela quantidade do material incluído.

Naturalmente, desaconselhamos algo tão básico, sobretudo porque, com um pequeno acréscimo no preço é possível adicionar alguns items que poderão fazer toda a diferença, como um cobertor de emergência, luvas de latex ou alfinetes de dama, bem como uma quantidade muito superior dos items mais comuns.

Conjuntos mais completos, para além de, normalmente, virem melhor acomodados, tendem a incluir algumas instruções de uso que, devendo servir apenas como confirmação ou consulta relativamente a algo que deve ter sido aprendido previamente, podem revelar-se úteis em situações de maior tensão, durante as quais as dúvida são mais frequentes, sobretudo para quem tem menos prática e não desenvolveu automatismos.

Também é de realçar que existem "kits" destinados a situações específicas, que podem incluir equipamentos menos comuns, como, por exemplo, a serem utilizados em locais onde existe o perigo de envenenamento por mordedura de répteis, ou com maior ênfase num dado tipo de ocorrência, como queimaduras, bem como modelos complementados com outro tipo de utensílios, na previsão de que o socorro possa tardar ou seja necessário algum tipo de auxiliar para localização.

quinta-feira, janeiro 03, 2019

O socorro na queda do helicóptero do INEM - 7ª parte

As falhas do Estado, mesmo que nem todas da responsabilidade directa do Governo, bem como a forma como este tenta fugir a responsabilidades, apontando sempre para outras entidades, suportada por governantes, como o ministro da Administração Interna, que aponta culpas para a NAV, acusando-o de não cumprir protocolos vigentes, no que parece uma tentativa de iludir responsabilidades.

Manifestamente, nada se aprendeu com as sucessivas tragédias, com o Governo a manifestar uma altivez e arrogância que, face à sucessão de casos, não se pode aceitar, incapaz de assumir responsabilidades ou reconhecer fraquezas próprias, sendo patente que, tal como em casos anteriores, não haverá responsabilidade política, salvo por imposição da Presidência da República, que manifesta cada vez mais a sua indignação perante sucessivos incidentes.

No entanto, e mesmo antes de terminarem os inquéritos, é patente que a sequência de falhas e erros é inimaginável e inaceitável, pondo em causa a confiança dos cidadãos no Estado, revelando a extrema debilidade de muitas estruturas e instituições, fruto de incompetência, nomeações de carácter político ou falta de investimentos, num País seguro por cordeis e que o esconde com anúncios cada vez menos credíveis.

Só depois de terminadas as várias investigações e inquéritos haverá conclusões mais definitivas e algumas respostas para um conjunto de perguntas que surgiram imediatamente depois do acidente, sendo absolutamente necessário que, dentro de um espaço de tempo razoável, que previna especulações e gere desconfianças, sejam disponibilizadas as conclusões e, caso se justifique, atribuídas responsabilidades.

quarta-feira, janeiro 02, 2019

Estojos de primeiros socorros em viaturas - 1ª parte

Apesar de, ao contrário de outros acessórios e equipamentos, não ser de presença obrigatória num veículo, uma bolsa com um conjunto de meios destinados a prestar os primeiros socorros, e o conhecimento para os utilizar, fazem todo o sentido, não apenas do ponto de vista prático, mas também como forma de sensibilização.

Se vários equipamentos são obrigatórios, ou estiveram em vias de o ser, tal nunca abrangeu um estojo de primeiros socorros, sendo que, para além da sua presença, os conhecimentos básicos deviam ser incluídos no ensino regular e, eventualmente, confirmados durante a instrução da condução.

No caso de veículos de utilização profissional, mesmo que não destinados ao transporte de passageiros, e de condutores profissionais, tal será ainda mais imperativo, tendo em conta o tempo que passam a conduzir e, consequentemente, o aumento probabilístico de ter ou se deparar com situações onde estes recursos sejam necessários.

Obviamente, caso tal fosse uma obrigatoriedade, a existência de conjuntos certificados e a sua verificação periódica, em termos de prazos de validade, facilitariam a escolha na altura da aquisição, mas, mesmo não o sendo, este é um investimento de muito baixo custo que consideramos ser moralmente obrigatório.

terça-feira, janeiro 01, 2019

Feliz 2019

Seguindo uma tradição que mantemos desde há muito, no início de um novo ano, vimos agradecer aos nossos amigos e leitores a sua presença e apoio, que nalguns casos se prolonga desde o início deste "blog", enviando os nossos votos de um Ano Novo muito feliz, com tudo de bom e durante o qual os vossos sonhos se tornem realidade.

Agradecemos, para além da vossa presença, as sugestões, comentários e críticas que nos fizeram chegar e que são essenciais para orientarmos a nossa direcção, selecionando assuntos que sejam mais do interesse dos nossos leitores ou que respondam a questões ou problemas concretos que nos colocaram.

Inevitavelmente, muito do que é analizado e publicado depende dos acontecimentos que ocorrem, muitos dos quais são inesperados, e, consequentemente, condicionam a publicação de textos cujo interesse é menos dependente da actualidade, dando prioridade aqueles que, quando não publicados no momento em que o assunto é premente, perdem interesse ou o próprio sentido, pelo que alguma imprevisibilidade na sequência de publicações é inevitável.

A todos, desejamos um 2019 muito feliz, com muita paz e alegria.

segunda-feira, dezembro 31, 2018

Primeiros vídeos do novo Defender


É cada vez mais evidente que a apresentação do novo Land Rover Defender está para breve, prevendo-se que no início do próximo ano, e que as vendas começarão no ano seguinte, com a sucursal americana a anunciar para 2020 a disponibilidade do novo modelo, que começa a surgir em imagens e vídeos oficiais.

A Land Rover tenta ligar este novo modelo aos seus antepassados, como herdeiro da linhagem iniciada nos antigos Serie, exibindo as capacidades deste Defender fora de estrada, atestando do seu comportamento e robustez e da aptidão para circular nos percursos e trajectos mais difíceis, sendo ainda incerto quais as soluções técnicas adoptadas, mas que, presume-se, terão muito mais de electrónica e a inexistência do antigo eixo rígido.

A Land Rover nos Estados Unidos tem vindo a divulgar vídeos destinados a atrair a atenção de potenciais clientes, num país onde, por razões de segurança, a venda do anterior Defender foi proíbida, pelo que os poucos veículos legais, os primeiros produzidos e que, consequentemente, não estavam abrangidos pela legislação entretando adoptada, atingem preços sem paralelo no mercado europeu.

Entende-se assim o entusiasmo e as expectativas da Land Rover americana, para quem este novo Defender vem ocupar um lugar num segmento de onde a marca se encontrava ausente desde há muito, e não apenas substituir um veículo produzido até há poucos anos atrás e que, efectivamente, sempre manteve o seu lugar entre os todo o terreno duros de produção recente.

domingo, dezembro 30, 2018

Opções de faca para "kit" de sobrevivência

No seguimento do texto anterior, propomos duas alternativas, com preços mais elevados, mas com uma maior resistência e com um tipo de lâmina que permite outras opções, sendo autênticas facas que, apesar da sua dimensão reduzida, se revelam fáceis de empunhar e utilizar, oferecendo segurança e robustez.

Nem todos os utilizadores apreciam lâminas dobráveis, um sistema que permite reduzir a dimensão total da faca, mas que acrescenta um ponto de complexidade e vulnerabilidade, por vezes mais a nível psicológico do que prático, mas que, na altura de decidir, tem importância decisiva, podendo levar a optar por um modelo em detrimento de outro.

O modelo dobrável, em aço inoxídável 5CR15, tem um comprimento total de 200 milímetros, reduzidos a 130 quando dobrada, a lâmina mede 70 milímetros, com 21 de largura e 3 de espessura, com um nível de dureza 57HRC, dispondo ainda de um conjunto de pequenos acessórios incorporados, que permite abrir latas.

De lâmina fixa, com um comprimento total de 185 milímetros e uma lâmina com 90 milímetros de comprimento, por 28 de largura e 3 de espessura, em aço 3CR13 e dureza 55HRC, protegida por uma bainha de 10 centímetros, esta faca tem dois tipos de serrilha, em lados opostos da lâmina, e uma corda, que contribui para a facilidade de empunhar, sendo patente que os 10 Euros que custa, menos 3 do que o modelo anterior, corrresponde a uma qualidade ligeiramente inferior, sendo certo que será, sobretudo, a configuração a ter o maior peso na decisão.