sábado, abril 13, 2024

Vídeo gerado por texto no Pixverse.ai - 1ª parte

Enquanto se espera pela disponibilização das ferramentas mais avançadas que, recorrendo a inteligência artificial, geram vídeos a partir de texto, e que, na sua maioria, serão pagas, eventualmente permitindo um período grátis de experimentação, quem pretender recorrer a esta tecnologia já a pode experimentar gratuitamente.

Uma plataforma que permite, de forma muito simples, gerar pequenos filmes, ou animações, a partir da introdução de um texto simples, com resultados que dependem em muito das palavras entradas, não apenas em termos isolados, mas do seu contexto e interacção entre sí, é o Pixverse.ai, disponibilizado gratuitamente e de utilização muito simples.

Após efectuar uma autenticação, e para isso aconselha-se a ter uma conta Discord, temos acesso ao botão de "Create". presente no topo de uma página simples, de onde constam animações, sendo possível, nalguns casos, ver quais as palavras chave utilizadas na sua geração, podendo-se assinalar os nossos favoritos e classificar os vídeos presentes.

É possível selecionar palavras negativas, que excluem factores ou elementos, escolher o tipo de estilo e o formato de écran, bem como aceder a exemplos destinados a inspirar o utilizador, sendo possível verificar alguma demora na criação do vídeo, o que implica alguma paciência, provavelmente inererente a um sistema gratuito.

sexta-feira, abril 12, 2024

"Router" 4G por 20 Euros - 3ª parte

Com linguagens inglesa e chinesa, a configuração é muito simples, recorrento a um navegador, mas pode ser usado de forma muito simples recorrendo aos identificadores presentes, o que dispensa configurações, bastando introduzir um cartão SIM, com o PIN desactivado, e ligar o equipamento, para que comece a funcionar, partilhando a Internet.

Uma vez configurado, instalado e ligado, este "router" funciona de forma eficiente, cumprindo bem a sua missão, com os dispositivos a conectarem-se automaticamente e a acederem facilmente à Internet, com o desempenho a depender, naturalmente, das condições da rede, mas sem que se verifiquem atrasos na resposta quando o objectivo da ligação é a navegação com mapas digitais, a comunicação de voz ou o acesso a "sites", havendo, naturalmente, limitações, caso se pretenda efectuar "streamings" de vídeo.

O conjunto, incluindo o "router", cabo de carregamento e o manual de utilizador, custa menos de 20 Euros, incluindo portes e IVA, com entrega em 11 dias, sendo um exemplo de uma cada vez maior variedade de ofertas disponíveis nesta gama de valores e compatíveis, em termos de frequências, com o mercado europeu, onde a maioria dos nossos leitores reside.

Este tipo de equipamento, que permite criar uma pequena rede dentro de um veículo, é uma solução que consideramos sempre a ter em conta, seja para fins particulares ou pessoais, seja para uma utilização mais profissional, o que pode passar pela selecção de um modelo mais sofisticado, permitindo a uma tripulação com vários elementos manterem-se conectados e com capacidade para melhor desempenharem as suas missões.

quinta-feira, abril 11, 2024

Ferramenta de verificação de factos do Google

Pouco conhecido entre nós, a ferramenta de verificação de factos do Google inclui a análise de um vasto conjunto de eventos, que tanto podem constar de um tópico ou comentário numa rede social, como notíciass publicadas em orgãos de comunicação social, fazendo uma avaliação, que recorre a dados concretos e verificáveis.

Está disponível uma caixa de pesquisa, sendo possível selecionar qual a lingua ou as linguas em que se pretende efectuar a pesquisa, com uma opção que permite pesquisar fotos, mas estão em falta funcionalidades essenciais, como o ordenamento ou a selecção de um dado intervalo temporal, o que condiciona em muito a utilização da ferramenta.

Da experiência que temos, uma boa parte dos textos investigados são as falsidades que um bom número de utilizadores de redes sociais divulgam e partilham, algumas das quais tão absurdas que dispensam validação, mas também se encontram relatos de factos controversos, cuja veracidade convém verificar, lamentando-se que as entradas que versam o nosso País sejam em número diminuto, eventualmente porque esta ferramenta é pouco divulgada e conhecida entre nós.

Também estão presentes opções destinadas a validar textos ou a incluir a ferramenta num "site", validando conteúdos, destinando-se a utilizadores profissionais, que giram conteúdos, mas, para o utilizador comum, que pretende verificar a veracidade de um texto, a opção de pesquisa, ou de exploração, será a mais útil, podendo esclarecer se o conteúdo de um dado texto corresponde ou não à realidade.

quarta-feira, abril 10, 2024

"Router" 4G por 20 Euros - 2ª parte

Uma característica interessante é a presença de uma bateria interna de iões de lítio de 2100 mAh, o que permite um período de standby que ultrapassa as 50 horas ou uma operação contínua de até 6 horas, sendo carregado através de um transformador que se liga a uma tomada convencional de 110V ou 220V.

Este é um equipamento muito pequeno e fácil de transportar, com apenas 98 x 59 x 15 milímetros, antena interior incorporada, com um pequeno écran onde é possível visualizar o estado das comunicações, incluindo a ligação à rede e aos utilizadores, e da bateria, que pode ter consumos mais penalizadores caso se recorra à porta USB para carregar outros equipamentos, usando o "router" como bateria externa.

Com linguagens inglesa e chinesa, a configuração é muito simples, recorrento a um navegador, mas pode ser usado de forma muito simples recorrendo aos identificadores presentes, o que dispensa configurações, bastando introduzir um cartão SIM, com o PIN desactivado, e ligar o equipamento, para que comece a funcionar, partilhando a Internet.

Desta forma, quem pretender configurar o equipamento, tem que aceder, via navegador, ao endereço 192.168.0.1, usar a "password" "admin", que deve ser mudada de imediato, e proceder às alterações consideradas necessárias, mas quem não o quiser fazer, só tem que anotar a chave de WiFi que consta do interior do "router" e usá-la para autenticar os dispositivos de rede.

terça-feira, abril 09, 2024

Versão de desenvolvimento do Opera permite IA local - 2ª parte

Quem instalar a versão mais recente de desenvolvimento do Opera vai ter acesso a esta nova funcionalidade, podendo escolher quais os modelos a descarregar, e que ficarão residentes no dispositivo local, sendo que é estimado que cada modelo possa ocupar entre 2 a 10 Gb de armazenamento local, passando a ser utilizados em vez do Aria, até que o utilizador volte a mudar a configuração.

Desta forma, os utilizadores passam a ter não apenas a possibilidade de recorrer à IA quando não têm ligação à Internet, mas também em que situações podem usar um ou outro modelo e manter uma maior privacidade, mesmo que à custa de algumas limitações, sempre que questões mais delicadas sejam colocadas e o seu envio para um servidor, bem como o tipo de processamento que aí decorre, podendo optar por manter esses dados no dispositivo local.

Também é de salientar que, ao optar por um processamento local, a dependência dos recursos do equipamento utilizado é total, podendo resultar num menor desempenho, para além das consequências inerentes a uma menor interacção e da necessidade de manter os módulos actualizados, tarefas que passam para a responsabilidade do utilizador, que terá de efectuar um conjunto de procedimentos, tal como sucede para manter actualizado outro "software" instalado.

Este é um passo inovador, sendo o primeiro navegador a disponibilizar esta funcionalidade, reforçando o interesse e investimento do Opera na área da Inteligência Artificial, e que fica agora disponível para todos os utilizadores que, preferencialmente em paralelo com a versão estável, que deve ser mantida para as tarefas de produtividade, queiram testar esta nova funcionalidade.

segunda-feira, abril 08, 2024

"Router" 4G por 20 Euros - 1ª parte

Os pequenos "routers" que operam via rede móvel e permitem partilhar o acesso à Internet por diversos dispositivos são cada vez mais populares, com os modelos 4G a serem francamente acessíveis, com preços abaixo dos 20 Euros, o que corresponde a perto de um quinto do que se pede pelos modelos mais sofisticados, destinados a redes 5G, e que continuam a custar mais de 100 Euros.

Obviamente, um modelo que suporte 5G oferece inúmeras vantagens, sobretudo se o objectivo é partilhar a Internet com diversos utilizadores, mas para situações menos exigentes, como a navegação via Google Maps num veículo e partilha de chamadas de voz via IP um modelo 4G será o suficiente, não esquecendo que existe sempre uma dependência das redes disponíveis e que, fora das localidades principais, o mais provável é encontrar apenas 4G.

O modelo H806 opera nas frequências 4G LTE, B1/B3/B5/B8/B40, e 3G UMTS WCDMA B1/B8, compatíveis com os operadores da Europa e Ásia, sendo sempre de verificar a compatibilidade com os operadores do país onde o equipamento será utilizado.

Usando 4G e em condições ideais, a velocidade de "downstream" é de 150 Mbps e a de "upstream" é de 50 Mbps, com o WiFi a suportar as normas 802.11 b/g/n, permitindo partilhar a Internet por até 10 utilizadores, dos quais 5 em simultâneo.

domingo, abril 07, 2024

Telegram temporariamente suspenso em Espanha - 4ª parte

No caso em que existe uma má utilização, com risco, directo ou indirecto, para a vida humana para a destruição de património, equacionar ou, no limite, concretizar a suspensão deste tipo de plataforma fará todo o sentido, dado que o contraponto, que pode ser a preservação da segurança de quem efectua comunicações que coloquem em perigo quem nelas está envolvido, não será tão eminente e pode ser contornado de outras formas, tipicamente recorrendo a sistemas alternativos.

Obviamente, tendo em conta as diversas opções ao Telegram, como o Signal, caso se pretenda excluir da lista o Whatsapp, pelas ligações e vertente comercial que lhe são reconhecidas, bloquear uma das plataformas, por questões de segurança, permitindo a operação de outras, pouco efeito terá, sobretudo quando o identificador é um número de telefone e não um nome, o que permite, muito rapidamente, encontrar outras formas de manter as comunicações.

Estamos, naturalmente, a excluir outro tipo de plataformas, menos acessíveis ao utilizador comum, algumas à margem da lei ou com enquadramentos ou existência onde a legislação não impera, mas que podem ser usadas por organizações, mesmo que não formais, o que implica que estarão sempre possível alternativas quando o propósito é mais significativo do que a simples partilha de documentos sobre os quais incidem direitos de autor, o que reforça a falibilidade da suspensão de serviços de comunicações e a real inconsequência no alcance dos objectivos propostos, ficando o resultado pelo inconveniente para os utilizadores.

Assim, a suspensão de uma plataforma deste tipo, e neste caso foi o Telegram, em Espanha, mas que pode ser outra, noutro país, por razões que têm a ver com direitos autorais e não com a segurança das populações, parece tão absurdo como ineficaz, o que é demonstrado pelo facto de a decisão judicial ter sido invertida com base na desporporcionalidade, mas a simples possibilidade de tal ser possível não pode deixar de merecer reflexão, não apenas quanto à responsabilidade exigível às plataformas de comunicações, mas também quanto à exequibilidade da legislação em vigor e a forma de a adptar à realidade.