Assim, será de recear que em Setembro se possa verificar uma subida no número de contaminações, e lembramos que, actualmente, este número é elevado face a outros países europeus, pelo que esta será uma altura crítica, que coincide com o regresso de muitos à activivade normal, incluindo-se aqui o inicio do ano escolar, com uma maior vertente das aulas presenciais, que, naturalmente, irão substituir grande parte das aulas à distância.
Outro factor crítico é a abertura de fronteiras, seja para a actividade turística, que irá regressar, embora sendo ainda impossível prever em que extensão e dimensão, mas também a realização de um conjunto de eventos, como os jogos da fase final de provas internacionais de futebol ou competições de desporto automóvel, o que resultará na entrada no País largas centenas de milhares de indivíduos, das mais diversas proveniências e que, por questões práticas, nunca seram submetidos a uma quarentena, ficando-se as medidas de segurança pelos testes, o que não impede, na totalidade, a entrada em território nacional de quem esteja infectado.
Este período crítico, cuja delimitação faz cada vez menos sentido, tem, em termos práticos, entrado pelo mês de Outubro, mês em que já se verificaram, no passado, verdadeiras tragédias, pelo que a coexistência com a chegada de outras doenças sazonais, como a gripe, é bem real e pode resultar num elevado conjunto de infecções.
Naturalmente, uma infecção dentro de uma corporação teria um impacto grave, podendo comprometer a operacionalidade desta, pelo menos durante o período necessário à obtenção de resultados de testes e, caso sejam detectados contágios, até que qualquer tipo de cadeia seja devidamente controlada, sendo certo de que tal pode implicar um par de semanas de fortes restrições.
sábado, junho 20, 2020
sexta-feira, junho 19, 2020
Protecção de comprador no eBay - 4ª parte
Também não se deve, em caso algum, negociar o "feedback", como aceitando deixar um "feedback" positivo para facilitar a devolução do pagamento de um item não recebido, sendo que para o eBay este tipo de exigência tem conotação de extorsão e viola os termos de utilização da plataforma, devendo ser reportado este tipo de comportamento.
Infelizmente, como consequência da inoperância dos CTT, existe um número crescente de atrasos e de extravios, do que resulta, naturalmente, a abertura de um maior número de casos, que irão penalizar o vendedor, que suportará custos, mas também o comprador, que se vê privado do item que adquiriu, e que, mesmo sendo ressarcido, incorrerá no pagamento de algumas comissões bancárias e se verá privado do uso daquilo que adquiriu e que, em muitos caso, necessita para uso profissional.
Salvo situações muito específicas e complexas, o programa de protecção de compradores do eBay tem funcionado de forma rápida e eficaz, devolvendo os montantes pagos por items que não são recebidos, tendo como maior problema a demora, não do processo em sí, mas como resultado da fixação de um prazo máximo de entrega muito longo, que pode andar pelos três meses, sendo certo que, passados dois meses, salvo situações excepcionais, dificilmente um item será entregue.
Não obstante este problema, a protecção que o eBay oferece aos compradores é, indiscutivelmente, uma mais valia, protegendo-os, na esmagadora maioria dos casos, de forma eficaz, o que nos leva a optar por esta plataforma em detrimento de outras, nomeadamente as nacionais, que deixam à lenta justiça portuguesa a responsabilidade de dirimir conflitos entre vendedores e compradores, sendo certo que raros serão os que a ela recorrem, tendo em conta os custos e morosidade envolvidos.
Infelizmente, como consequência da inoperância dos CTT, existe um número crescente de atrasos e de extravios, do que resulta, naturalmente, a abertura de um maior número de casos, que irão penalizar o vendedor, que suportará custos, mas também o comprador, que se vê privado do item que adquiriu, e que, mesmo sendo ressarcido, incorrerá no pagamento de algumas comissões bancárias e se verá privado do uso daquilo que adquiriu e que, em muitos caso, necessita para uso profissional.
Salvo situações muito específicas e complexas, o programa de protecção de compradores do eBay tem funcionado de forma rápida e eficaz, devolvendo os montantes pagos por items que não são recebidos, tendo como maior problema a demora, não do processo em sí, mas como resultado da fixação de um prazo máximo de entrega muito longo, que pode andar pelos três meses, sendo certo que, passados dois meses, salvo situações excepcionais, dificilmente um item será entregue.
Não obstante este problema, a protecção que o eBay oferece aos compradores é, indiscutivelmente, uma mais valia, protegendo-os, na esmagadora maioria dos casos, de forma eficaz, o que nos leva a optar por esta plataforma em detrimento de outras, nomeadamente as nacionais, que deixam à lenta justiça portuguesa a responsabilidade de dirimir conflitos entre vendedores e compradores, sendo certo que raros serão os que a ela recorrem, tendo em conta os custos e morosidade envolvidos.
quinta-feira, junho 18, 2020
Os incêndios florestais em tempos de pandemia - 2ª parte
Entre as actividades afectadas encontra-se a limpeza dos terrenos, que requer disponibilidade de meios e a respectiva movimentação, fortemente restringida durante a vigência das medidas de confinamento, bem como os trabalhos de manutenção de caminhos florestais, bem como todo um conjunto de operações a nível de logística que permitem dispor de meios de reserva para a época mais crítica.
As medidas restritivas que vigoraram durante meses, bem como o esforço efectuado por muitas corporações na complexa missão de transporte de possíveis infectados, com tudo o que tal implica em termos de disponibilidade de pessoal e de meios, bem como as tarefas acessórias, como a descontaminação de veículos, representa um desgaste acrescido num período que antecede o de maior empenho de todo o efectivo.
Por outro lado, o escrutínio da preparação desta campanha, incluindo-se aqui as sempre polémicas contratualizações e aquisições de meios, bem como a disponibilidade atempada dos mesmos, foi relativamente ignorada num período em que a pandemia ocupava os noticiários, relegando para um plano muito secundário o que de resto se passava no País.
Existe, ainda, o risco de uma segunda vaga da pandemia, que alguns especialistas antecipam como provável, chegar ainda durante o período crítico de incêndios florestais, o que criaria um cenário particularmente complexo, dificultando as operações na medida em que a sua condução terá que coexistir com um conjunto de restrições que visam evitar o contágio.
As medidas restritivas que vigoraram durante meses, bem como o esforço efectuado por muitas corporações na complexa missão de transporte de possíveis infectados, com tudo o que tal implica em termos de disponibilidade de pessoal e de meios, bem como as tarefas acessórias, como a descontaminação de veículos, representa um desgaste acrescido num período que antecede o de maior empenho de todo o efectivo.
Por outro lado, o escrutínio da preparação desta campanha, incluindo-se aqui as sempre polémicas contratualizações e aquisições de meios, bem como a disponibilidade atempada dos mesmos, foi relativamente ignorada num período em que a pandemia ocupava os noticiários, relegando para um plano muito secundário o que de resto se passava no País.
Existe, ainda, o risco de uma segunda vaga da pandemia, que alguns especialistas antecipam como provável, chegar ainda durante o período crítico de incêndios florestais, o que criaria um cenário particularmente complexo, dificultando as operações na medida em que a sua condução terá que coexistir com um conjunto de restrições que visam evitar o contágio.
quarta-feira, junho 17, 2020
Protecção de comprador no eBay - 3ª parte
Este tipo de apelo, que não recorre aos canais automatizados, pode ser mais complexo e será, sem dúvida, mais moroso, podendo implicar várias trocas de mensagens, pelo que sugerimos que a mensagem inicial, a que, indiscutivelmente, terá um maior peso, seja particularmente bem articulada e documentada, com uma argumentação eficaz e escrita clara, sendo de pedir auxílio caso a fluência em inglês não permita uma expressão correcta do conteúdo que se pretende transmitir.
Devem ser anexados documentos, transcrições de conversas, registos, bem como tudo o que possa esclarecer e confirmar as afirmações e levar a que o serviço de clientes decida favoravelmente, o que pode implicar insistir ou recorrer, solicitando uma reapreciação das provas e dos argumentos, de modo a esgotar todas as possibilidades no sentido de obter a decisão que se pretende.
É óbvio que, sobretudo neste tipo de apelo, existe uma probabilidade de este não ser atendido, e que o trabalho que dá apenas o justifica no caso de montantes mais elevados, sendo certo que, nestas situações, por se tratar de um item mais dispendioso, deverá haver um maior número de provas, como registos de envio, seguimento do objecto ou assinatura do receptor, o que permite fornecer dados mais concretos e uma argumentação mais fundamentada.
Queremos chamar a atenção para o facto de uma vez fechado, um caso nunca pode ser reaberto, pelo que propostas por parte do vendedor no sentido de encerrar o procedimento para que possa proceder à devolução, mesmo alegando problemas técnicos enquanto o processo estiver aberto, deve ser recusado em todos os casos, deixando para o eBay uma decisão final caso o vendedor insista nesta solução.
Devem ser anexados documentos, transcrições de conversas, registos, bem como tudo o que possa esclarecer e confirmar as afirmações e levar a que o serviço de clientes decida favoravelmente, o que pode implicar insistir ou recorrer, solicitando uma reapreciação das provas e dos argumentos, de modo a esgotar todas as possibilidades no sentido de obter a decisão que se pretende.
É óbvio que, sobretudo neste tipo de apelo, existe uma probabilidade de este não ser atendido, e que o trabalho que dá apenas o justifica no caso de montantes mais elevados, sendo certo que, nestas situações, por se tratar de um item mais dispendioso, deverá haver um maior número de provas, como registos de envio, seguimento do objecto ou assinatura do receptor, o que permite fornecer dados mais concretos e uma argumentação mais fundamentada.
Queremos chamar a atenção para o facto de uma vez fechado, um caso nunca pode ser reaberto, pelo que propostas por parte do vendedor no sentido de encerrar o procedimento para que possa proceder à devolução, mesmo alegando problemas técnicos enquanto o processo estiver aberto, deve ser recusado em todos os casos, deixando para o eBay uma decisão final caso o vendedor insista nesta solução.
terça-feira, junho 16, 2020
Os incêndios florestais em tempos de pandemia - 1ª parte
À medida que o Verão, e consequentemente o tempo quente, se aproximam, a eminência, ou inevitabilidade da ocorrência de incêndios florestais em números comparáveis à de anos anteriores, deverá recordar a todos que a preparação da época de maior risco foi condicionada pela pandemia que afectou todos os sectores de actividade.
Ao longo destes meses, desde que a pandemia começou a alastrar e a chegada à Europa confirmou como inevitável a sua entrada em Portugal, que a atenção se centra no seu alastramento, efeitos, formas de o combater, recursos disponíveis, avanços científicos e em tudo o que mais directamente afecta, alcançando um protagonismo de tal forma dominante que, aparentemente, nada mais de relevante haveria a considerar.
No entanto, sem por em causa o impacto devastador desta pandemia, a abordagem exclusivista efectuada pode ter um impacto particularmente negativo num vasto conjunto de vertentes da vida nacional, com a secundarização destes a comprometer a sua actividade normal muito para além do que as restrições determinadas para combater a pandemia implicavam, sendo que nalguns casos, em termos práticos, o próprio planeamento, bem como outras medidas estruturantes, foram adiadas.
Mesmo em termos de atribuição de verbas, e de execução orçamental, com as prioridades a recair sobre o Serviço Nacional de Saúde, a disponibilidade financeira, agravada pela enorme perda de receitas, atinge toda a máquina do Estado, compromentendo adjudicações, bem como a entrega de bens e serviços, inevitável quando as dívidas a fornecedores aumentam substancialmente, dificultando ou impossibilitando novos fornecimentos.
Ao longo destes meses, desde que a pandemia começou a alastrar e a chegada à Europa confirmou como inevitável a sua entrada em Portugal, que a atenção se centra no seu alastramento, efeitos, formas de o combater, recursos disponíveis, avanços científicos e em tudo o que mais directamente afecta, alcançando um protagonismo de tal forma dominante que, aparentemente, nada mais de relevante haveria a considerar.
No entanto, sem por em causa o impacto devastador desta pandemia, a abordagem exclusivista efectuada pode ter um impacto particularmente negativo num vasto conjunto de vertentes da vida nacional, com a secundarização destes a comprometer a sua actividade normal muito para além do que as restrições determinadas para combater a pandemia implicavam, sendo que nalguns casos, em termos práticos, o próprio planeamento, bem como outras medidas estruturantes, foram adiadas.
Mesmo em termos de atribuição de verbas, e de execução orçamental, com as prioridades a recair sobre o Serviço Nacional de Saúde, a disponibilidade financeira, agravada pela enorme perda de receitas, atinge toda a máquina do Estado, compromentendo adjudicações, bem como a entrega de bens e serviços, inevitável quando as dívidas a fornecedores aumentam substancialmente, dificultando ou impossibilitando novos fornecimentos.
segunda-feira, junho 15, 2020
Protecção de comprador no eBay - 2ª parte
Optamos sempre pela devolução do valor, independentemente do item, por considerarmos ser o processo mais transparente e de gestão mais simples, evitando que o processo fique pendente e, caso o item de substituição não chegue, nos deparemos com um novo problema, numa sequência estranha e que pode levantar dúvidas.
Assim, a nossa sugestão, salvo casos excepcionais, será a de optar pela devolução do pagamento e, caso ainda haja interesse no item, proceder a uma nova aquisição, do que resulta um processo novo, completamente independente, e que, em caso de problemas, será tratado de forma isolada, simplificando em muito a sua resolução.
Caso o vendedor não responda de forma positiva durante o prazo previsto, normalmente de 10 dias, será de solicitar a intervenção do eBay, que tende a ser muito rápida, respondendo, por vezes, numa hora, e que, para muitos, será considerada como final, termo utilizado no próprio "site" como forma de evitar apelos e reclamações.
No entanto, e apesar de no "site" não haver mecanismos de recurso ou contacto, o facto é que, após uma decisão desfavorável, ainda é possível apelar, recorrendo ao correio electrónico "customerhelp_uk@ebay.com", sendo este válido para transações no eBay inglês, mas existindo endereços equivalentes para outras localizações, bastando substituir as letras que indicam o domínio de destino.
Assim, a nossa sugestão, salvo casos excepcionais, será a de optar pela devolução do pagamento e, caso ainda haja interesse no item, proceder a uma nova aquisição, do que resulta um processo novo, completamente independente, e que, em caso de problemas, será tratado de forma isolada, simplificando em muito a sua resolução.
Caso o vendedor não responda de forma positiva durante o prazo previsto, normalmente de 10 dias, será de solicitar a intervenção do eBay, que tende a ser muito rápida, respondendo, por vezes, numa hora, e que, para muitos, será considerada como final, termo utilizado no próprio "site" como forma de evitar apelos e reclamações.
No entanto, e apesar de no "site" não haver mecanismos de recurso ou contacto, o facto é que, após uma decisão desfavorável, ainda é possível apelar, recorrendo ao correio electrónico "customerhelp_uk@ebay.com", sendo este válido para transações no eBay inglês, mas existindo endereços equivalentes para outras localizações, bastando substituir as letras que indicam o domínio de destino.
domingo, junho 14, 2020
Um país sem serviço postal universal - 2ª parte
Entre pedidos de reembolso aos fornecedores, do que resulta conflitualidade, incluindo quebra de relações comerciais, e injustiça, caso tenham enviado as encomendas que nunca chegaram, à impossibilidade de finalizar projectos dentro do prazo, resultando na perda do tempo e investimento realizados, comprometendo actividade futura, passando pelo acréscimo de custos que resultam da necessidade de optar por outros meios de envio, os prejuízos contabilizáveis, apenas no meu caso pessoal, são de várias centenas de Euros.
Acresce o tempo de trabalho perdido, seja nos processos de reclamação, seja na resolução de problemas ou nas próprias estações dos CTT, cada vez mais escassas e onde a demora tem vindo a aumentar para alcançar valores que, na totalidade nacional, serão extremamente elevados e que justificam uma averiguação, sendo certo de que o desempenho dos CTT tem um efeito negativo na competitividade do País e no crescimento económico deste.
Sabendo que a esta situação será vivida por tantos outros, e os CTT têm milhões de clientes, entre particulares, empresas e instituições, o valor será astronómico e deve ser avaliado, inquirindo um conjunto de clientes representativos, e usando a amostra para estimar o total, que, não me espanta, se for da ordem das centenas de milhões de Euros, correspondente a uma destruição de valor inaceitável e que merece ser investigado pelas autoridades competentes.
Naturalmente, reportamos sempre este tipo de situação à ANACOM, realçando que, face ao incumprimento permanente, é inaceitável que algo estruturante para o País, como o Serviço Postal Universal, esteja entregue a uma empresa que não cumpre o contratualizado, esperando que, face a este desempenho, os CTT não se possam candidatar a um novo contrato neste âmbito, impedindo que o serviço de correio em Portugal continue neste estado de permanente degradação.
Acresce o tempo de trabalho perdido, seja nos processos de reclamação, seja na resolução de problemas ou nas próprias estações dos CTT, cada vez mais escassas e onde a demora tem vindo a aumentar para alcançar valores que, na totalidade nacional, serão extremamente elevados e que justificam uma averiguação, sendo certo de que o desempenho dos CTT tem um efeito negativo na competitividade do País e no crescimento económico deste.
Sabendo que a esta situação será vivida por tantos outros, e os CTT têm milhões de clientes, entre particulares, empresas e instituições, o valor será astronómico e deve ser avaliado, inquirindo um conjunto de clientes representativos, e usando a amostra para estimar o total, que, não me espanta, se for da ordem das centenas de milhões de Euros, correspondente a uma destruição de valor inaceitável e que merece ser investigado pelas autoridades competentes.
Naturalmente, reportamos sempre este tipo de situação à ANACOM, realçando que, face ao incumprimento permanente, é inaceitável que algo estruturante para o País, como o Serviço Postal Universal, esteja entregue a uma empresa que não cumpre o contratualizado, esperando que, face a este desempenho, os CTT não se possam candidatar a um novo contrato neste âmbito, impedindo que o serviço de correio em Portugal continue neste estado de permanente degradação.
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