O interior é bem detalhado, na cor "Azul Sonar", popular na época, com o tablier em cinzento, estando presentes e correctamente reproduzidos o volante, alavancas de mudança e de travão, os vários paineis de revestimento, bem como os tapetes e os puxadores das portas, sendo francamente superior ao normal nesta escala, com pormenores bem conhecidos por parte de quem possui um destes veículos.
A Oxford optou por um modelo de condução à direita, tal como é normal em Inglaterra, pelo que vários detalhes, como a matrícula, a F981 ENV, refletem essas especificidades, não disponibilizando outras versões, o que pode desinteressar quem pretenda, por exemplo, um 300 Tdi ou um veículo de condução à esquerda, sendo as modificações complexas a partir desta base.
A Oxford disponibiliza o 200 TDi noutras finalizações, com uma cor base distinta, e na escala 1/72, para além do Discovery 2, 3, 4 e 5, para além de vários outros modelos da marca, incluindo Serie, Defender ou Range Rover, em numerosas versões. finalizações e escalas, cobrindo uma boa parte da produção da marca, sendo quase possível ter a história da Land Rover recorrendo a este fabricante de miniaturas.
O 200 Tdi da Oxford, na escala 1/43, custa perto de uma trintena de Euros, enquanto na escala 1/76 fica perto da dúzia de Euros, sendo muito bom em termos de qualidade para as suas dimensões, pelo que, qualquer que seja a opção, os colecionadores adeptos da marca não ficarão desiludidos com estas miniaturas, tal como das restantes que este fabricante produz, para as quais, em muitos casos, são poucas as alternativas existentes no mercado.
sábado, maio 04, 2024
sexta-feira, maio 03, 2024
Lanterna "led" de uso diário - 1ª parte
Dispor de uma lanterna com funcionalidades múltiplas, com uma boa autonomia e fácil de transportar num bolso, é da maior importância em muitas situações, sobretudo fora de casa, mas também como forma de dispor de iluminação em situações de emergência, o que nos leva a, periodicamente, voltar a este tema quando surgem propostas interessantes no mercado.
As lanternas destinadas a serem transportadas em permanência, correspondendo à sigla EDC, ou "every day carry", em inglês, são as que mais facilmente obedecem a estes critérios, justificando uma maior atenção à apresentação de modelos novos, que surgem continuamente num mercado globalizado, onde o número de alternativas aumenta continuamente, com características interessantes e boa qualidade, mesmo quando não tenham marca defenida.
Esta lanterna funciona com base em "leds", com quatro cores diferentes, branco, azul e vermelho, dispondo de quatro modos de funcionamento, selecionados através de interruptor, capazes de proporcionar entre os 100 e os 1000 lúmens com projecção a uma distância de 200 a 500 metros.
Estão presentes "leds" de vários tipos, incluindo SMD para as três cores, complementados por "leds" em branco, com temperatura de cor de 6000K, tendo um sensor que permite detectar gestos a uma distância entre os 6 e os 10 centímetros, facilitando o uso, mesmo em condições mais difíceis ou quando seja de evitar um contacto directo com o equipamento.
As lanternas destinadas a serem transportadas em permanência, correspondendo à sigla EDC, ou "every day carry", em inglês, são as que mais facilmente obedecem a estes critérios, justificando uma maior atenção à apresentação de modelos novos, que surgem continuamente num mercado globalizado, onde o número de alternativas aumenta continuamente, com características interessantes e boa qualidade, mesmo quando não tenham marca defenida.
Esta lanterna funciona com base em "leds", com quatro cores diferentes, branco, azul e vermelho, dispondo de quatro modos de funcionamento, selecionados através de interruptor, capazes de proporcionar entre os 100 e os 1000 lúmens com projecção a uma distância de 200 a 500 metros.
Estão presentes "leds" de vários tipos, incluindo SMD para as três cores, complementados por "leds" em branco, com temperatura de cor de 6000K, tendo um sensor que permite detectar gestos a uma distância entre os 6 e os 10 centímetros, facilitando o uso, mesmo em condições mais difíceis ou quando seja de evitar um contacto directo com o equipamento.
quinta-feira, maio 02, 2024
Soluções de comunicações Android para viaturas - 5ª parte
Com a antena de recepção do sinal de satélite a poder ser posicionada e fixa sobre o tejadilho de um veículo, colocando no interior o "router", eventualmente adicionando uma antena exterior para aumentar o alcance do sinal de WiFi, é possível manter comunicações rápidas e estáveis numa área alargada, dependendo, naturalmente, das condições exactas e das distintas variáveis que concidionam as comunicações, usando os equipamentos terminais mais comuns, incluindo aqui a maioria dos dispositivos móveis.
Existem diversas soluções neste âmbito, devidamente testadas umas preparadas para funcionar, essencialmente, de forma autónoma. outras em rede, com capacidade de suprir falhas através da implementação de redundâncias, capazes de proporcionar comunicações seguras de elevado desempenho em locais remotos, mas todas elas proporcionando cobertura numa área em redor, podendo ser utilizados equipamentos terminais com dupla conexão, o que permite usar sistemas rádio quando fora do alcance do WiFi.
Quando comparado com o SIRESP, que continua a basear-se numa tecnologia obsoleta e obriga a dispor de terminais próprios, uma solução de rede privada virtual, baseada numa rede de satélites, seja a da Starlink, seja numa alternativa, oferece um conjunto de funcionalidades muito alargada, a que acresce a maior fiabilidade que resulta de uma menor vulnerabilidade, e uma segurança elevada, a mesma que tem provado em teatros de guerra, o que justifica equacionar uma mudança de paradigma, abandonando uma plataforma que pertence ao passado.
O recurso a pequenos sistemas de comunicações Android em viaturas parece-nos, à luz da disponibilidade tecnológica actual, o caminho a seguir, recorrer a uma solução de conectividade adequada às circunstâncias, que pode passar pela rede de comunicações móveis ou, para situações mais exigentes, às redes de satélites, onde a concorrência acrescida, com a Amazon a preparar-se para entrar na corrida, fará os preços cair rapidamente, o que significa que este será o caminho a seguir, remetendo para o passado as soluções em uso entre nós, há muito ultrapassadas pelos avanços tecnológicos.
Existem diversas soluções neste âmbito, devidamente testadas umas preparadas para funcionar, essencialmente, de forma autónoma. outras em rede, com capacidade de suprir falhas através da implementação de redundâncias, capazes de proporcionar comunicações seguras de elevado desempenho em locais remotos, mas todas elas proporcionando cobertura numa área em redor, podendo ser utilizados equipamentos terminais com dupla conexão, o que permite usar sistemas rádio quando fora do alcance do WiFi.
Quando comparado com o SIRESP, que continua a basear-se numa tecnologia obsoleta e obriga a dispor de terminais próprios, uma solução de rede privada virtual, baseada numa rede de satélites, seja a da Starlink, seja numa alternativa, oferece um conjunto de funcionalidades muito alargada, a que acresce a maior fiabilidade que resulta de uma menor vulnerabilidade, e uma segurança elevada, a mesma que tem provado em teatros de guerra, o que justifica equacionar uma mudança de paradigma, abandonando uma plataforma que pertence ao passado.
O recurso a pequenos sistemas de comunicações Android em viaturas parece-nos, à luz da disponibilidade tecnológica actual, o caminho a seguir, recorrer a uma solução de conectividade adequada às circunstâncias, que pode passar pela rede de comunicações móveis ou, para situações mais exigentes, às redes de satélites, onde a concorrência acrescida, com a Amazon a preparar-se para entrar na corrida, fará os preços cair rapidamente, o que significa que este será o caminho a seguir, remetendo para o passado as soluções em uso entre nós, há muito ultrapassadas pelos avanços tecnológicos.
quarta-feira, maio 01, 2024
Opera permite gerar imagens por voz recorrendo a IA
Desde a passada segunda-feira que a versão de desenvolvimento do Opera mais recente permite gerar imagens por voz e reprodução a partir da voz das respostas geradas por inteligência artificial, proporcionadas pelo Aria, antecipando o que surgirá em versões estáveis, que poderão ser usadas com confiança pelos utilizadores.
Assim, basta dizer "desenha um cão a jogar futebol" ou "desenha um pinguim no espaço" para que o Opera forneça a imagem pedida, com uma rapidez apreciável, e que pode ser gravada ou copiada, mas continuam a surgir falhas na altura de uma regeneração, usada para aprimorar os resultados, e que se presume serem resolvidas antes da inclusão da funcionalidade numa versão estável.
Também as respostas em texto podem agora ser escutadas, bastando para isso clicar no ícon do altifalante para que estas sejam audíveis, podendo-se pausar a leitura clicando na pausa, com os resultados a variar de acordo com a linguagem utilizada, sendo manifesto que o maior aprimoramento, entre as línguas que dominamos, é a nível do inglês.
Para já, estas funcionalidades estão apenas disponíveis nas versões Developer e necessitam de uma conta que permite usar o Aria, a plataforma de inteligência artificial do Opera, esperando-se que, brevemente e finalizado o período de testes e correcção de erros, as versões estáveis recebam estas inovações.
Assim, basta dizer "desenha um cão a jogar futebol" ou "desenha um pinguim no espaço" para que o Opera forneça a imagem pedida, com uma rapidez apreciável, e que pode ser gravada ou copiada, mas continuam a surgir falhas na altura de uma regeneração, usada para aprimorar os resultados, e que se presume serem resolvidas antes da inclusão da funcionalidade numa versão estável.
Também as respostas em texto podem agora ser escutadas, bastando para isso clicar no ícon do altifalante para que estas sejam audíveis, podendo-se pausar a leitura clicando na pausa, com os resultados a variar de acordo com a linguagem utilizada, sendo manifesto que o maior aprimoramento, entre as línguas que dominamos, é a nível do inglês.
Para já, estas funcionalidades estão apenas disponíveis nas versões Developer e necessitam de uma conta que permite usar o Aria, a plataforma de inteligência artificial do Opera, esperando-se que, brevemente e finalizado o período de testes e correcção de erros, as versões estáveis recebam estas inovações.
terça-feira, abril 30, 2024
Estojo de primeiros-socorros no Lidl
Apesar de não ser obrigatório, ao contrário, por exemplo, do triângulo se sinalização e do colete reflector, sempre consideramos que cada viatura devia estar presente um extintor e um estojo de primeiros socorros e que a sua utilização devia ser do conhecimento dos condutores, com instrução a ser ministrada durante o seu período escolar ou na escola de condução.
Não obstante não ser obrigatório, e dado que consideramos que deve estar presente em veículos e domicílios, não podemos deixar de informar que estarão disponíveis estojos de primeiros socorros nas lojas da cadeia Lidl a partir do dia 02 de Maio, quinta-feira, tendo um preço unitário de 5.99 Euros, um valor que nos parece muito competitivo face aos praticados habitualmente no mercado.
Este tipo de estojo, que temos nas nossas viaturas, é fácil de acondicionar, sendo de boa qualidade, com um fecho éclair durável, e tem no interior, nesta versão, máscaras e luvas cirúrgicas, pensos, compresas, adesivos, ligaduras e tesoura, num total de 44 peças.
No estojo, que aconselhamos a ser colocado num local de fácil acesso, encontra-se uma rotulagem adequada, bem como as instruções básicas para utilização, podendo ser complementado com algum tipo de desinfectante e água oxigenada que, por serem líquidos, podem implicar um tipo de acondicionamento distinto, com maiores cuidados, mas que vêm melhorar o tipo de cuidados que podem ser prestados.
Não obstante não ser obrigatório, e dado que consideramos que deve estar presente em veículos e domicílios, não podemos deixar de informar que estarão disponíveis estojos de primeiros socorros nas lojas da cadeia Lidl a partir do dia 02 de Maio, quinta-feira, tendo um preço unitário de 5.99 Euros, um valor que nos parece muito competitivo face aos praticados habitualmente no mercado.
Este tipo de estojo, que temos nas nossas viaturas, é fácil de acondicionar, sendo de boa qualidade, com um fecho éclair durável, e tem no interior, nesta versão, máscaras e luvas cirúrgicas, pensos, compresas, adesivos, ligaduras e tesoura, num total de 44 peças.
No estojo, que aconselhamos a ser colocado num local de fácil acesso, encontra-se uma rotulagem adequada, bem como as instruções básicas para utilização, podendo ser complementado com algum tipo de desinfectante e água oxigenada que, por serem líquidos, podem implicar um tipo de acondicionamento distinto, com maiores cuidados, mas que vêm melhorar o tipo de cuidados que podem ser prestados.
segunda-feira, abril 29, 2024
Soluções de comunicações Android para viaturas - 4ª parte
Muito mais eficiente e seguro, sobretudo em locais mais remotos, será a solução da Starlink, que recorre à rede de satélites de Elon Musk, e que, por um investimento inicial que ronda os 500 Euros para o "router", uma centena para um inversor de corrente, podendo-se equacionar a presença de uma bateria adicional, e uma assinatura mensal, que fica perto de uma centena, porporciona comunicações estáveis e seguras, muito embora requeira uma preparação e uma instalação mais cuidadas, justificável numa operação essencialmente profissional.
Apesar do custo, mais elevado, esta solução via satélite não é excepcionalmente dispendiosa, sobretudo quando comparada com outras opções, incluindo aqui as que estão em uso, oferecendo segurança, desempenho e funcionalidades que permite manter comunicações activas em locais remotos, mesmo quando existem danos nos cabos ou repetidores que sustentam outras plataformas e dos quais estas dependem em absoluto para o seu funcionamento.
Depois das provas dadas durante a guerra que decorre na Ucrânia, temo-nos interrogado acerca das razões pelas quais um sistema provado nas mais difíceis situações não é utilizado entre nós, substituindo plataformas obsoletas e dispendiosas, com custos de operação e manutenção elevados e que, como contrapartida, embora oferecendo comunicações seguras, disponibilizam funcionalidades muito limitadas, incompatíveis com as necessidades actuais.
Aliás, muitas organizações, em todo o Mundo e que desenvolvem as mais diversas actividades, usam este tipo de solução segura, com elevado desempenho, e que facilmente é expandível e configurável, originando redes, que podem ser privadas, capazes de suprir as necessidades de comunicações mais exigentes, o que as torna muito adequadas para quem opere nas áreas da segurança e do socorro.
Apesar do custo, mais elevado, esta solução via satélite não é excepcionalmente dispendiosa, sobretudo quando comparada com outras opções, incluindo aqui as que estão em uso, oferecendo segurança, desempenho e funcionalidades que permite manter comunicações activas em locais remotos, mesmo quando existem danos nos cabos ou repetidores que sustentam outras plataformas e dos quais estas dependem em absoluto para o seu funcionamento.
Depois das provas dadas durante a guerra que decorre na Ucrânia, temo-nos interrogado acerca das razões pelas quais um sistema provado nas mais difíceis situações não é utilizado entre nós, substituindo plataformas obsoletas e dispendiosas, com custos de operação e manutenção elevados e que, como contrapartida, embora oferecendo comunicações seguras, disponibilizam funcionalidades muito limitadas, incompatíveis com as necessidades actuais.
Aliás, muitas organizações, em todo o Mundo e que desenvolvem as mais diversas actividades, usam este tipo de solução segura, com elevado desempenho, e que facilmente é expandível e configurável, originando redes, que podem ser privadas, capazes de suprir as necessidades de comunicações mais exigentes, o que as torna muito adequadas para quem opere nas áreas da segurança e do socorro.
domingo, abril 28, 2024
O Land Rover Discovery 1 da Oxford na escala 1/43 - 1ª parte
Aparentemente, os Discovery 1 nunca foram particularmente populares entre os fabricantes de miniaturas, pelo que, excluindo séries limitadas ou modelos em resina, que requerem pintura e montagem, poucos foram os fabricantes de modelos interessados num dos mais populares modelos da Land Rover, sendo ainda mais difícil de obter quando se trata da carroçaria de 3 portas.
A Oxford, um fabricante de miniaturas inglês, disponibiliza um excelente modelo dos 200 TDi na escala 1/43, muito popular entre os colecionadores de modelos de veículos, optando peça conhecida pintura em vermelho metalizado, com detalhes em prateado e negro, que, para além de excelentemente reproduzida, apresenta uma elevada qualidade de acabamento.
Estão presentes detalhes bem conhecidos, que vão desde a típica grelha dos 200 Tdi, que os torna distintos dos seus sucessores, passando pelas excelentes jantes, pelos faróis e piscas, pelo sobressalente, bem reproduzido e posicionado, e terminando nas barras de tejadilho, mas muitos outros pormenores estão bem visíveis, conferindo a este pequeno modelo um aspecto muito realista.
Obviamente, para que o conjunto resulte, é necessário que a carroçaria, em metal, numa única peça pintada, que cobre um interior e chassis essencialmente em plástico injectado, com detalhes pintados, reproduza correctamente a do original, muito característica, pelo que qualquer erro de reprodução é imediatamente detectável pelos inúmeros proprietários de Discovery, sendo também aqui óbvio o bom trabalho da Oxford, que fez um excelente trabalho também nesta área.
A Oxford, um fabricante de miniaturas inglês, disponibiliza um excelente modelo dos 200 TDi na escala 1/43, muito popular entre os colecionadores de modelos de veículos, optando peça conhecida pintura em vermelho metalizado, com detalhes em prateado e negro, que, para além de excelentemente reproduzida, apresenta uma elevada qualidade de acabamento.
Estão presentes detalhes bem conhecidos, que vão desde a típica grelha dos 200 Tdi, que os torna distintos dos seus sucessores, passando pelas excelentes jantes, pelos faróis e piscas, pelo sobressalente, bem reproduzido e posicionado, e terminando nas barras de tejadilho, mas muitos outros pormenores estão bem visíveis, conferindo a este pequeno modelo um aspecto muito realista.
Obviamente, para que o conjunto resulte, é necessário que a carroçaria, em metal, numa única peça pintada, que cobre um interior e chassis essencialmente em plástico injectado, com detalhes pintados, reproduza correctamente a do original, muito característica, pelo que qualquer erro de reprodução é imediatamente detectável pelos inúmeros proprietários de Discovery, sendo também aqui óbvio o bom trabalho da Oxford, que fez um excelente trabalho também nesta área.
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