sábado, março 23, 2024

Rádio Android 1 DIN - 1ª parte

O recurso a rádios com Android em veículos é cada vez mais popular, sendo muitas vezes incluídos de origem pelos fabricantes, nos modelos mais recentes, mas podem ser instalados, como opcionais, na maioria dos veículos, desde que sejam efectuadas as conexões necessárias.

O modelo que hoje descrevemos pode ser encontrado sob a marca Carbazina, ou sob o modelo D6021A, destinando-se a ser instalados em veículos que suportem rádios 1 DIN e possuam uma profundidade mínima de 12 centímetros, essencial para que sejam efectuadas as conexões e adicionada as antenas de GPS e WiFi.

É relevante que a versão de Android seja recente, e neste caso a versão é a 13, uma das mais recentes, e que esteja presente um mínimo de 2 Gb de memória RAM e 32 Mb de memória total, sendo que, no caso deste rádio, e temos 2 Gb de RAM e, na versão concreta de que dispomos, um total de 64 Gb de memória, dispondo de um processador A7 de quatro núcleos a 1.3 GHz.

Sendo um modelo destinado a ser encaixado num ranhura de 1 DIN, as dimensões são pequenas, semelhantes às de um rádio convencional, pelo que o écran táctil capacitivo é semelhante ao de um telemóvel, com 6.86 polegadas e uma resolução de 1280x480, que, apesar das suas dimensões, proporciona uma boa visibilidade, com uma iluminação adequada.

sexta-feira, março 22, 2024

Android 14 chega à gama média da Realme - 2ª parte

A forma de bloquear o dispositivo ou mesmo aplicações foi melhorada, tornado-se mais segura e fácil de utilizar, sendo o controle da partilha de informação mais parametrizável, tornado-se mais controlável e fácil de entender por parte do utilizador, que tem agora um ponto central de controle.

Nos dispositivos suportados, que possuem o "hardware" necessário, a fotografia em HDR merece especial destaque, resultando em fotos de melhor qualidade, com cores mais vibrantes, sombras mais profundas e maior contraste, a que acrescem novas possibilidades de configuração, com os utilizadores a terem acesso a melhores resultados, desde que os dispositivos assim o suportem.

Outras funcionalidades podem ser menos relevantes em termos práticos, mas podem ser interessantes para alguns utilizadores, como os novos "screensavers", que podem ser baseados em Inteligência Artificial, os novos métodos de ampliação de áreas do écran, bem como a conectividade a dispositivos e aplicações capazes de monitorizar o estado de saúde.

Naturalmente, aconselhamos a actualização para a última versão de Android dos dispositivos onde esta possibilidade seja oferecida pelo fabricante, seja por incluir novas funcionalidades e uma segurança acrescida, seja porque, mais cedo ou mais tarde, irão surgir aplicações a exigir esta versão para funcionarem em pleno, sendo de escolher uma altura em que o equipamento esteja disponível por 10 a 15 minutos, o tempo suficiente para que o processo seja concluído.

quinta-feira, março 21, 2024

Toldo lateral no Aliexpress - 1ª parte

Durante as promoções a decorrer no Aliexpress, que mencionamos previamente, a aquisição de alguns items de valor mais elevado é francamente beneficiada, em termos de desconto, sendo disso exemplo o toldo lateral, destinado a veículos usados em excursões, e que, pelo valor que atinge, vai custar menos 20 Euros do que o anunciado.

Este toldo, tecido à base de vinil 620D impemeável, de cor caqui ou preto, é impermeável, protege de raios UV e pode ser adquirido em diversas dimensões, com diversas opções ou combinações entre 160 e 300 centímetros de comprimento e 250 a 300 centímetros de largura, podendo ser pedido em dimensões específicas.

O acabamento do toldo é de boa qualidade, com as costuras correctamente executadas e coladas, garantindo impermeabilização e durabilidade, sendo manifesto que o tecido é resistente, denso, fazendo crer que os anunciados SPF 99.99% e UPF 50+ podem corresponder à realidade, protegendo adequadamente quem se encontrar sob a superfície de tecido.

A moldura e as pernas são em alumínio, de baixo peso, suficientemente resistentes para suportar alguns pesos ligeiros, como sistemas de iluminação, com uniões de qualidade, bastante firmes, com ajustamentos fáceis, o que permite uma operação simples e segura, mesmo para os menos experientes.

quarta-feira, março 20, 2024

A negociação no eBay - 3ª parte

Caso o vendedor envie uma proposta, tal corresponde, igualmente, à abertura de um processo de negociação, semelhante ao existente quando é aceite uma oferta, com o mesmo tipo de regras, mas partindo de um novo valor, sendo normal haver, neste caso, pouca flexibilidade para negociações, dado que o vendedor já ofereceu um desconto que corresponde, em muitos casos, à sua melhor oferta.

Obviamente, cabe a ambas as partes, recorrendo ao mecanismo disponibilizado pelo eBay, encontrar o ponto de equilíbrio, caso possível, para concretizar o negócio, sem esquecer que o vendedor pode estar a negociar simultaneamente com outros interessados e que, caso chegue a um acordo com algum deles, o item é vendido, ficando, inerentemente, indisponível.

Queremos alertar para o facto de as regras de negociação permitidas pelo eBay estarem bem defenidas, e que ultrapassá-las, fazendo propostas via mensagem directa, o que pode permitir vendas fora do sistema, sem o pagamento de comissões, pode ter consequências para quem tiver parte activa, podendo a outra parte fazer uma denúncia, pelo que aconselhamos a recorrer unicamente aos mecanismos oficiais, evitando riscos que podem comprometer a conta.

Com os prós e contras mencionados, este processo de negociação, que obedece às regras do eBay, pode representar alguma poupança, normalmente acima dos 10%, pelo que, não se tratando de items cuja aquisição atempada é essencial, pode valer a pena explorar este tipo de abordagem que muitos compradores desconhecem e que, na maior parte dos casos, tende a ser compensadora.

terça-feira, março 19, 2024

Android 14 chega à gama média da Realme - 1ª parte

Cumprindo o prometido a Realme disponibilizou a actualização para o Android 14 para os seus equipamentos de gama média mais recentes, entre estes o Narzo 50 5G, nas suas diversas versões ou variantes, durante o primeiro trimestre de 2024, incluindo o UI ou User Interface 5.0 no conjunto.

Sendo uma actualização disponibilizada pelo fabricante e com a instalação a ser feita seguindo a metodologia oficial, estamos diante de um processo completamente automatizado, desde a descarga da nova versão do sistema operativo, passando pela verificação deste e terminando na instalação e optimização das aplicações instaladas, que não requer ao utilizador mais do que a confirmação de cada passo.

Apesar de introduzir um conjunto de novidades, que temos vindo a descrever em textos anteriores, esta versão do Android 14 não surge isenta de erros, patentes, por exemplo, nalgumas notificações de mensagens, ou em estados errados, pelo que será de prever que pequenas actualizações a nível do sistema operativo e das aplicações instaladas sejam necessárias para eliminar pequenas falhas que, não comprometendo o desempenho e utilização do dispositivo, não deixam de ser inconvenientes.

Algumas das novidades do Android 14 são universais, outras vão depender do dispositivo específico e da capacidade para as suportar, mas são imediatamente detectáveis as novas opções de carregamento e de poupança de bateria, incluindo métodos para prolongar a sua longevidade controlando os níveis máximos de carga, ou as novas opções de privacidade, combatendo formas de contacto ou interacção mais intrusivas.

segunda-feira, março 18, 2024

Descontos no 24º aniversário do Aliexpress

Quando este texto for publicado, estaremos a 7 horas do início das promoções do 24º aniversário do Aliexpress, uma das maiores plataformas de comércio electrónico em todo o Mundo, na qual é possível encontrar um pouco de tudo, muitas vezes a preços quase imbatíveis, desde que o comprador tenha cuidado na selecção dos produtos e dos próprios meios de pagamento.

Existem descontos de quantidade, de 5, 10 e 20 Euros, para compras de valores iguais ou superiores a 39, 79 e 159 Euros, bem como ofertas directas por parte das empresas ou comerciantes aderentes à plataforma, o que permite reduções de preços muito substanciais em produtos, que, na maior parte dos casos, já podem ser adquiridos por valores muito inferiores aos praticados no mercado nacional ou europeu.

Quando comparado com outras plataformas, como o eBay, o Aliexpress tem uma gestão centralizada, o que permite, inclusivé, agrupar encomendas de vários fornecedores num único envio internacional, sendo a plataforma a gerir toda a vertente fiscal, de forma muito eficiente, pelo que situações como dupla cobrança de IVA ou demoras na Alfândega são, virtualmente, inexistentes.

Naturalmente, tal como em todas as compras "online", nomeadamente as que são efectuadas na Ásia, é de ter especial atenção ao tempo necessário para a entrega, bem como ao meio de pagamento usado, sugerindo-se o Paypal, como forma de garantir um reembolso integral caso o item não seja entregue ou não corresponda à descrição, sendo de evitar o sistema de pagamento da própria plataforma, que não oferece o mesmo tipo de garantias, como forma de assegurar bons negócios, em segurança, e a preços realmente competitivos.

domingo, março 17, 2024

A negociação no eBay - 2ª parte

É de notar que ao fazer uma proposta, durante o tempo de vigência desta, que é da escolha do proponente, esta corresponde a uma intenção de compra, pelo que basta o vendedor aceitar para corresponder uma encomenda que tem que ser paga, sem o que o proponente incorre no mesmo tipo de penalização de compra não paga, podendo ser advertido ou mesmo suspenso pelo eBay, com punições mais severas caso repita esta violação das regras.

Existem, obviamente, muitos items para os quais não existe uma opção de proposta de oferta, sendo contra as regras do eBay efectuar uma oferta deste tipo por mensagem, dado que pode aproximar-se de uma venda contornando as regras, mas, correndo o risco de perder o item, pode-se experimentar adicioná-lo à lista de items observados e esperar uma iniciativa do vendedor.

Os vendedores são avisados quanto alguém observa o item e, em muitos casos, passado algum tempo sem vender o item em causa, acabam por fazer directamente uma oferta, dentro do sistema do eBay, propondo a compra por um preço inferior durante um espaço de tempo que, na maior parte dos casos, é de 48 horas.

Naturalmente, este processo implica o risco de, durante o período de observação, o item ser vendido, ou de a venda ocorrer após a oferta, já que o vendedor tende a enviar uma proposta a todos quanto incluem o item na sua lista de observados. mas este é o preço a pagar pela eventualidade de poder efectuar uma compra a um preço mais baixo, sendo que, neste caso, os descontos tendem a ficar entre os 6% e os 15%.