sábado, fevereiro 22, 2025

"Leds" de emergência para porta USB

Talvez a fonte de iluminação mais barata que encontramos seja os minúsculos "leds" integrado num pequeno suporte que pode ser introduzido directamente numa porta USB e que, imediatamente, proporciona uma luminosidade razoável, adequada à leitura de apontamentos ou de um mapa.

Com três "leds" SMD2835, que proporcionam luz branca fria 6000K, com 0.2W, adquada a iluminação local, o consumo é muito pequeno, na ordem dos 100ma, o que significa que tem muito pouco efeito na carga de um banco de potência USB, podendo ser colocado, por exemplo, na porta USB do rádio de um veículo, sendo suficiente para iluminar a parte da frente do habitáculo.

Naturalmente, não existe nenhum tipo de interruptor, com os "leds" a serem activados assim que alimentados, o que implica colocar e retirar o conector sempre que se pretende ligar ou desligar, o que pode contribuir para uma longevidade mais curta, o que, tendo em conta o preço e tipo de utilização, não será um problema significativo.

Com apenas 24 x 12 x 2 milímetros, esta luz mínuscula tem um preço que fica por apenas 1.56 Euros para um conjunto de 20 unidades, incluindo IVA e portes, o que coloca cada unidade perto dos 8 cêntimos, sendo muito útil para emergências, bastando para a sua utilização ter uma porta USB e funcionamento mesmo que o sistema de alimentação tenha muito pouca carga.

sexta-feira, fevereiro 21, 2025

Relançamento da versão 117 do Opera

Durante alguns dias após o lançamento da versão 117 do Opera, foram vários os computadores que não conseguiam proceder à actualização para a nova versão, independentemente do método utilizado, seja procedento à actualização via navegador, seja descarregando o instalador e correndo esse programa, com a versão a manter-se na 116 em ambos os casos.

Por outro lado, quem instalou a versão 117 enquanto tal foi possível ainda teve acesso a uma actualização intermédia antes de uma nova disponibilização de uma nova actualização que foi instalada universalmente, independentemente da versão presente no computador, fosse esta a 116 ou a 117, abrangendo, naturalmente, todas as versões anteriores.

Este relançamento da versão 117, para além de actualizar o Chromium para a versão 132.0.6834.207, vem corrigir um conjunto de problemas graves e que terminavam o programa em situações algo comuns, como o encerramento de "tabs" nalgumas situações, ou quando se abria a "tab" de Aplicações no modo de desenvolvimento, tendo ainda verificado erros em outras operações.

Estes problemas, particularmente graves, levaram a uma suspensão da versão 117, com o Opera a optar por manter a versão anterior, antes de redisponibilizar uma versão 117 com com correcções, agora disponível, e que aconselhamos os nossos leitores que usem este navegador a instalar imediatamente, sob pena de experimentar alguns dos problemas que agora são ultrapassados.

quinta-feira, fevereiro 20, 2025

E o bom senso pode ser legislado? - 1ª parte

O Ministério Público abriu um inquérito à falta de assistência a um homem que, aparentemente, terá tido um princípio de AVC em frente ao Hospital de Évora, que, tendo sido avisado da situação por uma testemunha do incidente, se recusou a recebê-lo, obrigando a cumprir o protocolo estabelecido pela lei.

Todos conhecemos a sequência dos acontecimentos, tendo sido necessário ligar para o INEM, uma ambulância chegou ao local, prestou os primeiros cuidados, estabeleceu o contacto necessário para o encaminhamento e percorreu poucas dezenas de metros para transportar o paciente da praça em frente aos hospital para o interior deste, num processo moroso, que mobilizou meios que podiam ter tido melhor uso, enquanto colocava uma vida em perigo.

Actualmente, é necessário recorrer a uma linha telefónica específica, seja o número de emergência, 112, seja o da Saúde 24, 800242424, para que seja feita a triagem e, caso necessário, o encaminhamento da vítima para a unidade de saúde com a valência adequada para a situação, como forma de evitar corridas desnecessárias para os hospitais.

Entendemos a perspectiva do legislador, sabendo que a tendência para uma deslocação aos hospitais antes de recorrer a um apoio telefónico ou a unidades de saúde, muito típica em Portugal, tem um efeito negativo no socorro, congestionando serviços de urgência e, no limite, comprometendo o seu funcionamento, do que resulta um perigo óbvio para quem necessita de cuidados apenas prestados em unidades hospitalares.

quarta-feira, fevereiro 19, 2025

Uma alternativa para as chamadas falsas para o 112 - 3ª parte

Existem plataformas que, de forma automática, introduzindo um atraso de décimas de segundo, consequem aferir se uma transação é genuína, efectuada de forma legítima, ou se pode tratar-se de uma fraude, usando para tal um conjunto de indicadores, padrões e informações previamente recolhidas, devidamente trabalhado e consolidado, podendo para tal serem utilizados recursos de inteligência artificial.

A possibilidade de oferecer aos operadores ferramentas para melhor detectar pedidos falsos intencionais, e aqui nem excluímos o recurso a ferramentas do tipo "Voice Stress Analysis", que tem funcionalidades semelhantes às do polígrafo, recorrendo a voz e sendo mais fiável, pode reduzir o envio de meios para onde não são necessários, podendo, inclusivé, passar este tipo de chamada suspeita para operadores especializados.

Este processo, recorrendo a diversos meios tecnológicos, pode ser feito em simultâneo com o atendimento, alertando os operadores e sugerindo questões que permitam uma melhor avaliação da veracidade e genuinidade do pedido de socorro, sempre que o sistema verifique estarem presentes os elementos habitualmente constantes de falsos pedidos, o que, não impedindo a perda de tempo no atendimento, pode evitar o envio de meios de socorro quando exista evidência de que estes não serão necessários.

Oferecer um número e um sistema de atendimento automatizado, que todos possam memorizar e utilizar, para além de poder descongestionar o 112, transmite uma sensação de segurança e um acompanhamento que, em momentos mais complexos, podem fazer toda a diferença, podendo, no linite, resolver o problema que está na origem da chamada.

terça-feira, fevereiro 18, 2025

"Smartwatch" com seguimento via GPS - 3ª parte

Em termos básicos, o que se vê no "smartwatch" é o espelhar da navegação de um telemóvel, com os mapas e outra informação a serem processados no "smartphone", que terá, igualmente, de ir buscar à Internet todos os dados que não se encontrem presentes, algo que um "smartwatch" sem capacidade de conexão a uma rede móvel nunca poderia fazer, sendo francamente inviável proceder a descarga prévia de mapas como forma de autonomização.

Os nossos leitores que optem por este tipo de "smartwatch", devem sempre ter em atenção que apenas instalando o "software" de suporte terão acesso a todas as funcionalidades prometidas, e mesmo assim, em certos casos, algumas das promessas nunca são cumpridas, sendo de avaliar se ao instalar uma nova aplicação estarão a colocar em risco a segurança e estabilidade do seu "smartphone".

Com preços que podem ficar perto da vintena de Euros, dependendo do modelo exacto e do tipo de bracelete incluída, os "smartwatch" desta gama de preços tendem a oferecer uma boa relação entre a qualidade e o preço, com os principais problemas a residir na precisão dos sensores, que consideramos pouco confiáveis e inaceitáveis para um acompanhamento mais rigoroso de funções vitais, e na necessidade de instalar uma aplicação na qual pode haver muito pouca confiança, sem o que várias funcionalidades ficarão inacessíveis.

Fica obviamente à consideração dos nossos leitores se este tipo de investimento faz sentido, sempre sabendo que existem limitações de vária ordem e que este tipo de "smartwatch", quando em utilização autónoma, desconectado de outro dispositivo, não vai oderecer as funcionalidades anunciadas o que, caso sejam determinantes na escolha, pode resultar num obstáculo inultrapassável.

segunda-feira, fevereiro 17, 2025

Uma alternativa para as chamadas falsas para o 112 - 2ª parte

As entidades oficiais não têm, efectivamente, disponibilizado, com a necessária insistência, números destinados aos vários tipos de ocorrência, nem promovido campanhas de esclarecimento que permitam um acesso fácil a números onde problemas reais, mas não urgentes, permitam o contacto com um operador, mesmo que virtual, que faça um encaminhamento ou esclareça dúvidas.

Um número único para situações que não configuram emergências, com um sistema de atendimento automático, devidamente implementado numa plataforma que pode recorrer a inteligência artificial, podia obviar o problema das falsas urgências, com a capacidade de, caso detectasse uma situação que, efectivamente, pudesse configurar uma situação de urgência, proceder à transferência para o 112.

Existe, ainda a possibilidade de adicionar ao sistema operadores privados, devidamente contratualizados e que contribuiriam para a sustentabilidade do sistema, capazes de prestar um conjunto de serviços, nas mais diversas áreas, e que serviriam como rectaguarda, caso quem efectue a chamada, esgotados os recursos proporcionados pelo sistema, queira ser encaminhado para um prestador do serviço que efectivamente necessita.

Naturalmente, nunca será de prever que exista uma triagem inicial, via questionário ou inteligência artificial no acesso à linhe de emergência, por ser uma barreira que, nalguns casos, pode revelar-se intransponível e, em qualquer caso, corresponde a um atraso na resposta, assumindo-se que haverá sempre chamadas falsas, podendo serem implementados recursos que diminuam ou despistem esse tipo de contacto.

domingo, fevereiro 16, 2025

O berbequim da Jangklife HJ102 - 1ª parte

Para quem, como nós, faz pequenos trabalhos de manutenção e de reparação, uma pequena ferramente eléctrica, sem fios, com adaptadores múltiplos, que permite furar, cortar, lixar ou polir, tem especial interesse, sobretudo se o preço de aquisição for, como aconteceu connosco, abaixo da dezena de Euros, incluindo IVA e portes.

O pequeno berbequim da Jangklife é de pequenas dimensões, carrega-se rapidamente via USB, para o que inclui o cabo, opera a 3.6V e pode atingir as 16.000 rotações por minuto, na sua velocidade máxima, com o botão de ligar e desligar a servir, igualmente, para selecionar uma das três velocidades de funcionamento.

O modelo HJ102 tem apenas 15 centímetros de comprimento, pesao somento 205 gramas, e inclui adaptadores que permitem utilizar acessórios desde os 0.5 aos 3.2 milímetros, vindo acompanhado de um total de 37 acessórios destinados a distintas utilizações, pelo que estamos diante de uma solução completa para pequenos trabalhos.

No conjunto vêm incluídos diversos acessórios, incluindo adaptadores para brocas e acessórios com distintos diametros, um pequeno conjunto de brocas e de lixas, incluindo para polimento, sendo todas de substituição rápida, com um botão a bloquear a rotação e permitir remover acessórios.