Em termos absolutos, é evidente que o número de vítimas de acidentes nos primeiros três meses deste ano subiu relativamente a 2009, não obstante haver uma visível diminuição da circulação, a qual pode ser confirmada com base no decréscimo do consumo de combustíveis.
Analisar estes números, onde a uma diminuição do número de quilómetros percorridos corresponde a uma aumento do número de sinistros, não é, obviamente, fácil, sobretudo quando tal implicaria uma análise cuidada de uma amostra representativa da situação geral e o tratamento estatístico da mesma, mas existem alguns factores que convém analisar.
Assim, podemos pegar num conjunto de factores que contribuem para este aumento do número de acidentes, não obstante ser em termos práticos impossível de conhecer qual o peso de cada um deles para esta lamentável evolução.
Ao longo deste último ano, em face da redução na venda de veículos, é manifesto que o parque automóvel envelheceu, contrariando uma tendência anterior, facto que, neste período de crise económica, é agravado pela menor manutenção dos mesmos, algo que pode ser facilmente confirmado pelo número de oficinas encerradas e pela diminuição de facturação do sector.
sábado, abril 10, 2010
sexta-feira, abril 09, 2010
O rádio PMR Intek MT-5050 - 1ª parte
Sendo tipicamente preteridos em favor dos rádios CB, os PMR ou Personal Mobile Radio actuais possuem uma capacidade muito superior aos produzidos até há uns anos, continuando a dispensar licenças e sendo comercializados a custos inferiores aos dos CB.
O Intek MT-5050 UHF FM Multi-Standard PMR446 & LPD433 Handheld Transceiver é um destes modelos cujas capacidades os colocam em termos práticos ao nível de diversos CB, tendo implementadas um conjunto de características interessantes.
A versão para a Comunidade Europeia, que usa a radio-frequência 500 mW tem uma potência de 4 Watts RF e opera nas frequências PMR 446 e LPD 433, actualmente legais no Reino Unido segundo o regulamento OfCom IR2030 de 2006.
O MT-5050 tem 8 canais PMR446, algo que é comum nos rádios PMR, mas também inclui 69 LPD, dispondo de 38 tons CTCSS e 5 tons de chamada, com 8 memórias de canal.
O Intek MT-5050 UHF FM Multi-Standard PMR446 & LPD433 Handheld Transceiver é um destes modelos cujas capacidades os colocam em termos práticos ao nível de diversos CB, tendo implementadas um conjunto de características interessantes.
A versão para a Comunidade Europeia, que usa a radio-frequência 500 mW tem uma potência de 4 Watts RF e opera nas frequências PMR 446 e LPD 433, actualmente legais no Reino Unido segundo o regulamento OfCom IR2030 de 2006.
O MT-5050 tem 8 canais PMR446, algo que é comum nos rádios PMR, mas também inclui 69 LPD, dispondo de 38 tons CTCSS e 5 tons de chamada, com 8 memórias de canal.
Mais vítimas na estrada do que em 2009 - 1ª parte
Os 175 mortos em acidentes rodoviários desde o início de 2010 ultrapassa em 21 vítimas mortais aqueles que foram registados em igual período do ano passado, segundo os dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), baseados nos números das forças de segurança que tomaram conta das ocorrências.
Este número, no qual ainda não foram incluidos todos quantos perderam a vida nos 30 dias seguintes aos acidentes, mas apenas aqueles que deram entrada sem vida nos hospitais, corresponde a um aumento de 13.6% face ao ano de 2009.
A partir deste ano as vítimas de acidente que falecerem nos 30 dias subsquentes nos hospitais serão igualmente englobadas nas estatísticas, as quais só serão actualizadas com estes números a partir de Julho, altura em que serão disponibilizados pela ANSR.
Em contrapartida, o número de feridos graves é inferior ao do ano anterior, com 501 contra os 577 de 2009, correspondendo a uma redução de 13.1%, enquanto os feridos ligeiros passaram de 9.159 para 9.352, resultando num aumento de marginal de 2.1%.
Este número, no qual ainda não foram incluidos todos quantos perderam a vida nos 30 dias seguintes aos acidentes, mas apenas aqueles que deram entrada sem vida nos hospitais, corresponde a um aumento de 13.6% face ao ano de 2009.
A partir deste ano as vítimas de acidente que falecerem nos 30 dias subsquentes nos hospitais serão igualmente englobadas nas estatísticas, as quais só serão actualizadas com estes números a partir de Julho, altura em que serão disponibilizados pela ANSR.
Em contrapartida, o número de feridos graves é inferior ao do ano anterior, com 501 contra os 577 de 2009, correspondendo a uma redução de 13.1%, enquanto os feridos ligeiros passaram de 9.159 para 9.352, resultando num aumento de marginal de 2.1%.
quinta-feira, abril 08, 2010
Telemóvel da Microsoft poderá ser apresentado no dia 12
O futuro telemóvel da Microsoft chega para a semana
O novo equipamento, que surge actualmente sob o nome de "Pink", começará por ser comercializado nos Estados Unidos pela Verizon Wireless e tem como público alvo os jovens que usam dispositivos móveis para aceder a redes sociais.
O telemóvel, que após entrar no mercado terá um nome diferente do código actual, é de fabrico Sharp e deverá ser comercializado nas lojas no próximo Verão.
Aumenta o número de acidentes com ambulâncias - 2ª parte
Ambulâncias dos bombeiros e do INEM
Aliás, a falta de uma avaliação e acompanhamento psicológico periódico, sobretudo após situações traumáticas, como acidentes ou missões de socorro que afectem especialmente as tripulações é a norma, sendo impossível de prever alterações comportamentais resultantes destes traumas, os quais podem-se traduzir em comportamentos de risco derivados de um menor apreço pela própria vida.
A redefinição do mapa de urgências e serviços de atendimento hospitalares tem, como consequência imediata, o aumento das distâncias a percorrer pelas ambulâncias, sejam de socorro, sejam de transporte de doentes, facto agravado pelo aumento da pressão resultante da maior urgência que deriva do maior número de quilómetros a percorrer.
Entre as consequências destes encerramentos, as implicações para as missões de socorro, às quais devia ter sido dada uma especial atenção dados os riscos resultantes para as tripulações, cujas deslocações excedem em muito as dos doentes transportados, devia ter sido cuidadosamente analisada, mas desconhecemos estudos concretos nesta área.
quarta-feira, abril 07, 2010
Montagem universal para rádios
Montagem universal para rádios
Um sistema de montagem universal, capaz de ser ajustado de modo a ser compatível com rádios com entre os 125 e os 255 suporta a maioria dos equipamentos que conhecemos, incluindo os mais populares CB da Midland, TTI ou Intek.
Este suporte é ajustável lateralmente através de dois parafusos e tem um sistema que permite remover rapidamente o rádio em caso de necessidade sem recurso a ferramentas.
O preço no EBay inglês é de 2.99 libras, a que acresce outro tanto para portes, podendo o valor de portes ser reduzido no caso de encomendas conjuntas do mesmo fornecedor, as quais podem incluir rádio, antenas ou acessórios diversos.
Um hospital de campanha substitui SAP - 2ª parte
Após esta menção, de inteira justiça, não podemos deixar de, mais uma vez, nos pronunciarmos sobre os sucessivos encerramentos de unidades de saúde no Interior e no impacto resultante para as populações locais, muitas delas envelhecidas e sem alternativas, e outras que, perante a mensagem que lhes é enviada pelo poder central, optam por migrar para as cidades do Litoral.
Infelizmente, após uma suspensão efectiva dos encerramentos, num período que vai desde a demissão do ministro Correia de Campos, passa pelo período eleitoral e recomeça após os importantes debates parlamentares recentemente ocorridos, este processo é retomado, não obstante os protestos das populações que resultam seja de dados objectivos, relacionados com a eficácia do socorro e do atendimento médico, seja por razões subjectivas, normalmente resultantes de uma falta de diálogo efectivo.
Da conjugação destes factores, indepedentemente do aumento ou diminuição da qualidade de atendimento e do socorro, prevalecerá a percepção de indiferença e abandono por parte do poder central e um justo sentimento de revolta do que tem resultado movimentos de contestação aos quais autarquias e par
Infelizmente, após uma suspensão efectiva dos encerramentos, num período que vai desde a demissão do ministro Correia de Campos, passa pelo período eleitoral e recomeça após os importantes debates parlamentares recentemente ocorridos, este processo é retomado, não obstante os protestos das populações que resultam seja de dados objectivos, relacionados com a eficácia do socorro e do atendimento médico, seja por razões subjectivas, normalmente resultantes de uma falta de diálogo efectivo.
Da conjugação destes factores, indepedentemente do aumento ou diminuição da qualidade de atendimento e do socorro, prevalecerá a percepção de indiferença e abandono por parte do poder central e um justo sentimento de revolta do que tem resultado movimentos de contestação aos quais autarquias e par
terça-feira, abril 06, 2010
Aumenta o número de acidentes com ambulâncias - 1ª parte
Uma ambulância do INEM acidentada
Também o número de vítimas aumentou, com os feridos ligeiros a passar de 18 para 204, os graves de 7 para 9, enquanto as vítimas mortais desceram de 3 para apenas uma em 2009, recorrendo a dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).
Segundo dados da Liga de Bombeiros Portugueses, as 1.500 ambulâncias de socorro existentes fazem 750.000 serviços por ano, enquanto as 2.000 de transporte de doentes chegam a um 1.200.000 serviços anuais, faltando, no entanto, contabilizar o número de quilómetros percorridos e o tipo de vias utilizadas, sobretudo aquelas em que os acidentes ocorrem.
Se bem que a causa primária seja apontada à falta de formação das tripulações e a ausência de especialização, nomeadamente em cursos de condução defensiva, existe todo um conjunto de factores, alguns derivados de opções políticas, que determinam, inevitavelmente, o aumento do número de acidentes e de vítimas.
Helicópteros do INEM tripulados por médico e enfermeiro - 2ª parte
Um helicóptero Bell ao serviço do INEM
Os novos helicópteros terão assim uma equiparação funcional às Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), com uma capacidade efectiva de intervenção imediata no local, sendo complementados por uma VMER em terra que servirá de alternativa caso as condições meteorológicas ou razões operacionais inviabilizem o voo.
O custo anual destes novos meios é de 4.500.000 de euros, a que acresce o valor das horas de voo efectivamente realizadas, sendo neste momento difícil de prever o total a dispender com estes meios, bem como uma comparação com eventuais poupanças resultantes do encerramento de serviços e as subsquentes variações qualitativas no socorro das populações.
Possuir meios de socorro como os novos helicópteros medicalizados deve ser encarado como um complemento e nunca como alternativa aos SAP, os quais nunca podem ser substituidos por meios de socorro, sobretudo em locais remotos, de difícil acesso e sabendo que com condições meteorológicas adversas ou baixa visibilidade pode ser complicado acorrer a uma vítima com a rapidez necessária para um socorro eficaz.
segunda-feira, abril 05, 2010
Helicópteros do INEM tripulados por médico e enfermeiro - 1ª parte
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tem finalmente operacionais os três novos helicópteros prometidos durante o polémico processo de restrutração da emergência hospitalar e a subsquente encerramento de diversos Serviços de Atendimento Permanente
Apesar de prometidos há dois anos, dois dos heliportos defenitivos ainda não estão concluidos e devidamente aprovados pelo Instituto Nacional da Aviação Civil, tendo o INEM optado por instalar dois dos helicópteros em bases provisórias.
Assim, provisoriamente, os helicópteros do INEM destinados a operar a partir de Ourique e Aguiar da Beira estão operacionais a partir des bases provisórias em Loulé e Santa Comba Dão, enquanto o terceiro helicóptero já opera a partir da sua base defenitiva em Macedo de Cavaleiros.
Outra alteração, no sentido positivo e que vem de encontro a textos que publicamos anteriormente, é a inclusão de um médico na tripulação, para além de um enfermeiro, algo que se justifica plenamente dado estes serem os meios mais dispendiosos e móveis à disposição do INEM.
Apesar de prometidos há dois anos, dois dos heliportos defenitivos ainda não estão concluidos e devidamente aprovados pelo Instituto Nacional da Aviação Civil, tendo o INEM optado por instalar dois dos helicópteros em bases provisórias.
Assim, provisoriamente, os helicópteros do INEM destinados a operar a partir de Ourique e Aguiar da Beira estão operacionais a partir des bases provisórias em Loulé e Santa Comba Dão, enquanto o terceiro helicóptero já opera a partir da sua base defenitiva em Macedo de Cavaleiros.
Outra alteração, no sentido positivo e que vem de encontro a textos que publicamos anteriormente, é a inclusão de um médico na tripulação, para além de um enfermeiro, algo que se justifica plenamente dado estes serem os meios mais dispendiosos e móveis à disposição do INEM.
domingo, abril 04, 2010
Feliz Páscoa de 2010
Desejamos aos nossos leitores e amigos, e a todos quantos lhes são queridos, uma Páscoa muito feliz.
Queremos, ainda, agradecer as visitas que têm feito a este espaço de reflexão e esperamos continuar a contar com todos neste espaço que pretendemos seja de reflexão e de partilha de experiências.
A todos, uma Páscoa Feliz!
Queremos, ainda, agradecer as visitas que têm feito a este espaço de reflexão e esperamos continuar a contar com todos neste espaço que pretendemos seja de reflexão e de partilha de experiências.
A todos, uma Páscoa Feliz!
Subscrever:
Mensagens (Atom)