A versão 113 final do Opera, o navegador que temos utilizado ao longo dos últimos anos, já pode ser descarregada, reportando a compilação 113.0.5230.32, baseada no Chromium 127.0.6533.120 ou posterior, vindo implementar algumas das funcionalidades que relatamos na altura em que apresentamos a respectiva versão de teste, o que sucedeu há perto de dois meses e meio.
A maior novidade, em termos de versões estáveis, é a nível da plataforma de inteligência artificial Aria, cada vez mais integrada com a navegação e agora com novas capacidades, incluindo geração de imagens por texto, interpretação de imagens ou contextualização das perguntas e adequação das respectivas respostas, tornando-se numa ferramente muito mais poderosa e útil.
A capacidade de interpretar imagens, para além de determinar o conteúdo, incluindo na vertente científica, com inúmeros detalhes constitutivos, pode estimar a localização, a época do ano e mesmo em que altura do dia foi tirada uma foto, dados que podem, naturalmente, ser aferidos e complementados através de uma pesquisa reversa ou acedendo à informação que muitas imagens incluem e pode ser revelada com um editor.
Apesar de esta versão ainda não incluir todas as funcionalidades já presentes nas últimas versões de desenvolvimento, algumas das quais bastante interessantes e que descrevemos previamente, a actualização para esta nova versão é aconselhável, pelas novas funcionalidades presentes, mas também porque corrige erros e eleva o nível de segurança, sendo o processo rápido e automático, pelo que não haverá grandes desculpas para um eventual adiamento.
sábado, agosto 24, 2024
sexta-feira, agosto 23, 2024
Senso comum, procura-se - 1ª parte
Os incêndios na Madeira ainda não foram extintos, menos ainda existe uma investigação que permita estabelecer se os responsáveis operacionais e políticos tomaram as melhores decisões, e tal demorará meses, mas o comportamento de alguns protagonistas merece reparo.
Para além de uma incapacidade de reconhecer erros, usando o argumento minimalista de que, não havendo vítimas, perdas de habitações ou de infraestruturas, o combate contra as chamas foi um sucesso, numa altura em que perto de um sexto da área da Ilha da Madeira foi devastado, a presença, ou, concretamente, a ausência de alguns decisores políticos não pode deixar de ser polémica.
Não obstante existir uma estrutura hierárquica e um comando operacional, também existe uma estrutura política, legitimada pelos eleitores e que perante estes deve responder, a quem cabe, igualmente, um conjunto de decisões que, no limite, podem ser tão relevantes como as tomadas no teatro de operações.
Quanto o Presidente do Governo Regional e o Secretário da Protecção Civil não se coibem de abandonar a ilha da Madeira, no gozo de férias, a que, naturalmente têm direito, mas cujos cargos impõe limitações e restrições, para além da mensagem que enviam a todos quantos combatem os fogos e aqueles que são vítimas da destruição, e poderá ser incluído neste número a quase totalidade dos habitantes da ilha, que, mesmo não sendo directamente afectados, são privados de parte da beleza natural desta e da vertente económica que esta potencia, algo está, na nossa opinião, muito errado.
Para além de uma incapacidade de reconhecer erros, usando o argumento minimalista de que, não havendo vítimas, perdas de habitações ou de infraestruturas, o combate contra as chamas foi um sucesso, numa altura em que perto de um sexto da área da Ilha da Madeira foi devastado, a presença, ou, concretamente, a ausência de alguns decisores políticos não pode deixar de ser polémica.
Não obstante existir uma estrutura hierárquica e um comando operacional, também existe uma estrutura política, legitimada pelos eleitores e que perante estes deve responder, a quem cabe, igualmente, um conjunto de decisões que, no limite, podem ser tão relevantes como as tomadas no teatro de operações.
Quanto o Presidente do Governo Regional e o Secretário da Protecção Civil não se coibem de abandonar a ilha da Madeira, no gozo de férias, a que, naturalmente têm direito, mas cujos cargos impõe limitações e restrições, para além da mensagem que enviam a todos quantos combatem os fogos e aqueles que são vítimas da destruição, e poderá ser incluído neste número a quase totalidade dos habitantes da ilha, que, mesmo não sendo directamente afectados, são privados de parte da beleza natural desta e da vertente económica que esta potencia, algo está, na nossa opinião, muito errado.
quinta-feira, agosto 22, 2024
Selecionar equipamentos com actualizações futuras - 1ª parte
A disponibilização de actualizações de "software", concretamente das actualizações da programação interna e do próprio sistema operativo, que, periodicamente, recebe melhoramentos, com novas funcionalidades e melhorias de segurança, é um factor que consideramos da maior importância na selecção de um dispositivo móvel.
Enquanto alguns fabricantes investem na disponibilização de novas versões de "software" para os seus dispositivos, incluindo, nalguns casos, a actualização do próprio sistema operativo, e disso é exemplo o Realme Narzo 50 5G que usamos e descrevemos, e que já evoluiu do Android 12 até ao 14, outros ignoram a necessidade de efectuar actualizações, pelo menos a nível da segurança.
Estas actualizações variam em termos da dimensão do ficheiro, que é verificado após transferido, são inteiramente automáticas, quando resultam de um processo do próprio dispositivo, bastando algumas confirmações para que o processo decorra, e não alteram configurações ou afectam os dados do utilizador, terminando em poucos minutos com o écran de "login" típico do arranque do sistema.
Obviamente, um dispositivo móvel, que comunica recorrendo a diversos protocolos que recorrem a ligações sem fios, tem especiais vulnerabilidades, pelo que a falta de actualizações periódicas, e lembramos que o Google as disponibiliza periodicamente, corre sérios riscos, ficando muito mais vulnerável a ataques ou mesmo aos perigos inerentes à navegação na Internet, presentes, sobretudo, quando se recorre a redes públicas.
Enquanto alguns fabricantes investem na disponibilização de novas versões de "software" para os seus dispositivos, incluindo, nalguns casos, a actualização do próprio sistema operativo, e disso é exemplo o Realme Narzo 50 5G que usamos e descrevemos, e que já evoluiu do Android 12 até ao 14, outros ignoram a necessidade de efectuar actualizações, pelo menos a nível da segurança.
Estas actualizações variam em termos da dimensão do ficheiro, que é verificado após transferido, são inteiramente automáticas, quando resultam de um processo do próprio dispositivo, bastando algumas confirmações para que o processo decorra, e não alteram configurações ou afectam os dados do utilizador, terminando em poucos minutos com o écran de "login" típico do arranque do sistema.
Obviamente, um dispositivo móvel, que comunica recorrendo a diversos protocolos que recorrem a ligações sem fios, tem especiais vulnerabilidades, pelo que a falta de actualizações periódicas, e lembramos que o Google as disponibiliza periodicamente, corre sérios riscos, ficando muito mais vulnerável a ataques ou mesmo aos perigos inerentes à navegação na Internet, presentes, sobretudo, quando se recorre a redes públicas.
quarta-feira, agosto 21, 2024
Helis na Madeira só por via marítima? - 2ª parte
Apesar de os UH-60 terem um raio de operação ligeiramente inferior aos 600 quilómetros, quando dotados de depósitos interiores e exteriores suplementares instalados, podem voar por 2.200 quilómetros, mais do dobro da distância entre Lisboa e o Funchal, o que garante uma margem de segurança que permite regressar, caso surjam imprevistos.
Também não podemos deixar de recordar que os UH-60 foram transportados por um Embraer KC-390, e que esta aeronave de transporte, com excelente capacidade de carga e portão para carregamento de carga de dimensões generosas pode acomodar no seu interior outros modelos de helicópteros, podendo fazer o transporte entre o território continental e o arquipélago da Madeira com rapidez e segurança.
Naturalmente, interrogamo-nos se os reservatórios adicionais, essenciais para deslocações mais longas, foram previstos e adquiridos, dado que este investimento, que pode parecer pouco relevante, nos parece essencial num País com arquipélagos, onde a presença de um reforço de meios aéreos pode ser decisiva para o controle de incêndios florestais, mas também para outras missões de socorro para as quais os recursos locais possam revelar-se insuficientes.
Obviamente, um segundo meio aéreo devia estar disponível no arquipélago da Madeira, mas, independentemente disso, a possibilidade de deslocar meios a partir do Continente, com a rapidez necessária é decisivo não apenas no combate aos fogos, mas também para outras situações, o que requer, para além de planeamento, os recursos que permitam uma deslocação rápida e segura, algo que passa pela disponibilidade de meios e dos vários dispositivos e acessórios que potenciem as suas capacidades e as adequem às necessidades do momento.
Também não podemos deixar de recordar que os UH-60 foram transportados por um Embraer KC-390, e que esta aeronave de transporte, com excelente capacidade de carga e portão para carregamento de carga de dimensões generosas pode acomodar no seu interior outros modelos de helicópteros, podendo fazer o transporte entre o território continental e o arquipélago da Madeira com rapidez e segurança.
Naturalmente, interrogamo-nos se os reservatórios adicionais, essenciais para deslocações mais longas, foram previstos e adquiridos, dado que este investimento, que pode parecer pouco relevante, nos parece essencial num País com arquipélagos, onde a presença de um reforço de meios aéreos pode ser decisiva para o controle de incêndios florestais, mas também para outras missões de socorro para as quais os recursos locais possam revelar-se insuficientes.
Obviamente, um segundo meio aéreo devia estar disponível no arquipélago da Madeira, mas, independentemente disso, a possibilidade de deslocar meios a partir do Continente, com a rapidez necessária é decisivo não apenas no combate aos fogos, mas também para outras situações, o que requer, para além de planeamento, os recursos que permitam uma deslocação rápida e segura, algo que passa pela disponibilidade de meios e dos vários dispositivos e acessórios que potenciem as suas capacidades e as adequem às necessidades do momento.
terça-feira, agosto 20, 2024
T-shirt para actividades ao ar livre - 2ª parte
As cores disponíveis é bastante limitada, incluindo o verde, amarelo escuro, negro, azul e cinzento, todas bastante discretas, adequadas a uma utilização militar, mas que, por não terem nenhum tipo de padrão de camuflagem, não destoam na vida civil, pelo que os adeptos de caminhadas ou de desportos ou actividades na natureza não irão encontrar aquie nenhuma limitação.
Ao contrário de muitos produtos provenientes da Ásia, os tamanhos correspondem aos praticados na Europa, com os diversos fornecedores a disponibilizarem tabelas que permitem a escolha acertada do número certo, com informação da altura e peso de cada tamanho.
Existem duas versões, uma tipo T-shirt, com um colarinho redondo, outra tipo camiseta, com colarinho que aperta com três botões, com as primeiras a terem um preço que ronda os 6 Euros e as segundas a custarem perto de 8 Euros, em ambos os casos, incluindo IVA e, caso a encomenda ultrapasse os 10 Euros, portes gratuitos a partir da Ásia com entrega em 8 dias úteis.
Com um preço que se aproxima de alternativas existentes localmente, mas com características que as diferenciam, e que, para quem necessite de algumas funcionalidades, representa um valor acrescentado, estas camisolas serão uma opção interessante para aqueles que praticam desportos ao ar livre.
Ao contrário de muitos produtos provenientes da Ásia, os tamanhos correspondem aos praticados na Europa, com os diversos fornecedores a disponibilizarem tabelas que permitem a escolha acertada do número certo, com informação da altura e peso de cada tamanho.
Existem duas versões, uma tipo T-shirt, com um colarinho redondo, outra tipo camiseta, com colarinho que aperta com três botões, com as primeiras a terem um preço que ronda os 6 Euros e as segundas a custarem perto de 8 Euros, em ambos os casos, incluindo IVA e, caso a encomenda ultrapasse os 10 Euros, portes gratuitos a partir da Ásia com entrega em 8 dias úteis.
Com um preço que se aproxima de alternativas existentes localmente, mas com características que as diferenciam, e que, para quem necessite de algumas funcionalidades, representa um valor acrescentado, estas camisolas serão uma opção interessante para aqueles que praticam desportos ao ar livre.
segunda-feira, agosto 19, 2024
Helis na Madeira só por via marítima? - 1ª parte
Os grandes incêndios no arquipélago da Madeira, onde apenas um helicóptero está presente, sem que este tenha sido complementado por novas unidades provenientes do território continental, alegadamente porque a necessidade de os transportar por via marítima impediria a sua chegada atempada, levanta-nos algumas questões, concretamente depois de os primeiros UH-60 "Black Hawk" terem sido entregues à Força Aérea Portuguesa.
Não se justifica discutir, neste momento, se na Madeira devia estar, em permanência, um segundo helicóptero, dado que o facto objectivo é que, nesta altura em que os incêndios lavram, não há um segundo meio aéreo disponível, mas o não envio de uma segunda unidade, pela demora que tal implica, merece algumas reflexões.
Os UH-60, para além da capacidade de cumprir diversas missões de âmbito militar, podem transportar até 12 bombeiros e fazer descargas de até 3.000 litros de água, representando uma importante mais valia no combate aos fogos florestais, sobretudo quando aos dois helicópeteros actualmente em território nacional se juntarem os restantes quatro que fazem parte desta encomenda.
É de salientar que os UH-60 adquiridos foram modernizados, com novos sistemas aviónicos, rádio e comunicações por satélite, tendo sido adicionados sistemas de gravação de dados e voz e toda a parte mecânica ter sido devidamente recondicionada.
Não se justifica discutir, neste momento, se na Madeira devia estar, em permanência, um segundo helicóptero, dado que o facto objectivo é que, nesta altura em que os incêndios lavram, não há um segundo meio aéreo disponível, mas o não envio de uma segunda unidade, pela demora que tal implica, merece algumas reflexões.
Os UH-60, para além da capacidade de cumprir diversas missões de âmbito militar, podem transportar até 12 bombeiros e fazer descargas de até 3.000 litros de água, representando uma importante mais valia no combate aos fogos florestais, sobretudo quando aos dois helicópeteros actualmente em território nacional se juntarem os restantes quatro que fazem parte desta encomenda.
É de salientar que os UH-60 adquiridos foram modernizados, com novos sistemas aviónicos, rádio e comunicações por satélite, tendo sido adicionados sistemas de gravação de dados e voz e toda a parte mecânica ter sido devidamente recondicionada.
domingo, agosto 18, 2024
T-shirt para actividades ao ar livre - 1ª parte
Na altura de Verão, com a chegada do tempo quente e possibilidade de praticar actividades ao ar livre, dispor de vestuário adequado torna-se essencial, havendo no mercado inúmeras opções, algumas das quais, como a t-shirt que hoje apresentamos, a ser de ter em conta, tal a relação entre o preço e a qualidade, bem como um conjunto de características interessantes.
O tecido sintético, à base de poliester, é respirável, macio, confortável ao uso, absorve rapidamente a transpiração, secando rapidamente, com as costuras bem efectuadas, o que aponta para uma finalização de qualidade e um aspecto, mesmo olhando para o interior, ao nível de produtos de marcas conceituadas.
O tecido é mais espesso que o da maioria das t-shirts, talvez um preço a pagar para uma maior resistência, tendo em conta o tipo de tecido utilizado, o que pode tornar-se menos confortável em dias de maior calor, sendo óbvio que, para muitos, a opção por um modelo em algodão seria mais adequada, estando essa alternativa disponível no mercado por um preço ligeiramente superior.
Existe um conjunto de características diferenciadoras, nomeadamente um bolso, de pequenas dimensões, no manga direira, com uma área em velcro na manga esquerdo, e uma pequena presilha, destinada a pendurar uns óculos, na zona do peito, podendo aqui haver pequenas variações de acordo com o fornecedor, sendo aparente que estas camisolas são fabricadas em várias fábricas seguindo especificações ligeiramente diferentes.
O tecido sintético, à base de poliester, é respirável, macio, confortável ao uso, absorve rapidamente a transpiração, secando rapidamente, com as costuras bem efectuadas, o que aponta para uma finalização de qualidade e um aspecto, mesmo olhando para o interior, ao nível de produtos de marcas conceituadas.
O tecido é mais espesso que o da maioria das t-shirts, talvez um preço a pagar para uma maior resistência, tendo em conta o tipo de tecido utilizado, o que pode tornar-se menos confortável em dias de maior calor, sendo óbvio que, para muitos, a opção por um modelo em algodão seria mais adequada, estando essa alternativa disponível no mercado por um preço ligeiramente superior.
Existe um conjunto de características diferenciadoras, nomeadamente um bolso, de pequenas dimensões, no manga direira, com uma área em velcro na manga esquerdo, e uma pequena presilha, destinada a pendurar uns óculos, na zona do peito, podendo aqui haver pequenas variações de acordo com o fornecedor, sendo aparente que estas camisolas são fabricadas em várias fábricas seguindo especificações ligeiramente diferentes.
Subscrever:
Mensagens (Atom)