sábado, junho 18, 2022

Pedrogão Grande, uma tragédia esquecida - 1ª parte

Fez ontem, dia 17, cinco anos após os trágicos acontecimentos que, na zona de Pedrogão Grande, resultaram na morte de 66 pessoas, tendo esta data sido relativamente ignorada pelo poder político, que, para além da presença do Presidente da República numa missa evocativa em Castanheira de Pera, optaram por esquecer esta tragédia.

Efectivamente, para além da reconstrução de habitações, muito envolvida em polémica, do que resultaram processos judiciais em curso, a situação não melhorou, com a zona queimada a ser invadida por eucaliptos, que rodeiam as árvores destruídas e que, em muitos casos permanencem no local, dando origem a uma situação que, segundo alguns especialistas, é mais grave do que a existente em 2017.

Essencialmente, nada foi feito, os avisos dos especialistas, que elaboraram extensos relatórios detalhando o sucedido e as respectivas causas, foram ignorados e, passado o período de choque, a que se seguiu, no mês de Outubro seguinte, outra tragédia, resultante de uma vaga de incêndios, tudo caiu no esqucimento, apenas recordado quando as notícias dos processos em curso, inevitavelmente, os trazem à memória.

No entretanto, os processos judiciais arrastam-se, sendo absolutamente impossível prever o seu termo, sabendo como funciona a Justiça portuguesa e a forma como os recursos e incidentes podem ser utilizados para prolongar um processo até à prescrição dos factos que lhes deram origem.

sexta-feira, junho 17, 2022

Instalar Windows 11 sem TPM 2.0 nem Secure Boot - 2ª parte

Repete-se o mesmo processo para criar outra chave, do mesmo tipo, esta com o nome BypassSecureBootCheck, com o mesmo valor de 1, após o que se pode sair do programa e reiniciar o computador, para que as novas chaves e respectivos valores sejam lidos.

A partir deste momento, assumindo que o equipamento obedece aos restantes requisitos, como processador, memória, espaço em disco, para mencionar os mais comuns, o processo de actualização deve correr sem problemas, utilizando uma cópia do Windows 11 descarregada do "site" da Microsoft, directamente ou via "Windows Update", caso a possibilidade de actualização tenha entretanto desaparecido, e seguindo os passos indicados durante o processo.

Naturalmente, apesar de ter sido instalado o sistema operativo fornecido directamente pela Microsoft, o que evita os riscos inerentes à utilização de uma alternativa, por não terem sido cumpridos todos os requisitos oficiais, existe sempre algum risco, seja em termos de estabilidade e desempenho, seja no caso de a Microsoft decidir impor algum tipo de restrições ao Windows 11 quando instalado desta forma, penalizando quem recorreu a algum tipo de artifício.

Sabendo que existem condicionalismos e riscos, esta não deixa de ser uma possibilidade de instalar o Windows 11 e testar as suas potencialidades, aconselhando-se a que se opte por equipamentos não críticos, pelo menos numa fase inicial e antes de a Microsoft clarificar a sua posição face a este tipo de alternativa.

quinta-feira, junho 16, 2022

Land Rover Owners de Julho de 2022 já nas bancas

Já se encontra nos locais de venda habituais a edição de Julho de 2022, com o destaque de capa a recair nos modelos clássicos da Land Rover, exemplificado por um Discovery I, do modelo 200, que em Inglaterra terá um preço médio de 3.900 Libras, seguindo-se exemplos de outros modelos da marca a caminho de obter o estatuto de clássico.

São selecionados 9 exemplos, entre estes modelos tão distintos como os Serie, os Freelander ou os P38, que em breve ganharão um estatuto diferente, num artigo interessante para adeptos da marca e investidores, podendo quase incluir-se nesta catergoria o Defender com motor Cummins de 5.9 litros.

A recuperação do Discovey 1 de capa ao seu estado original, do longínquo ano de 1990, é, igualmente, interessante, tal como pode ser inspirador o artigo sobre um conjunto de percursos fora de estrada, todos em Inglaterra, e o que descreve um teste no Range Rover L460 com 4 rodas direccionais, uma solução que, numo modelo de tracção integral, não deixa de proporcionar resultados interessantes.

Merecem ainda destaque os artigos técnicos, incluindo-se nestes a correcção da suspensão do Freelander 2 e como derimir problemas com os sinoblocos, bem como a apresentação de novos produtos, o que demonstra bem que mesmo os modelos mais antigos da marca merecem investimento dos fabricantes, bem como a participação dos leitores e a divulgação das actividades dos clubes, particularmente activos nesta fase de saída da pandemia, justificando bem a leitura deste número.

quarta-feira, junho 15, 2022

Já se encontra disponível a versão 88 final do Opera

Já se encontra disponível a versão 88 final do Opera, devendo, depois da actualização, ser reportada a compilação 88.0.4412.27, podendo o processo ser iniciado manualmente ou de forma automática, o que pode apenas suceder dentro de alguns dias, de acordo com as rotinas de instalação pré programadas.

Esta actualização corresponde às habituais disponibilizações de novas versões mensais, tipicamente na segunda quarta-feira de cada mês, e que se destina, essencialmente, a melhoramentos de desempenho e de segurança, consolidando-os numa nova compilação a qual incorpora as lições das versões Beta e de Desenvolvimento depois de aperfeiçoadas e estabilizadas.

A versão 88 não inclui nada de realmente novo em termos de funcionalidades, com algumas pequenas modificações em termos de organização e disposição interna dos menus, tendo como principal vantagem as actualizações de listas de segurança e da compilação do "Chromium" que serve de base a este navegador, pelo que os utilizadores dificilmente se irão aperceber de alguma diferença face à versão anterior.

Não obstante a falta de novidadades, como sempre, aconselhamos a que a actualização seja efectuada assim que possível, dado que melhora a segurança do navegador e do próprio sistema, sendo este um processo rápido, completamente automatizado, e que será concluído, dependendo de cada computador específico, numa questão de segundos.

terça-feira, junho 14, 2022

Moldes para pequenos objectos - 1ª parte

Muitas vezes necessitamos de duplicar um pequeno objecto, como uma peça que se partiu ou detriorou e que, pelo seu uso, pode ser reconstruída nalgum tipo de resina sintética, podendo esta solificar como resultado da mistura de dois componentes que reajem entre sí, sob o efeito de uma fonte de energia ou por acção de raios ultra violeta.

Para proceder à duplicação, um dos métodos possíveis é, a partir do original, constuir um pequeno molde no qual possa ser vertido o material que, após solidificar, dá origem a uma cópia que se espera ser tão fiel quanto possível, com tolerâncias muito pequenas e que, com excepção do material e da cor duplique fielmente aquele que lhe deu origem.

O processo de eleboração de moldes que temos vindo a preferir, para objectos pequenos e que sejam replicados em resina, mesmo que de elevada resistência, é recorrer a silicone líquido, concebido para o efeito, a partir do qual termos obtido cópias rigorosas, mesmo nos mais pequenos detalhes, sendo particularmente fácil de utilizar quando o original tem uma forma onde uma das superfícies ou lados é plano.

A primeira etapa, e, talvez, a mais delicada, passa por analizar a peça a replicar, verificando se esta pode ser reproduzida num molde simple, de uma só peça, o que implica que, mesmo que existam muitos detalhes a reproduzir, a peça deve ter uma face que pode ficar assente numa superfície plana sem com isso perder detalhes, algo que acontece, por exemplo, num emblema de uma marca, feito em relevo, mas cujo reverso é plano.

segunda-feira, junho 13, 2022

Novos radares de Lisboa já constam do Waze

Os novos radares de controle de velocidade instalados na cidade de Lisboa, e que, depois de longos meses de inactividade, ficaram operacionais desde o dia 01 de Junho, já constam do Waze, uma plataforma de navegação colaborativa que tem vindo a funcionar e ser desenvolvida de forma paralela ao Google Maps.

Os novos radares são mais eficientes, controlando o tráfego em ambos os sentidos e a maior distância, permitindo, igualmente, efectuar uma monitorização do trânsito em tempo real, mas não registam se algum condutor utiliza o telemóvel durante a condução, funcionalidade que viola a legislação de protecção de dados em vigor.

Apesar de pertencer ao Google, o Waze tem continuado o seu caminho, continuando a ser o preferido de muitos qando pretendem, essencialmente, uma plataforma que os guie, de forma rápida, eficiente e económica durante um dado trajecto a realizar num veículo, dispensando todo o manancial de informações e funcionalidades disponíveis no Google Maps.

Muitos utilizares continuam a preferir o Waze, não apenas por ser leve e rápido, dispensado os detalhes do Google Maps, mas também porque a interactividade da comunidade que sustenta a plataforma é particularmente activa, pelo que se pode esperar que reaja mais rapidamente do que a que aderiu a outros sistemas, do que resulta uma actualização rápida e precisa, incluindo-se aqui informações dinâmicas, muito fáceis de reportar recorrendo à aplicação móvel que é continuamente actualizada.

domingo, junho 12, 2022

Devolução do IVA de compras no eBay - 2ª parte

Nessa altura, pode-se aceder à página do eBay destinada a pedir o reembolso do IVA, descrevendo a situação, identificando o item e fazendo o "upload" da prova de pagamento, da foto da embalagem e dos da factura, que consta do "site" do eBay, bem como aquela que é disponibilizada pelos CTT, sendo manifesto que existe alguma liberdade na redação do pedido e mesmo nos documentos enviados.

O eBay envia, imediatamente, uma mensagem de confirmação da recepção do pedido, sendo de esperar que demore dois a três dias a verificar os documentos enviados, com a devolução do IVA a ocorrer imediatamente após a confirmação do duplo pagamento, sendo creditado no mesmo meio de pagamento utilizado na aquisição efectuada.

É de notar que, lamentavelmente, o mesmo conjunto de documentos que para o eBay é suficiente para verificar que o IVA foi pago, não o é para os CTT, que, manifestamente, preferem ignorar uma reclamação, alegando que não podem confirmar as informações, pondo em dúvida os mesmos documentos que servem de base ao desalfandegamento para efeitos de pagamento, situação em que passam a ser de confiança.

O processo via eBay é rápido, menos trabalhoso do que o desalfandegamento através do portal dos CTT, e permite corrigir as óbvia falhas desta empresa, cuja competência e capacidade na área aduaneira é tão fraca quanto na distribuição de correio, sendo a forma mais adequada de obter o reembolso pago em duplicado, já que insistir junto dos CTT é pura perda de tempo, sendo, no entanto, de reportar este tipo de situação à ANACOM e à Autoridade Tributária para que estejam cientes deste tipo de problema.