sábado, dezembro 07, 2013

"Land Rover Phone" em versão "Mini" - 1ª parte

Image Hosted by Google O "Land Rover Phone" em versão "Mini"

Descrevemos no passado uma réplica do "Land Rover Phone", originalmente produzido pela "Sonim", e que foi copiado, em termos de aspecto, de modo a que os adeptos da marca que pretendem um telefone que condiza com o seu veículo mas não possam desembolsar algumas centenas de Euros, possam dispor de algo muito semelhante.

Surgiu recentemente uma versão "Mini", com um aspecto algo semelhante, mas de muito menores dimensões, algo compreensível se nos recordarmos que o modelo original é grande e pesado de acordo com os padrões actuais, podendo afastar alguns possíveis compradores que prefiram telemóveis mais fáceis de transportar.

Operando nas 4 bandas básicas, 850, 900, 1800 e 1900 GHz, portanto sendo compatível com todas as redes GSM a nível mundial, este telemóvel suporta dois cartões SIM, de qualquer operador, bem como um cartão de memória Micro SD com capacidade até aos 8 Gb, onde podem ser alojados os mais diversos conteúdos, como, por exemplo, músicas em formato MP3.

Estão presentes as características mais comuns neste tipo de equipamento, como a recepção de rádio, sendo fornecido um auricular que serve igualmente de antena, a ligação via "bluetooth", a câmara fotográfica, lista de endereços, possibilidade de instalar diversas linguagens, entre outras.

sexta-feira, dezembro 06, 2013

Governo, Tribunal Constitucional e os números duvidosos - 3ª parte

Image Hosted by Google Fome em Portugal nos dias de hoje

Se bem que os limites dos cortes sejam impossíveis de determinar correctamente, dada a enorme multiplicidade e complexidade das situações ou casos individuais, não temos dúvidas quanto à escassíssima margem de manobra de quem recebe menos, e para quem uma redução, mesmo que pequena, representa uma significativa perda de qualidade de vida.

E lembramos que as estatísticas são manipuladas não através das fórmulas, mas de uma selecção criteriosa da amostragem e da revelação dos resultados considerados como convenientes, omitindo todos os que não servem os propósitos de quem as manda realizar.

Simplisticamente, recorrendo a um exemplo conhecido, se um indivíduo come dois bifes e outro nenhum, em média cada comeu um, podemos optar por revelar uma média, particularmente favorável, ou a distribuição, revelando que metade dos inquiridos passa fome e que existe uma flagrante assimetria.

quinta-feira, dezembro 05, 2013

Blusões em pele tipo aviador - 3ª parte

Image Hosted by Google Um blusão de aviador em pele espessa

Caso seja possível adquirir um blusão deste último modelo a preços inferiores aos 40 Euros, e lembramos que o preço de lista mais barato que encontramos anda pelos 72 Euros, depois de convertido de Libras inglesas, valor esse que pagará direitos que podem elevar o preço para os 90 Euros, sugerimos esta opção, por a considerarmos a de melhor relação preço/qualidade.

A questão dos 40 Euros, salvaguardando e precavendo variações cambiais, é algo crítica, sendo este o limite para a isenção do pagamento de direitos alfandegários entre particulares, pelo que o ultrapassar ligeiramente esta marca pode implicar não o acréscimo de alguns Euros, mas de algumas dezenas, pagos ao Estado.

Chamamos, mais uma vez, a atenção para a necessidade de efectuar algumas medições e comparações, dado que os números e referencias a tamanhos do vestuário na Ásia tendem a ser diferentes dos usados na Europa, podendo um tamanho grande na Ásia corresponder a um médio ou mesmo pequeno na Europa.

Lembramos, igualmente, que o tempo de transporte, bem a demora nas Alfândegas, tem vindo a aumentar, sendo bem possível que, comparando com os valores praticados entre nós, haja lugar a inspecção aduaneira e pedido de documentos que confirmem o valor da aquisição, pelo que, o mais provável, é que demore um par de meses a chegar, obrigando a despacho alfandegário, podendo haver lugar ao pagamento de direitos.

quarta-feira, dezembro 04, 2013

Coletes como forma de acondicionamento - 10ª parte

Image Hosted by Google Um gorro simples custa um par de Euros

O caso dos óculos é mais complexo, sugerindo-se lentes em policarbonato e não em vidro, e uma armação resistente, sendo aconselhável que sejam transportados num estojo rígido, onde deve estar um pano e líquido de limpeza bem como, caso fornecidas, lentes opcionais, destinadas a diferentes ambientes.

Existem demasiadas alternativas para precisarmos um modelo, e dependendo do gosto do utilizador e do fim concreto, a opção por um ou outro tipo de óculos varia imensamente, mas em locais frios os óculos de neve serão os mais adequados, podendo também ser úteis em tempestades de areia.

Também é de recordar que parte dos items deste "kit" têm prazos de validade, nele incluindo, por exemplo, o conteúdo do estojo de primeiros socorros ou a bateria da lanterna, mas todos se devem verificar periodicamente em termos de estado de conservação ou de manutenção.

Obviamente, estas opções, individual e colectivamente, são discutíveis, podendo mesmo o conceito ser questionável, mas esta é uma proposta que não queremos deixar de comunicar aos nossos leitores, como uma sugestão na concepção das suas próprias soluções, estando, como mencionamos de início, abertos a novas ideias e propostas.

terça-feira, dezembro 03, 2013

Nome de uma rua para António Gonçalves Ribeiro

Image Hosted by Google António Gonçalves Ribeiro

Decorre uma petição pública para que seja atribuido o nome de uma rua a António Gonçalves Ribeiro, o "Tarzan da Costa da Caparica", que ao longo da sua longa carreira como nadador salvador, terá salvo perto de 400 pessoas na praia da FNAT agora conhecida como do Inatel.

António Ribeiro, banheiro durante o Verão e pescador, conhecido pelos seus pares como "Ruaz", no Inverno, desenvolveu a sua actividade por meio século, tendo sido homenageado por várias vezes por diversas entidades pelos serviços prestados na área do socorro e da prevenção.

Entre diversas homenagens, que incluem a publicação de um livro e uma exposição, a atribuição do nome de António Gonçalves Ribeiro a uma rua da localidade onde viveu e se notabilizou merece o nosso apoio, pelo que convidamos os nossos leitores a, tal como nós, subscrever esta petição.

segunda-feira, dezembro 02, 2013

"Konstruktor" transparente para aprendizagem

Image Hosted by Google Uma "Konstruktor" transparente

A "Lomo Internacional" disponibilizou uma versão transparente da "Konstruktor", a câmara vendida sob forma de modelo para montar, como forma de facilitar a aprendizagem relativamente ao funcionamento básico de uma máquina analógica, mas que, após concluida fica funcional.

O modelo transparente agora anunciado é idêntico, em termos de peças, mas destina-se a permitir a observação do interior, perdendo a sua funcionalidade como câmara, mas facilitando em muito a aprendizagem do funcionamento dos mecanismos, destinando-se a fins pedagógicos ou a colecionadores.

É óbvio que a transparência é inimiga da câmara escura, onde fica o filme, o qual só pode ser exposto por instantes, na altura em que a entrada de luz forma a fotografia, razão pela qual esta versão, tal como foi concebida, não permite uma utilização normal, ficando, no entanto, após montada, um modelo verdadeiramente interessante.

Por um preço de 59 Dólares, que fica perto da meia centena de Euros, a "Konstruktor" transparente é um modelo interessante que pode revelar-se um presente de Natal pedagógico para quem aprecie fotografia e, muito especialmente, para os adeptos das "Lomo".

domingo, dezembro 01, 2013

Coletes como forma de acondicionamento - 9ª parte

Image Hosted by Google Um cobertor de emergência

Optamos por não abordar vertentes que visem alguma forma de obtenção de comida, que levaria a incluir anzóis ou algum tipo de armadilha, nem sistemas de orientação sofisticados, muitos dos quais implicariam imediatamente a duplicação do orçamento, mas que, em situações ou circunstâncias específicas, são indispensáveis.

Naturalmente, existem outras opções a ter em conta, sobretudo se em ambientes mais específicos, mas cuja inclusão, queiramos ou não, resulta no aumento do preço do conjunto, ultrapassando substancialmente o limite que nos impusemos, mas, mesmo sem as incluir, devemos mencionar alguns, a título de exemplo, podendo substituir alguns dos items propostos por outros.

Sobretudo em climas frios, um bom par de luvas, de preferência impermeáveis, são essenciais, tal como uns óculos de protecção, que podem igualmente ser úteis em ambientes com grande luminosidade, sendo também de prever uma cobertura para a cabeça, podendo que estes três items, no seu conjunto, ser adquiridos por menos de uma dezena de Euros.

Caso nestas contas sobre algum dinheiro, a sugestão vai no sentido de adquirir um gorro, do modelo mais simples, e que encontramos por Euro e meio, seguindo-se as luvas, que podem ser adquiridas por três a quatro Euros, e pelos óculos, que podem rondar os cinco.
Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin