sábado, fevereiro 25, 2012

Manual de "geocaching" do CompeGPS

Image Hosted by ImageShack
O manual de "geocaching" do CompeGPS

O CompeGPS disponibilizou um pequeno manual que facilita o uso do TwoNav no "geocaching", uma actividade de ar livre, onde a descoberta de items escondidos, designados por "caches", através de coordenadas tem vindo a ganhar adeptos.

As versões recentes do TwoNav, que podem ser testadas gratuitamente, já incluem um menu destinado especificamente ao "geocaching", mas detalhes como a migração de dados do GPS, pistas escondidas ou alarmes são aqui detalhados.

Este pequeno texto com um par de páginas substitui uma leitura mais longa do manual, explicando de forma resumida mas precisa, com imagens dos écrans, os passos necessários para usar o TwoNav neste tipo de actividade, introduzindo as especificidades deste programa.

sexta-feira, fevereiro 24, 2012

"Site"" da Legião Land Rover - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
O logo no "site" da Legião Land Rover

Continua activo o calendário de eventos, incluindo as tertúlias mensais, mas falta o dinamismo e as actualizações que se registavam num passado já não muito recente, quando os artigos eram adicionados com alguma regularidade.

Também o "site" nos acessos que fizemos, em várias ocasiões pareceu lento e com extrema dificuldade em aceder a alguns artigos, o que pode desmotivar mesmo que necessite de consultar a informação aí disponibilizada, mas a insistência vale a pena dado o interesse de alguns conteúdos.

Era interessante que o projecto do "site" e o respectivo conteúdo tivesse outra visibilidade, eventualmente associando-o a um clube que o possa potenciar, dando-lhe maior visibilidade e disponibilizando a informação a um maior número de interessados.

Convidamos os nossos leitores a visitar o "site" da Legião Land Rover e, se possível a contribuir ou divulgá-lo, fazendo assim alguma justiça a uma das mais antigas comunidades de adeptos desta marca em Portugal.

quinta-feira, fevereiro 23, 2012

O telemóvel fixo da ZON disponível no móvel

Image Hosted by ImageShack
O telemóvel fixo da ZON disponível no móvel

A ZON lançou uma aplicação para iPhone e iPad, disponível para Android a partir do dia 22, que permite aos utilizadors de equipamentos móveis que usem estas plataformas, usarem o telefone de casa, caso contratualizado com esta empresa.

Basicamente, corresponde a um sistema de redirecionamento ou reencaminhamento que usa comunicações de dados via IP para efectuar as chamadas, num processo similar ao de outras plataformas como o Skype, que recorrem a uma tecnlogia e conceitos semelhantes.

Funcionalidades como reencaminhamento e barramento de chamadas, rejeição de chamadas anónimas, correio de voz, incluindo no correio electrónico, mantêm-se, mas existe a dependência de um circuito de dados com qualidade aceitável e, naturalmente, do custo a isso associado.

Até 31 de Março são oferecidas 12 mensalidades, no valor de 0.99 Euros, sendo este o valor deste serviço, acrescendo os resultantes do tráfego de dados envolvido e que depende dos contratos de cada utilizador da App ZON Phone.

"Site"" da Legião Land Rover - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Imagem do "site" da Legião Land Rover

A Legião Land Rover é uma das mais antigas comunidades de adeptos desta marca existentes em Portugal, mantendo um "site" onde se encontram, entre outras, informações técnicas, bem como um grupo de discussão no Yahoo, que permanece activo desde há muito.

O grupo de discussão é a vertente que se mantém mais activa, já que o "site", sobretudo a nível de conteúdos técnicos, não tem sido actualizado com regularidade, tendo, no entanto, um conjunto de artigos interessantes e que se mantêm actuais.

Neste conjunto, aqueles que versam os modelos com motores 300Tdi e Td5 merecem um especial destaque, dado incluirem detalhes técnicos relevantes e que não só facilitam a resolução de alguns problemas, como ajudam a prevení-los, alertando para a possibilidade de ocorrem no futuro.

Se bem que estes artigos sejam de boa qualidade, falta alguma continuidade, estando anunciados artigos em anos anteriores, os quais nunca foram concluidos nem o seu anúncio removido, algo que, passado tanto tempo, seria justificável.

quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Entrega das placas de desatascamento

Image Hosted by ImageShack
O monte de placas já está quase em metade

Apesar de o número de pares de placas de desatascamento entregues começar a aproximar-se da metade, ainda falta um conjunto, havendo ainda alguns interessados que não informaram onde pretendem levantá-las.

Sobretudo aqueles que pretendem que as placas sejam entregues fora de Lisboa, dado que aqui podem ser recolhidas desde que combinando, sem que haja pressão de prazos, o envio para o Porto, que esperamos decorra entre o fim desta semana e o início da próxima, não é facilmente repetível.

Assim, agradecemos a quem ainda não deu a informação sobre o local de entrega, bem como a tenha conhecimentos que permita um envio mais em conta para a Madeira, que contacte, via correio electrónico ou através de um comentário, de forma a apressar todo o processo.

terça-feira, fevereiro 21, 2012

Mais uma vez, periodicidade de publicação - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
O Discovery 300 Tdi

Os próximos passos serão no sentido de afinar a bomba de injecção e o turbo, de forma a obter um maior rendimento, rever a linha de escape e substituir a suspensão, sendo provavel que a opção vá no sentido das amortecedores Terrafirma e das molas azuis da Bearmach, ambos +2", que provaram bem no Defender.

Mas não foi apenas o Discovery, já que também foi necessário trabalhar no projecto de implementação de um servidor, bem como proceder à entrega de um conjunto de placas de desatascamento, que abrangeu pouco mais de um terço da totalidade, mas que consumiu bastante tempo.

Tornou-se assim impossível publicar todos os textos como previsto, e continuará a ser difícil enquanto não conseguirmos regularizar um conjunto de situações ou projectos, facto que nos leva a pedir a compreensão dos nossos leitores.

segunda-feira, fevereiro 20, 2012

Micro-carregador USB para tomadas de isqueiro

Image Hosted by ImageShack
Um micro-carregador USB para tomadas de isqueiro

Apresentamos diversos modelos de carregador USB para tomadas de isqueiro de viaturas a operarem a 12 Volts, alguns deles com diversos tipos de saída, mas nenhum deles com um formato tão diminuto que se integre no tablier.

A característica mais importante deste modelo são as dimensões, com apenas 45 mm de profundidade e 25 mm de diâmetro, o que permite que fique alinhado com o tablier, como que fazendo parte dele, substituindo o isqueiro, tipicamente saliente.

Este adaptador de apenas 11 gramas tem uma única saída USB, que alimenta a 5 Volts e 1 Ampere, o suficiente para a maioria dos equipamentos que conhecemos, custando apenas um par de Euros, incluindo portes, e integrando-se bem nos habitáculos da maioria dos veículos que conhecemos.

Após a publicação deste texto encontramos numa cadeia de material eléctrico e electrónico este mesmo equipamento por um valor superior à dezena de Euros, o que demonstra bem o quão importante é fazer aquisições com atanção e prudência.

Mais uma vez, periodicidade de publicação - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
O Discovery 300 Tdi

Como os nossos leitores mais atentos terão reparado, houve a impossbilidade de publicar os textos de acordo com o habitual, facto que se deveu a um misto de situações prioritárias, que resultaram numa muito menor disponibilidade.

Entre as prioridades, estava a necessidade de proceder a uma revisão completa do Discovery 300 Tdi, incluindo a mudança de fluídos, motor, caixas, refrigeração, etc, bem como dos filtros, e proceder a um conjunto de pequenas reparações, bem como colocar as jantes traseiras na posição correcta.

Aproveitamos igualmente para proceder à remoção da EGR e efectuar alguns testes, como forma de estabelecer o ponto de partida para a evolução deste Land Rover que, não se destinando a um uso equiparado ao do Defender 90 Td5, pretende-se que tenha um bom desempenho.

Naturalmente que, para um veículo com 16 anos e mais de 260.000 km, este foi apenas o começo de um processo evolutivo, que vai implicar substituir outras peças e componentes que sofreram maiores desgastes, como casquilhos e suspensão, algo que será efectuado ao longo dos próximos meses.
Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin