sábado, julho 09, 2022

Disponível a versão 90 final do Opera

Já está disponível a versão final do Opera 89, devendo, após a actualização nesta data, reportar a compilação 89.0.4447.38, baseada no Chromium 103, e que tem, como principal novidade, uma maior capacidade e facilidade de sincronização entre os vários dispositivos associados a uma única conta Opera, surgindo um ícon novo para efeitos de "login".

Também a possibilidade de não sincronizar um determinado dispositivo associado a uma conta foi melhorado, facilitando a independência e autonomia de equipamentos com funções específicas, e o funcionamento do bloqueador de anúncios passa a reconhecer situações de excepção, como anúncios aceitáveis, independentemente do estar activo.

Esta é mais uma actualização essencialmente destinada a corrigir erros e falhas, mas notam-se novidadades na gestão das contas Opera e a nível de VPN, incluída neste navegador, e que em versões como a VPN Pro ou a VPN em Linux passa a ter um "pop up" que facilita gestão e configuração, melhorando uma das funcionalidades mais interessantes deste "browser".

Tal como tem acontecido com versões anteriores, o processo de actualização, que se aconselha a ser efectuado assim que possível, destina-se sobretudo a corrigir erros e a melhorar a segurança, é rápido e completamente automatizado, notando-se algumas melhorias na rapidez da autenticação da conta Opera relativamente a versões anteriores, esperando-se que na versão 90 surjam novidades mais visíveis.

sexta-feira, julho 08, 2022

"Assistente Inteligente de Velocidade" obrigatório a partir de dia 06 - 2ª parte

Assim, independentemente da data de fabrico, mesmo que anterior a 6 de Julho, os veículos completamente novos terão que ter o ISA, enquanto os restantes não terão que ser transformados, pelo que os seus proprietários estão livres de qualquer encargo inerente a esta directiva.

O ISA recorre a informação proveniente da câmara instalada no veículo e dos dados de GPS para a obtenção de dados, incluindo aqui a capacidade de reconhecer sinais de trânsito, tendo aqui especial destaque aqueles que fornecem informação relativa a limites de velocidade, os quais terão sempre prevalência face a informação de outras proveniências que, para além de poder estar desactualizada, pode não ser consistente com a disponível para outros condutores.

Naturalmente, mesmo recorrendo a todas as tecnologias, incluindo aprendizagem automática e inteligência artificial, existe a possibilidade de sinais não serem lidos, seja porque se encontram detriorados, seja porque podem não ser detectados pelas suas características ou situações particulares.

Desta forma, o ISA irá informar, alertar ou agir, fazendo vibrar o pedal do acelerador ou contrariando a sua força, quanto se verifiquem situações de transgressão dos limites de velocidade estabelecidos, mas caberá ao condutor agir ou não, podendo o sistema ser desactivado total ou parcialmente, sendo sempre este o responsável por qualquer infração verificada.

quinta-feira, julho 07, 2022

14 anos desde que Gatochy partiu

Passaram 14 anos desde que Gatochy partiu, sem dúvida para um pequeno Paraíso muito exclusivo onde não pode haver outros gatos, nem, quase certamente, nenhum outro ser que não possa ser caçado e escorraçado, onde possa reinar como senhora absoluta dos seu pequeno Mundo.

Gatochy, seja por ter sido o primeiro gato a viver nesta casa, seja porque foi o que, apesar dos problemas de saúde que enfrentou, ter sido o que mais tempo viveu, deixou uma marca indelevel, absolutamente inesquecível, que tem na origem uma personalidade particularmente vincada e uma inteligente única, por vezes algo perigosa para sí própria.

Particularmente inteligente, capaz de descobrir como se aquecer ligando um "scanner" e percebendo como se liga um aquecedor a gás, incapaz de esquecer desafios ou afrontas, Gatochy vivia num permanente estado de alerta, por vezes de guerra latente, que visavam assegurar o controle de uma área no bairro que considerava como exclusivamente sua por direito, obviamente sem que daí decorressem quaisquer deveres para com outros residentes ou para o Estado

Quando comparada com outros gatos, Gatochy era uma verdadeira guerreira, com um espírito combativo que ia muito para além das suas pequenas dimensões e dos problemas de saúde que enfrentou, demonstrando sempre uma coragem e uma personalidade que, não obstante consequências nem sempre agradáveis, a tornavam absolutamente única e uma companhia excepcional, terna e solidária, que ainda hoje é recordada com saudades e carinho.

quarta-feira, julho 06, 2022

"Assistente Inteligente de Velocidade" obrigatório a partir de dia 06 - 1ª parte

Durante o corrente ano, será introduzido o "Assistente Inteligente de Velocidade", tradução do "Intelligent Speed Assistant", que será incluído em todos os veículos automóveis totalmente novos colocados à venda no espaço comunitário a partir de hoje, dia 6 de Julho.

O ISA inclui distintas funções, sendo a mais elementar o SLIF, sigla que designa o "Speed Limit Information Functions" e que fornece a informação relativa ao limite de velocidade, e o SWLF, que abrevia "Speed Limit Warning Function" alertanto de forma sonora e ou visual para a ultrapassagem do limite de velocidade, e, finalmente, o SCF, que é a sigla de "Speed Control Function", neste caso uma função de controlo da velocidade.

Esta directiva, publicada no Jornal Oficial da União Europeia a 17 de Novembro de 2021, inclui todas as especificações desta tecnologias, a forma como deve ser implementada, qual a autonomia de fabricantes e condutores, bem como os veículos onde é obrigatória, concretamente os veículos de transporte de passageiros com, pelo menos, quatro rodas e destinados ao transporte de passageiros ou de bens e mercadorias.

Esta tecnologia, entre outras, terá que estar presente nos veículos novos de quatro rodas das categorais M e N que sejam totalmente novos e lançados desde a data de entrada em vigor desta directiva, abrangendo mesmo os veículos produzidos antes desta data que, não tendo sido vendidos, terão que ser equipados agora com esta tecnologia.

terça-feira, julho 05, 2022

Sistema de vigilância para casquilho - 1ª parte

Pelas funcionalidades, preço e facilidade de instalação, um dos sistemas de vigilância que consideramos mais interessante consiste numa câmara 1080P orientável, controlada por "software" e que pode, via WiFi transmitir informação em tempo real para um dispositivo móvel, mesmo que remoto, recorrendo a uma aplicação e a uma plataforma.

Com uma aparência simples, que lembra uma simples lâmpada, esta câmara, depois de introduzido um cartão de memória do tipo TF com até 128 Gb, instala-se num casquilho, que proporciona a alimentação eléctrica, ficando fisicamente pronta para ser utilizada, após o que se pode proceder ao passo seguinte, a instalação da aplicação num dispositivo móvel.

O passo seguinte é estabelecer a ligação desta câmara com IP a um "router" com ligação à Internet que suporte os protocolos 802.11b e g, algo antiquados, mas os suficientes para um equipamento deste tipo e estabelecer os princípios básicos de operação, o que permite obter imagens em tempo real.

A aplicação permite operar a câmara, rodando-a em 355° na horizontal e 90° na vertical, estabelecer alarmes diversos, como a detecção de movimentos, o que pode representar uma intrusão, bem como a reacção, que pode incluir desde o simples seguimento ao alarme sonoro local ou remoto, no dispositivo de controle.

segunda-feira, julho 04, 2022

Acessórios para Defender provenientes da China - 3ª parte

A instalação é simples de efectuar, embora requerendo efectuar furos, e a mesa, que tem um preço que se aproxima dos 350 Euros, incluindo portes e IVA, fica acomodada na vertical, quando não em uso, sendo presa por dois pequenos fechos, sendo que a furação permite fixar, com correias, bolsas e sacos, que ficam assim devidamente acomodados e facilmente acessíveis.

Por pouco mais de uma centena de Euros, igualmente incluindo todas as despesas, está disponível uma pequena cesta que fica sobre o tablier dos Defender construídos a partir de 2004, fornecido com um suporte articulado para um dispositivo móvel e que é fácil de encaixar no local a que se destina, proporcionando um espaço adequado para pequenos objectos.

Estes são apenas alguns exemplos do que tem surgido para os Defender do modelo anterior, sendo que também surgem cada vez mais ofertas para o modelo actual, fabricados e fornecidos directamente da China, o que não deixa de ser interessante, sobretudo no caso dos modelos que sairam de produção e que, precisamente agora que deixaram de ser fabricados, ou talvez por causa disso, merecem agora um maior número de ofertas partindo de um mercado pouco conhecido neste sector do comércio.

Estão também disponíveis numerosas peças de finalização e reforço, sobretudo para os cantos ou ângulos mais expostos, numa multiplicidade de opções e acessórios que vale a pena descobrir, sendo sempre de comparar os preços de diversos fornecedores, dado que existe uma diferença muito substancial entre estes, o que justifica algum trabalho de pesquisa que, no final, pode poupar umas dezenas de Euros no valor a pagar.

domingo, julho 03, 2022

Novidades no Gmail - 1ª parte

O Gmail, o popular serviço de correio electrónico do Google continua a evoluir e a receber novidades, seja em termos funcionais, seja na forma como os vários elementos da página são organizados, dando primazia aqueles que são mais utilizados ou nos quais o Google pretende investir mais, promovendo-os através de uma maior exposição e de uma acessibilidade mais fácil e intuitiva.

Uma nova funcionalidade, já disponível, permite que o Gmail possa ser utilizado em modo "offline", permitindo aceder ao correio existente mesmo quando não existe acesso à Internet, do que decorre, naturalmente, que, até ser reestabelecida uma ligação, não haverá actualizações.

Para usar esta funcionalidade, esta deve ser configurada acedendo às configurações, assinalando a opção referente a "offline email", selecionando o número de dias de mensagens a sincronizar, que serão transferidas para o dispositivo, e gravando as configurações.

Para desactivar o modo "offline", deve-se, em primeiro lugar, aceder ao "browser", ou navegador, entrar nas configurações e apagar os "cookies" e os dados descarregados, o que irá apagar as mensagens do correio descarregadas previamente, após o que, dentro das configurações do Gmail, se remove a selecção do modo "offline", desactivando-o.