Os utensílios com diversas funções, alguns dos quais apresentamos em textos previamente publicados, merecem a atenção por parte dos entusiastas de muitos desportos ou actividades, que neles encontram, para além de um conjunto de funcionalidades interessante, um desenho compacto, que facilita o transporte e acomodação, e uma relação qualidade preço favorável.
Este utensílio polivalente, construído em liga de alumínio, com punho em borracha, tem um comprimento total de 44 centímetros e um peso de apenas 397 gramas, inclui uma pá com 11.5 por 9 centímetros, com uma das arestas com serrilha, podendo ser usada como serra, e na outra um entalhe que serve para remover cápsulas de garrafas.
Desenroscando-se o punho, tem-se acesso a uma ferramenta com lâmina de um lado e serrilha do outro, que inclui diversos tipos de abridor e de gancho, incluindo ainda uma bússola no topo, que nalguns modelos é anunciada como meramente decorativa, o que não obsta a que o conjunto permita um número interessante de utilizações, muito embora seja manifesto que os modelos menos dispendiosos não se destinam a trabalhos particularmente pesados.
Este tipo de utensílio, existente em diversas configurações e com qualidades de fabrico distintas, pode ser adquirido por um preço que começa perto da dezena de Euros, incluindo portes a partir da Ásia, mas que pode alcançar valores várias vezes superior para os modelos mais sofisticados e de melhor qualidade, o que permite optar por aquele que mais se adequa às necessidades e disponibilidade do interessado.
sábado, abril 14, 2018
sexta-feira, abril 13, 2018
Equipamento de diagnóstico com suporte para J2534 - 1ª parte
Para quem utiliza veículos do grupo Jaguar/Land Rover, e mesmo Ford, surgiu recentemente um equipamento de diagnóstico via porta OBD2, que suporta o protocolo J2534 e vem acompanhado de uma versão recente de "software", que pode vir na versão 143 ou 145, dependendo do fornecedor.
Este "Vehicle Communication Module", ou VCM 2, necessita de um computador para operar, no qual fica instalado o "software" fornecido, o que implica um processo algo complexo, que requer uma atenção particular, sendo recomendado um equipamento que ainda utilize o Windows XP, algo que, actualmente, será difícil de dispor, pelo que podem surgir dificuldades acrescidas no respeitante à compatibilidade.
Na Internet estão diversos vídeos onde é percorrido todo o processo de instalação, efectuado em diversos passos, o estabelecimento e verificação da comunicação com o dispositivo, bem como a adição da licença de utilização, após o que o equipamento fica pronto para ser ligado a um dos veículos suportados e utilizado.
O "VCM II for LandRover & Jaguar Diagnose and Programming Tool" está aprovado pela JLR e um substituto para o JLR SDD VCM, portanto cobrindo os modelos que usam os protocolos CAN e ISO9141, sendo baseado num "software" potente, destinado a utilizadores profissionais, mas que, pela sua facilidade de uso, está ao alcance dos menos experientes.
Este "Vehicle Communication Module", ou VCM 2, necessita de um computador para operar, no qual fica instalado o "software" fornecido, o que implica um processo algo complexo, que requer uma atenção particular, sendo recomendado um equipamento que ainda utilize o Windows XP, algo que, actualmente, será difícil de dispor, pelo que podem surgir dificuldades acrescidas no respeitante à compatibilidade.
Na Internet estão diversos vídeos onde é percorrido todo o processo de instalação, efectuado em diversos passos, o estabelecimento e verificação da comunicação com o dispositivo, bem como a adição da licença de utilização, após o que o equipamento fica pronto para ser ligado a um dos veículos suportados e utilizado.
O "VCM II for LandRover & Jaguar Diagnose and Programming Tool" está aprovado pela JLR e um substituto para o JLR SDD VCM, portanto cobrindo os modelos que usam os protocolos CAN e ISO9141, sendo baseado num "software" potente, destinado a utilizadores profissionais, mas que, pela sua facilidade de uso, está ao alcance dos menos experientes.
quinta-feira, abril 12, 2018
"Darkness and Light"
Apresentamos em textos anteriores as lentes da Holga, que permitem obter, recorrendo a algumas das modernas câmaras digitais, como as Canon ou Nikon com os respectivos sistemas de montagem de lentes padronizado, fotografias em muito semelhantes às das antigas máquinas analógicas associadas à Lomografia.
Como fonte de inspiração, partilhamos o livro "Darkness and Light, death and beauty in photography", de Stephan R. Moriarty, onde, ao longo de 130 páginas, se podem encontrar numerosas fotos de grande beleza, mas que, igualmente, mantêm presente a tristeza da morte, num conjunto de composições particularmente interessantes.
As fotos temáticas abrangem grande parte da história da fotografia, desde o século XIX até ao século XXI, sendo na sua maioria a preto e branco, e incluindo algumas fotograficas bastante conhecidas, a par de outras que apenas os apreciadores conhecem, todas com uma breve legenda que permite localizá-la no espaço e no tempo.
Apesar de este PDF estar numa resolução baixa, o que se reflete na qualidade das fotos, mas permite uma descarga rápida, consideramos que será interessante para os apreciadores de fotografia que, caso tenham interesse, o poderão procurar na sua versão original, onde as fotos estão presentes com a qualidade que o seu valor justifica.
Como fonte de inspiração, partilhamos o livro "Darkness and Light, death and beauty in photography", de Stephan R. Moriarty, onde, ao longo de 130 páginas, se podem encontrar numerosas fotos de grande beleza, mas que, igualmente, mantêm presente a tristeza da morte, num conjunto de composições particularmente interessantes.
As fotos temáticas abrangem grande parte da história da fotografia, desde o século XIX até ao século XXI, sendo na sua maioria a preto e branco, e incluindo algumas fotograficas bastante conhecidas, a par de outras que apenas os apreciadores conhecem, todas com uma breve legenda que permite localizá-la no espaço e no tempo.
Apesar de este PDF estar numa resolução baixa, o que se reflete na qualidade das fotos, mas permite uma descarga rápida, consideramos que será interessante para os apreciadores de fotografia que, caso tenham interesse, o poderão procurar na sua versão original, onde as fotos estão presentes com a qualidade que o seu valor justifica.
quarta-feira, abril 11, 2018
Coletes de alta visibilidade melhorados
A legislação portuguesa prevê a existência de coletes refletores nos veículos automóveis, que deverão ser imediatamente vestidos em caso de acidente, ganhando especial importância caso o veículo fique numa faixa de rodagem ou seja necessário percorrê-la, como quando se procede à colocação do triângulo, altura em que existe um risco acrescido de atropelamento.
Se para a maior parte das situações o modelo mais simples é suficiente, outros casos, onde seja necessário uma melhor ajuste ao corpo do portador, a existência de bolsos ou mesmo uma maior resistência, justifica que o habitual colete, que custa entre dois e três Euros seja substituído por um mais dispêndioso e com melhores funcionalidades.
Para quem efectue caminhadas ou pratique ciclismo, por exemplo, um colete de melhor qualidade mais do que se justifica, permitindo transportar objectos nos bolsos e uma mochila, obviamente com faixas reflectoras, sem que o peso e fricção danifiquem o colete, que tem que ser fabricado recorrendo a materiais bastante mais resistentes e ficar correctamente ajustado, preferencialmente recorrendo a um fecho eclair e não a pequenas secções de velcro.
Podemos estimar em perto de uma dezena de Euros o custo de um dos coletes constantes das fotos, incluindo portes a partir da Ásia, mas muitos outros modelos existem, incluindo com capuz ou em tecido impermeável ou acolchoado, os quais, sendo mais dispendiosos, oferecem outras funcionalidades e permitem uma utilização mais confortável mesmo sob condições climáticas mais adversas.
Se para a maior parte das situações o modelo mais simples é suficiente, outros casos, onde seja necessário uma melhor ajuste ao corpo do portador, a existência de bolsos ou mesmo uma maior resistência, justifica que o habitual colete, que custa entre dois e três Euros seja substituído por um mais dispêndioso e com melhores funcionalidades.
Para quem efectue caminhadas ou pratique ciclismo, por exemplo, um colete de melhor qualidade mais do que se justifica, permitindo transportar objectos nos bolsos e uma mochila, obviamente com faixas reflectoras, sem que o peso e fricção danifiquem o colete, que tem que ser fabricado recorrendo a materiais bastante mais resistentes e ficar correctamente ajustado, preferencialmente recorrendo a um fecho eclair e não a pequenas secções de velcro.
Podemos estimar em perto de uma dezena de Euros o custo de um dos coletes constantes das fotos, incluindo portes a partir da Ásia, mas muitos outros modelos existem, incluindo com capuz ou em tecido impermeável ou acolchoado, os quais, sendo mais dispendiosos, oferecem outras funcionalidades e permitem uma utilização mais confortável mesmo sob condições climáticas mais adversas.
terça-feira, abril 10, 2018
Programação de comandos de 1 botão de Land Rover - 2 ª parte
Se houve acesso adequado ao sistema de alarme, a buzina deverá tocar e o "led" do "tablier" acender, o que permite, no período de dois minutos, efectuar a programação dos comandos remotos, premindo o respectivo botão até que o "led" do "tablier" pisque, devendo-se repetir a operação com o segundo comando.
Caso os dois comandos tenham sido correctamente programados, a luz do "tablier" irá apagar-se, devendo-se proceder a testes de ambos os comandos, confirmando a validade da sua programação, ou, caso tal não se verifique, repetir todo o processo, com o máximo de atenção à sequência e tempo gasto no processe.
É de notar que uma simples avaria de um sensor ou da sua ligação pode inviabilizar o processo de programação, por interromper a sequência desta, situação em que apenas após uma reparação é possível efectuar esta operação, e que este procedimento não resulta nos comandos de 2 botões, os 3TXB, ligados a uma unidade AS10, os quais têm que ser programados através de um equipamento apropriado.
OS LUCTXTJ1 operam na frequência dos 433.92 MHz e existem poucas opções para a respectiva substituição, mas continuam a poder encontrar-se no EBay ou em especialistas, como a Remotekey, que dispõe de modelos de substituição compatíveis destinados aos Discovery e Range Rover fabricados entre 1993 e 1995/6 e podem ser a solução para quem não encontre o original ou pretenda uma solução diferente.
Caso os dois comandos tenham sido correctamente programados, a luz do "tablier" irá apagar-se, devendo-se proceder a testes de ambos os comandos, confirmando a validade da sua programação, ou, caso tal não se verifique, repetir todo o processo, com o máximo de atenção à sequência e tempo gasto no processe.
É de notar que uma simples avaria de um sensor ou da sua ligação pode inviabilizar o processo de programação, por interromper a sequência desta, situação em que apenas após uma reparação é possível efectuar esta operação, e que este procedimento não resulta nos comandos de 2 botões, os 3TXB, ligados a uma unidade AS10, os quais têm que ser programados através de um equipamento apropriado.
OS LUCTXTJ1 operam na frequência dos 433.92 MHz e existem poucas opções para a respectiva substituição, mas continuam a poder encontrar-se no EBay ou em especialistas, como a Remotekey, que dispõe de modelos de substituição compatíveis destinados aos Discovery e Range Rover fabricados entre 1993 e 1995/6 e podem ser a solução para quem não encontre o original ou pretenda uma solução diferente.
segunda-feira, abril 09, 2018
ANPC sela hangares de manutenção dos Kamov - 3ª parte
Assim, a possibilidade de retomar os trabalhos após os esclarecimentos por parte da Everjets, tendo em conta o período de suspensão e a demora no regresso a Portugal das equipas técnicas expulsas durante o processo, surge como pouco credível, sendo o mais provável que os Kamov não operem, situação particularmente grave após o fracasso do segundo concurso para contratação de helicópteros, o que deixa o dispositivo de combate aos fogos virtualmente privado deste tipo de aeronaves até que um novo concurso, ou um ajuste directo permita, caso ainda possível, ultrapassar esta situação.
Face ao fracasso do segundo concurso de contratação de meios aéreos, concretamente a nível de helicópteros, coincidente com este incidente, que se deve à intenção do Estado de pagar um valor inferior ao do mercado, a questão financeira surge naturalmente, mesmo que à custa dos Kamov com os quais, aparentemente, cada vez o Estado e a ANPC menos contam, preferindo outro tipo de opções, mais padronizadas nos teatros de operações da Europa Ocidental.
Inegável é o facto de que existe uma alteração da postura das autoridades face a um procedimento que se prolongou no tempo, com conhecimento da ANPC, pelo que imediatamente surge a ideia de que os Kamov deixaram de ser considerados como um investimento rentável e as irregularidades existentes passaram a ser um pretexto para resolver um problema que se arrasta, sem fim à vista, pondo fim, entre nós, à carreira de uma aeronave que sempre gerou polémicas.
Com a Everjet a por em causa a disponibilidade atempada dos Kamov, numa quase afirmação que mais parece uma certeza, e o Ministério da Administração Interna a garantir que a 15 de Maio todos os meios estarão disponíveis, fica a convicção que já ninguém conta com estes helicópteros, pelo que este episódio, que quase parece um epilogo, não deixará de merecer uma atenção especial por todos quantos seguem esta temática.
Face ao fracasso do segundo concurso de contratação de meios aéreos, concretamente a nível de helicópteros, coincidente com este incidente, que se deve à intenção do Estado de pagar um valor inferior ao do mercado, a questão financeira surge naturalmente, mesmo que à custa dos Kamov com os quais, aparentemente, cada vez o Estado e a ANPC menos contam, preferindo outro tipo de opções, mais padronizadas nos teatros de operações da Europa Ocidental.
Inegável é o facto de que existe uma alteração da postura das autoridades face a um procedimento que se prolongou no tempo, com conhecimento da ANPC, pelo que imediatamente surge a ideia de que os Kamov deixaram de ser considerados como um investimento rentável e as irregularidades existentes passaram a ser um pretexto para resolver um problema que se arrasta, sem fim à vista, pondo fim, entre nós, à carreira de uma aeronave que sempre gerou polémicas.
Com a Everjet a por em causa a disponibilidade atempada dos Kamov, numa quase afirmação que mais parece uma certeza, e o Ministério da Administração Interna a garantir que a 15 de Maio todos os meios estarão disponíveis, fica a convicção que já ninguém conta com estes helicópteros, pelo que este episódio, que quase parece um epilogo, não deixará de merecer uma atenção especial por todos quantos seguem esta temática.
domingo, abril 08, 2018
Fusíveis, um acessório essencial
Ter num veículo automóvel um conjunto de fusíveis do modelo adequado, que na maioria dos modelos recentes são do tipo "lâmina", em plástico e liga de zinco, pode fazer toda a diferença, inclusivé resolver pequenas avarias ou falhas que, no limite, podem levar à imobilização da viatura.
Naturalmente, devem-se possuir alguns conhecimentos básicos em termos gerais, bem como aqueles que são aplicáveis a cada viatura específica, como a localização e forma de aceder à caixa de fusíveis e um diagrama que permita determinar qual aquele que pode necessitar de substituição em caso de falha do componente ou acessório que dele depende.
Os códigos de cor para a respectiva amperagem são:
Laranja 5A
Vermelho 10A
Azul 15A
Amarelo 20A
Branco 25A
Verde 30A
Por perto de uma Libra, pouco mais de 1.15 Euros ao câmbio actual, pode-se obter um conjunto de 60 unidades, 10 de cada modelo, já com portes a partir da Ásia, sendo esta uma das ínumeras possibilidades existentes no EBay, onde conjuntos de fusíveis nas mais diversas quantidades, eventualmente incluindo uma caixa com separação e a pinça para remoção, podem ser encontrados.
Naturalmente, devem-se possuir alguns conhecimentos básicos em termos gerais, bem como aqueles que são aplicáveis a cada viatura específica, como a localização e forma de aceder à caixa de fusíveis e um diagrama que permita determinar qual aquele que pode necessitar de substituição em caso de falha do componente ou acessório que dele depende.
Os códigos de cor para a respectiva amperagem são:
Laranja 5A
Vermelho 10A
Azul 15A
Amarelo 20A
Branco 25A
Verde 30A
Por perto de uma Libra, pouco mais de 1.15 Euros ao câmbio actual, pode-se obter um conjunto de 60 unidades, 10 de cada modelo, já com portes a partir da Ásia, sendo esta uma das ínumeras possibilidades existentes no EBay, onde conjuntos de fusíveis nas mais diversas quantidades, eventualmente incluindo uma caixa com separação e a pinça para remoção, podem ser encontrados.
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