sábado, novembro 19, 2011

ELM 327 1.5 Bluetooth - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um ELM 327 1.5 Bluetooth

Estes modelos "bluetooth" são alimentados pelo próprio veículo, pelo que só após colocados no conector OBD2 e com o sistema eléctrico activo poderão ser emparelhados com um computador pessoal ou um "smartphone", estabelecendo assim a comunicação final entre o "software" e a unidade de gestão electrónica.

Conforme o fornecedor, este "interface" vem acompanhado por um conjunto de "software" que tipicamente inclui a versão completa do Scantool 113, a versão "freeware" do EasyOBDII V2.2 e as versões "demo" do OBD2Spy, do ScanMaster-ELM e do OBDCrazy, compatíveis com a plataforma Windows, pelo que será necessário obter um programa caso se use outro sistema operativo.

Alguns outros incluem "software" para outras plataformas, como o Symbian ou o Windows Mobile, mas para "Android" será necessário recorrer ao "Torque", suportado por este equipamento, e que tem obtido as melhores críticas e pontuações nos "sites" da especialidade.

sexta-feira, novembro 18, 2011

ELM 327 1.5 Bluetooth - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um ELM 327 1.5 Bluetooth

A versão Mini-Vgate, um "interface" 1.5 com o "chip" ELM 327, suporta os seguintes protocolos de comunicação, sendo verificável que existem diferenças muito substanciais entre eles, o que os torna muito diferentes entre sí:

SAE J1850 PWM (41.6 kbaud)
SAE J1850 VPW (10.4 kbaud)
ISO 9141-2 (5 baud init, 10.4 kbaud)
ISO 14230-4 KWP (5 baud init, 10.4 kbaud)
ISO 14230-4 KWP (fast init, 10.4 kbaud)
ISO 15765-4 CAN (11 bit ID, 500 kbaud)
ISO 15765-4 CAN (29 bit ID, 500 kbaud)
ISO 15765-4 CAN (11 bit ID, 250 kbaud)
ISO 15765-4 CAN (29 bit ID, 250 kbaud)

Salientamos que nem todos os veículos suportam a totalidade destes protocolos, e que alguns não suportarão nenhum destes, pelo que a comunicação não será possível, razão pela qual se aconselha, caso haja um modelo específico em vista, a proceder à verificação dos protocolos aceites sabendo que este "interface" não suporta ISO 11898 (CAN, 250Kbit/s) e SAE J2284.

A título de curiosidade, os Land Rover Defender TD5 com ECU NNN suportam os protocolos ISO9141-2 / ISO14230-4, sendo este um dos motivos pelo qual optamos por escolher este modelo para teste, dos quais daremos conta dos resultados quando possível.

quinta-feira, novembro 17, 2011

Bússola com grelha de leitura de mapas a 1.20 Euros

Image Hosted by ImageShack
Uma bússola com grelha de leitura de mapas

Já apresentamos diversos modelos de bússula, algumas delas com grelhas para leitura de mapas, mas nenhuma com um preço tão baixo como o que agora sugerimos e que ronda o 1.20 Euros, o que a torna convidativa para acções de formação ou como uma pequena recordação útil.

Este modelo inclui, para além da bússola, a típica grelha com escalas 1/25.000 e 1/50.000, as mais usadas em cartas topográficas, bem como uma pequena régua graduada em milímetros, tudo numa superfície que não ultrapassa os 65 por 48 milímetros, sendo ainda incluido um cordão para pendurar ao pescoço.

Em textos anteriores descrevemos algumas técnicas de utilização das bússolas, incluindo a nível de leitura de mapas, sendo este modelo compatível com tudo aquilo que referimos, apresentando apenas alguma dificuldade derivada da sua pequena dimensão, o que não permite o seu uso como régua para distâncias que excedam alguns centímetros.

ELM 327 1.5 Bluetooth - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um ELM 327 1.5 Bluetooth

Já se encontram disponíveis a preços convidativos, abaixo das duas dezenas de Euros, incluindo portes a partir da Ásia, diversos modelos de "interfaces" ELM 327 1.5 "bluetooth", capazes de comunicar com a maioria dos recentes veículos automóveis.

Dado que estes sistemas, de muito baixo preço, não permitem actualizações, a solução, quando existem evoluções a nível de geração, passa pela sua substituição por um modelo mais recente, começando a ser cada vez mais lógico optar por ligações via "bluetooth", cada vez mais populares e compatíveis com um grande número de dispositivos.

Outra das razões para optar pelo "bluetooth" é o crescente número de dispositivos móveis que suportam "Android" e para os quais existem excelentes programas, como o "Torque", disponível na versão "Lite", gratuita, e na "Pro", paga, mas que custa apenas 3.50 Euros.

Uma das características mais importantes é o suporte de múltiplos protocolos lógicos, algo de essencial para uma comunicação correcta, sem o que os sinais eléctricos enviados pelo "interface" não serão correctamente interpretados.

quarta-feira, novembro 16, 2011

Bússola multi-funções

Image Hosted by ImageShack
Uma bússola multi-funções

Outro equipamento, com multiplas funcionalidades, agrega desde a bússola ao apito, passando por uma pequena lanterna e incluindo um compartimento interno que permite transportar pequenos objectos, como baterias suplementares ou medicamentos, bem como uma pequena lupa e termómetro.

A pequena lanterna de "led" é de curto alcance, alimentada por um par de baterias CR2016, mas permite ler mapas ou encontrar objectos dentro de uma mochila ou saco, enquanto o apito, não sendo dos mais eficazes, é audível a uma distância razoável, que se deve aproximar da centena de metros, dependendo da existência ou não de obstáculos.

A pequena bússola é de fraca qualidade, devido à sua reduzida dimensão que dificulta a leitura da graduação, pelo que não se pode esperar mais do que apontar na direcção do Norte magnético, enquanto o compartimento, que corresponde à maioria do volume interno deste equipamento com 100 x 40 mm, protege razoavelmente o conteúdo.

Este item é sobretudo uma curiosidade, que pode ser um pequeno presente ou recordação e, se tem múltiplas funções, o facto é que não é exemplar em nenhuma delas, mas, tendo em conta que custa menos de um par de Euros, incluindo portes, dificilmente se poderia esperar mais peranta tantas funcionalidades que oferece.

Miniatura do Range Rover Evoque da BBurago

Image Hosted by ImageShack
Uma miniatura do Range Rover Evoque da BBurago

Recentemente apresentado pelo fabricante, o novo Range Rover Evoque já se encontra reproduzido na escala 1/43, existindo sob a forma de uma miniatura de baixo preço produzida pela BBurago e que se pode encontrar nas lojas da especialidade, algumas grandes superfícies, bem como "on-line".

As miniaturas da BBurago da série "Fire" na escala 1/43 não se encontram entre as mais detalhadas existentes no mercado, sendo característica deste fabricante a carroçaria bem reproduzida e pintada, interiores com algum nível de detalhe mas simplificados e pneus sofríveis e jantes que nem sempre são as mais perfeitas.

Image Hosted by ImageShack
Uma miniatura do Range Rover Evoque da BBurago

Este modelo tem um tejadilho transparente, que permite ver todo o interior, logotipos da marca, bem como a grelha, faróis e farolins bem reproduzidos, podendo constituir um base interessante para melhoramentos e transformações, sobretudo a nível do interior, algo fraco perante a extensão das transparências.

Os modelos da BBurago destinam-se em muitos casos a serem usados como brinquedos, pelo que são resistentes e de baixo custo, tendo vindo a melhorar ao longo dos anos, mantendo o preço baixo e uma grande disponibilidade, encontrando-se entre os mais fáceis de encontrar e adquirir.

terça-feira, novembro 15, 2011

Shemagh em versão militar

Image Hosted by ImageShack
Um shemagh em versão militar

Referimos num texto anterior a utilidade dos shemagh, o popular lenço que as populações árabes usam sobre a cabeça para se proteger do Sol e do pó do deserto, incluindo ainda um guia sobre a forma de o utilizar, mas queremos agora complementar a informação com um modelo selecionado para uso militar.

O modelo usado pelo Exército Inglês, e que é semelhante ao usado por outras forças militares a operar no deserto, é tecido em algodão, com aproximadamente 110 x 115 cm, com a típica decoração ou finalização em dois dos lados.

O modelo militar, quando comparado com o tradicional shemagh árabe, é mais pesado, num tecido mais resistente, protegendo a face do pó do deserto e ajudando na camuflagem, dado que a sua cor se aproxima da da areia.

O preço ronda a meia dúzia de Euros e é um presente útil para os aventureiros, pelo que será uma opção a considerar nesta época de Natal, onde tentamos equilibrar o custo com o interesse dos presentes a adquirir.

Acessórios para Land Rover da Masai - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um para choques para Defender

Os para choques da Masai são compatíveis com todos os Defender e concebidos de forma a serem compatíveis com a maioria dos guinchos disponíveis no mercado e custam perto de 400 Euros, incluindo taxas.

A secção central é em negro, enquanto as laterais são prateadas, com a base em aço zincado e zonas cobertas por revestimento termo-plástico, podendo o conjunto ser pintado de forma a estar de acordo com as preferências do cliente.

Por serem compostos de várias partes, de forma a facilitar o transporte, caso uma delas, normalmente uma das extremidades, se danifique, pode ser facilmente substituida, sem que seja necessário proceder à remoção ou substituição do para-choques.

Também chamamos a atenção para os "snorkel", disponíveis para os vários modelos de Defender, que são igualmente fornecidos para montar, algo que é característico da Masai e facilita em muito o transporte, algo de particularmente importante quando se encomenda a partir de outro país.

segunda-feira, novembro 14, 2011

Adicionamos uma ligação para a Let's Get Lost

Image Hosted by ImageShack
Um passeio na Serra de Sintra

A Serra de Sintra é indiscutivelmente um dos locais com maior concentração de belas paisagens naturais e monumentos existentes em Portugal, justificando visitas e passeios que permitam ir descobrindo este património ímpar que permite uma inesgotável variedade de descobertas.

A Let's Get Lost tem exactamente como objectivo proporcionar uma forma diferente de conhecer a Serra de Sintra, fugindo aos percursos mais conhecidos e dando a conhecer muito do que fica invisível à maioria dos visitantes, aliando aventura e descoberta.

Sabendo que muitos dos nossos leitores residem ou visitam a zona da Serra de Sintra, não queremos deixar de sugerir que participem num dos passeios organizados pela Let's Get Lost, cujos detalhes estão no "site" recentemente disponibilizado, certos de que esta será uma experiência para repetir.

Acessórios para Land Rover da Masai - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um "roof rack" para Defender

A Masai Land Rover Acessories, é uma empresa britânica que, como o próprio nome indica, produz e comercializa diversas linhas de acessórios destinados aos veículos desta marca.

Entre os acessórios encontram-se diversos modelos de grades de tejadilho, ou "roof racks", vários tipos de protecções, "snorkels", janelas escurecidas, degraus, suportes para pneu sobressalente, entre vários outros.

Os "roof rack" estão disponíveis em modelos para os Defender 90, 110 e 130, incluindo a versão "double cab", e para os Discovery 1 e 2, com comprimentos de 1.5, 2.15 e 2.8 metros, sendo fornecidos desmontados de forma a facilitar o transporte.

Estas grades são zincadas e cobertas por uma revestimento termo-plástico, como forma de protecção do metal, e incluem todos os acessórios e peças necessárias à instalação, com preços a variar entre os 300 e os 450 Euros.

domingo, novembro 13, 2011

A UBACS - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma "under body armour combat shirt"

Na parte superior das mangas, de ambos os lados, existem bolsos de grandes dimensões, bem como faixas de velcro para insígnias ou identificações, enquanto na parte inferior, os punhos podem ser ajustados.

Curiosamente, existem cópias da UBACS genuina à venda, com a particularidade de terem mangas destacáveis e um preço superior ao do modelo original, o qual deve estar identificado por uma referência do tipo NSN Number 8415-99-219-7229, dependendo este número do padrão e do tamanho.

As UBACS estão disponíveis nas cores e padrões oficiais das forças armadas britânicas, com o preço a variar desde a dúzia de Euros, a que acrescem portes a partir de Inglaterra, para unidades em padrões de camuflagem até perto dos quarenta, para as versões lisas, que são as mais adequadas para uso civil.