sábado, maio 01, 2010

Técnico de ambulância esfaqueado por indivíduo alcoolizado - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Uma ambulância de socorro

Em primeiro lugar, a avaliação do risco no socorro a alguém que não se encontra no seu estado normal é sempre complexa e, infelizmente, sujeita a muitos erros dado o enorme factor de imprevisibilidade que impossibilida antever de forma razoável as reacções do socorrido e dificulta o enquadramento correcto da acção.

Em teoria,mesmo havendo uma avaliação, deve-se admitir que será mais seguro, mesmo para o próprio, e mesmo mais conveniente em termos de tratamento haver uma forma de imobilização ou de retenção que evite uma reacção agressiva que coloque em risco quem procede ao socorro e mesmo que prejudique o próprio tratamento e transporte.

Assim, seria de equacionar um conjunto de procedimentos prévios ao tratamento, que implicam treino e material adequado mas, o que é mais complexo, extender as funções dos socorristas a áreas que entram pela da segurança pública e levantam todo um conjunto de questões não apenas práticas, mas também legais.

A sugestão de haver gás pimenta nas ambulâncias de socorro, por muito convidativa que possa parecer, parece-nos errada, dado confundir as funções, dando aos técnicos meios limitados para realizar uma missão que não lhes compete e para a qual não têm o treino adequado e, provavelmente, pouca ou nenhuma vocação.

sexta-feira, abril 30, 2010

Cartão micro SD de 2 Gb, adaptador SD e leitor por 4 euros

Image Hosted by Imageshack
O conjunto fornecido pela ColorSky 888

Os cartões micro SD são cada vez mais populares em dispositivos móveis, que podem ser desde telemóveis a máquinas fotográficas, passando por auto-rádios, tendo os preços vindo a decair ao mesmo tempo que as capacidades aumentam.

A opção por uma capacidade baixa, neste caso 2 Gb, deve-se ao facto de esta ser a suportada pelo telemóvel, um Motorola V6, que usa o formato micro SD, sendo necessário recorrer a um adaptador SD caso se pretenda usar o mesmo cartão no "slot" do auto-rádio do Defender ou, caso se pretenda ligá-lo ao conector USB, recorrer ao leitor.

Não obstante haver capacidades muito mais elevadas, 2 Gb permitem, dependendo da qualidade, umas 40 horas de música, alguns milhares de fotos, conforme a resolução, e mesmo horas de vídeo, se gravado via telemóvel, pelo que se adequada às necessidades e ao uso que pretendemos fazer deste cartão.

Assim, optamos por esta capacidade, adquirindo um conjunto que inclui o adaptador e leitor que tornem o cartão universal para os dispositivos onde o pretendemos utilizar, pagando por este o menor preço possível, que, no caso, foi de aproximandamente 4 euros incluindo portes.

Técnico de ambulância esfaqueado por indivíduo alcoolizado - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Uma ambulância de socorro num hospital

Os ferimentos que resultaram de uma agressão de um indivíduo alcoolizado ao técnico de ambulância que o ia socorrer, ocorrida esta 4ª feira em Lisboa, levantam novamente a questão da segurança em missões de socorro.

Em termos médios, incluindo os tripulantes de ambulâncias das várias instituições, é registada uma agressão semanal, com graus de gravidade completamente díspares, sendo que no caso ocorrido esta semana foram causados ferimentos de faca no braço, na cabeça e no abdómen do técnico.

Apesar de ter perdido a consciência e muito sangue no local, o técnico está estável e prevê-se que tenha alta ainda hoje, mas, por exemplo, existe registo de uma equipa de emergência ter sido recebida a tiro, sendo possível que um dia uma agressão resulte na perda de vidas.

A questão do socorro a indivíduos alcoolizados, ou sob o efeito de estupefacientes, levanta óbvios problemas de segurança, sendo de equacionar se deve ser efectuado pelos técnicos de emergência, pelas forças policiais ou por um misto dos dois, havendo soluções diferentes a nível do próprio espaço comunitário.

quinta-feira, abril 29, 2010

Rádio USB/SD/MMC na Norauto por 29.90 - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
O auto-rádio DX-AR-5021 no Defender

Sendo um equipamento de dimensão standard, destinado a ser instalado em gavetas de 1 DIN e com conectores padronizados, tanto para as ligações eléctricas, como para antena e com duas saídas "jack" RCA, a instalação, concretamente a substituição do antigo rádio, torna-se simples, podendo ser efectuada mesmo por quem tenha pouca experiência nesta área.

Neste caso concreto, para além de remover o equipamento antigo e respectiva armadura, colocando a nova e encaxando o rádio, bastou usar os conectores e cabos normalizados, ficando a instalação feita sem necessidade de proceder a soldaduras ou uniões.

A própria acessibilidade da gaveta onde é colocado o rádio no Defender, que pode ser desmontada através da remoção de apenas quatro parafusos bem visíveis, facilita toda a operação, a qual pode ser completada em poucos minutos.

Não sendo um topo de gama, limitado a quatro saidas de apenas 15W, mas que neste caso irá servir apenas as duas colunas existentes, proporciona um som aceitável no interior relativamente despido da versão comercial do Defender e justifica plenamente a trintena de euros que custou.

Imagens tridimensionais do Google Earth integradas no Google Maps

Image Hosted by Imageshack
Uma imagem tridimensional do Titanic no Google Maps

O Google fez evoluir o Google Maps de modo a que possa integrar as imagens tridimensionais do Google Earth, dando assim um passo no sentido de unificar os recursos existentes.

Com esta evolução, deixa de ser necessário sair do programa para usar os recursos do Google Earth, bastando instalar o programa e aceder às novas visualizações tridimensionais, como os destroços do Titanic, o Empire State Building ou o Everest.

O "vista Earth", que surge como uma nova opção, permite assim visualizar as imagens numa perspectiva que antes implicava recorrer ao Google Earth, o qual deve estar instalado no computador de forma a poder ser utilizada a nova funcionalidade.

Recomendamos, obviamente, instalar as actualizações do "software" do Google, seja por questões de funcionalidade, seja pelas correcções, maior rapidez, segurança e compatibilidade com os novos sistemas operativos disponíveis.

quarta-feira, abril 28, 2010

Medidor de voltagem com ligação a tomada de isqueiro

Image Hosted by Imageshack
O medidor de voltagem com ligação a tomada de isqueiro

Medir de forma rápida a voltagem de uma bateria de um veículo pode ser uma forma fácil de efectuar um primeiro diagnóstico em caso de falha no arranque ou de algum comportamento fora do comum que pareça ser relacionado com uma falha eléctrica.

Um simples medidor de voltagem, que dê a informação correcta após ser ligado a tomada de isqueiro normalizada, existente na maioria dos veículos, e que dispensa qualquer tipo de instalação ou mesmo de acesso à bateria, pode dar uma pista sobre as razões de uma falha ou ajudar num diagnóstico.

Recomenda-se, obviamente, que na altura da primeira utilização o valor obtido por este medidos seja comparado com o lido num voltímetro usado directamente na bateria, de modo a despistar eventuais erros ou perdas relevantes a nível das cablagens e ligações e, se possível que seja igualmente efectuado um teste com um equipamento diferente igualmente ligado na tomada de isqueiro.

O preço de um destes medidores é de pouco mais de sete euros, incluindo portes para Portugal e, sem substituir equipamentos mais completos, pode ser de alguma utilidade sobretudo para os menos experientes.

Menos bombeiros e mais viaturas no combate aos fogos - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Um incêndio florestal em Portugal

A opção por continuar a apostar essencialmente em material, e recordamos que assistimos a situações onde a cada dezena de bombeiros no solo, está presente um meio aéreo, reflete por um lado o facto de os efectivos anunciados serem teóricos e muito inferiores aos reais, pelo que a alternativa tende a ser o recurso a descargas sucessivas de água, consolidando pouco os resultados.

Esta é uma consequência natural da desertificação do Interior, onde apenas o desemprego, que se espera sazonal, tem impedido um possível descalabro a nível de efectivos, do que tem resultado um evoluir das táticas e técnicas de combate no sentido de substituir o escasso número de efectivos por material.

Naturalmente, esta evolução tem implicações nos resultados e nos custos, que tendem a ser extremamente elevados, sobretudo devido ao uso de numerosos meios aéreos, com os quais se adiciona mobilidade, mas também um conjunto de limitações operacionais derivadas, por exemplo, da meteorologia.

Após um ano de 2009, no qual arderam perto de 77.000 hectares de floresta e matos até ao fim da "Fase Charlie", o que contrariou a anterior tendência para a diminuição da área, é com alguma preocupação que se encara a chegada do tempo quente, com um Verão que se prevê com temperaturas elevadas e quando muitas das áreas devastadas em 2003 e 2005 começam a estar cobertas de vegetação.

terça-feira, abril 27, 2010

Xanoc: dois anos...

Image Hosted by Imageshack
O Vasco no seu ambiente natural, o TT

Fez dois anos que o Vasco Lima, ou "Xanoc" saiu do nosso convívio mais directo, na sequência de um acidente numa prova de todo o terreno.

A questão do acidente em sí foi abordada previamente, sendo que hoje apenas queremos relembrar o Vasco, cuja presença permanece sempre entre nós e de cujo exemplo nos lembramos sempre.

Também queremos deixar um abraço de solidariedade aos que lhe são mais próximos, sobretudo a quem consegue manter a sua presença, muito para além das limitações daquilo que é material.

Governo admite nova taxa municipal para financiar a Protecção Civil - 3ª parte

Image Hosted by Imageshack
Formação de bombeiros sapadores

Ao implementar novas taxas sobre outros serviços essenciais, aos quais, salvo excepções, se recorre por estrita necessidade, aquilo que é um direito fundamental começa a ser perspectivado como uma opção adicional, ao que corresponde o inevitável pagamento, como se de algo dispensável ou supérfulo se tratasse.

O conjunto de missões ou funções que se podem considerar inerentes à soberania e segurança, e aqui podemos considerar em plano de igualdade a prestada por quaisquer forças ou instituições, armadas ou não, devem ser sempre incluidas entre as funções primordiais do Estado e direitos dos cidadãos, sendo sempre independentes de qualquer tipo de imposto ou taxa suplementar que, efectivamente, diminui a dignidade das mesmas.

A opção de recorrer a verbas do Quadro de Referência Estratégico Nacional, ou QREN, sugerida pelo Secretário de Estado, é, portanto, um mal menor, mas não podemos deixar de nos interrogar quanto á necessidade de usar este tipo de financiamento perante a presente carga fiscal e o uso que se faz dos dinheiros públicos, com obras de utilidade duvidosa e prejuizos quase certos a consumir recursos que podiams ser colocados ao serviço das comunidades.

Usar verbas do QREN como forma de co-financiar o reequipamento das corporações será, portanto, aceitável, mas o mesmo não o é se falarmos em financiar o funcionamento das mesmas, seja total, seja parcialmente, dado que o mesmo deveria resultar da gestão equilibrada das verbas resultantes dos impostos pagos em território nacional.

segunda-feira, abril 26, 2010

Rádio USB/SD/MMC na Norauto por 29.90 - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
O auto-rádio DX-AR-5021

O elevado número de quilómetros percorridos recentemente no Defender e as numerosas horas passadas ao volante há muito que justificavam a substituição do velho rádio, praticamente inoperacional, por um modelo mais recente e funcional.

A opção foi por um sistema de baixo custo e sem componentes mecânicos, o que exclui leitores de CD, DVD ou cassetes, os quais podem danificar-se com maior facilidade e encarecem o producto, tendo a opção ido no sentido do DX-AR-5021, em promoção na Norauto, onde pode ser adquirido por apenas 29.90 euros, incluindo uma garantia de dois anos.

A prioridade foi, portanto, no sentido de utilizar uma "pen" USB ou memórias SD ou MMC, nos quais podem ser facilmente gravados a partir de um computador ficheiros em formato MP3 ou WMA, sendo efectuada uma busca automática nestes suportes magnéticos, deixando em segundo lugar o rádio.

Em termos de rádio, estão incluidas as funções habituais, com memorização, pesquisa de estações, entre as quais as que dão notícias sobre o trânsito, tendo ainda uma entrada auxiliar que permite ligar um dispositivo externo, como um leitor de CD.

Bombeiros pedem aumento do valor por hora - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Bombeiro combate um fogo florestal em Portugal

Apesar de não existir um vínculo contratual destes elementos com o Estado, o valor disponibilizado sob a forma de compensação de despesas e do tempo perdido não tem minimamente em conta nem o empenho dos voluntários, nem a absoluta dependência do Estado da participação destes no combate às chamas, sem cuja presença difícilmente se poderia imaginar os reais custos da luta contra os fogos.

É de relembrar que com o aumento do desemprego se tem verificado um maior número de voluntários dispostos a integrar estas equipas, o que compensa a diminuição de população jovem no Interior e permite, pelo menos temporiamente, equilibrar os efectivos, mas que, nas actuais condições e com um eventual aumento do emprego, podemos assistir a uma substancial diminuição do número de bombeiros disponíveis.

Será, portanto, nesta fase que se devem equacionar medidas que ajudem a fixar os actuais voluntários, de modo a que estes, mesmo ultrapassado este período de crise, continuem a prestar serviço, algo que, caso o descontentamento aumente, poderá não sucerder.

Sem por em causa a generosidade do voluntariado, nem a perda do espírito dos voluntários, uma compensação adequada, que compense não apenas as despesas inerentes, mas que possa ir um pouco mais além, mesmo que nesse aspecto não se revista de uma vertente meramente pecuniária será mais que justo e uma forma de demonstrar o respeito e o apreço que o Estado deve a quantos arriscam a própria vida no combate aos fogos.

domingo, abril 25, 2010

O GPS Emtac Mini S3 Bluetooth - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
O GPS Emtac Mini S3 Bluetooth

A conexão com os dispositivos efectua-se através de "bluetooth", classe 2 modo série, transmitindo dados em formato NMEA-0183 (v 3.1.1), usando um Datum WGS 84, o que permite ser interpretado pela maioria dos programas de navegação disponíveis.

A bateria interna recarregável permite a este pequeno receptor, com apenas 68 x 48 x 18 mm, operar até 8 horas, sendo carregada através de um alimentador ou cabo USB a 5V.

O melhor preço que encontramos no EBay, abaixo da vintena de euros, não inclui o alimentador, que pode ser o de qualquer equipamento alimentado via mini-USB, pelo que quem dispuser de um escusa de pagar outro, poupando assim essa importância, bem como os portes inerentes ao maior peso do conjunto.

Para quem possuir um telemóvel, PDA ou computador que suporte GPS e possua uma ligação "bluetooth", este será um equipamento a ter em conta, dado que será difícil encontrar outro a preço semelhante com estas características.
Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin