sábado, fevereiro 10, 2018

Os CTT, uma empresa a evitar - 2ª parte

Por outro lado, se a existência desta carta tivesse sido introduzida no sistema no dia 15, conforme a imagem anexa, nunca no dia 22 a resposta dos CTT seria a de ir verificando o "site", algo que foi feito periodicamente, sem que nele constasse qualquer pedido, sendo óbvio que a menção a esta suposta carta nunca esteve presente até dia 29 ou muito próximo desta data.

Assim, em data incerta, mas demonstravelmente após dia 22 de Janeiro e quase certamente a 30, surge nos CTT uma carta, cujo registo só é válido a 31, altura em que o registo aparece, e que teria sido enviada a 15 de Janeiro, algo que entra em contradição com os documentos e dados disponíveis.

A resposta escrita às reclamações, cujas averiguações estariam concluídas, nunca chegou, pelo que nos interrogamos quanto à veracidade da informação que consta da mensagem cuja imagem incluímos, sendo de por em causa a sua existência, dado que a resposta, face aos atrasos no serviço postal, podia ter sido enviada por correio electrónico, evitando assim demoras acrescidas.

Ocorre imediatamente que foram introduzidos dados à posteriori, que nada têm a ver com a realidade, e que relativamente à sua introdução apenas ter suspeitas, sempre baseadas nos dados que nos foram sendo facultados pela empresa e pelo acompanhamento que fizemos da situação.

sexta-feira, fevereiro 09, 2018

Opera 51 estável já disponível

Já pode ser descarregada a versão 51 estável do "Opera", o "browser" que adoptamos por oferecer, para além de velocidade e estabilidade, um conjunto de funcionalidades que contribuem para uma navegação segura, com um nível de privacidade que consideramos adequada, evitando um conjunto de situações intrusivas, seja a nível de publicidade indesejada, seja mesmo na tentativa de correr "software" de forma clandestina.

A nova versão previlegia a velocidade, permite fazer o "scroll" para baixo clicando no "tab" do separador, tem uma capacidade de importação de favoritos mais elaborada, favorece a abertura de "tabs" recentemente fechadas e possui novos modos de privacidade, mais eficazes.

O pequeno "pop-up" de vídeo funciona agora mesmo depois de fechar a "tab" de onde é proveniente, é possível utilizar o mesmo fundo de écran no "browser", estão disponíveis novos mecanismos de "backup" e um processo mais simples e imediato de repor as configurações iniciais e o uso de "Flash" tem uma maior facilidade de controle.

Estão disponíveis as funcionalidades presentes nas versões anteriores, que nos levaram a optar por este "browser", às quais se vêm juntar as que agora são implementadas, resultando num conjunto sólido, com elevado desempenho, que, apesar de um conjunto de características interessante, não tem ainda a aceitação de alguns dos seus rivais.

quinta-feira, fevereiro 08, 2018

Land Rover Owners de Março de 2018 já nas bancas

Um pouco mais cedo do que habitual, para abrir espaço para o habitual número de Primavera, já chegou aos locais de venda habituais a edição de Março de 2018 da Land Rover Owners International, com o destaque a ir para as melhores compras, segundo os padrões britânicos, que se podem efectuar em termos de veículos desta marca, obtendo assim a melhor qualidade pelo dinheiro investido.

Também merece destaque o antigo "Dormobile", uma modificação dos Serie 2A destinadas a serem utilizados como "camping car", com um conjunto de modificações das quais o tejadilho extensível e a plataforma superior são as mais evidentes, mas com todo o interior modificado para proporcionar conforto e funcionalidade quando usado como habitação provisória ou apoio num acampamento.

O teste de pneus Grabber e BFG para lama, o restauro de um "Lightweight" que pertenceu à Força Aérea Britânica, um dos "Freelander" mais rápidos em Inglaterra, a preparação de um Defender 90, um "One Ten" com motor V8 de 3.9 litros são interessantes e merecem uma leitura, tal como a instalação de paineis solares em Marrocos, onde os Land Rover também estão presentes.

Estão presentes diversos artigos técnicos, entre eles a reparação de fuga de óleo nos P38 e o tratamento de ferrugem nos Discovery, são descritas diversas expedições ou passeios, sobretudo em Inglaterra, mas tambén no Cambodja, para além de ser apresentados diversos novos productos e testados alguns dos que já se encontram há mais tempo no mercado, acrescendo a extensa publicidade temática, num número interessante para os adeptos da marca.

quarta-feira, fevereiro 07, 2018

Os CTT, uma empresa a evitar - 1ª parte

Já foi abordado previamente o serviço prestado pelos CTT na actualidade, onde os atrasos e falta de qualidade geral se sucedem, do que resultou a intervenção do supervisor do sector, estabelecendo novos objectivos, mas uma situação pelo menos insólita obriga-nos a voltar ao assunto.

No tratamento de uma encomenda, com o número RS993968964NL, temos encontrado uma série de descrepâncias entre os registos e a informação prestada, começando pela data de chegada ao país de destino, que se repete, com uma primeira data a 24 de Dezembro de 2017 e uma segunda a 14 de Janeiro de 2018, situação que se pode ver no "site" do transportador e para o qual não nos foi dada qualquer explicação.

Mais interessante, e muito mais sério, temos a questão da selecção para inspecção prévia, que terá ocorrido a 15 de Janeiro, e sobre a qual, por não ter havido qualquer contacto, insistimos repetidamente, chamando a atenção para a resposta obtida no dia 22, cujo texto anexamos numa imagem, onde se dá conta de que na altura não era preciso qualquer acção e para ter atenção ao "site", face à possibilidade de ser necessário enviar documentos.

No dia 29 surge, com data de 15 de Janeiro, o envio de uma carta, com o registo RG234465905PT, que, fazendo na altura uma pesquisa, não obtém qualquer resultado, vindo a mesma a ser entregue no dia 31, o que demonstra que terá sido enviada, quase certamente, no dia 30.

terça-feira, fevereiro 06, 2018

O "Registrator Viewer" no Windows 10 - 2ª parte

Seguidamente, é necessário expandir a estrutura do "registry" e localizar a chave HKEY_CURRENT_USER\SOFTWARE\Microsoft\Internet Explorer\Main\FeatureControl\FEATURE_BROWSER_EMULATION

Nesta chave será criada uma nova entrada, clicando com o botão direito do rato, escolhendo "Novo" ou "New" e a opção valor "D-WORD", onde deve ser colocado o nome exacto do programa, que no nosso caso é "RegistratorViewer_v.6.0.0.22.exe", mas que, para muitos, pode ser, simplesmente "RegistratorViewer.exe".

Este nome, reiteramos, deve coincidir exactamente com o programa ou executável que será chamado, e deve ter um valor decimal "11001", semelhante ao da imagem, após o que se clica em "Ok", ficando assim a operação de edição do "registry" concluído, podendo-se sair do programa e proceder a testes com o "Registrator Viewer", carregando um vídeo, com a respectiva informação geográfica e selecionando o Google Maps para visualização.

Mesmo podendo surgir, ocasionalmente, erros de Java, sobretudo no arranque do programa, durante a operação do mesmo, em princípio, tal não acontecerá, o que permite que o "Registrator Viewer" seja utilizado novamente em termos práticos, algo que, antes desta alteração, era virtualmente impossível.

segunda-feira, fevereiro 05, 2018

Migração para 802.11ac - 3ª parte

Para além de funcionar como uma vulgar placa de rede, a CF-926AC pode ser utilizada como repetidor ou ponto de acesso, funções que implicam descarregar e configurar o "software" que permite implementar estas funcionalidades, bem como o "know how" para obter o melhor desempenho, o que implica ter mais do que noções básicas do funcionamento de uma rede local.

São possíveis, dependendo do "router" configurações mais avançadas, que se justificam, sobretudo, quando o desempenho obtido não corresponda às expectativas, podendo-se, ainda, reorientar as antenas ou reposicionar o equipamento, deslocando-o ligeiramente, como forma de obter uma ligação mais rápida e estável.

As Comfast CF-926AC têm um preço que fica entre os 12 e 15 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, sendo apenas uma de entre as muitas opções disponíveis, oferecendo um bom desempenho e uma enorme facilidade de instalação, o que permite que esta seja efectuada até pelos menos experientes, sem receio de cometer erros ou não obter os resultados pretendidos.

Os diversos operadores que prestam serviços de Internet têm vindo a disponibilizar "routers" com a norma 802.11ac, nomeadamente aqueles que suportam ligações via fibra óptica, pelo que o recurso a esta norma será cada vez mais o padrão, com o seu desempenho superior a justificar-se sempre que a velocidade contratada seja de 1 Mbps ou superior, como forma de tirar partido da velocidade de acesso à Internet.

domingo, fevereiro 04, 2018

O "Registrator Viewer" no Windows 10 - 1ª parte

O "Registrator Viewer" ou "Datakam Viewer" é o programa que temos utilizado para visualizar conjuntamente vídeo e dados de navegação provenientes do sistema de armazenamento de dados do GPS, tendo sempre obtido bons resultados até que das actualizações no Google Maps começaram a surgir erros, prejudicando seriamente a sua utilização.

As alterações nas ligações a programas do Google Maps resultam numa série de erros nas sequências de comandos ou "scripts" em Java, com o "Registrator Viewer" a recorrer ao ultrapassado Internet Explorer 7 para correr os "scripts", o que implica recorrer a um modo de compatibilidade, mesmo que esteja instalado o muito mais recente Internet Explorer 11.

A falta de actualização deste "software", excelente e gratuito, é devido ao falecimento do autor, Vadim Andreevich Kozlov, num acidente de viação, o que muito lamentamos, a nível pessoal e profissional, pelo que a sua manutenção em uso implica alterações a nível do Windows 10, através de uma operação que implica alterar manualmente o "registry", o conjunto de chaves de registo do sistema operativo, onde são guardados valores a utilizar pelos vários programas.

Alterar o "registry" não é complexo, mas exige um especial cuidado, seguindo as instruções de forma exacta, pelo que só deve ser efectuado por quem tenha um mínimo de conhecimentos técnicos e a confiança para efectuar este tipo de operação, que começa correnco o comando "regedit" a partir da linha de comando, acedida premindo em simultâneo a tecla "Windows" e o "R".