Os menos habituados às lides da informática conhecerão muitos dos "browsers", ou navegadores, mas terão menos noção do que está no seu núcleo, e da crescente uniformização deste, que tem vindo a centrar-se no "Chromium", tipicamente associado, e justamente, ao "Chrome", mas que serve de base a outras alternativas, como o "Opera".
Foi recentemente anunciado que o "Edge", o sucessor do conhecido "Internet Explorer", passará, brevemente, a ter o mesmo núcleo, reduzindo assim o número de verdadeiras alternativas, com a estética e um conjunto de funcionalidades, que dependem do mecanismo interno comum, a surgirem como cada vez mais aproximadas.
Acresce o facto de o "Chromium", nas suas versões mais recentes, bloquear cada vez menos anúncios e publicidade, considerado por muitos essencial para financiar a Internet e uma das fontes de receitas mais importantes do Google, que está por detrás desta plataforma, limitando não apenas as suas capacidades nativas, mas os próprios adicionais, ou "plug ins", destinados a esse efeito que pode, pura e simplesmente, ser excluídos da loja onde podem, gratuitamente, ser descarregados e instalados.
Assim, quando se optar por um "browser", algo que a Comunidade Europeia impôs à Microsoft quando esta instalava apenas o seu próprio programa no Windows, ao escolher uma das opções propostas, provavelmente estaremos apenas a escolher qual a versão de "Chromium" vamos usar e quais as especificidades da implementação e as funcionalidades que oferece, sem que tal represente uma verdadeira alternativa, dados os condicionalismos impostos pelo seu mecanismo interno.
sábado, fevereiro 02, 2019
sexta-feira, fevereiro 01, 2019
Equipamentos de diagnóstico para veículos - 6ª parte
No "outlet" do fabricante, este tipo de equipamento fica pelos 150 Euros, a que acrescem portes a partir de Inglaterra, sendo, em caso de interesse, de aproveitar antes que este país abandone a União Europeia, o que está previsto para o final de Março mas que, aparentemente, pode ser adiado e, inclusivé, anulado.
Este preço inclui o equipamento, uma bolsa de transporte, um cabo de ligação à porta de diagnósticos do veículo, outro para conexão a um computador pessoal, um cartão de memória, onde ficam gravados programações e dados recolhidos, e um manual de utilizador, que pode também ser descarregado da Internet, algo que aconselhamos a fazer antes de efectuar uma aquisição, por ajudar a entender melhor as capacidades deste modelo concreto e a sua adequação ao fim a que se destina.
Não sendo um dos equipamentos mais acessíveis, o "Icarsoft" LR V2 é um dos que apresenta uma melhor qualidade, não apenas em termos de construção e funcionalidades, mas também em termos de serviço e suporte, para o que o registo é essencial, sendo um exemplo do que o mercado actualmente oferece no segmento do mercado doméstico, o que exclui modelos mais sofisticados e muito mais dispendiosos, muitos deles multi-marca, e cujo preço pode atingir vários milhares de Euros.
Dispor de um equipamento de diagnóstico é cada vez mais essencial, sendo particularmente útil para quem efectua alguns trabalhos de reparação ou manutenção no seu próprio veículo, mas também para quem pretende confirmar factos antes de confiar o veículo a um profissional, eliminando assim algumas dúvidas que possam surgir no processo e garantindo, tanto quanto possível, um preço de reparação justo.
Este preço inclui o equipamento, uma bolsa de transporte, um cabo de ligação à porta de diagnósticos do veículo, outro para conexão a um computador pessoal, um cartão de memória, onde ficam gravados programações e dados recolhidos, e um manual de utilizador, que pode também ser descarregado da Internet, algo que aconselhamos a fazer antes de efectuar uma aquisição, por ajudar a entender melhor as capacidades deste modelo concreto e a sua adequação ao fim a que se destina.
Não sendo um dos equipamentos mais acessíveis, o "Icarsoft" LR V2 é um dos que apresenta uma melhor qualidade, não apenas em termos de construção e funcionalidades, mas também em termos de serviço e suporte, para o que o registo é essencial, sendo um exemplo do que o mercado actualmente oferece no segmento do mercado doméstico, o que exclui modelos mais sofisticados e muito mais dispendiosos, muitos deles multi-marca, e cujo preço pode atingir vários milhares de Euros.
Dispor de um equipamento de diagnóstico é cada vez mais essencial, sendo particularmente útil para quem efectua alguns trabalhos de reparação ou manutenção no seu próprio veículo, mas também para quem pretende confirmar factos antes de confiar o veículo a um profissional, eliminando assim algumas dúvidas que possam surgir no processo e garantindo, tanto quanto possível, um preço de reparação justo.
quinta-feira, janeiro 31, 2019
Facebook vai unificar mensagens do Whatsapp, Facebook e Instagram
O Facebook está a preparar uma alteração de serviços que reúna numa única plataforma os sistemas de mensagens do Whatsapp, Facebook e Instagram, actualmente separadas, evoluindo para a sua unificação, o que permite incorporar e consolidar os vários melhoramentos que têm vindo a ser introduzidos, aumentando o nível de funcionalidades e de segurança.
Naturalmente, fazendo converger numa única plataforma as mensagens das várias aplicações tem implicações a nível de privacidade, com uma muito maior partilha de dados, não sendo de espantar que o conjunto de aplicações pertencentes ao Facebook venham a ter uma cada vez maior integração podendo, no limite, vir a fundir-se, resultando numa única aplicação com um conjunto de funcionalidades mais abrangente.
A unificação do sistema de mensagens tem implicações, como um único "login", comum às várias aplicações e uma cada vez maior partilha de dados, sendo possível que, uma vez ligadas pelas mensagens, a proximidade e integração das aplicações aumente sucessivamente, muito embora, para já, a intenção seja apenas introduzir a segurança e algumas funcionalidades do Whatsapp nas restantes comunicações, actualmente bastante menos sofisticadas e seguras.
Este objectivo do Facebook, que pode ou não vir a efectivar-se, ainda irá demorar vários meses, eventualmente um ano, para que esteja concluída e possa iniciar testes com utilizadores, numa operação que, sem dúvida, levantará polémicas e o desagrado de muitos mas que, no fundo, tendo em conta a evolução das tendências na área tecnológica e na vertente social desta, será inevitável, concretizando de forma mais eficaz e visível uma partilha que, no fundo, já existe desde há muito.
Naturalmente, fazendo converger numa única plataforma as mensagens das várias aplicações tem implicações a nível de privacidade, com uma muito maior partilha de dados, não sendo de espantar que o conjunto de aplicações pertencentes ao Facebook venham a ter uma cada vez maior integração podendo, no limite, vir a fundir-se, resultando numa única aplicação com um conjunto de funcionalidades mais abrangente.
A unificação do sistema de mensagens tem implicações, como um único "login", comum às várias aplicações e uma cada vez maior partilha de dados, sendo possível que, uma vez ligadas pelas mensagens, a proximidade e integração das aplicações aumente sucessivamente, muito embora, para já, a intenção seja apenas introduzir a segurança e algumas funcionalidades do Whatsapp nas restantes comunicações, actualmente bastante menos sofisticadas e seguras.
Este objectivo do Facebook, que pode ou não vir a efectivar-se, ainda irá demorar vários meses, eventualmente um ano, para que esteja concluída e possa iniciar testes com utilizadores, numa operação que, sem dúvida, levantará polémicas e o desagrado de muitos mas que, no fundo, tendo em conta a evolução das tendências na área tecnológica e na vertente social desta, será inevitável, concretizando de forma mais eficaz e visível uma partilha que, no fundo, já existe desde há muito.
quarta-feira, janeiro 30, 2019
Equipamentos de diagnóstico para veículos - 5ª parte
Resumidamente, este equipamento efectua o conjunto completo de diagnósticos, lendo e apagando erros, suportando dados em tempo real, que podem ser visualizados e analizados no écran de 4", com resolução de 480 x 320 pixels, com a informação, bem como os menús de navegação, a poderem ser configurados nas linguas mais comuns.
São analizados, quando presentes, desde o filtro de partículos à gestão da bateria, passando pelo acelerador ou sistema de travagem electrónico ou a calibração de sensores de direcção, bem como a anulação de alguns tipos de aviso, como mudanças de óleo ou revisão programada, que tipicamente seriam efectuados no fabricante do veículo.
Em termos de operação, o pequeno écran e a ausência de uma ligação a um dispositivo que tenha um écran de maiores dimensões e resolução, é penalizador, e pensamos que a adição deste tipo de funcionalidade, com comunicação de dados via "bluetooth" ou cabo USB e um programa instalado num computador ou "tablet", pouco acrescentaria ao preço e traria inúmeras vantagens, sobretudo quando se pretendem analizar dados mais complexos, para os quais o pequeno écran deste equipamento é demasiado pequeno.
Em termos físicos, este modelo tem dimensões de 206 x 104.1 x 32.6 milímetros, opera com temperaturas entre os 0º e os 50º, podendo ser armazenado com temperaturas entre os -20º e os 70º, necessitando de entre os 9 e os 18 V para operar, com uma corrente de 150mA a 12V e um consumo típico de 1.8W.
São analizados, quando presentes, desde o filtro de partículos à gestão da bateria, passando pelo acelerador ou sistema de travagem electrónico ou a calibração de sensores de direcção, bem como a anulação de alguns tipos de aviso, como mudanças de óleo ou revisão programada, que tipicamente seriam efectuados no fabricante do veículo.
Em termos de operação, o pequeno écran e a ausência de uma ligação a um dispositivo que tenha um écran de maiores dimensões e resolução, é penalizador, e pensamos que a adição deste tipo de funcionalidade, com comunicação de dados via "bluetooth" ou cabo USB e um programa instalado num computador ou "tablet", pouco acrescentaria ao preço e traria inúmeras vantagens, sobretudo quando se pretendem analizar dados mais complexos, para os quais o pequeno écran deste equipamento é demasiado pequeno.
Em termos físicos, este modelo tem dimensões de 206 x 104.1 x 32.6 milímetros, opera com temperaturas entre os 0º e os 50º, podendo ser armazenado com temperaturas entre os -20º e os 70º, necessitando de entre os 9 e os 18 V para operar, com uma corrente de 150mA a 12V e um consumo típico de 1.8W.
terça-feira, janeiro 29, 2019
Land Rover Owners de Março de 2019 já nas bancas
Já chegou aos locais de venda habituais a edição de Março de 2019 da Land Rover Owners International, com o protagonismo a ir para o artigo principal, onde são sugeridas algumas pechinchas, pelo menos a nível do mercado britânico, que permitem disfrutar do Inverno e da neve de forma diferente, todas com valor de aquisição até às 4.000 Libras, perto de 4.500 Euros, sendo que estes são valores muito diferentes dos praticados entre nós.
A condução sobre a neve ganha um especial destaque, e aqui os conselhos são universais, tal como o são aqueles que se destinam a quem circula sobre outro tipo de pisos fora da estrada, sendo ainda de realçar um Defender 110 modificado e equipado para o "Rally das Gazelas", destinado a pilotos femininos.
É interessante uma perspectiva sobre a evolução futura dos preços dos modelos usados, que será na perspectiva britânica e, face à incerteza do Brexit, que enferma de muitos factores imprevistos, tal como as viagens na Namibia e Botswana num Serie 3, a instalação de um motor Eales V8 num chassis de Range Rover Classic, e o assustador cemitério de veículos na Austrália, onde jazem inúmeros Land Rover dos mais diversos modelos.
Complementam esta edição alguns artigos que descrevem as actividades de clubes espalhados por todo o Mundo, a apresentação de alguns novos produtos, bem como o teste prolongado a outros, incluindo-se aqui as placas de desatascanço da Maxtrax e os pneus Yokohama Geolandar, sempre complementados pela extensa publicidade temática, a que acrescem as diversas secções regulares, naquela que continua a ser a publicação independente sobre Land Rover mais popular.
A condução sobre a neve ganha um especial destaque, e aqui os conselhos são universais, tal como o são aqueles que se destinam a quem circula sobre outro tipo de pisos fora da estrada, sendo ainda de realçar um Defender 110 modificado e equipado para o "Rally das Gazelas", destinado a pilotos femininos.
É interessante uma perspectiva sobre a evolução futura dos preços dos modelos usados, que será na perspectiva britânica e, face à incerteza do Brexit, que enferma de muitos factores imprevistos, tal como as viagens na Namibia e Botswana num Serie 3, a instalação de um motor Eales V8 num chassis de Range Rover Classic, e o assustador cemitério de veículos na Austrália, onde jazem inúmeros Land Rover dos mais diversos modelos.
Complementam esta edição alguns artigos que descrevem as actividades de clubes espalhados por todo o Mundo, a apresentação de alguns novos produtos, bem como o teste prolongado a outros, incluindo-se aqui as placas de desatascanço da Maxtrax e os pneus Yokohama Geolandar, sempre complementados pela extensa publicidade temática, a que acrescem as diversas secções regulares, naquela que continua a ser a publicação independente sobre Land Rover mais popular.
segunda-feira, janeiro 28, 2019
Equipamentos de diagnóstico para veículos - 4ª parte
A utilização é simples e intuitiva, bastando ligar o equipamento no conector OBD2 do veículo e esperar que este arranque, acedendo ao menú inicial, onde estão presentes as principais opções e que permite, numa estrutura hierárquica ou em árvore, aceder às várias opções diponíveis.
Sugerimos que, inclusivé como teste, a primeira operação seja aceder à informação do veículo em teste, onde está presente o respectivo número de identificação, ou VIN, e os restantes números que o fabricante adicione, bem como informações sobre o veículo concreto, devendo os dados obtidos serem confrontados com os que constam dos documentos da viatura.
Esta operação, não intrusiva, permite aferir da conexão em termos lógicos e da leitura correcta de dados, após o que, recorrendo ao teclado, com teclas em borracha, de bom toque e fácil utilização, sugerimos navegar um pouco pelos menús, verificando qual a disposição destes e o tipo de informação fornecida, antes de passar a uma utilização prática, que pode passar pelo apagar de erros, no que deixa de ser uma operação de leitura, passando a actuar directamente sobre a centralina do veículo.
Uma opção interessante, designada por "freeze frame", que corresponde a uma imagem num momento específico, no qual se verifica um conjunto de condições de erro, ou que resultam num erro, tal como é relevante o "on-board monitoring", para ler resultados de testes a um conjunto específico de componentes ou sistemas do veículo.
Sugerimos que, inclusivé como teste, a primeira operação seja aceder à informação do veículo em teste, onde está presente o respectivo número de identificação, ou VIN, e os restantes números que o fabricante adicione, bem como informações sobre o veículo concreto, devendo os dados obtidos serem confrontados com os que constam dos documentos da viatura.
Esta operação, não intrusiva, permite aferir da conexão em termos lógicos e da leitura correcta de dados, após o que, recorrendo ao teclado, com teclas em borracha, de bom toque e fácil utilização, sugerimos navegar um pouco pelos menús, verificando qual a disposição destes e o tipo de informação fornecida, antes de passar a uma utilização prática, que pode passar pelo apagar de erros, no que deixa de ser uma operação de leitura, passando a actuar directamente sobre a centralina do veículo.
Uma opção interessante, designada por "freeze frame", que corresponde a uma imagem num momento específico, no qual se verifica um conjunto de condições de erro, ou que resultam num erro, tal como é relevante o "on-board monitoring", para ler resultados de testes a um conjunto específico de componentes ou sistemas do veículo.
domingo, janeiro 27, 2019
Opera 58 estável já disponível
Sem grandes novidades visíveis, ficou disponível, desde a passada 4ª feira, a versão 58 do Opera, um "browser" que consideramos como um dos mais interessantes e com maior número de funcionalidades, sendo que nesta actualização a principal evolução é interna, passando a estar baseada no Chromium versão 71.0.3578.98.
Passou a estar disponível a possibilidade configurar um aviso que evite fechar inadvertidamente diversas "tabs", e, para quem vive na Rússia, ou usa o Yandex, a integração do sistema de "feed" de notícias e informações será relevante, podendo esta operação ser efectuada mesmo para quem viva noutros países.
As restantes funcionalidades e opções mantêm-se idênticas, com as características que ditam a escolha do Opera sobre os seus concorrentes presentes e o acesso às configurações a seguirem o padrão presente na versão anterior, dispensando os utilizadores de adaptação à nova versão que, consideramos, bem podia continuar a ser incluída na 57.
A maioria das alterações encontram-se a nível interno, portanto sem ser visível para os utilizadores, pelo que a grande maioria nem se irá aperceber das diferenças, mas, independentemente disso, efectuar a actualização será sempre de efectuar, por obter um producto mais estável e pela maior facilidade em pedir suporte, dado que a primeira resposta será sempre no sentido de instalar a última versão.
Passou a estar disponível a possibilidade configurar um aviso que evite fechar inadvertidamente diversas "tabs", e, para quem vive na Rússia, ou usa o Yandex, a integração do sistema de "feed" de notícias e informações será relevante, podendo esta operação ser efectuada mesmo para quem viva noutros países.
As restantes funcionalidades e opções mantêm-se idênticas, com as características que ditam a escolha do Opera sobre os seus concorrentes presentes e o acesso às configurações a seguirem o padrão presente na versão anterior, dispensando os utilizadores de adaptação à nova versão que, consideramos, bem podia continuar a ser incluída na 57.
A maioria das alterações encontram-se a nível interno, portanto sem ser visível para os utilizadores, pelo que a grande maioria nem se irá aperceber das diferenças, mas, independentemente disso, efectuar a actualização será sempre de efectuar, por obter um producto mais estável e pela maior facilidade em pedir suporte, dado que a primeira resposta será sempre no sentido de instalar a última versão.
Subscrever:
Mensagens (Atom)