sábado, fevereiro 20, 2016

Faróis de "leds" para Defender - 2ª parte

Vendidos individualmente em lojas "on line" e no EBay, os faróis de "leds" de 7" são compatíveis com diversas motos, entre elas as "Harley Davidson", os "Jeep" Wrangler e os Defender, incluindo o farol, o conector H4 e o adaptador H13, resultando numa instalação bastante simples.

O modelo designado por "Daymaker", com uma carcaça em alumínio e lentes em plástico de alta resistência, é à prova de água e de poeira, de baixo consumo e tem um desenho destinado a funcionar como dissipador de calor, podendo ser instalado em veículos com sistema eléctrico de 12 e 24 volts.

Com uma potência de 30W e 3600 Lumens para o feixe mais baixo, equivalente aos médios, e de 40W e 4800 Lumens para o mais alto, correspondente aos máximos, resultantes de um total de 4 "leds" de 10W, com uma temperatura de cor que varia entre os 6500K e os 7000K, a luz é branca e particularmente intensa.

Com possibilidade de operar entre os -35º e os +85º e respeitando a norma IP67, este tipo de faróis têm a resistência adequada para uma utilização fora de estrada, mesmo em condições rigorosas, fornecendo uma luminosidade incomparavelmente superior à do modelo original.

sexta-feira, fevereiro 19, 2016

Bolsa térmica para assento

Um modelo de organizador ou sistema de bolsas para veículos que não surge com frequência, é o que tem um revestimento interior isolante, muito semelhante ao dos sacos térmicos vendidos nos supermercados, destinado a manter a temperatura, frio ou quente no seu interior, do conteúdo nele transportado.

Com dimensões exteriores de 22 x 28 x 10 centímetros e a pesar apenas 250 gramas, este tipo de bolsa permite colocar no seu interior, na zona termicamente protegida, fechada por um fecho éclair, por exemplo, um total de 4 garrafas de meio litro, podendo transportar outras duas, de menor dimensão, ou outras tantas latas de 0.33 litros, inseridas em redes laterais.

Estão ainda presentes uma rede para pequenos items, que serão necessariamente pouco espessos, e um compartimento destinado, essencialmente, a uma caixa de guardanapos de papel, com todo o conjunto a prender-se facilmente a um assento, possuindo as necessárias fixações.

O preço de cada uma destas unidades, da marca U-box, ronda os 5 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, e podem ser interessantes não apenas fixos em assentos, mas nas laterais de uma caixa de carga, rentabilizando o espaço e permitindo acondicionar alimentos a uma temperatura mais adequada, algo essencial em viagens mais longas.

quinta-feira, fevereiro 18, 2016

Partilha de localização via "Glympse" - 1ª parte

Existem diversos programas para plataformas móveis, nomeadamente para "Android" e IOS que permitem partilhar, de forma selectiva e controlada, uma posição geográfica proveniente do GPS com um grupo restrito de familiares ou amigos ou mesmo numa rede social, sendo possível estabelecer o período durante a qual a partilha ocorre.

O "Glympse" é exemplo de uma dessas aplicações gratuitas, que dispensam configurações complexas e utilizam como base os recursos disponíveis no equipamento, seja em termos físicos, seja a nível de outro "software" instalado, como o sistema de mapas digitais.

Para além de permitir partilhar a localização em tempo real, a hora estimada de chegada ou a velocidade, seja via rede social, seja por correio electrónico ou mensagem de texto, tem a funcionalidade de ser integrado com um calendário, o que permite uma coordenação com outros utilizadores e um melhor planeamento de actividades.

Este tipo de funcionalidades, para além de facilitar o planeamento, garante uma segurança e tranquilidade acrescidas, estando acessível a todos, dada a facilidade de utilização e a precisão demonstrada, que, obviamente, depende de factores como a recepção do sinal de GPS e da própria rede, essenciais para processar e transmitir os dados.

quarta-feira, fevereiro 17, 2016

Faróis de "leds" para Defender - 1ª parte

Os faróis dianteiros dos Land Rover Defender, semelhantes aos dos antigos Serie e dos Mini, não primam pela luz fornecida, necessitando com frequência de ser substituídos por modelos mais eficazes, ou complementados por faróis de longo alcance.

Antes de mais, exceptuando pequenas modificações a nível das lâmpadas, que terão que ser compatíveis com as de origem e do mesmo tipo, a substituição carece sempre de ser homologada, o que implica recorrer a uma entidade credenciada para o efeito e subsquente averbamento no Documento Único Automóvel, sem o que resulta numa situação ilegal que pode levar à apreensão dos documentos e apresentação do veículo a uma inspecção do tipo B.

Acresce o facto de nem todas as modificações poderem ser legalizadas ou que o número de modificações exigíveis é de tal forma elevado que se torna inviável em termos de custos e a sua implementação complexa ou impossível na viatura em causa, como resultado das sua configuração específica.

Assim, colocar um sistema de "leds" em substituição dos faróis de origem num Defender, sendo tecnicamente simples, pode resultar complexo em termos de custos e implica a mencionada homologação, pelo que uma solução que pode rondar os 150 Euros facilmente atinge o dobro desse valor, se acrescentarmos o custo da burocracia inerente.

terça-feira, fevereiro 16, 2016

O blusão M65 - 2ª parte

Em ambos os casos, um conjunto de cordões permite o ajuste na cintura e na parte inferior, o blusão é fechado por um fecho éclair de boa qualidade, o capuz muito eficaz fica recolhido na gola, e os bolsos são fechados por botões convencionais na versão de Verão e por botões de pressão na de Inverno.

A origem militar é visível nos ombros, onde é possível adicionar insígnias de posto, e no velcro no peito, destinado a colocar o nome, eventualmente acompanhado do grupo sanguíneo, do proprietário ou utilizador, bem como nas etiquetas das versões genuinas, onde a referência militar, informação de tamanho e mesmo contratual é visível, podendo ser um factor preferencial dado que obedecem a um controle rigoroso de qualidade.

O preço destes blusões varia bastante, podendo começar em poucas dezenas de Euros, incluindo portes, mas atingindo facilmente a centena, valor pelo qual apenas serão vendidos exemplares novos da melhor qualidade, com as versões de Inverno, forradas, a serem mais dispendiosas do que as de Verão, mais leves e de produção mais simples.

Caso se possa adquirir por um preço entre os 20 e os 30 Euros, menos de metade do valor para um TAD V4.0, os blusões M65 são uma opção a ter em conta, oferecendo uma boa protecção contra os elementos, um nível de conforto bastante aceitável e capacidade para transportas nos bolsos um conjunto de objectos que pode dispensar o recurso a bolsas externas.

segunda-feira, fevereiro 15, 2016

Suicídio continua a aumentar em Portugal - 3ª parte

Mas se este último padrão, que não exterioriza desespero, foge aos habituais padrões de detecção, na maior parte dos casos restantes os sinais de alerta, quando devidamente interpretados, podem apontar para um nível de risco elevado, recorrendo a tabelas onde este tipo de avaliação se traduz de forma quantitativa e estabelece níveis que justificam uma intervenção e avaliação do estado do potencial suicida.

Sem acompanhamento, inserido num meio onde os sinais de alerta são ignorados, como resultado de falta de sensibilidade e de formação, a tendência para um crescente isolamento aumenta gradualmente o risco, sendo frequente que o recurso a ajuda especializada surja numa fase muito avançada do processo, quando a inversão da tendência depressiva seja mais difícil de efectuar.

O recurso exagerado e crescente a medicação, com pouco ou nenhum acompanhamento médico, pode ser a solução mais simples e imediata, para alguns a única, face aos escassos recursos disponíveis, controlando temporariamente uma situação que tende a agravar-se, o que implica um sucessivo aumento da dosagem até que, inevitavelmente, é atingido um ponto de ruptura.

Quando a medicação não resulta, e sem que sejam apontadas outras soluções, estão criadas condições para um desfecho trágico, confirmado pelas estatísticas, que, não obstante apontarem para um aumento consistente das taxas de suicídio, não tiveram como consequência o investimento na prevenção e nos cuidados que possam contribuir para uma inversão desta tendência, sendo certo de que a real solução é estrutural e implica uma profunda acção na sociedade.

domingo, fevereiro 14, 2016

O blusão M65 - 1ª parte

Os blusões do modelo M65, com versões distintas para Verão e Inverno, produzidos em diversas cores e padrões por um conjunto vasto de fabricantes, dos quais apenas uma parte está certificado para o efeito, continuam a encontrar-se entre os mais populares neste segmento, oferecendo uma relação preço qualidade muito favorável.

Estamos diante de um desenho clássico, que não esconde a sua idade, revelada na própria designação, que aponta para o facto de ter sido adoptado no já longínquo ano de 1965, portanto em plena guerra do Vietnam, pelo que, mesmo com todas as inovações que foram sendo introduzidas, não tem as características de modelos mais recentes e baseados numa tecnologia muito mais actual.

Sem a sofisticação de um TAD V4.0, para citar um exemplo que mencionamos no passado, o M65 é essencialmente prático, com um conjunto de ajustes que permite uma utilização confortável e numerosos bolsos, bem distribuídos, onde é possível acomodar um largo número de objectos.

Com um aspecto exterior semelhante, as versões de Verão e de Inverno distinguem-se pela ausência de forro no primeiro, o qual está presente no segundo, sendo particularmente eficaz e com o seu próprio fecho éclair, pela forma de ajuste dos punhos, que é através de botões no primeiro caso e por velcro no segundo, e pelo ajuste do colarinho, que na versão de Inverno recorre mais uma vez ao velcro.