sábado, março 24, 2012

O Galileoscope na fotografia - 7ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma foto da Lua com Galileoscope

A cola a utilizar deve ser resina epoxi de dois componentes, que assegura uma excelente resistência e adere bem nos diversos metais utilizados, sendo de seguir escrupulosamente as indicações do fabricante, sobretudo no respeitante aos tempos de secagem.

A mesma cola pode servir, caso se pretenda um melhor acabamento, para colar anilhas que protejam os orifícios feitos com o berbequim, contribuindo também para uma maior resistência daquele que acaba por ser um ponto de esforço submetido a uma força de torsão.

Todo este processo pode ser feito com as ferramentas mais comuns, como um berbequim, serra e lima para metal, punção, martelo e algumas ferragens fáceis de obter e de muito baixo custo, devendo-se deixar para um especialista, caso necessário, o furar e roscar a extensão, dado que implica uma maior precisão e cuidados para não danificar esta peça.

Usar o Galileoscope para efeitos de fotografia não é particularmente fácil, mas este é um equipamento de baixo custo, flexível e que permite, com alguma paciência um excelente resultado, sendo de prever que a sua aquisição e a das peças necessárias, todas adquiridas no estrangeiro, sem incluir o tripé, ronde os 80 Euros, já incluindo todos os portes e despesas adicionais.

sexta-feira, março 23, 2012

Land Rover Owners da Primavera de 2012 já nas bancas

Image Hosted by ImageShack
A capa da LRO da Primavera de 2012

Já se encontra nas bancas a revista Land Rover Owners da Primavera de 2012, um número extra porque sai da habitual numeração mensal e surge perto de duas semanas após o número de Abril.

O destaque principal vai mesmo para o artigo anunciado na capa, sobre a aquisição de Land Rovers, com descrição por modelo e chamadas de atenção para os principais pontos a verificar, sendo de notar a descrepância de preços relativamente aos praticados entre nós.

Também apreciamos o artigo sobre equipamentos para expedições, que inclui sistemas de armazenamento e carga, tentas, sistemas de recuperação, entre muitos outros que devem ter lugar num veículo devidamente preparado, tal como as páginas sobre novidades, muitas das quais de grande utilidade.

Com um total de 236 páginas, que incluem muita publicidade específica, o vasto e diversificado conteúdo justifica plenamente os 7.20 Euros que custa actualmente a revista, a qual, nos locais que frequentamos, é a que primeiro desaparece das prateleiras, o que demonstra que a preferência não é apenas nossa.

quinta-feira, março 22, 2012

Reservatório de expansão para Discovery

Image Hosted by ImageShack
Um reservatório de expansão para Discovery

A conselho de vários entendidos na matéria, optamos por trocar o actual reservatório de expansão do Discovery, um dos modelos de cor negra, por um dos mais recentes, de cor branca ou transparente.

Os modelos antigos têm, infelizmente, a tendência para abrir pela junta que une as duas partes, o que implica a perda do líquido de refrigeração e, caso não se tenha atenção, o rápido sobreaquecimento do motor, o que pode ter consequências gravíssimas.

O preço destes reservatórios ronda os 25 a 30 Euros, a que acresce a instalação e, eventualmente, a reposição do líquido de refrigeração, dado que neste tipo de operação é normal que haja perdas, mas o processo, que implica alguns cuidados, é simples e rápido.

Esta é uma operação a ter em conta, sendo algo que se aconselha na altura da revisão ou quando for necessário repor o líquido de refrigeração, dado poder evitar uma surpresa desagradável que pode ocorrer num local onde a assistência seja difícil.

quarta-feira, março 21, 2012

A câmara para veículo K2000 - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
A câmara K2000 para veículos

Os menus de operação e configuração estão disponíveis em Inglês, Francês, Japonês, Chinês, Alemão, Italiano, Espanhol e Português, sendo fáceis de utilizar, mesmo sem o recurso ao manual, dado serem relativamente intuitivos.

A alimentação é feita por um cabo micro USB, transmitindo 5 V a 500 MA a uma bateria interna de polímero de lítio, aconselhando-se a operar a câmara ligada à tomada de isqueiro através do adaptador fornecido com o equipamento.

Esta câmara mede apenas 100 x 52 x 23 mm e pesa, sem suporte ou acessórios, 87 gramas, estando incluindos os cabos HDMI e Mini USB, o carregador para automóvel e suporte de fixação, bem como o manual de operação.

Por um valor que ronda os 40 Euros, podendo acrescer direitos alfandegários, consideramos que a K2000 é uma excelente opção para quem necessite de instalar uma câmara num veículo e pretenda uma qualidade de imagem aceitável, essencial para um conjunto de funções ou missões onde este tipo de testemunho é essencial.

terça-feira, março 20, 2012

A câmara para veículo K2000 - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
A câmara K2000 para veículos

Esta resolução de 5, 3 e 1 Megapixels, com imagens em formato JPG recolhidas nas frequências de 50 ou 60 NHz, permite gravações cíclicas, ou seja, quando o cartão está cheio os blocos, de 10, 5 ou 2 minutos são reescritos, podendo a data e hora constar de cada imagem.

Durante a noite, dois "leds" aumentam a luminosidade, de modo a melhorar a imagem, as quais podem ser visualizadas imediatamente no écran LCD LTPS de 2.0" orientável em 270º e rebatível, de modo a que toda a gestão pode ser efectuda sem recorrer a um computador pessoal.

A lente de grande angulo, de 140º, permite abranger uma larga área a nível de gravação, podendo ser activada uma função de detecção de movimento, de forma a evitar gravar imagens paradas que ocupam igual espaço no cartão de memória sem que tal se traduza em informação.

A ligação HDMI permite ligação directa a sistemas PAL e NTSC, sendo as imagens descarregadas directamente via USB 2.0 para um computador, que reconhece a câmara como um simples dispositivo de armazenamento, o que diminuiu a complexidade da tarefa.

segunda-feira, março 19, 2012

A câmara para veículo K2000 - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
A câmara K2000 para veículos

Apresentamos no passado alguns modelos de câmaras destinadas a serem instaladas em viaturas, mas a evolução técnica e consequente descida de preço de modelos mais sofisticados justifica regressar a este tema.

Entre os vários modelos disponíveis actualmente, sempre com um limite superior nos 40 Euros, optamos pela K2000, uma versão mais sofisticada de algumas das câmaras de menor custo disponíveis no mercado, a qual pode ser adquirida por um valor que varia que fica um pouco abaixo do limite máximo que estabelecemos.

Relativamente às versões mais baratas, que rondam os 25 Euros, a K2000 distingue-se exteriormente de forma imediata pelo aro em metal em torno da lente, notando-se uma maior qualidade dos materiais de construção.

No entanto, a grande diferença é interna, com uma resolução real, não interpolada, muito superior, estando disponíveis resoluções de 1080P, 720P e 480P, com gravação num cartão Micro SD de até 32 Gb em formato comprimido na norma H.264.

domingo, março 18, 2012

Combate aos fogos na época crítica custa 70.000.000 de Euros - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Combate a um fogo florestal em Portugal

Olhando para os números de fogos deste ano de 2012, os dados são preocupantes, com uma extensa área ardida e um elevado número de ocorrências que, com o tempo quente, terá tendência a aumentar, excedendo, quase certamente, o contabilizado o ano passado, onde as condições climáticas facilitaram o trabalho a um dispositivo que, noutras situações, seria insuficiente.

Podemos admitir que, depois de meses de fogos, exista a esperança num abrandamento, seja por condições climáticas atípicas para o Verão, seja porque a extensão e disposição da área ardida irá prevenir e conter fogos de maiores dimensões, difíceis de enfrentar quando as acessibilidades tendem a piorar e os meios aéreos a diminuir.

Será, mesmo que no final resulte, uma opção de grande risco, que consideramos inaceitável, dados os perigos que resultam para as populações e para o dispositivo, onde os meios aéreos, essenciais nas operações em terrenos difíceis e que muito contribuem para a segurança dos combatentes em terra, parecem escassos perante uma orografia complexa e acessos limitados e muitas vezes traiçoeiros.