A protecção do acesso ao depósito de combustível dos Defender, particularmente visível e exposto, o que o torna alvo de assaltos, mas também de uma excessiva acumulação de poeira e detritos, mereceu a atenção de diversos fabricantes de peças, entre estes a IS4X4, que apresentou um produto de muito alta qualidade.
Esta protecção, construída em alumínio 6082 de qualidade aeronáutica e inclui as borrachas de fixação, avisos em diversas línguas para que apenas seja usado gasóleo e um par de chaves para a fechadura, dispensando qualquer trabalho de furação, pelo que pode ser instalado em minutos e sem ferramentas, mas requer pintura, preferencialmente da cor do veículo.
Uma vez instalado, esta protecção oferece um segundo nível de protecção, podendo obrigar a duas chaves para abrir o depósito, mas, sobretudo, diminui o nível de tentação que alguns podem sentir face a um tampão exposto, sendo certo que, pela precisão de construção e qualidade do material utilizado, o assalto fica substancialmente complicado, podendo levar a escolher um alvo mais fácil.
O preço de 156 Libras, incluindo impostos e portes em território inglês é elevado, mesmo face à elevada qualidade do produto, que se pode justificar em expedições, sobretudo quando estas atravessem locais menos seguros, onde o assalto a um depósito de combustível particularmente exposto possa representar uma maior tentação.
sábado, fevereiro 15, 2020
sexta-feira, fevereiro 14, 2020
"Roll cage" interno para Defender - 2ª parte
É de notar que, dependendo de cada veículo específico, pode ser necessário efectuar modificações ou cortes nos paineis das portas e das janelas traseiras, caso existentes, sendo inevitável proceder a cortes nas carpetes nos locais onde passam as pernas do "roll bar", representando estas as modificações a introduzir para proceder à instalação as quais, obviamente, serão irreversíveis.
Este "roll bar" é construído em aço estirado a frio, sem costuras, com diâmetro de 45 milímetros, com pintura a pó preto, tendo um peso aproximado de 70 quilos, e está previsto pelo fabricante que necessite de uma dezena de horas de trabalho para ser instalado, ou meio dia de trabalho caso este seja efectuado por duas pessoas.
Não podemos deixar de realçar o facto de apenas um "roll bar" concebido e construído por uma empresa certificada dever ser instalado, evitando-se sempre modelos de empresas menos conhecidas e, menos ainda, aqueles que são construídos de forma artesanal, que, sem testes adequados, podem revelar-se armadilhas mortais, representando um risco acrescido para quem viajar num veículo equipado com um dispositivo destes.
Existindo alternativas à Safety Devices, que fornece deste veículos de competição aos das forças militares, podendo-se encontrar modelos completamente distintos, em configuração e construção, a colocação de um "roll bar", que devia ser uma prioridade para quem possui um Defender, tende a ser preterida em favor de acessórios aparente mais mas apelativos, mas que, no final, poderão não ser os que vão fazer realmente a diferença na vertente que mais importa e da qual pode depender a segurança e a própria vida dos ocupantes.
Este "roll bar" é construído em aço estirado a frio, sem costuras, com diâmetro de 45 milímetros, com pintura a pó preto, tendo um peso aproximado de 70 quilos, e está previsto pelo fabricante que necessite de uma dezena de horas de trabalho para ser instalado, ou meio dia de trabalho caso este seja efectuado por duas pessoas.
Não podemos deixar de realçar o facto de apenas um "roll bar" concebido e construído por uma empresa certificada dever ser instalado, evitando-se sempre modelos de empresas menos conhecidas e, menos ainda, aqueles que são construídos de forma artesanal, que, sem testes adequados, podem revelar-se armadilhas mortais, representando um risco acrescido para quem viajar num veículo equipado com um dispositivo destes.
Existindo alternativas à Safety Devices, que fornece deste veículos de competição aos das forças militares, podendo-se encontrar modelos completamente distintos, em configuração e construção, a colocação de um "roll bar", que devia ser uma prioridade para quem possui um Defender, tende a ser preterida em favor de acessórios aparente mais mas apelativos, mas que, no final, poderão não ser os que vão fazer realmente a diferença na vertente que mais importa e da qual pode depender a segurança e a própria vida dos ocupantes.
quinta-feira, fevereiro 13, 2020
Mini sistema de seguimento - 3ª parte
A sensibilidade do GPS é de -162 Db, a precisão é estimada em 10m 2D RMS, sendo carregado por uma corrente entre os 12 e os 100V, com carga a 5V-1.0A e uma potência de 0.36W, possuindo bateria interna, o que permite manter a informação interna e funcionar com o veículo desligado.
O localizador, de muito pequenas dimensões, com apenas 90 x 32 x 20 milímetros, é à prova de água, suporta operação com temperaturas entre os -20 e os 55º e com humidade entre os 5% e os 95%, sem condensação, revela-se de fácil instalação e configuração, não obstante as fracas instruções e algumas dúvidas que resultam da plataforma de seguimento utilizada e que nos parece pouco sofisticada face a outros concorrentes.
Com um preço que ronda a dúzia de Euros, esta pode ser uma solução interessante para quem pretenda um equipamento com este tipo de funcionalidades fixo num veículo, sendo certo que o principal custo será o de manter activo o cartão SIM que permite que este comunique com o sistema que o controla.
Existe uma infinidade de modelos de localizador, alguns dos quais podem actuar directamente sobre o veículo, por exemplo, cortando a alimentação de combustível, outros que recorrem a diversos sistemas de satélite e alguns, substancialmente mais dispendiosos, que podem comunicar sem recurso à rede móvel, pelo que quem pretenda um destes dispositivos tem ao dispor uma enorme gama que permite escolher o que mais se adequa às suas necessidades e possibilidades, sendo sempre, caso se sinta menos à vontade nesta área, de se aconselhar com profissionais.
O localizador, de muito pequenas dimensões, com apenas 90 x 32 x 20 milímetros, é à prova de água, suporta operação com temperaturas entre os -20 e os 55º e com humidade entre os 5% e os 95%, sem condensação, revela-se de fácil instalação e configuração, não obstante as fracas instruções e algumas dúvidas que resultam da plataforma de seguimento utilizada e que nos parece pouco sofisticada face a outros concorrentes.
Com um preço que ronda a dúzia de Euros, esta pode ser uma solução interessante para quem pretenda um equipamento com este tipo de funcionalidades fixo num veículo, sendo certo que o principal custo será o de manter activo o cartão SIM que permite que este comunique com o sistema que o controla.
Existe uma infinidade de modelos de localizador, alguns dos quais podem actuar directamente sobre o veículo, por exemplo, cortando a alimentação de combustível, outros que recorrem a diversos sistemas de satélite e alguns, substancialmente mais dispendiosos, que podem comunicar sem recurso à rede móvel, pelo que quem pretenda um destes dispositivos tem ao dispor uma enorme gama que permite escolher o que mais se adequa às suas necessidades e possibilidades, sendo sempre, caso se sinta menos à vontade nesta área, de se aconselhar com profissionais.
quarta-feira, fevereiro 12, 2020
"Roll cage" interno para Defender - 1ª parte
Quem utiliza regularmente um Defender tem, necessariamente, a noção das fragilidades deste modelo em caso de capotamento e do extremo perigo que tal representa, devendo, sempre que para tal haja disponibilidade, equacionar a possibilidade de instalar um "roll bar", sabendo que qualquer modelo proveniente de uma empresa certificada terá um custo elevado, sempre entre um e dois milhares de Euros.
A Safety Devices tem um modelo de "roll bar" interno, completo, de oito pontos destinado aos Defender 90 com capota rígida, com ou sem a chapa separadora, com a referência L224, destinado a ser montado, recorrendo a parafusos, o que evita a montagem de um modelo externo que, obviamente, chama muito mais a atenção de quem efectua fiscalizações.
As pernas dianteiras são montadas através do piso, fixando-se directamente no chassis, enquanto o conjunto seguinte é montado no piso, directamente acima do chassis, incluindo uma diagonal cruzada que reforça substancialmente a resitência estrutural, evitando deformações ou torções.
Tal com as pernas dianteiras, as traseiras são montadas no chassis, na travessa traseira, pelo que o "roll bar" protege a totalidade do habitáculo, sendo certo de que, sobretudo pelas diagonais cruzadas, o espaço útil diminuirá, muito embora tal nos modelos comerciais, pela inexistência de lugares na rectaguarda, o efeito, em termos práticos, será diminuto.
A Safety Devices tem um modelo de "roll bar" interno, completo, de oito pontos destinado aos Defender 90 com capota rígida, com ou sem a chapa separadora, com a referência L224, destinado a ser montado, recorrendo a parafusos, o que evita a montagem de um modelo externo que, obviamente, chama muito mais a atenção de quem efectua fiscalizações.
As pernas dianteiras são montadas através do piso, fixando-se directamente no chassis, enquanto o conjunto seguinte é montado no piso, directamente acima do chassis, incluindo uma diagonal cruzada que reforça substancialmente a resitência estrutural, evitando deformações ou torções.
Tal com as pernas dianteiras, as traseiras são montadas no chassis, na travessa traseira, pelo que o "roll bar" protege a totalidade do habitáculo, sendo certo de que, sobretudo pelas diagonais cruzadas, o espaço útil diminuirá, muito embora tal nos modelos comerciais, pela inexistência de lugares na rectaguarda, o efeito, em termos práticos, será diminuto.
terça-feira, fevereiro 11, 2020
O Go-2 GPS com inclinómetro - 3ª parte
Tal como acontece com o modelo da Britpart, está implementada uma ligação via "bluetooth", que opera na habitual frequência dos 2.4 GHz, e que permite conectar equipamentos que suportem o mesmo protocolo, funcionando como altifalante do mesmo, lamentando-se a ausência de um microfone, o que alargaria em muito a sua capacidade de utilização.
Temos, portanto, uma versão muito mais sofisticada dos antigos e conhecidos inclinómetros, que deram origem a modelos multi-funcionais, que implementam um cada vez maior número de funcionalidades mas que, no que têm de mais diferenciador, se baseiam não apenas na electrónica, mas na presença de uma rede de sinais que, não estando disponível, restringe em muito a sua utilização, equiparando-se, neste caso, aos modelos mais clássicos.
O conjunto inclui a unidade principal, um carregador que permite a ligação ao isqueiro, um tapete anti-deslizante para ser colocado no tablier, um manual de utilizador, todos devidamente acomodados dentro de uma caixa protectora, e custa perto de 68 Euros, o que pode implicar o pagamento de direitos alfandegários, mas que, mesmo assim, o coloca num preço muito abaixo da versão da Britpart.
Pelas características, estamos quase certos de que este Go-2 tem o mesmo interior do produto da Britpart, com as diferenças a centrarem-se no exterior e, sobretudo, no preço, pelo que estamos diante de uma alternativa bastante favorável face ao produto vendido pelo grossista inglês e que, caso se pretenda um equipamento deste tipo, será, sem dúvida, a escolha que consideramos como a mais adequada.
Temos, portanto, uma versão muito mais sofisticada dos antigos e conhecidos inclinómetros, que deram origem a modelos multi-funcionais, que implementam um cada vez maior número de funcionalidades mas que, no que têm de mais diferenciador, se baseiam não apenas na electrónica, mas na presença de uma rede de sinais que, não estando disponível, restringe em muito a sua utilização, equiparando-se, neste caso, aos modelos mais clássicos.
O conjunto inclui a unidade principal, um carregador que permite a ligação ao isqueiro, um tapete anti-deslizante para ser colocado no tablier, um manual de utilizador, todos devidamente acomodados dentro de uma caixa protectora, e custa perto de 68 Euros, o que pode implicar o pagamento de direitos alfandegários, mas que, mesmo assim, o coloca num preço muito abaixo da versão da Britpart.
Pelas características, estamos quase certos de que este Go-2 tem o mesmo interior do produto da Britpart, com as diferenças a centrarem-se no exterior e, sobretudo, no preço, pelo que estamos diante de uma alternativa bastante favorável face ao produto vendido pelo grossista inglês e que, caso se pretenda um equipamento deste tipo, será, sem dúvida, a escolha que consideramos como a mais adequada.
segunda-feira, fevereiro 10, 2020
Grade para superfície vertical - 1ª parte
Apesar de destinado aos modelos da gama "Jeep", para os quais a "Smittybilt" produz numerosos acessórios, a grade para bagagem que se monta em superfícies verticais é compatível com outros modelos, obrigando, nesse caso, a efectuar furos, o que justifica a sua apresentação aqui, podendo inspirar o desenvolvimento de outros produtos.
Com 80 centímetros de largura por 45 de profundidade e 10 de altura, esta grade, de excelente qualidade, protegida por uma dupla camada de pintura a pó em cor negro, permite acomodar equipamentos com um peso total de perto de uma dúzia de quilos, o que facilita o transporte, ao alcance da mão, de um conjunto de items que se pretendem prontamente acessíveis.
O volume de 36 litros, considerado até ao limite da estrutura, pode parecer pouco generoso, mas os pontos de fixação para cintas ou cabos, disponíveis em número de seis, permite acomodar volumes francamente superiores, sendo que a principal limitação acaba por ser em termos de peso e as que derivam do local de instalação, do que podem decorrer questões de índole legal, dado que pode ultrapassar os contornos do veículo.
Consideramos esta grade particularmente bem concebida, sendo ajustável em altura, o que permite ser compatível com diversos veículos e utilizações, o facto de possuir espaços para integração de um sistema de iluminação e ter previsto a adição de novos suportes para ferramentas, como pás ou macaco.
Com 80 centímetros de largura por 45 de profundidade e 10 de altura, esta grade, de excelente qualidade, protegida por uma dupla camada de pintura a pó em cor negro, permite acomodar equipamentos com um peso total de perto de uma dúzia de quilos, o que facilita o transporte, ao alcance da mão, de um conjunto de items que se pretendem prontamente acessíveis.
O volume de 36 litros, considerado até ao limite da estrutura, pode parecer pouco generoso, mas os pontos de fixação para cintas ou cabos, disponíveis em número de seis, permite acomodar volumes francamente superiores, sendo que a principal limitação acaba por ser em termos de peso e as que derivam do local de instalação, do que podem decorrer questões de índole legal, dado que pode ultrapassar os contornos do veículo.
Consideramos esta grade particularmente bem concebida, sendo ajustável em altura, o que permite ser compatível com diversos veículos e utilizações, o facto de possuir espaços para integração de um sistema de iluminação e ter previsto a adição de novos suportes para ferramentas, como pás ou macaco.
domingo, fevereiro 09, 2020
O Go-2 GPS com inclinómetro - 2ª parte
É possível medir ângulos de inclinação laterais e longitudinais até aos -40º e +40º, soando um alarme caso este limite seja excedido, estando igualmente presente um alarme de excesso de velocidade e outro de fadiga, caso o veículo permaneça em movimento durante mais do que quatro horas.
O conta-quilómetros digital tem uma precisão inferior a 10 metros por segundo, a medição de voltagem, que funciona entre os 5V e os 30V tem precisão de 0.5V, o relógio terá erro inferior a um minuto, o tempo de arranque do GPS, a quente, ou seja, quando está ligado e recupera sinal, é inferior a um segundo
A instalação pode ser feita simplesmente via tomada de isqueiro, com o equipamento a ser colocado sobre o tapete anti-derrapante fornecido com o conjunto, ou fazendo uma ligação a um ponto de corrente, sendo que, neste caso, a instalação fica permanente, sendo de prever o recurso a fita de duas faces, tipo 3M, que prendam solidamente o equipamento sobre o tablier do veículo.
Este equipamento opera com voltagens entre os 10V e os 30V DC, suportanto temperaturas entre os -40º e os +80º, e o sistema de livre rotação dos indicadores físicos de inclinação demonstra ter a precisão e sensibilidade adequadas, mesmo sob condições adversas, com o écran a permanecer sempre de leitura muito fácil, seja pelo ajuste da iluminação, seja pela resolução do mesmo.
O conta-quilómetros digital tem uma precisão inferior a 10 metros por segundo, a medição de voltagem, que funciona entre os 5V e os 30V tem precisão de 0.5V, o relógio terá erro inferior a um minuto, o tempo de arranque do GPS, a quente, ou seja, quando está ligado e recupera sinal, é inferior a um segundo
A instalação pode ser feita simplesmente via tomada de isqueiro, com o equipamento a ser colocado sobre o tapete anti-derrapante fornecido com o conjunto, ou fazendo uma ligação a um ponto de corrente, sendo que, neste caso, a instalação fica permanente, sendo de prever o recurso a fita de duas faces, tipo 3M, que prendam solidamente o equipamento sobre o tablier do veículo.
Este equipamento opera com voltagens entre os 10V e os 30V DC, suportanto temperaturas entre os -40º e os +80º, e o sistema de livre rotação dos indicadores físicos de inclinação demonstra ter a precisão e sensibilidade adequadas, mesmo sob condições adversas, com o écran a permanecer sempre de leitura muito fácil, seja pelo ajuste da iluminação, seja pela resolução do mesmo.
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