É de notar que, dependendo de cada veículo específico, pode ser necessário efectuar modificações ou cortes nos paineis das portas e das janelas traseiras, caso existentes, sendo inevitável proceder a cortes nas carpetes nos locais onde passam as pernas do "roll bar", representando estas as modificações a introduzir para proceder à instalação as quais, obviamente, serão irreversíveis.
Este "roll bar" é construído em aço estirado a frio, sem costuras, com diâmetro de 45 milímetros, com pintura a pó preto, tendo um peso aproximado de 70 quilos, e está previsto pelo fabricante que necessite de uma dezena de horas de trabalho para ser instalado, ou meio dia de trabalho caso este seja efectuado por duas pessoas.
Não podemos deixar de realçar o facto de apenas um "roll bar" concebido e construído por uma empresa certificada dever ser instalado, evitando-se sempre modelos de empresas menos conhecidas e, menos ainda, aqueles que são construídos de forma artesanal, que, sem testes adequados, podem revelar-se armadilhas mortais, representando um risco acrescido para quem viajar num veículo equipado com um dispositivo destes.
Existindo alternativas à Safety Devices, que fornece deste veículos de competição aos das forças militares, podendo-se encontrar modelos completamente distintos, em configuração e construção, a colocação de um "roll bar", que devia ser uma prioridade para quem possui um Defender, tende a ser preterida em favor de acessórios aparente mais mas apelativos, mas que, no final, poderão não ser os que vão fazer realmente a diferença na vertente que mais importa e da qual pode depender a segurança e a própria vida dos ocupantes.
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