sábado, maio 05, 2018

O Dell Vostro 3558 - 1ª parte

Desde há muito que a nossa opção em termos de equipamentos informáticos tem recaída em computadores de marcas conhecidas, adquiridos em 2ª mão, estabelecendo um conjunto de características em termos de processador, memória, disco e conectividade, que, actualmente inclui obedecer à norma 802.11ac, no caso de portáteis, bem como pelo menos uma porta USB 3.0, critérios a que obedecem novas aquisições.

Neste caso concreto, optamos por um Dell Vostro 3558, um dos modelos da série 3000, que possui um processador Intel Core i3-5005U com 3 Mb de cache a funcionar a 2.00 GHz, uma memória de 4 Gb DDR3 1600 Mhz e, neste caso concreto, um disco SSD Samsung de 128 Gb, cujo desempenho é muito superior ao de discos convencionais e muito menos propenso a erros e avarias.

O écran de 15.6" anti-reflexo, com resolução máxima de 1366 x 768 e uma sistema gráfico baseado no "chip" Intel HD Graphics 5500, com porta externa VGA, também integra uma câmara de alta definição com resolução 720p, tem um consumo reduzido e uma boa resposta, embora não se destine a aplicações gráficas ou a jogos mais exigentes.

Uma placa de rede sem fios Intel Dual Band Wireless-AC 3160 suporta os protocolos 802.11a/b/g/n/ac e "bluetooth" 4.0, tendo ainda uma placa Gigabit Ethernet, com velocidades de 10/100/1000 Mbits WiFi, para além de uma porta USB 3.0 e duas portas USB 2.0, para além do conector áudio de 3.5 milímetros, que suporta entrada e saída.

sexta-feira, maio 04, 2018

Entre o ajuste directo e a requisição civil - 3ª parte

Por outro lado, a ideia do Ministério da Administação Interna de proceder a uma requisição civil parece-nos sem fundamento legal, por vir suprir uma incapacidade negocial relativa a uma situação que se arrasta, e porque as empresas nacionais não são detentoras da totalidade dos meios, necessitando de os alugar internacionalmente, pelo que estes, fisicamente, não existem para serem requisitados.

A teoria do MAI, que teria sido devido a uma cartelização das empresas que os preços se encontravam acima dos valores que se propunha pagar, razão pela qual não foram efectuadas adjudicações, parece pouco realista quando se trata de um concurso internacional, onde empresas estrangeiras podiam apresentar propostas, caso interessadas nas condições constante do caderno de encargos, algo que, manifestamente, não aconteceu.

Assim, a menos que a alegada cartelização seja a nível global, algo que parece pouco crível e tem que ser demonstrado, a responsabilidade pelo fracasso do concurso aponta no sendido do MAI, pelo irrealismo das condições propostas face à realidade do mercado, algo que pode ser verificado confrontando os preços praticados noutros países, ponderando as inevitáveis diferenças em termos de condições contratuais e do tipo de disponibilidade operacional pretendida.

Neste contexto, a requisição parece carecer de fundamentos legais e de utilidade prática, porque os meios requisitados estarão operacionais noutros teatros de operações, ao abrigo de contratos legais, sendo impossível retirá-los sem incorrer não apenas em penalizações, mas em incidentes diplomáticos, inevitáveis caso se obrigue meios em serviço num país a serem retirados para operar noutro que não os contratou atempadamente.

quinta-feira, maio 03, 2018

Documentos dos incêndios de Pedrogão foram destruídos - 1ª parte

Já havida fundadas suspeitas, mas agora existem certezas, confirmadas em relatório da Direção Nacional de Auditoria e Fiscalização da Proteção Civil, que documentos e registos efectuados durante os grandes incêndios de Pedrogão Grande foram destruídos, eventualmente como forma de ocultar o que correu de pior durante as primeiras horas do incêndio que originou uma das maiores catástrofes que ocorreram em Portugal.

Este é o terceiro relatório sobre este incêndio, sendo que os outros dois, ao contrário deste já foram apresentados, e com alguma prontidão, enquanto neste caso a sua existência não foi divulgada, inclusivé ao Parlamento, que tem dever de fiscalização da acção governamental, o que vários deputados consideraram como inaceitável, independentemente do conteúdo do documento.

O relatório, concluído desde Novembro passado e que permaneceu por divulgar, por, segundo o Governo conter matéria criminal, do que decorreu o seu envio para o Ministério Público, parece ter sido efectivamente ocultado, não apenas por ser normal estes documentos serem divulgados, como por haver a separação da vertente criminal, a qual, existindo, será remetida para a entidade judicial competente.

Deste relatório constam inúmeros erros, que abrangem a estrutura nacional da Protecção Civil, envolvendo a tutela política, descrevendo o caos das primeiras horas, a instalação do primeiro posto de comandos, a sequência dos comandantes de operações, os sucessivos atrasos na mobilização de meios, e um conjunto de erros e indecisões que tiveram consequências trágicas.

quarta-feira, maio 02, 2018

Entre o ajuste directo e a requisição civil - 2ª parte

Quer a Autoridade Nacional de Protecção Civil, quer o Instituto Nacional de Emergência Médica tinham, desde há muito, deixado de contar com os Kamov, com a frota de seis unidades completamente imobilizada, dividindo-se entre três unidades em manutenção, sem prazo definido para a sua conclusão, e outros tantos avariados, igualmente sem que o seu regresso ao activo seja previsível.

Sendo uma aeronave pouco utilizada no Ocidente, os Ka-32 sempre tiveram problemas a nível de certificações e de manutenção, que apenas pode ser efectuada por um número muito restrito de empresas e recorrendo a peças provenientes da mesma origem, pelo que a flexibilidade é, neste campo, virtualmente inexistente, sendo possível que a mesma empresa que efectuava a manutenção através da Everjets venha a prolongar a actividade sob a alçada do Estado.

Assim, o problema da manutenção, o mesmo que tem afectado seriamente a operacionalidade dos Kamov, poderá manter-se, com o Estado a cair no ridículo de vir a contratar a mesma empresa que, alegadamente, não cumpriu as normas que levaram a selar o hangar onde as reparações se efectuavam, isto caso esta aceite trabalhar para uma entidade que a responsabilizou, ou acusou, de violar normas legais vigentes.

Caso haja uma recusa, então a contratação dos Kamov pode revelar-se inviável ou inútil, porque sem uma manutenção adequada dificilmente estes helicópteros poderão operar durante o período contratualizado, sendo lógico que a própria empresa a cuja operação for adjudicada opte por salvaguardas contratuais que a proteja contra este tipo de situações.

terça-feira, maio 01, 2018

Nova versão do Gmail disponível

A nova versão do Gmail já começou a ser disponibilizada aos utilizadores desta popular plataforma de correio electrónico, sendo necessário, caso esteja disponível para cada endereço, activá-la, efectuando a mudança clicando no ícone de ferramentas e selecionando a opção de experimentar a nova versão que, uma vez activada, irá permitir, temporariamente, a reversão para a versão anterior.

Com um aspecto mais colorido, é uma maior integração com os produtos do Google que merece o principal destaque, surgindo agora novas opções, com os ícones do "Calendário", "Keep", e "Tarefas" a surgir do lado direito, podendo ser adicionados novos atalhos para "add ons", que complementam as possibilidades do Gmail, facilitando a gestão do dia a dia.

As acções directas a partir das mensagens, a possibilidade de colocar em espera mensagens menos importantes, as respostas automáticas, os alertas mais úteis a terem prioridade, o periodo de validade das mensagens, são funcionalidades a ter em conta, mas o próprio "interface" contribui para uma maior facilidade de utilização do Gmail.

Muitas destas novas funcionalidades correspondem à antevisão constante de um texto anterior, mas experimentar cada uma delas confere uma noção diferente das respectivas potencialidades, sendo que esta evolução do Gmail é uma das mais interessantes, com o enfase na privacidade e na segurança a ser particularmente benvindo numa altura em que estas questões se colocam com maior premência.

segunda-feira, abril 30, 2018

Entre o ajuste directo e a requisição civil - 1ª parte

O Estado decidiu proceder à contratação de três novos Kamov Ka 32, por ajuste directo, substituindo assim unidades imobilizadas e pertencentes à sua própria frota, sem recorrer a um concurso internacional que, nesta data, não permitiria a sua conclusão e disponibilidade atempada de meios previstos para as fases mais críticas do combate aos fogos, enquanto equaciona proceder à requisição civil de meios.

Em paralelo, foi exigido um total de 4.000.000 de Euros à Everjets por incumprimento contratual, accionando as cláusulas previstas, referentes a falta de disponibilidade de meios, tendo a empresa sido notificada pelo Estado, sendo certo que o processo decorrerá em Tribunal, dado que a empresa não considera ser responsável e, inerentemente, ter esta dívida.

Aliás, a Everjets também anunciou que irá processar o Estado, pelo que este será um processo que se irá arrastar por anos, sem que o seu desfecho seja previsível, mas que, com toda a probabilidade, acabará num mau acordo, que em nada defende o interesse público e poderá ter consequências no futuro.

Este impasse tem-se arrastado e a decisão de selar as instalações onde a manutenção das aeronaves decorria, alegando procedimentos irregulares que podem ser tão somente questões práticas mal conjugadas com normas vigentes, como a deslocação não autorizada de componentes do hangar para o laboratório dentro de umas mesmas instalações, veio a culminar um processo de atrito cujo final há muito se anunciava terminar em conflito.

domingo, abril 29, 2018

Nova grande actualização do Windows 10 prevista para 30 de Abril

Depois de dois adiamentos, a grande actualização do Windows prevista para esta Primavera, podendo ainda não ser a que foi designada por "Spring Creators Update", deverá ser disponibilizada na próxima segunda-feira, dia 30 de Abril, embora, depois de alterações de última hora, a confirmação seja apenas possível quando este estiver disponível para instalação que não deve ser automática, obrigando a um procedimento manual.

Após dois adiamentos em cima da hora, não podemos deixar de aconselhar aos nossos leitores alguma precaução na instalação desta actualização que substitui o núcleo do sistema operativo, pelo que, caso surjam problemas, o efeito poderá ser bastante penalizador e, não obstante os melhoramentos do Windows 10 a nível de recuperação, o impacto a nível de produtividade poderá ser relevante.

Tendo em conta que esta actualização, previsivelmente, surge na véspera de um feriado, já pelo final da tarde, o suporte técnico habitualmente disponíveis em dias úteis, caso solicitado, poderá apenas vir a responder na 4ª feira, ficando os utilizadores com um dia para, caso possível, resolver eventuais problemas, sendo certo que, por serem introduzidas modificações e novas funcionalidades, que vão para da simples correcção de erros, é previsível que surjam dúvidas.

A abordagem destas actualizações, que implicam novas funcionalidades e a substituição do núcleo do sistema operativo tem, necessariamente, que ser encarada com maior prudência do que as actualizações periódicas, estabelecendo um plano e prevendo a possibilidade de reverter o processo, o que implica tempo e conhecimentos adequados, sendo sempre de evitar precipitações ou ímpetos que resultem em problemas de difícil resolução.