sábado, março 25, 2023

IA chega ao Opera - 2ª parte

O ChatSonic, baseado em GPT-4, permite gerar imagens baseadas na entrada de textos, e o próprio utilizador poded ser auxiliados durante o processo, com um nível de assistência na utilização das "prompts" e o nível de interactividade e disponibilidade de opções pode ser configurado, de acordo com os interesses e necessidades de cada um.

Ainda se desconhece quando estas funcionalidades serão padronizadas, passando desde as versões mais iniciais para algo que se possa ser considerado como produto final, cuja estabilidade permite ser utilizada de forma generalizada, independentemente da experiência dos utilizadores deste navegador, sem que surjam receios em termos de estabilidade ou da consistência dos resultados.

Para muitos especialistas, esta explosão da inteligência artificial será uma das maiores disrupções de sempre, abrindo uma sequência infindável de novas possibilidades em que cada as existentes potenciam e geram as que lhes sucedem, tendo sido dado início a um progresso rápido e que irá afectar de forma particularmente impactante a forma como interagimos não apenas com o mundo virtual, mas com tudo o que nos rodeia.

Ao adicionar estas novas funcionalidades, o Opera pretende manter-se na vanguarda da tecnologia, evitando atrasar-se face a concorrentes, como o Bing, que já tem implementações do ChatGPT, e antecipando-se ao Chrome, que espera pela disponibilização de um produto semelhanto por parte do Google, sendo certo que, para os navegadores de topo, este é, inevitavelmente, o caminho a seguir.

sexta-feira, março 24, 2023

Proibição de sair de casa em caso de incêndios florestais - 2ª parte

Mesmo do ponto de vista de segurança das populações surgem dúvidas, dado que, sendo certo que em situações específicas, a permanência na residência será a opção adequada, tal deve ser flexibilizado, devendo resultar da avaliação da situação concreta e de instruções das entidades competentes, bem como da formação das populações quanto à forma de agir nestes casos, não devendo resultar de uma obrigação generalizada que não contemple devidamente a especificidade de cada caso.

Naturalmente, proibir é sempre mais simples do que esclarecer, formar e preparar uma resposta por parte das autoridades que terão que decidir perante cada situação, sendo certo que, após as tragédias recentes, os dirigentes políticos encontram neste tipo de medidas uma forma de se eximir às próprias responsabilidades, fazendo-as transitar para terceiros.

É de lembrar que proibições similares, embora derivando de situações completamente distintas, como a obrigatoriedade de permanência na residência sem declaração do "Estado de Emergência", foram consideradas inconstituicionais, pelo que surgem imediatamente dúvidas quanto à legalidade deste diploma que merece uma análise atenta e uma fiscalização prévia.

Estamos diante de mais uma típica peça de legislação dos tempos mais recentes, ineficaz, inexequível e, quase certamente, inconstitucional, numa demonstração da falta de competência e preparação de muitos responsáveis políticos e respectivos gabinetes, normalmente resultantes de escolhas partidárias, onde o mérito e o conhecimento, efectivamente, não são considerados e devidamente valorados.

quinta-feira, março 23, 2023

IA chega ao Opera - 1ª parte

Poucas semanas após o anúncio inicial, as funcionalidades resultantes da implementação de rotinas que recorrem à Inetligência Artificial chegaram às versões do Opera, disponíveis para utilizadores comuns, mas ainda sob a forma de uma disponibilização inicial, com todas as vantagens e desvantagens da utilização de novidades ainda escassamente testadas, do que poderão decorrer erros ou falhas.

A integração do ChapGPT e ChatSonic no Opera e Opera GX, uma versão destinada a jogadores, já surgem nas versões destinadas a computadores pessoais, esperando-se que o mesmo suceda brevemente nas plataformas móveis e disponibilizam várias funcionalidades interessantes, que facilitam e flexibilizão a utilização, maximizando os resultados.

Ao activar a opção correspondente nas configurações, que assinalam tratar-se de uma versão inicial, os ícones surgem na barra lateral, na de endeeços e torna-se possível usar este recurso de forma directa, assinalando blocos de texto em páginas e obtendo assim resultados provenientes dos sistemas activados, justificando-se efectuar testes e aferir quais as opções correspondem de forma mais positivo às necessidades do utilizador.

O Opera permite gerar "prompts" de inteligência artificial a partir de de textos digitados ou marcados em páginas, sumarizando os conteúdos e mesmo gerando textos e artigos com base nesta informação e contexto ou criando conteúdos para redes sociais ou para outros meios e formas de participação ou interacção.

quarta-feira, março 22, 2023

Google e Microsoft emitem alerta para "phishing" sofisticado - 1ª parte

Quer o Google, quer a Microsoft emitiram alertas para um substancial aumento de ataques de "phishing" sofisticados, que recorrem a um conjunto de ligações e redirecionamentos, por vezes passando por "sites" intermédios comprometidos, e que aparentam, de forma muito realista, serem autênticos.

Este processo complexo destina-se a contornar os sistemas de filtragem, onde um conjunto de regras e listagens de "sites" são actualizados em permanência e que, funcionando conjuntamente com plataformas de denúncia e rotinas de programação, complementadas pela experiência dos gestores e operadores, tende a detectar e eliminar a maioria das ameaças.

Ao aumentar a complexidade dos conteúdos, recorrendo a "sites" dinâmicos, o que permite variar a cadeia de nós, as dificuldades de filtragem aumentam, o que, aliado ao aspecto gráfico e conteúdos convincentes de muitas mensagens, tem resultado num acréscimo do nível de sucesso destes ataques para os quais continua a não haver soluções 100% seguras, com os atacantes, muitas vezes, a serem protegidos nos países de onde são originários.

Também têm sido usadas diversas técnicas para testar filtros, verificar listas negras de endereços, ou recorrer a empresas, algumas pouco escrupulosas, que facilitam grandemente a alteração de IPs, alegadamente para efeitos de protecção da privacidade e para promover a segurança dos clientes, mas que permitem que estas funcionalidades sejam utilizadas de forma ilícita.

terça-feira, março 21, 2023

Proibição de sair de casa em caso de incêndios florestais - 1ª parte

Segundo a "Carta de Perigosidade de Incêndio Rural", quando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitir uma previsão de temperaturas e humidade que propiciem a ocorrência de fogos florestais de grande intensidade, as populações residentes nas áreas consideradas como de risco elevado ou muito elevado de incêndio poderão ser obrigadas a ficar em casa, sendo impedidas de atravessar matos e florestas.

Esta flagrante restrição das liberdades individuais e dos direitos dos cidadãos, já foi contestada por diversos autarcas e presidentes de Comunidades Intermunicipais (CIM), que consideram o documento como irrealista, e com determinações rídiculas e inaplicáveis, reforçando esta posição com exemplos caricatos, como a classificação de zonas de barragens como de elevado risco de incêndio.

Uma proibição de saída da residência, para além de comprometer a vida profissional, pode ter outras consequências, sobretudo se este impedimento surgir de forma súbita e perdurar por alguns dias, do que pode, facilmente resultar a impossibilidade de sobreviver numa habitação onde os víveres se esgotaram por não haver previsão, ou mesmo disponibilidade, para constituir reservas alimentares.

Esta proibição tem impacto em muitas outras actividades, podendo, por exemplo, impedir o funcionamento de estabelecimentos sempre que o atravessamento de matos ou florestas for necessário para lhes aceder, seja por parte dos trabalhadores, seja para entrega de materiais necessários à laboração ou escoamento de produção, sendo ainda imprevisível qual o real impacto que poderia resultar caso fosse implementada.

segunda-feira, março 20, 2023

Conjunto de capa e bolsas Molle para veículos - 2ª parte

O conjunto completo inclui a capa propriamente dita, composta por duas peças, uma sobre o assento e outra nas costas deste, e sete bolsas amovíveis, com distintas dimensões e características todas elas com o sistema de fixação do tipo Molle, o que permite serem utilizadas sobre outras superfícies ou paineis que respeitem esta norma, o que aumenta em muito a flexibilidade de utilização.

Segundo o fabricante, as bolsas servem para items desde uma simples bússola até um estojo de primeiros socorros, passando pelo armazenamento de um conjunto de ferramentas, de lanternas, telemóvel ou outros dispositivos electrónicos e armazenamento genérico, para items de maiores e menores dimensões, sendo óbvio que o destino de cada bolsa pode ser outro, sendo a nomenclatura utilizada destinada, sobretudo, a especificar a capacidade.

Ao contrário de outras capas, mais convencionais, que, tipicamente, envolvem o assento, o sistema de de fixação aqui utilizado é o de correias com velcro, fivelas e ganchos, de acordo com os locais onde são apertadas, pelo que a possibilidade de deslizarem sobre o assento, em qualquer situação, é virtualmente nula.

Em contrapartida, uma instalação correcta, com todos os ajustes efectuados para que a capa fique correcta e solidamente em posição, e a colocação das sete bolsas incluídas demora o seu tempo, justificando-se um planeamento cuidadoso, de modo a que cada bolsa fique no local onde faz mais sentido face aos requisitos do utilizador e tendo em devida conta a configuração do veículo.

domingo, março 19, 2023

Meshnet da NordVPN é agora gratuito - 1ª parte

A Meshnet é um produto da NordVPN que disponibiliza uma funcionalidade semelhante à de uma VPN, mas que utiliza como base para encaminhamento nós de rede outros dispositivos que utilizam a mesma plataforma, criando assim uma gigantesca rede com múltiplos pontos, no que difere das VPN convencionais que, tipicamente, apresentam um número limitado de servidores.

Desta forma, a NordVPN apresenta uma solução descentralizada, com muito menos custos, mas que permite aos utilizadores aceder a um conjunto de funcionalidades interessantes, que vão desde uma VPN pessoal, que para além do acesso seguro à Internet, permite partilhar ficheiros em segurança, encaminhar tráfego através de outro dispositivo, e usando o IP deste, ou mesmo jogar ou desenvolver actividades conjuntas num ambiente controlado.

Esta VPN descentralizada é considerada pela NordVPN uma forma de entrada no mundo das VPN, destinando-se a um público muito específico, que ainda não está pronto para investir numa solução mais profissional, e paga, mas que pretende uma maior segurança na navegação, constituindo uma porta de entrada para soluções mais sofisticadas onde este prestador de serviço vai, efectivamente, obter os frutos do seu negócio.

Acrescentamos que os produtos da NordVPN, para além de serem de elevada qualidade, são escritos em código aberto, baseados em Linux, o que permite aos especialistas verificar os seus métodos de funcionamento e aferir das suas reais funcionalidades e adequabilidade aos fins para os quais é destinado, o que contribui para a confiança que se pode ter neste tipo de solução, certificando-se de que não existem truques escondidos.